Questões de Concurso
Comentadas para prefeitura de monte horebe - pb
Foram encontradas 139 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Os instrumentais perfurocortantes como: ampolas, vidros, laminas de bisturis e agulhas, após a sua utilização em procedimento clínico odontológico devem ser acondicionados em
A numeração dos Fórceps utilizados para exodontias dos pré-molares inferiores e pré-molares superiores, é, respectivamente:
O risco de cárie é reduzido pela exposição frequente a baixos níveis de flúor, contido, por exemplo, na água fluoretada e cremes dentais. Além do dentifrícios fluoretados, outras formas de flúor tópico estão indicadas para o indivíduo com alto risco de cárie. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA do protocolo clínico para a aplicação tópica de flúor (ATF), em uma criança de 6 anos que demonstra alto risco e alta atividade de cárie:
Os Cimentos de Ionômero de vidro apresentam características benéficas, como potencial adesivo, coeficiente próximo ao do dente, biocompatibilidade com o tecido pulpar e efeito cariostático, pela liberação de flúor, que atributos esses que os credenciam como uma das mais promissoras descobertas no setor preventivo e restaurador na Dentística. Indique a única situação dentre as abaixo descritas, em que é permitido o uso do Cimento de Ionômero de Vidro:
Quanto a nomenclatura dos dentes, as faces que mantêm contato com os dentes da mesma arcada, estando voltadas, respectivamente, para o plano sagital mediano e para a porção posterior dos arcos dentais, são assim denominadas:
Indique, dentre os materiais e instrumentais abaixo relacionados, os que serão utilizados na realização de uma restauração MésioOcluso- Distal (MOD) NO elemento dentário 35, utilizando a Resina Composta Nanohíbrida, sendo selecionada a cor A3 para dentina e A2 para esmalte.
Indique qual, dentre os procedimentos clínico odontológico, abaixo mencionados, utiliza os seguintes instrumentais e materiais: lâmina e cabo de bisturi, pinça hemostática, tesoura, porta agulha, seringa carpule, agulha gengival, fio de sutura, gaze estéril.
Relacione a classificação dos preparos cavitários: da (1ª coluna) à sua respectiva descrição na (2ª coluna).
1. Classe I
2.Classe II
3.Classe III
4.Classe IV
5.Classe V
( ) Cavidade que ocorre nas superfícies proximais de incisivos e caninos com envolvimento do ângulo incisal.
( ) Cavidade que ocorre no terço cervical das superfícies vestibulares de todos os dentes.
( ) Cavidade que ocorre nas superfícies oclusais de molares e pré- molares.
( ) Cavidade que ocorre nas superfícies proximais de incisivos sem comprometimento do angulo incisal.
( ) Cavidade que ocorre nas superfícies proximais de molares e pré-molares.
A sequência CORRETA é:
Um paciente jovem, com 17 anos, chega à Unidade Básica de Saúde, sentindo dor nos primeiro e segundo molares inferiores direitos. Durante o exame clínico, o Cirurgião-Dentista diagnostica presença de cárie nos respectivos elementos dentários. Na ficha clínica do paciente, encontra-se o Odontograma, no qual serão marcadas as lesões nas faces correspondentes. No caso citado, os elementos dentários, que deverão ser marcados em seu prontuário como cariados são respectivamente:
Para que o exercício profissional do Auxiliar e Técnico em Saúde Bucal ocorra legalmente, estes deverão estar inscritos no Conselho Regional de Odontologia, havendo, assim, a garantia de respaldo legal para a prática de suas atribuições e competências. São algumas das competências da função Técnico em Saúde Bucal:
I- Preparar modelos em gesso.
II- Registrar dados e participar da análise das informações relacionadas ao controle administrativo em saúde bucal.
III- Realizar o acolhimento do paciente nos serviços de saúde bucal.
IV- Aplicar medidas de biossegurança no armazenamento, transporte, manuseio e descarte de produtos e resíduos odontológicos.
V- Prestar assistência, direta ou indiretamente, ao paciente, sem a indispensável supervisão do cirurgião-dentista.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
As intervenções sobre a população que não apresenta doenças, mas com fatores de risco para adoecer, precisam ser dirigidas a dar suporte e apoio às mudanças de estilo de vida e das “escolhas” determinadas socialmente. Podem ser estruturadas a populações ou a indivíduos, a partir da estratificação de risco, para que a rede de serviços da Saúde e de outros setores possa ofertar a atenção correta às distintas necessidades das pessoas, com custo-efetividade e qualidade assistencial. Essas medidas precisam ser efetivas, seguras e aceitas pelos indivíduos, e seu custo deve ser possível tanto para os serviços de Saúde quanto para as pessoas (em termos emocionais, físicos ou sociais) (ROSE, 2010). Desta feita, “a situação de saúde no Brasil, provocada pela transição demográfica e epidemiológica, exige que o sistema de Saúde brasileiro responda pela 'tripla carga de doenças' (FRENK, 2006)”.
( BRASIL . Estratégia para o Cuidado com Pessoa com Doença Crônica . Disponível em : http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cab_n21_vigilancia_saude_2ed_p1.pdf//acesso em 21 de agosto de 2019).Considerando a chamada “tripla carga de doenças”, analise as seguintes assertivas.
I- É caracterizada pela presença das doenças infecciosas e parasitárias tais como dengue, H1N1, malária, hanseníase e tuberculose.
II- Contribui para o aumento das doenças crônicas pelo envelhecimento das pessoas e aumento dos fatores de risco (fumo, sedentarismo, inatividade física, sobrepeso e má alimentação).
III- O aumento da violência e morbimortalidade por causas externas é fator determinante social.
Marque a alternativa que representa a resposta CORRETA.
Entre as atribuições específicas do profissional médico que atua na Estratégia Saúde da Família (ESF) está a realização de encaminhamentos a outros pontos da rede de atenção, a responsabilização pelo plano terapêutico de forma compartilhada, respeitando-se os fluxos assistenciais, o registro apropriado de informações e a comunicação entre os profissionais em tempo e lugar oportunos, de maneira a atender à necessidade do usuário.
(SILVEIRA, Milene da Silva Dantas; CAZOLA, Luiza Helena de Oliveira; SOUZA, Albert Schiaveto; e, PÍCOLI, Renata Palópoli. Processo regulatório da Estratégia Saúde da Família para a assistência especializada. SAÚDE DEBATE, RIO DE JANEIRO, V. 42, N. 116, P. 63-72, JAN-MAR 2018).Após a leitura do texto, o que é possível afirmar em relação ao Brasil?
I- Há fragilidades quanto à regulação do acesso pelo médico da ESF, que, apesar de contribuir para a coordenação do cuidado, ainda não tem sua utilização reconhecida como uma ferramenta de gestão da clínica.
II- Investir em capacitação e qualificação do profissional no âmbito da Atenção Primária à Saúde e da regulação em saúde pode promover maior resolutividade com melhor gestão do cuidado, bem como o uso racional dos recursos disponíveis.
III- A regulação assistencial, por ser componente da Rede de Atenção em Saúde com ampla e privilegiada visão dos recursos disponíveis e da dinâmica dos serviços, deve ser considerada como grande aliada para os profissionais inseridos nas unidades de ESF.
Marque a alternativa que apresenta a resposta CORRETA.
Desta forma, entendemos que:
I- Há uma relação intrínseca entre cada um de nós e o seu Outro e a nossa identidade, enquanto professor(a), reside no duplo movimento de ensinar e aprender como forma de perpetuidade. II- Ensinar Língua Portuguesa é uma ação que se estabelece na prática do ensino da gramática, estabelecendo uma relação pedagógica que se completa pelo ato de aprender regras e normas. III- O fazer educativo, situado no princípio das relações sociais, culturais e históricas, requer formas plurais de ensino, para que se instaurem processos de desenvolvimento integral, fortalecidos pelo afeto, pelo amor e pela “alegria de ensinar”.
Analise as proposições acima. É verdade o que se afirma apenas em:
Neste sentido, entendemos que:
( ) A adesão crescente das pessoas aos ambientes digitais e a facilidade de gerar e propagar conteúdos nesses ambientes ocasionam tendências que podem modificar o cenário social. ( ) Hoje, além das plataformas tradicionais, como TV, rádio e mídia impressa, em geral, contamos com um elenco digital, cada vez mais extenso, de tecnologias e plataformas que colaboram com o processo de ensino e aprendizagem. ( ) A pedagogia dos multiletramentos deve impedir/disciplinar o uso da internetês na internet, pois podem transformar os hábitos institucionais de ensinar e aprender.
Analise as proposições e coloque V para Verdadeiras e F para Falsas. O preenchimento CORRETO dos parênteses está na alternativa:
Neste sentido, a escrita deve ser um (a)
( ) Prevalece a intensificação das relações sociais como uma nova forma de estar em uma sociedade em rede, participante desse espaço que, em essência, é interativo. ( ) O crescimento vertiginoso das tecnologias digitais, entretanto, tem prejudicado o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. ( ) O processo de globalização que se reflete, sobremaneira na escola, aponta para a necessidade de propostas didático pedagógicas que vençam os desafios que emergem das rodas do progresso tecnológico.
Analise as proposições e coloque V para Verdadeiras e F para Falsas. O preenchimento CORRETO dos parênteses está na alternativa.
Leia o texto a seguir:
- Estou com vontade de ganhar na loteria de novo. - O quê? Você já ganhou? - Não! Mas, já tive essa vontade antes.
Analise as proposições:
I- O discurso humorístico tem por objetivo provocar o entretenimento no interlocutor; em razão disto, não deve fazer parte da diversidade textual em sala de aula, pois impede a construção do letramento escolar. II- Acomicidade da piada acontece em razão da ambiguidade da palavra que a expressão “de novo” determina. III- O riso do texto é provocado pela interferência do sistema de ideias no enunciado, pois se sobrepõem sentidos independentes.
Está CORRETO o que se afirma em:
Leia o texto “Convite”, a seguir:
Poesia É brincar com palavras Como se brinca Com bola, papagaio, pião. Só que Bola, papagaio, pião De tanto brincar Se gastam. As palavras não: Quanto mais se brinca com elas Mais novas ficam. Como água do rio Que é água sempre nova, Como cada dia, Que é sempre um novo dia! Vamos brincar de poesia. (José Paulo Paes. Poemas para brincar. São Paulo: Ática,1991).
Neste sentido, analise as proposições e coloque V para Verdadeiras e F para Falsas.
( ) Ler um poema é decodificar palavras, sendo suficiente, apenas, identificar os aspectos formais para a construção dos sentidos do texto e sua utilização em práticas sociais. ( ) Há uma multiplicidade de perspectivas em relação à produção e à leitura de um texto poético, pois “quanto mais se brinca com elas [as palavras] como água do rio/ é água sempre nova”. ( ) Ler um poema significa propor ao leitor um diálogo que envolva os sentidos, as emoções e o intelecto, interagindo com os contextos sócio-históricos em que se inscrevem esses enunciados e as atitudes responsivas do leitor.
A alternativa que preenche CORRETAMENTE os parênteses é:
Nesta perspectiva, considerando-se a informação da citação acima, a alternativa que responde CORRETAMENTE é:
Neste sentido, analise as proposições e coloque V para Verdadeiras e F para Falsas.
( ) O caráter inovador e plural dos estudos sobre esta área é de significativa relevância para o fazer pedagógico, sobretudo se considerados os desafios postos à educação formal na contemporaneidade. ( ) As concepções de práticas letradas como estruturantes de propostas pedagógicas são muito importantes para integrar a escola ao contexto sócio-histórico e para viabilizar um currículo articulado e flexível. ( ) O corriqueiro ensino de conteúdos, mesmo descontextualizados, está vinculado a questões concretas do cotidiano dos alunos e lhes permitem refigurarem os seus conceitos sobre língua/linguagem.
A alternativa que preenche CORRETAMENTE os parênteses é: