Questões Militares Sobre farmácia hospitalar e comunitária em farmácia

Foram encontradas 310 questões

Q2543455 Farmácia
Antes da realização de um procedimento cirúrgico eletivo foi prescrito a um paciente o medicamento Alfaepoetina na dose de 600 UI/kg de peso corporal, via SC uma vez por semana. Considerando que a farmácia dispõe do medicamento na apresentação de 4000 UI/mL frasco ampola contendo 1 mL e que o paciente necessita do tratamento por um período de 4 semanas, calcule quantos frascos serão necessários para o tratamento completo do paciente.
Marque a alternativa CORRETA:

DADOS:
Peso corporal do paciente = 60 Kg.
Alternativas
Q2543454 Farmácia
Existe uma grande variedade de produtos que contém dois ou mais agentes terapêuticos combinados. Dentre eles podemos citar o medicamento Timolol 0,5% + Dorzolamida 2% solução oftálmica, o qual é utilizado no tratamento de glaucoma. Calcule quantos mg de cada agente terapêutico estão presentes em 1 mL da solução oftálmica de Timolol 0,5% + Dorzolamida 2%. Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2543453 Farmácia
Analise o esquema de infusão prescrito abaixo:

Cloreto de sódio 0,9% p/V - 490 mL
Cloreto de potássio 10% p/V - 15 mL
Glicose hipertônica 50% p/V - 40 mL

Administrar por via endovenosa, à velocidade de 30 gotas/minuto.

DADOS:
O equipo utilizado para infusão está calibrado para liberar 30 gotas/mL.

Com base no esquema de infusão e nos dados apresentados, calcule o número de esquemas necessários para a dispensação para um período de 24 horas. Marque a alternativa CORRETA
Alternativas
Q2543447 Farmácia
De acordo com a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) ANVISA nº 220/2004, toda a Terapia Antineoplásica deve apresentar rótulo com as seguintes informações:

Nome do paciente, número do leito e registro hospitalar (se for o caso), composição qualitativa e quantitativa de todos os componentes, volume total, data e hora da ______________________, cuidados na _________________________, prazo de validade, condições de temperatura para conservação e transporte, identificação do responsável pela manipulação, com o registro do conselho profissional.

Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de respostas, na ordem da esquerda para a direita:
Alternativas
Q2543438 Farmácia
O armazenamento de medicamentos deve seguir as normas técnicas para preservar a sua qualidade. Considerando os requisitos para armazenamento adequado de medicamentos, proposto no Guia de Boas Práticas em Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (SBRAFH), assinale a alternativa que contém a resposta CORRETA:
Alternativas
Q2543437 Farmácia
De acordo com os Padrões Mínimos para Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (SBRAFH), é função da farmácia no âmbito dos hospitais e dos demais serviços de saúde implantar a Farmacovigilância, abrangendo a análise de todas as questões que são de relevância para a minimização dos riscos da farmacoterapia, tais como:

I - Surgimento de reação adversa a medicamento (RAM);
II - Medicamentos de baixa qualidade;
III - Erros de medicação;
IV - Divergência no estoque de medicamentos controlados.

São CORRETAS as assertivas:
Alternativas
Q2543436 Farmácia
Considerando as informações descritas abaixo, calcule as quantidades de materiais que precisam ser requisitadas à Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) para reposição dos estoques e atendimento das prescrições em quantidade suficiente para uma semana com estoque de segurança de 10% do consumo médio semanal.
Imagem associada para resolução da questão

Assinale a alternativa que contém a resposta CORRETA:
Alternativas
Q2543435 Farmácia
Para realizar a dispensação de uma prescrição hospitalar com o seguinte medicamento, quais e quantos medicamentos e materiais devem ser separados para um período de 24 h?

Ceftriaxona 500 mg fr amp. Diluir em 10 mL de ABD e administrar 10 ml via intravenosa de 8/8 horas no acesso venoso.

Assinale a alternativa que contém a resposta CORRETA:
Alternativas
Q2543434 Farmácia
Assistência Farmacêutica é um conjunto de ações voltadas à promoção, à proteção e à recuperação da saúde, tanto individual como coletivo, tendo o medicamento como insumo essencial e visando ao acesso e ao seu uso racional. Esse conjunto envolve a pesquisa, o desenvolvimento e a produção de medicamentos e insumos, bem como a sua ___________, _____________, ____________, ______________, _________________, garantia da qualidade dos produtos e serviços, acompanhamento e avaliação de sua utilização, na perspectiva da obtenção de resultados concretos e da melhoria da qualidade de vida da população (Portaria Ministério da Saúde n. 4283/2010).
As palavras que completam de forma CORRETA essas lacunas, na ordem da esquerda para a direita, são:
Alternativas
Q2471204 Farmácia
Um paciente, durante sua internação no hospital, pode necessitar de suporte nutricional por via parenteral (nutrição parenteral NP) e enteral (cateter enteral), as quais podem também ser utilizadas para administração de medicamentos, necessitando assim, de orientação farmacêutica para uso dos medicamentos por estas vias. Com base no exposto é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q2471202 Farmácia
A farmácia central de um hospital dispensa os medicamentos e materiais médicohospitalares para os pacientes por dose individualizada, para 24h. O farmacêutico, ao realizar a conferência da fita plástica selada com os medicamentos e materiais médico-hospitalares separados por horário, para 24h, prescritos para um paciente, encontrou erros na dispensação. Considerando os requisitos, conceitos e classificações dos tipos de erros descritos no Protocolo de Segurança na Prescrição, Uso e Administração de Medicamentos, preconizado pelo Ministério da Saúde/ANVISA é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q2471201 Farmácia
O Programa Nacional de Segurança do Paciente foi criado no Brasil a partir de orientações da Organização Mundial de Saúde, cujo foco é a segurança do paciente. Considerando os conceitos básicos descritos em Padrões Mínimos para Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde (SBRAFH, 2017), enumere a 2ª coluna de acordo com a 1ª coluna e, ao final, responda o que se pede.
(1) CIRCUNSTÂNCIA NOTIFICÁVEL
(2) INCIDENTE
(3) DANO
(4) NEAR MISS OU QUASEFALHA
(5) EVENTO ADVERSO

( ) Comprometimento da estrutura ou função do corpo e/ou qualquer efeito dele oriundo, incluindo doenças, lesão, sofrimento, morte, incapacidade ou disfunção, podendo assim, ser físico, social ou psicológico.
( ) Incidente que não atingiu o paciente.
( ) Incidente com potencial dano ou lesão.
( ) Incidente que resulta em dano ao paciente.
( ) Evento ou circunstância que poderia ter resultado, ou resultou, em dano desnecessário ao paciente.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de respostas, na ordem de cima para baixo:
Alternativas
Q2471199 Farmácia
Os medicamentos potencialmente perigosos ou de alta vigilância apresentam risco inerente elevado de lesar o paciente quando existe falha no processo de sua utilização, exigindo das instituições hospitalares ações para prevenção de erros com estes medicamentos. Dentre as recomendações/ações de segurança que devem ser realizadas para a prevenção de erros de medicação envolvendo estes medicamentos, descritas pelo Guia de Boas Práticas em Farmácia Hospitalar e Serviços Saúde (NOVAES, 2020) é CORRETO afirmar: 
Alternativas
Q2471198 Farmácia
Os sistemas de distribuição de medicamentos e produtos para saúde consistem no suprimento destes itens às unidades assistenciais do hospital em quantidade e qualidade corretas e no tempo oportuno. Considerando os sistemas de distribuição existentes, julgue cada assertiva abaixo como verdadeira (V) ou falsa (F) e assinale a afirmativa que contém a sequência CORRETA, na ordem de cima para baixo.

( ) No sistema de distribuição por dose individualizada os medicamentos são separados especificamente para cada paciente, para um determinado período, de acordo com a prescrição médica.
( ) No sistema de distribuição de medicamentos coletivos os pedidos são feitos em nome dos pacientes. A farmácia envia os medicamentos para serem estocados nas unidades de enfermagem. Não há participação direta do farmacêutico em todas as etapas do processo.
( ) Os sistemas híbridos de dispensação mesclam métodos centralizados e descentralizados de dispensação, com o uso de automação e/ou sistemas manuais. Apesar de serem mais seguros, requerem estudos mais elaborados para planejar a implantação.
( ) No sistema de distribuição por dose unitária, os medicamentos que não podem ser fracionados em dose unitária e que também não se encontram disponíveis comercialmente em doses já fracionadas (cremes, pomadas, colírios, etc.) devem ser dispensados para cada setor em suas embalagens originais, conforme apresentação oferecida pelo laboratório fabricante, disponível no mercado. 
Alternativas
Q2471196 Farmácia
A farmacoeconomia constitui uma relevante estratégia utilizada na Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS), principalmente em hospitais de alta e média complexidade. Em razão das inúmeras inovações tecnológicas disponíveis no mercado é fundamental possuir embasamento na decisão de incorporação dessas novas tecnologias nas instituições hospitalares.
As alternativas abaixo apresentam os principais métodos de análise farmacoeconômica propostos por ACÚRCIO (2012), EXCETO.
Alternativas
Q2471191 Farmácia
A seleção ou padronização de medicamentos e produtos para saúde em hospitais constitui parte principal de um sistema eficiente de gestão de produtos farmacêuticos. Os demais processos são etapas cujas ações giram em torno dos produtos selecionados. 
Marque a alternativa CORRETA quanto aos objetivos da seleção de medicamentos propostos por NOVAES (2020).
Alternativas
Q2471187 Farmácia
O planejamento estratégico é um instrumento que permite a uma organização explicitar os resultados que ela deseja alcançar, como, em que tempo e quem é o responsável.
Marque a alternativa INCORRETA quanto às ferramentas de gestão aplicadas à farmácia hospitalar, descritas na obra de NOVAES (2020).
Alternativas
Q2471183 Farmácia
Os modelos de gestão para a qualidade recomendam que as organizações de saúde tenham um sistema de liderança instituído. A Organização Nacional de Acreditação (ONA) estabelece os padrões de liderança estratificado em níveis.
Enumere a 1ª coluna de acordo com a 2ª coluna considerando os princípios de estratificação/classificação propostos pela ONA aplicados à gestão de Farmácia Hospitalar.

(1) Nível 1
(2) Nível 2
(3) Nível 3
( ) modelo transparente de gestão e responsabilidades e para o desenvolvimento da organização, afirmando o compromisso com a excelência, sustentado pelos fundamentos de gestão em saúde e demonstrando maturidade institucional.
( ) a liderança classifica, identifica, promove e acompanha a interação dos processos organizacionais e avalia seu desempenho, de acordo com o modelo de gestão definido.
( ) a liderança institui o modelo de gestão, as políticas e as responsabilidades, com foco na segurança e na qualidade do cuidado e dos serviços.
Marque a alternativa que apresenta a CORRETA correlação quanto aos níveis de gestão propostos pela ONA, na ordem de cima para baixo.
Alternativas
Q2471181 Farmácia
Em instituições hospitalares frequentemente é necessária a realização da manipulação de medicamentos a partir de uma especialidade farmacêutica, visando o preparo de outra forma farmacêutica que melhor se adeque às necessidades individuais dos pacientes.
De acordo com a RDC Nº 67/07 (ANVISA), marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2471180 Farmácia
De acordo com os Padrões Mínimos para Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde, descritos pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde (SBRAFH, 2017), é função dos serviços de saúde e da farmácia, no âmbito dos hospitais, implantar a farmacovigilância com ações voltadas à minimização dos riscos da farmacoterapia. 
Avalie as afirmativas abaixo e as classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) e marque a alternativa que contém a sequência CORRETA, na ordem de cima para baixo.
( ) Objetivando a minimização dos riscos da farmacoterapia, dentre as ações de farmacovigilância, está a análise do uso de medicamentos para indicações não aprovadas e para as quais não há base científica adequada (off label use). ( ) O serviço de farmacovigilância deve analisar as prescrições de medicamentos quanto aos parâmetros legais e técnicos, visando aumentar a efetividade da intervenção terapêutica. ( ) A notificação sistemática de reações adversas e sua análise estatística permanente permitem gerar alertas ou “sinais” sobre o comportamento dos medicamentos utilizados na população. ( ) O serviço de farmacovigilância deve realizar análise de todas as questões relevantes quanto a suspeitas de baixa qualidade e/ou inefetividade de medicamentos.
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: D
4: B
5: B
6: D
7: B
8: C
9: A
10: A
11: C
12: B
13: B
14: D
15: D
16: A
17: B
18: C
19: A
20: B