Questões de Concurso Comentadas para hc-ufpr

Foram encontradas 44 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q227571 Fisioterapia
Durante a exacerbação da asma, a avaliação da função pulmonar mostra:
Alternativas
Q227570 Fisioterapia
A respeito das bronquiectasias, é correto afirmar:
Alternativas
Q227569 Fisioterapia
A dispneia e a intolerância ao exercício são sintomas frequentes em pacientes portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Em relação aos fatores responsáveis pela diminuição da capacidade funcional nesses pacientes, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) A inatividade física, desnutrição proteico-calórica, hipoxemia e o próprio processo inflamatório sistêmico são causas estabelecidas de disfunção muscular na DPOC.

( ) Alguns pacientes desenvolvem hipertensão pulmonar, que tem como consequência a diminuição da fração de ejeção do ventrículo esquerdo, podendo limitar ainda mais a atividade física nesses pacientes.

( ) Para aumentar a ventilação alveolar ao esforço, esses pacientes elevam a frequência respiratória, com pouca modificação no volume corrente.

( ) Uma das causas da intolerância ao esforço é a limitação ventilatória, pois não ocorre aumento adequado da ventilação para eliminação de CO2 produzido durante a atividade física.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Q227568 Fisioterapia
O termo atelectasia refere-se a um colapso do tecido pulmonar que pode ocorrer em qualquer nível dos pulmões. A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:

1. Na ausculta pulmonar, pode ser observada redução do murmúrio vesicular, indicando a ausência ou diminuição significativa da ventilação em determinadas áreas, assim como presença de ruídos adventícios, indicativa de secreções retidas ou mesmo bronquiodilatação.
2. Em cirurgias abdominais altas, a dor pós-operatória está associada à redução do aporte respiratório, redução da pressão pleural e aumento da pressão intra-abdominal, resultando em atelectasia.
3. O posicionamento no leito para promover reexpansão pulmonar em casos de atelectasia deve manter o pulmão acometido em situação contralateral ao decúbito
4. Padrões respiratórios e incentivadores inspiratórios a volume estão indicados em casos de atelectasia, com o objetivo de aumentar a capacidade pulmonar total (CPT) e a capacidade inspiratória (CI).

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q227567 Fisioterapia
A respeito da avaliação fisioterapêutica pneumofuncional e morfodinâmica do tórax e do abdome, é correto afirmar:
Alternativas
Q227566 Fisioterapia
As funções cardiopulmonares e do sistema autônomo são dinâmicas e passam por mudanças à medida que os indivíduos envelhecem. A respeito do assunto, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) As medidas da função cardíaca e sistólica durante o repouso não se alteram com o processo de envelhecimento.

( ) No processo de envelhecimento, a função sistólica apresenta alterações significativas em resposta a exercícios físicos.

( ) Dentre as mudanças da função pulmonar, as maiores alterações advindas do envelhecimento são o enrijecimento da parede torácica e a redução da retração elástica pulmonar.

( ) A perda do recolhimento elástico com a idade está diretamente associada ao aumento do fluxo expiratório forçado.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Q227565 Fisioterapia
Na década de 1980, o professor Postiaux e seu grupo descreveram a técnica conhecida como expiração lenta total com a glote aberta no decúbito infralateral (ELTGOL). Em relação a essa técnica, considere as seguintes afirmativas:

1. Não utiliza a força da gravidade para o deslocamento da secreção e é indicada tanto para neonatologia e pediatria quanto para adultos.
2. Há uma variação da técnica em decúbito dorsal quando não se pode utilizar o decúbito infralateral, descrita como ELTGO.
3. É necessária a colaboração do paciente para manter a glote aberta com um bocal e realizar inspiração nasal até o volume corrente e expiração oral lenta até o volume residual.
4. É classificada com uma técnica de desobstrução brônquica, pois desloca secreções de vias aéreas até sua posterior eliminação, mas não auxilia na depuração do muco brônquico.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q227564 Fisioterapia
As atelectasias têm inúmeros fatores causais e podem ser passivas ou de absorção. Paciente neurológico, escala de coma de Glasgow 8 (resposta motora 3, resposta verbal 3 e abertura ocular 2), ventilando espontaneamente em ar ambiente, sem via aérea artificial, mantendo-se estável hemodinamicamente, com raio X mostra atelectasia em área do terço médio inferior de pulmão direito. A conduta mais adequada nesse caso é:
Alternativas
Q227563 Fisioterapia
Entre as principais complicações no aparelho respiratório no pós-operatório das cirurgias abdominais do tipo laparotomia, está:
Alternativas
Q227562 Fisioterapia
A monitorização hemodinâmica e ventilatória, além do exame físico e clínico constante do paciente submetido à ventilação mecânica, faz parte da rotina diária do fisioterapeuta que atua em hospitais. Dentre esses exames, os mais relevantes e necessários são:
Alternativas
Q227561 Fisioterapia
A entubação orotraqueal traz inúmeras complicações, inclusive pneumonia nosocomial. A ventilação mecânica teve um avanço muito grande dos meados do século passado até os dias atuais. Hoje em dia, o fisioterapeuta tomou frente à modalidade, principalmente quando se trata de ventilação não-invasiva. Quanto a essa técnica, considere as afirmativas a seguir:

1. A seleção da interface, modalidade ventilatória e até do paciente podem predizer o sucesso ou não da sua utilização.
2. Insuficiência respiratória aguda hipoxêmica ou hipercápnica são beneficiadas com tal técnica, mas em relação ao desmame devemos ter algum critério, principalmente nas cirurgias abdominais altas.
3. É uma técnica em que temos total interação com o paciente, e este pode dar parâmetros em relação ao seu sucesso ou não, interferindo na interrupção ou continuidade da aplicação da técnica.
4. Pacientes com rebaixamento do nível de consciência se beneficiam mais da técnica, pois o fisioterapeuta consegue acoplá-lo melhor tanto na interface quanto na modalidade ventilatória.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q227560 Fisioterapia
Um paciente com diagnóstico de acidente vascular encefálico (AVE) se apresenta com um déficit importante no dimídio direito (hemiplegia completa proporcionada), hiperreflexia, sinal de Babinski e afasia. Revendo seu prontuário, você não ficará surpreso ao conferir que a área afetada do cérebro pelo AVE foi o:
Alternativas
Q227559 Fisioterapia
A medula espinhal pode estar envolvida em muitas lesões difusas ou localizadas, que são origem de alterações clínicas caracterizadas por uma variedade de graus de paralisia motora ou sensorial. Com relação a essas lesões, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) Essas lesões incluem as inflamatórias, neoplásicas, degenerativas e desmielinizantes.

( ) A espasticidade estará presente nas lesões completas.

( ) No estágio inicial de lesões de início súbito, é recomendado evitar o movimento da coluna instável, que poderá causar posterior lesão à medula.

( ) O ajuste às posições sentada e ereta e treino da manutenção de equilíbrio serão a conduta fisioterápica pós-lesões medulares de início súbito apenas quando a coluna vertebral puder suportar carga.

( ) Uma das complicações das lesões medulares são as deformidades relacionadas à perda da excursão das articulações e dos tecidos moles.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Q227557 Fisioterapia
A fisioterapia tem papel de destaque no tratamento das lesões do nervo periférico. Cabe ao fisioterapeuta dar, desde o início, aconselhamento e avaliação, assim como apoio e tratamento a intervalos adequados durante a recuperação, até que um resultado satisfatório seja obtido. Isso poderá levar meses e mesmo anos até ser atingido. Com relação a esse tipo de lesão, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) A interrupção da condução do nervo motor produz uma lesão do motoneurônio inferior, com perda dos reflexos, do tono e da contração ativa dos músculos.

( ) A perda da contração ativa nesses casos não induz a atrofia dos músculos e tecidos moles.

( ) As deformidades surgem em decorrência da ação não antagônica dos músculos; por exemplo, a mão em garra de uma lesão do nervo ulnar.

( ) As complicações como contraturas e aderências podem ser reduzidas ao mínimo através da imobilização e repouso.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Q227556 Fisioterapia

O controle do movimento envolve diferentes estruturas. Correlacione os músculos e nervos com suas funções e numere a coluna da direita de acordo com a coluna da esquerda.

1. Bíceps.                                                                                (  ) Extensão do joelho

2. Nervo músculo-cutâneo.                                                     (  ) Quadríceps.

3. Nervo radial.                                                                        (  ) Bíceps.

4. Quadríceps.                                                                        (  ) Flexão do cotovelo.

5. Nervo femural.                                                                    (  ) Extensão do cotovelo. 

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.


Alternativas
Q227555 Fisioterapia
A síndrome de Guilain-Barré afeta ambos os sexos em qualquer idade, com seu pico dos 20–50 anos. Tem causa desconhecida e é encontrada no mundo todo em qualquer época do ano. Em cerca de 50% dos casos, o início dos sintomas é precedido por uma suave infecção respiratória ou gastrointestinal. Sobre essa doença, considere as seguintes afirmativas:

1. Clinicamente, o paciente apresenta uma fraqueza simétrica dos músculos.
2. Os sintomas motores se iniciam proximalmente e se dirigem distalmente, com o envolvimento antes dos membros superiores e depois dos inferiores.
3. Há hipotonia e perda parcial ou total dos reflexos tendinosos profundos.
4. Essa patologia é descrita como polineuropatia sensitivo-motora subaguda.
5. A moléstia pode progredir a ponto de envolver o tronco e os músculos do crânio.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q227554 Fisioterapia
O fisioterapeuta recebe encaminhamento médico para avaliar um paciente com hipotonia e ataxia. Baseado em seus conhecimentos, o fisioterapeuta saberá que:

1. nestes casos, o problema é central e não periférico.
2. a precisão nos movimentos geralmente vai estar conservada.
3. as reações de equilíbrio e endireitamento nesses pacientes ocorrem com maior lentidão.
4. a dissinergia ou perda da fluidez dos movimentos é uma das características associadas à hipotonia e à ataxia.
5. a marcha dos “pequenos passos” é uma estratégia que esses pacientes utilizam para obter maior estabilidade ao andar.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q227553 Fisioterapia
Os acidentes vasculares encefálicos (AVE) são a causa mais comum da disfunção neurológica na população adulta, sendo responsáveis por cerca de 25% dos óbitos nos países desenvolvidos e por boa parte da incapacidade que atinge os mais idosos. Dos pacientes que sofrem um AVE, 1/3 morrerá, 1/3 sobreviverá com grave disfunção e os restantes terão uma boa recuperação, com independência funcional. A hemiplegia pode ser o resultado desse tipo de lesão e se caracteriza pela perda dos movimentos voluntários em uma metade do corpo acompanhada pela alteração do tônus muscular. Sobre esse assunto, considere as seguintes afirmativas:

1. Se o padrão dominante for o espástico, será preferencialmente em flexão no membro inferior e em extensão no membro superior.
2. A linguagem pode estar comprometida, o que geralmente ocorre quando o lado da plegia é o esquerdo.
3. Em pessoas de meia idade ou idosos, a causa mais provável da hemiplegia é a isquemia ou hemorragia cerebral, pelas degenerações dos vasos sanguíneos e pela pressão arterial excessivamente alta.
4. Inicialmente, o tônus muscular poderá estar aumentado (espasticidade) ou diminuído (flacidez) ou ambas as coisas de uma vez.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q227552 Fisioterapia
A doença de Parkinson foi descrita pela primeira vez por James Parkinson em 1817. Sua evolução é normalmente progressiva e lenta, podendo levar anos. Durante esse período, o paciente se torna gradativamente menos independente, necessitando cada vez mais de ajuda externa. O fisioterapeuta deve ajudá-lo a manter sua independência pelo maior tempo possível, além de aconselhar os familiares e todos os que assistem o paciente afetado durante o progresso da moléstia e a estabilização cada vez maior das suas incapacidades. Sobre os sintomas dessa doença, considere as seguintes afirmativas:

1. O tremor, a bradicinesia e a rigidez são sinais importantes.
2. A espasticidade está presente desde as fases iniciais e dificulta o movimento ativo.
3. As alterações principais são as sensitivas, observando-se parestesias e diminuição da sensibilidade profunda.
4. Observam-se perda da oscilação dos braços durante a marcha e dificuldade na execução de movimentos suaves, como barbear-se ou vestir-se.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q227551 Fisioterapia
O manguito rotador consiste de quatro músculos: o subescapular, o infraespinhal, o redondo menor e o supraespinhal, sendo que este último é comprimido sob o arco coracoacromial, nos movimentos acima da cabeça, juntamente com o tendão longo do bíceps e bursa acromial. Essa alteração biomecânica denomina-se síndrome do impacto. A fisioterapia tem papel fundamental na recuperação funcional do complexo do ombro. A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:

1. Após o reparo cirúrgico do tendão do supraespinhal, há a necessidade do uso de tipoia durante seis semanas, para relaxar a musculatura escapular, proteger o reparo tecidual e diminuir a dor, durante o dia e à noite.
2. Após a cicatrização tecidual, iniciam-se os exercícios concêntricos e excêntricos para fortalecimento de rotadores internos e externos, além de exercícios de fortalecimento de supraespinhal, com exercícios de flexão no plano escapular.
3. Após a sexta semana da cirurgia, inicia-se a recuperação de ADM e força muscular, com fortalecimento excêntrico e concêntrico de deltoide fibras médias, em abdução acima de 90º.
4. Durante o processo de recuperação funcional, respeitando-se as fases de cicatrização tecidual, os objetivos fisioterapêuticos, em ordem progressiva, são restabelecer a ADM, força, propriocepção, resistência e função específica.
5. A mobilização escapular tem pouca influência na recuperação funcional da articulação do ombro, uma vez que o problema envolve apenas a articulação gleno-umeral.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: A
4: A
5: A
6: A
7: B
8: C
9: C
10: C
11: B
12: B
13: B
14: A
15: A
16: A
17: A
18: B
19: A
20: D