Questões Militares
Sobre fonoaudiologia educacional em fonoaudiologia
Foram encontradas 40 questões
De acordo com a psicogênese da aquisição da escrita, adotando o modelo piagetiano que apresenta os estágios de pensamento percorridos pela criança até atingir a compreensão do sistema de escrita alfabético, correlacione as fases de desenvolvimento às suas respectivas características e assinale a opção correta.
FASES
I- pré-silábica
II- silábica
III- silábico-alfabética
IV- alfabética
CARACTERÍSTICAS
( ) a criança passa a problematizar a relação entre as representações fonológicas e ortográficas da língua.
( ) a criança entende que os elementos devem ser escritos em linha (linearidade) e que deve haver alguma forma de segmentação entre eles (descontinuidade).
( ) em geral, a criança busca atribuir um caráter de regularidade às correspondências letra-som.
( ) a criança passa a estabelecer correspondências psicométricas de maneira assistemática e convencional.
( ) a quantidade de letras varia de acordo com o componente sonoro das palavras, e a criança representa cada sílaba da palavra por uma letra.
Com relação às diferenças entre a discalculia do desenvolvimento e a dificuldade de aprendizagem matemática, coloque V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas abaixo e assinale a opção correta.
( ) A discalculia do desenvolvimento constitui uma falha específica no processamento quantitativo.
( ) A dificuldade de aprendizagem matemática pode decorrer de disfunções cognitivas nos sistemas mnemônicos atencional e visuoespacial.
( ) A discalculia do desenvolvimento pode estar relacionada ao ensino inadequado.
( ) A dificuldade de aprendizagem matemática produz prejuízo persistente ao longo dos anos.
( ) A dificuldade de aprendizagem matemática pode incorrer em recuperação espontânea com o reforço escolar.
Analise as informações a seguir.
Criança do sexo masculino, 4 anos, encaminhada para avaliação fonoaudiológica com relato de atraso na aquisição da linguagem. Durante a avaliação inicial, foi observada a presença de movimentos repetitivos com as mãos (balanceio), resistência ao contato físico e choro exacerbado. Na audiometria de observação comportamental, evidenciou presença de Reflexo Cócleo Palpebral, discreta reação à voz em campo livre, ausência de respostas às ordens verbais simples, localização direta e indireta para todas as direções. A imitanciometria revelou curva tipo A em ambas as orelhas. As emissões otoacústicas transientes e produto de distorção estavam presentes em ambas orelhas. Linguagem expressiva restrita às palavras ’’papa" e "mama" .
De acordo com as respostas observadas acima, pode-se afirmar
que o quadro apresentado pela criança sugere
O objetivo das Emisões Otoacústicas (EOA) é avaliar a funcionalidade das células ciliadas externas baseada no sistema de feedback biomecânico. Para que se obtenham resultados adequados são necessários alguns cuidados e finalidades. Coloque nos parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F”, quando se tratar de afirmativa falsa.
( ) As EOA podem ser utilizadas em várias áreas clínicas como: Triagem de bebês, recém-nascidos, avaliação infantil, Monitoramento da função coclear, VIII par craneano e tronco encefálico.
( ) A pesquisa das EOA devem ser realizadas em local silencioso, de preferência como nível de ruído de 40 dBNPS ou menos. (Kemp, 2002).
( ) Orientar adequadamente o paciente para que não ocorram interferências durante o procedimento, seja adulto ou criança.
( ) No caso da realização em bebês é recomendado que seja aplicado nas 36 horas após o nascimento, para evitar resultado falso-positivo.
( ) O procedimento não deve ser realizado em paciente que apresentem alteração na orelha média ou perfuração timpânica ou tubo de ventilação.
A opção que apresenta a sequência correta é:
Segundo o autor Miller, referenciado na publicação do Capítulo I do Livro Avaliação da Linguagem (Acosta et al, 2003), para elaborar um plano de avaliação da linguagem coerente temos que responder a três perguntas importantes: para quê avaliar? O quê vamos avaliar? Como vamos avaliar? Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. “Para que avaliar?” indica o conteúdo do plano de avaliação como habilidades linguísticas.
II. “O que avaliar?” propõe que o terapeuta deverá saber quais são as bases anatômicas e funcionais, as dimensões e os processos de linguagem.
III. “Como avaliar?” considera os procedimentos e estratégias a serem utilizadas durante a avaliação da linguagem.
IV. “Para que avaliar?” indica quais os objetivos de submeter uma criança ao processo de avaliação da linguagem.
V. “O que avaliar?” está relacionado ao motivo da avaliação clínica fonoaudiológica.
VI. “Como avaliar?” corresponde a necessidade de realizar o processo de avaliação da linguagem.