Questões de Concurso Comentadas para analista de cultura

Foram encontradas 21 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Ano: 2010 Banca: IPAD Órgão: SESC-PE
Q1182618 Pedagogia
Nas novas orientações didáticas em arte, fazer arte na escola, ler imagens de diversas culturas e saber situá-las relacionando- as com a própria produção são propostas do ensino da arte na contemporaneidade. Seguindo a ideia acima, analise as assertivas:
1. Se inserirmos a arte na grade curricular dos centros de ensino, podemos utilizá-la para explicar disciplinas como geografia, ciências, história, literatura e língua portuguesa.
2. O ensino da arte contemporânea pode envolver, sem hierarquizar, a gravura de cordel e a editoração gráfica, a escultura e a instalação, a arquitetura e a intervenção, o webdesign e o desenho no chão de terra, a tinta natural e a industrializada, a arte erudita e a popular.
3. Na escola renovada, com início na segunda década do século XX, a criança foi concebida como ser ativo e sua arte foi compreendida como atividade expressiva, livre e natural da infância, mas com técnicas e foco no produto artístico.
4. O happening, a performance, a bodyart, a arte sociológica e ambiental, o conceitualismo e a própria vídeo art são algumas das manifestações artísticas comprovam uma tendência atual para o interelacionamento de diversas linguagens representativas e expressivas. Portanto, pelo polimorfismo organizacional, a interdisciplinaridade permite a elaboração dos currículos e a práxis pedagógica da arte.
5. A concepção do ensino da arte baseada na simples realização de atividades artísticas é resultado do esvaziamento dos conteúdos específicos da área de arte na educação escolar.
São corretas:
Alternativas
Q941192 Sociologia

Atente para o que as pesquisadoras Ilse Scherer-Warren Lígia e Helena Hahn Lüchmann afirmam no seguinte excerto: “A emergência de novas articulações entre Estado e sociedade, principalmente a partir da Constituição de 1988, deslocou grande parte das energias participativas para o interior dos novos espaços institucionais que, a exemplo dos Conselhos Gestores e dos Orçamentos Participativos – OP –, resultaram, em grande medida, das lutas e reivindicações pela democratização do Estado”.

Fonte: Ilse Scherer-Warren; Lígia Helena Hahn Lüchmann. Situando o debate sobre movimentos sociais e sociedade civil no Brasil – Introdução. Política & Sociedade, n. 05, 2004.


Considerando o excerto acima, assinale a afirmação verdadeira.

Alternativas
Q941190 Marketing

No sítio eletrônico denominado Marketing Cultural, à pergunta “Por que as empresas fazem marketing cultural?” é dada a seguinte resposta:


“Porque apresenta soluções relativamente baratas a três exigências do mercado: 1) necessidade de diferenciação das marcas; 2) diversificação do mix de comunicação das empresas para melhor atingir seu público; e 3) necessidade de as empresas se posicionarem como socialmente responsáveis. Ao patrocinar um projeto cultural, a empresa se diferencia das demais a partir do momento em que toma para si determinados valores relativos àquele projeto (por exemplo tradição, modernidade, competência, criatividade, popularidade etc.). Também amplia a forma como se comunica com seu público alvo e indica para a sociedade que não está centrada apenas na lucratividade de seus negócios”.

Fonte: Marketing Cultural. Disponível em http://marketingcultural.com.br/o-que-e-marketingcultural/#2. Acessado em 03.09.2018.


A partir da resposta acima, é correto afirmar que

Alternativas
Q941187 Sociologia

Segundo Joelson Bernardes Albuquerque e Ângela Carrancho da Silva, “um projeto cultural deve ter sua exposição claramente fundamentada nos detalhes do que se pretende ver realizado, através de um documento que informa sobre o produto o seu conteúdo, a sequência de atividades a serem desenvolvidas com seus resultados e objetivos esperados, o tempo e os recursos e meios requeridos e disponíveis, indicações das condições de gestão, enfim tudo que é necessário e útil para que o projeto possa ser posto em prática e quais as circunstâncias que ele oferece de monitoramento, análises e julgamentos para ser compreendido e aceito”.

Fonte: Joelson Bernardes Albuquerque; Ângela Carrancho da Silva. Avaliação de projetos culturais. In: Meta: Avaliação | Rio de Janeiro, v. 2, n. 6, p. 289-320, set./dez. 2010.


Segundo a compreensão dos autores,

Alternativas
Q941186 Conhecimentos Gerais
Um dos eixos da II Conferência Nacional de Cultura, realizada em 2010, intitula-se Gestão e Institucionalidade da Cultura. Dentre as políticas implementadas pelo Ministério da Cultura, dentro desse eixo, destaca-se a
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: B
4: C
5: A