Questões Militares
Sobre teorias do desenvolvimento e da aprendizagem em pedagogia
Foram encontradas 61 questões
A partir desta concepção de pessoas, Rogers (1970) propõe que na Escola sejam definidas novas alternativas para lidar com a sala de aula, baseando-se em objetivos e valores, pelos quais educadores e estudantes devem lutar.
Sobre tais objetivos e valores, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) O objetivo deve ser o de dirigir o foco da aprendizagem a quem aprende e não a quem ensina. ( ) As qualidades requeridas do facilitador são autenticidade, confiança, aceitação do outro e compreensão empática. ( ) O professor deve ter a exata medida do interesse dos estudantes pelo seu trabalho, na medida em que eles são livres para participar ou estar ausentes das atividades. ( ) A relação pedagógica deve ter cooperação significativa, influenciando na visão do mundo do sujeito, lhe permitindo evoluir de uma perspectiva subjetivista para a objetividade. ( ) A relação pedagógica deve ter caráter não-ameaçador, fundamentada em relações pessoais adequadas, baseadas no respeito mútuo e no modelo professor ensina e o estudante aprende.
Marque a opção que apresenta a sequência correta.
Ao final desta disciplina, o aluno deverá ser capaz de identificar os métodos para a investigação da constituição de solos.
() Um neurônio pode disparar impulsos seguidamente, dezenas de vezes por segundos. Mas a informação, para ser transmitida para outra célula, depende de uma estrutura que ocorre geralmente nas porções iniciais do prolongamento neuronal que leva o nome de axônio. Esses locais, onde ocorre a passagem da informação entre as células, são denominadas dendritos, e a comunicação é feita pela liberação de uma substância química, um neurotransmissor.
() Ao longo da evolução animal, o encéfalo, que é a região do sistema nervoso que fica na extremidade em que se localiza a cabeça dos vertebrados, sofreu um processo de enorme crescimento. Essa expansão foi causada pelo acúmulo de neurônios que se associaram, formando circuitos cada vez mais complexos. Esses circuitos acrescentaram, pouco a pouco, capacidades e habilidades novas na interação com o meio ambiente.
() O cérebro recebe também informações que vêm do interior do corpo. Temos sensações viscerais como, por exemplo, a dor visceral que nos informa que algo não vai bem em nosso organismo. Boa parte das sensações viscerais chega ao córtex cerebral e, por isso, torna-se consciente. Por exemplo, uma queda de pressão sanguínea é captada por receptores especiais e informada ao sistema nervoso por circuitos específicos. Isso permite que ele promova uma constrição dos vasos sanguíneos para corrigir O problema.
() Se a cadeia neuronal for interrompida, o córtex deixará de ser informado e, portanto, não será possível perceber a estimulação dos receptores na região agora desconectada do restante do sistema. É o que acontece quando a medula espinhal de uma pessoa é lesada. Neste caso, ela perderá a sensibilidade nas regiões do corpo agora separadas de sua ligação com o córtex cerebral.
() As cadeias neuronais que constituem as vias sensoriais e motoras são cruzadas no sistema nervoso, de tal forma que o hemisfério cerebral esquerdo recebe informações e comanda o lado direito do corpo, ocorrendo o inverso com o hemisfério direito. Um derrame cerebral que ocorra no lado esquerdo do cérebro poderá trazer deficiências sensoriais e motoras do lado direito do corpo.
I. As teorias maturacionais defendem que as características fundamentais de qualquer organismo vivo estão programadas em sua constituição genética e enraizadas em processos biológicos, significando que há uma sequência ordenada no desenvolvimento do comportamento humano. II. Para as teorias comportamentistas, a crença na possibilidade do controle objetivo do estímulo do meio ambiente na determinação de respostas do indivíduo a tais estímulos é a evidência científica. III. As teorias humanistas compreendem o homem em termos mecanicistas ou em termos irracionalistas, enfatizam a pessoa como um ser que se direciona e evolui por suas experiências e valores, visando ao seu próprio bem-estar neste mundo e à sua realização pessoal. IV. A explicação do comportamento humano dentro de uma perspectiva na qual o sujeito e o objeto interagem em um processo que resulta na construção e reconstrução de estruturas cognitivas é realizada pelas teorias psicogenéticas.
Está correto apenas o que se afirma em
A competência não é um estado e sim, um processo. Se a competência é um saber agir, como funciona tal saber? O operador competente é aquele que é capaz de mobilizar e de colocar em prática, de modo eficaz, as diferentes funções de um sistema no qual intervêm recursos tão diversos quanto às operações de raciocínio, os conhecimentos, as ativações da memória, as avaliações, as capacidades relacionais ou os esquemas comportamentais (LE BORTEF, 1994. p.17).
Sobre competência, é correto afirmar que ela
A Psicologia Educacional produziu modelos que propõem explicar o processo de aprendizagem denominados de teorias da aprendizagem. De acordo com Bigge (1977), “o homem não só quis aprender como também, frequentemente, sua curiosidade o impeliu a tentar aprender como se aprende” (p.3).
As principais teorias da aprendizagem são a comportamentalista, a cognitivista e a interacionista.
Sobre a Teoria Cognitivista é correto afirmar que
Conforme expõe Mauri no referido texto, nessa terceira vertente, o papel do ensino consiste em