Questões de Concurso Para analista de controle externo - auditoria de tecnologia da informação

Foram encontradas 27 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Ano: 2015 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: TCU
Q1227982 Governança de TI
Julgue o próximo item, relativos ao CMMI, ao MPS.BR e a engenharia de requisitos.
De acordo com o CMMI, o uso da representação contínua permite que a organização atinja níveis de maturidade. Por outro lado, o uso da representação por estágios permite que a organização atinja níveis de capacidade. 
Alternativas
Ano: 2006 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: TCU
Q1227931 Redes de Computadores
Com relação às redes de computadores, julgue o item seguinte.
Os roteadores tomam suas decisões de encaminhamento com base nos endereços físicos, enquanto as bridges se baseiam nos endereços lógicos.
Alternativas
Ano: 2006 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: TCU
Q1227914 Redes de Computadores
Com relação às redes de computadores, julgue o item seguinte.
A arquitetura TCP/IP difere do modelo OSI no número de camadas, entretanto suas camadas de rede, transporte e aplicação correspondem às de mesmo nome no modelo OSI.
Alternativas
Ano: 2015 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: TCU
Q1227884 Engenharia de Software
Com base no que prevê o PMBOK (5.ª edição), julgue o item que se segue.
Os grupos de processos de gerenciamento de projetos agregam de forma lógica um conjunto de entradas, ferramentas, técnicas e saídas de gerenciamento de projetos, sendo que esses grupos de processos não representam as fases do projeto. 
Alternativas
Ano: 2006 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: TCU
Q1227552 Redes de Computadores
Com relação às redes de computadores, julgue o item seguinte.
O modelo de referência OSI é organizado em camadas, e foi concebido segundo os seguintes princípios: uma camada deve ser criada onde uma nova abstração seja necessária; cada camada deve ter uma função bem definida; as fronteiras entre as camadas devem ser escolhidas de forma a minimizar o fluxo de informações entre elas; o número de camadas deve ser tal que não force o grupamento de funções não-relacionadas.
Alternativas
Ano: 2006 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: TCU
Q1227542 Arquitetura de Software
Com relação às redes de computadores, julgue o item seguinte.
A arquitetura cliente-servidor tem por motivação sincronizar a execução de dois processos que devem cooperar um com outro. Assim, dadas duas entidades que queiram comunicar-se, uma deve iniciar a comunicação enquanto a outra aguarda pela requisição da entidade que inicia a comunicação.
Alternativas
Ano: 2006 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: TCU
Q1227517 Redes de Computadores
Com relação às redes de computadores, julgue o item seguinte.
Em VoIP, é possível a injeção de tráfego, bem como forjar e interceptar conexões.
Alternativas
Ano: 2015 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: TCU
Q1209579 Segurança da Informação
Acerca de criptografia e de infraestruturas de chaves públicas (PKI), julgue o item a seguir.
No algoritmo AES, a cifra de decriptografia é idêntica à cifra de criptografia, assim como a sequência de transformações para a decriptografia é a mesma para a criptografia, o que pode ser considerado uma vantagem, já que apenas um único módulo de software ou firmware é necessário para aplicações que exigem tanto criptografia quanto decriptografia. 
Alternativas
Ano: 2015 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: TCU
Q1209499 Segurança da Informação
Acerca de ataque eletrônico e software malicioso, julgue o item subsecutivo.
As principais medidas de segurança contra backdoors, que, por sua natureza, são difíceis de serem detectadas e controladas via sistema operacional, relacionam-se aos processos de desenvolvimento e auditoria de software, engenharia reversa e atualização de software.
Alternativas
Ano: 2015 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: TCU
Q1209497 Segurança da Informação
Acerca de ataque eletrônico e software malicioso, julgue o item subsecutivo.
Os ataques DDoS de camada de aplicação são caracterizados por explorar aspectos de arquitetura das aplicações e dos serviços para obstruir a comunicação; além disso, são difíceis de detectar e podem ser efetivos com poucas máquinas e taxas de tráfego não muito altas.
Alternativas
Q26619 Administração Financeira e Orçamentária
A Lei n.º 101/2000, conhecida como Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), estabeleceu normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal, estabelecendo, entre outras, normas para execução orçamentária e cumprimento de metas. Considerando que haja limitação de empenho, julgue o item que se segue, quanto ao restabelecimento da receita prevista.

A recomposição das dotações cujos empenhos foram limitados dar-se-á de forma proporcional às reduções efetivadas.
Alternativas
Q26618 Contabilidade Pública
O balanço patrimonial, previsto no art. 105 da Lei 4.320/1964, é o demonstrativo que evidencia a posição das contas que constituem o ativo e o passivo, apresentando a situação estática dos bens, direitos e obrigações da entidade. A respeito da elaboração do balanço patrimonial, julgue o item subseqüente.

O resultado patrimonial do exercício é apurado a partir do levantamento do balanço patrimonial e pode apresentar superavit (ativo maior que passivo), deficit (ativo menor que passivo) ou resultado nulo (ativo igual ao passivo).
Alternativas
Q26616 Administração Financeira e Orçamentária
Como parte do orçamento, a despesa compreende as autorizações para gastos com as várias atribuições e funções governamentais, tendo a sua classificação complementada pela informação gerencial denominada de modalidade de aplicação. Com relação a modalidade de aplicação, julgue o item a seguir.

A modalidade de aplicação tem por finalidade identificar os objetos de gasto de que a administração pública se serve para a consecução dos seus fins.
Alternativas
Q26615 Administração Financeira e Orçamentária
A Lei n.º 4.320/1964, em seu artigo 11, classifica a receita orçamentária em duas categorias econômicas: receitas correntes e receitas de capital. Com a Portaria Interministerial STN/SOF n.o 338/2006, essas categorias econômicas foram detalhadas em receitas correntes intra-orçamentárias e receitas de capital intra-orçamentárias. A respeito da função das receitas intra-orçamentárias, julgue o próximo item.


Como se destinam ao registro de receitas provenientes de órgãos pertencentes ao mesmo orçamento do ente público, as contas de receitas intra-orçamentárias não têm a mesma função da receita original, sendo criadas a partir de base própria pela Secretaria do Tesouro Nacional.
Alternativas
Q26614 Administração Financeira e Orçamentária
A LDO foi introduzida no direito financeiro brasileiro pela Constituição Federal de 1988, tornando-se, a partir de então, o elo entre o PPA e a Lei Orçamentária Anual. Acerca da LDO, julgue o item seguinte.

A LDO é o instrumento que expressa o planejamento dos governos federal, estadual, distrital e municipal para um período de quatro anos, objetivando garantir a continuidade dos planos e programas instituídos pelo governo anterior.
Alternativas
Q26613 Administração Financeira e Orçamentária
Como função de um setor público, deve-se entender o maior nível de agregação das diversas áreas de despesa que competem ao setor. Cada programa deverá dar solução a um problema ou atender a uma demanda da sociedade, mediante um conjunto articulado de projetos, atividades e de outras ações que assegurem a consecução dos objetivos. Sobre as características que cercam as atividades, julgue o item abaixo.

Trata-se de um instrumento de programação para alcançar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações que se realizam de modo contínuo e permanente, das quais resulta um produto necessário à manutenção da ação de governo.
Alternativas
Q26611 Administração Financeira e Orçamentária
O ciclo orçamentário, também denominado processo orçamentário, corresponde ao período de tempo em que se processam as atividades típicas do orçamento público, desde sua concepção até sua apreciação final. Com relação ao período de discussão, votação e aprovação do orçamento público, julgue o item que se segue.

As emendas ao projeto de lei do orçamento anual ou aos projetos que o modifiquem somente podem ser aprovadas caso sejam compatíveis com o plano plurianual (PPA) e com a lei das diretrizes orçamentárias (LDO).
Alternativas
Q26593 Auditoria Governamental
Julgue os itens a seguir, que tratam de metodologias empregadas
em auditoria governamental e da etapa de monitoramento do
trabalho de auditoria.
O TCU, nos processos de auditorias operacionais, usa metodologias específicas para análise do objeto auditado e apresentação dos dados coletados. Um dos métodos é o modelo insumo-produto, que objetiva demonstrar como o objeto da auditoria desenvolve as suas atividades, identificando, por exemplo, as informações e os recursos humanos, físicos e financeiros exigidos (insumos), os processos de transformação dos insumos em produtos e os bens e serviços ofertados (produtos).
Alternativas
Q26592 Auditoria Governamental
Julgue os próximos itens, relativos a tipos de auditoria.
O julgamento das contas dos gestores públicos em virtude de danos ao erário decorrentes de atos de gestão ilegítima ou antieconômica, ou por desfalques ou desvio de dinheiros, bens e valores públicos, é um meio de detecção de fraudes propiciado pela fiscalização adotada pelo TCU, e a modalidade específica de auditoria que o TCU utiliza para detectar fraudes é a auditoria de conformidade.
Alternativas
Q26590 Auditoria Governamental
Acerca da auditoria no setor público federal, bem como à
administração da função de auditoria, julgue os itens que se
seguem.
É responsabilidade da auditoria interna fazer periodicamente uma avaliação dos controles internos. Nesse sentido, é correto afirmar que a auditoria interna representa um controle interno.
Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: E
4: C
5: C
6: C
7: C
8: E
9: C
10: C
11: C
12: E
13: E
14: E
15: E
16: C
17: C
18: C
19: E
20: C