Questões de Concurso
Para prefeitura de pinheiro preto - sc
Foram encontradas 97 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
I. O Aspecto Orçamentário compreende o registro e a evidenciação da composição patrimonial do ente público. Nesse aspecto, devem ser atendidos os princípios e as normas contábeis voltadas para o reconhecimento, mensuração e evidenciação dos ativos e passivos e de suas variações patrimoniais.
II. O Aspecto Patrimonial compreende o registro e a evidenciação do orçamento público, tanto quanto à sua aprovação quanto à sua execução. Os registros de natureza orçamentária são base para a elaboração do Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) e dos Balanços Orçamentário e Financeiro, que representam os principais instrumentos para refletir esse aspecto.
III. O Aspecto Fiscal compreende a apuração e evidenciação, por meio da contabilidade, dos indicadores estabelecidos pela Lei da Responsabilidade Fiscal, dentre os quais se destacam os da despesa com pessoal, das operações de crédito e da dívida consolidada, além da apuração da disponibilidade de caixa, do resultado primário e do resultado nominal, a fim de verificar-se o equilíbrio das contas públicas.
Quais estão INCORRETAS?
I. Quanto à relevância, as informações financeiras e não financeiras são relevantes caso sejam capazes de influenciar significativamente o cumprimento dos objetivos da elaboração e da divulgação da informação contábil. As informações financeiras e não financeiras são capazes de exercer essa influência quando têm valor confirmatório, preditivo, ou ambos.
II. Tempestividade significa ter informação disponível para os usuários antes que ela perca a sua capacidade de ser útil para fins do objetivo da elaboração e divulgação da informação contábil.
III. A verificabilidade é a qualidade da informação que ajuda a assegurar aos usuários que a informação contida nas demonstrações contábeis representa fielmente os fenômenos econômicos ou de outra natureza que se propõe a representar.
Quais estão corretas?
I. Equivalentes de caixa são aplicações financeiras de curto prazo, de alta liquidez, que são prontamente conversíveis em montante conhecido de caixa e que estão sujeitas a um insignificante risco de mudança de valor.
II. A entidade deve apresentar seus fluxos de caixa advindos das atividades operacionais, de investimento e de financiamento da forma que seja mais apropriada aos seus negócios. A classificação por atividade proporciona informações que permitem aos usuários avaliar o impacto de tais atividades sobre a posição financeira da entidade.
III. O montante dos fluxos de caixa advindos das atividades operacionais é um indicador chave da extensão pela qual as operações da entidade têm gerado suficientes fluxos de caixa para amortizar empréstimos, manter a capacidade operacional da entidade, pagar dividendos e juros sobre o capital próprio e fazer novos investimentos sem recorrer a fontes externas de financiamento.
Quais estão corretas?
I. O Balanço Financeiro evidencia as receitas e despesas orçamentárias, bem como os ingressos e dispêndios extraorçamentários, conjugados com os saldos de caixa do exercício anterior e os que se transferem para o início do exercício seguinte.
II. O Balanço Financeiro é composto por dois quadros que evidenciam a movimentação financeira e a movimentação patrimonial das entidades do setor público.
III. As receitas e despesas orçamentárias deverão ser segregadas quanto à destinação em ordinárias e vinculadas.
Quais estão INCORRETAS?
I. Derivativos Financeiros são contratos que derivam a maior parte de seu valor de um ativo subjacente, taxa de referência ou índice. O ativo financeiro subjacente pode ser ações, taxas de juros, negociado no mercado, à vista ou não.
II. Considera-se dívida consolidada líquida o montante da dívida pública consolidada, deduzidas as disponibilidades de caixa, as aplicações financeiras e os demais haveres financeiros.
III. O mútuo financeiro são as obrigações financeiras internas ou externas assumidas em decorrência da captação de recursos por meio da emissão de títulos públicos.
Quais estão INCORRETAS?
I. O período de payback consiste na determinação do tempo necessário para que o investimento inicial seja recuperado pelas entradas de caixa promovidas pelo investimento.
II. A medida do valor presente líquido (NPV) é obtida pela diferença entre o valor presente dos benefícios líquidos de caixa, previstos para cada período do horizonte de duração do projeto, e o valor presente do investimento (desembolso de caixa).
III. O método de taxa interna de retorno (IRR) representa a taxa de desconto que iguala, em determinado momento, as entradas com as saídas previstas de caixa.
Quais estão corretas?
I. Um Título no mercado é chamado de Renda Fixa quando todos os rendimentos oferecidos ao seu titular são conhecidos previamente, ou seja, no momento da aplicação.
II. Um título é chamado de renda variável quando os seus rendimentos são formados com base no desempenho apresentado pela instituição emitente.
III. Quando o valor de mercado de um título é inferior ao seu valor de face, diz-se que é negociado com ágio.
Quais estão corretas?
Então, é correto afirmar que:
I. f (m) não existe.
II. f (n) = 0.
III. f (m)+ f (n) = 0.
Quais estão corretas?
O filme anunciado acima aborda um dos episódios mais marcantes da história do Brasil. Além da dramatização, cenas originais da época e entrevistas dão contornos de realismo jornalístico à história. O docudrama, formato escolhido pelo cineasta Ernoy Mattiello, recria o cenário do:
Nesse contexto, do que se trata a Lei Aldir Blanc?
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
I. Ser contratada pelo Estado.
II. Emitir certidão negativa de débito.
III. Usufruir de qualquer benefício fiscal de isenção ou redução de tributo.
IV. Participar de qualquer programa de incentivo promovido pelo Município, seja na área social, comercial, agrícola, industrial ou outras.
Quais estão corretas?