Questões de Concurso
Para engenheiro florestal
Foram encontradas 3.298 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Após analise da vegetação em um inventário florestal realizado em uma determinada área, identificaram-se espécies madeireiras do bioma Amazônia ameaçadas de extinção, de acordo com a Instrução Normativa nº 6, de 23 de setembro de 2008.
Conforme a Instrução Normativa acima citada, são espécies ameaçadas:
Os fatores que afetam as características da produção de madeira em florestas naturais na Amazônia são muito semelhantes aos que determinaram os padrões dessa atividade na Mata Atlântica. Dentre os fatores que influenciam e condicionam a atividade madeireira na Amazônia, destacam-se:
I - a valorização dos produtos e serviços florestais, com valores significantes e elevados para a madeira em pé;
II - o uso dos recursos florestais como se estes fossem não renováveis, sem consideração ao potencial de regeneração natural após a colheita florestal;
III - o paradigma de desenvolvimento baseado na substituição das florestas por atividades agropecuárias.
Quanto às afirmativas acima,
A Lei N° 9.795, de 27 de abril de 1999 (Lei de Educação Ambiental), dispõe sobre a Educação Ambiental e institui a Política Nacional de Educação Ambiental. De acordo com essa lei,
I - em relação à Educação Ambiental Não Formal, o Poder Público, em níveis federal, estadual e municipal, incentivará, dentre outras atividades, o Ecoturismo;
II - a Educação Ambiental no Ensino Formal engloba a educação básica, a educação superior, a educação especial, a educação profissional e a educação de jovens e adultos;
III - a dimensão ambiental deve constar dos currículos de formação de professores, em todos os níveis e em todas as disciplinas.
Quanto às afirmativas acima,
Uma determinada empresa pretende instalar dois modelos de sistemas agroflorestais – SAF, conforme as especificações do quadro a seguir. Analise-o.
Sabendo-se a mortalidade média de mudas em viveiros é de 20%, é correto afirmar que o(a)
No Brasil, as unidades de conservação são regidas pela Lei 9.985/2000, que criou o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), composto por duas categorias: as Unidades Conservação de Proteção Integral e as Unidades de Conservação de uso sustentável. Sobre esse assunto, é correto afirmar que
O anexo 1 da Resolução nº 237/1997 do CONAMA identifica as atividades ou empreendimentos sujeitos ao licenciamento ambiental. Observe os seguintes grupos de indústrias:
I - produtos de matéria plástica, papel e celulose, madeira;
II - couros e peles, produtos alimentares e bebidas, material elétrico;
III - têxtil, de vestuário, calçados e artefatos de tecidos.
Quanto às atividades industriais que estão sujeitas ao licenciamento ambiental, os grupos
O fenômeno que melhor explica a aparente contradição entre a exuberância da floresta amazônica e a baixa fertilidade dos solos sobre os quais essa floresta está assentada é a
Entende-se por arborização urbana toda cobertura vegetal de porte arbóreo existente nas cidades. Algumas contribuições significativas na melhoria da qualidade do ambiente urbano são resultantes da arborização. Em relação aos benefícios relacionados à função da arborização urbana, identifique, a seguir, a afirmativa incorreta.
A fitossociologia é o ramo da Ecologia Vegetal que procura estudar, descrever e compreender a associação de espécies vegetais na comunidade. Esses estudos utilizam métodos fundamentados em características fisionômicas e estruturais da vegetação, e são os que melhor atendem aos requisitos de simplicidade de aplicação e de análise de um maior número de informações conjuntas.
- Analisando a tabela acima, é correto afirmar que
A presença da vegetação na paisagem urbana eleva consideravelmente a categoria de uma cidade, podendo beneficiar os aspectos políticos, sociais e econômicos. A arborização urbana também está relacionada com os serviços ambientais como por exemplo, a melhoria da qualidade do ar, o abastecimento de água e a preservação de desastres naturais a partir do plantio de vegetação nos morros e encostas íngremes. Com relação à arborização urbana adequada, todas as alternativas abaixo estão corretas, EXCETO:
Dentre as diferentes pragas que atacam os povoamentos florestais destacam-se as formigas cortadeiras denominadas saúvas e quenquéns. Estas formigas precisam ser combatidas em todas as fases de desenvolvimento de uma floresta, pois o sucesso do empreendimento depende deste tipo de ação. A utilização da isca granulada apresenta as seguintes vantagens, EXCETO:
O emprego de fertilizantes químicos na produção de mudas é prática usual nos viveiros florestais, sendo ferramenta valiosa para controlar o tamanho e o vigor das mudas. A aplicação de fertilizantes em excesso ou em pouca quantidade sem análise prévia do subsolo, utilizado no preenchimento dos recipientes, pode resultar em produção de mudas de qualidade inferior. Portanto, a quantidade adequada beneficia o plantio. Entretanto, uma quantidade excessiva resulta em problemas em relação aos efeitos de alguns nutrientes sobre plantas e substrato. Abaixo, são descritos sintomas relacionados à quantidade excessiva e adequada. Analise:
Elemento |
Quantidade Adequada |
Quantidade Excessiva |
I. Nitrogênio |
Estimula a germinação |
Reduz a disponibilidade de ferro, resultando em clorose. |
II. Fósforo |
Aumenta o desenvolvimento de raízes |
Ângulos foliares mais estreitos. |
III. Potássio |
Ajuda na formação de carboidratos |
Reduz a resistência à seca. |
IV. Cálcio |
Estimula o crescimento, em geral |
Aumenta a ocorrência de tombamento. |
Estão corretas apenas as alternativas:
A evolução pode conduzir separando os nichos de competidores até que eles coexistam sem mais competir. Este fato pode se expressar em nível de comunidade ecológica. A competição interespecífica, às vezes, aparece em destaque, por ter um impacto direto na atividade humana. Nesse sentido, a competição pode certamente ter significado prático. Com relação ao comportamento de diferenciação de nichos, marque a alternativa INCORRETA:
O Brasil possui regiões que os termos climáticos são propícios para o cultivo do eucalipto. Na região Sudeste, predominantemente tropical e não sujeita a geadas de forte intensidade, concentra a maior área de plantio. Esse é o primeiro parâmetro que delimita o plantio e o uso das espécies de eucalipto. O outro, é a finalidade do uso da matéria-prima do eucalipto. Entretanto, o eucalipto pode ser atacado por doenças de origem abiótica que são importantes, pela intensidade e freqüência. Doenças de origem abiótica são decorrentes de fatores adversos e estressantes do ambiente. Durante ou após a ação do fator adverso, as árvores podem tornar-se suscetíveis à infecção de patógenos secundários. São doenças abióticas observadas, EXCETO:
“A propagação vegetativa de espécies florestais por mergulhia é um método pelo qual um ramo da planta é posto para enraizar quando ainda faz parte da mesma, dela não sendo apartado antes de se completar o seu enraizamento. Um tipo de mergulhia do qual se faz o enterramento de uma porção grande de um ramo no solo, deixando a extremidade superior emergente posicionada verticalmente com o auxílio de um tutor e que a parte do ramo enterrada irá enraizar em mais de um ponto, permitindo obter mais de uma muda, podendo estas, serem destacadas da planta de origem. Podese obter diversas novas plantas de uma única planta.” O tipo de mergulhia descrita anteriormente, é:
A caatinga ocupa uma área de 734.478 Km² e é o único bioma exclusivamente brasileiro. Isso significa que, grande parte do patrimônio biológico dessa região não é encontrada em nenhum outro lugar do mundo, além do Nordeste brasileiro. Marque a alternativa INCORRETA:
Os sistemas agroflorestais podem potencialmente ajudar a proteger ou melhorar a produtividade e contribuir para mudar os sistemas de uso dos solos tradicionais para um sistema integrado mais produtivo e conservacionista para o meio rural. São vantagens dos sistemas agroflorestais, EXCETO:
Biomassa pode ser definida como a massa orgânica produzida por unidade de área, podendo ser expressa em peso de matéria seca, peso de matéria úmida e peso do carbono. Sua medição é um instrumento útil na avaliação de ecossistemas, em virtude da aplicação na análise de produtividade, conversão de energia, ciclagem de nutrientes e absorção e armazenagem de energia solar entre outros. As quantidades de biomassa e carbono presentes na parte aérea e sistema radicular de uma árvore podem ser obtidas por meio do método destrutivo ou do método indireto. Nas alternativas abaixo, são considerados métodos destrutivos, EXCETO:
Considere a análise química de um solo para fins de avaliação de fertilidade:
Com base nestes resultados, os valores de soma de bases, capacidade de troca de cátions a pH 7 (T) e saturação por bases (V) são, respectivamente:
De acordo com a Lei Federal nº. 9433, de 8 de janeiro de 1997, a Política Nacional de Recursos Hídricos baseia-se nos seguintes fundamentos, EXCETO: