Questões Militares
Sobre avaliação psicológica em psicologia
Foram encontradas 98 questões
Sobre a entrevista, analise as assertivas abaixo.
I. O avaliador deve ter em mente os temas a serem abordados, pois em alguns momentos ele deverá direcionar a entrevista.
II. O paciente responde de acordo com a ordem trazida pelo avaliador, mas suas respostas podem gerar novos questionamentos.
III. O avaliador deve ir além das questões pré-elaboradas e novas questões podem emergir a partir das respostas do paciente.
IV.O paciente é livre para trazer as informações que achar pertinentes na ordem que desejar.
Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que se referem à entrevista semiestruturada apenas
Enumere os passos abaixo, na ordem cronológica de ocorrência dentro de um processo psicodiagnóstico e, em seguida, marque a opção correta.
( ) Administrar as estratégias e os instrumentos de avaliação.
( ) Comunicar os resultados por meio de entrevista de devolução e de um laudo/relatório psicológico.
( ) Corrigir ou levantar, qualitativamente e quantitativamente, as estratégias e os instrumentos de avaliação.
( ) Definir as hipóteses e os objetivos do processo de avaliação.
( ) Determinar os motivos da consulta e/ou encaminhamento para levantar dados sobre a história pessoal.
( ) Estruturar um plano de avaliação (selecionar instrumentos e/ou técnicas psicológicas).
( ) Formular as conclusões, definindo potencialidades e vulnerabilidades.
( ) Integrar os dados colhidos, relacionados com as hipóteses iniciais e com os objetivos da avaliação.
Informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) Na devolutiva de avaliação psicológica o profissional, quando diante de outras categorias profissionais ou do próprio cliente, deve prezar pela utilização de termos técnicos, não alterando assim as características dos instrumentos e técnicas utilizadas.
( ) Na devolutiva o psicólogo deve repassar todas as informações, cabendo aos recebedores apurarem aquelas mais relevantes para o caso.
( ) A utilização de testes desfavoráveis é possível apenas em dois casos: pesquisa e mediante autorização do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI) em virtude de não haver outro instrumento similar para avaliação de determinadas características de personalidade.
( ) Para utilização de alguns instrumentos que exigem uma ou mais habilidades específicas (teóricas e de interpretação) por parte do aplicador, deve-se verificar, também, se não existem dificuldades físicas ou psíquicas do examinando.
( ) Cada processo seletivo deve ser elaborado segundo um padrão geral, para melhor atender o contexto e o desempenho esperado no cargo.
( ) A profissiografia deve ser realizada a partir do levantamento de dados na população ocupante do cargo a ser preenchido, ou em amostra representativa de grande parte dessa população.
( ) O mapeamento de competências fundamenta-se na identificação e operacionalização das habilidades existentes na organização e presentes no nível coletivo, tendo como produto final o perfil de competências de um cargo.
( ) O perfil de competências individuais deve ser descrito com base nas forças e fraquezas do indivíduo, devendo apresentar um título, descrição e indicadores dos comportamentos observáveis para cada competência.
Considerando a assertiva acima, qual das questões a seguir está INCORRETA:
Relacione os construtos a seus respectivos conceitos de acordo com as opções seguintes:
1. Tônus Muscular 2. Teoria Motriz da Consciência 3. Princípio da Dissociação Miocinética
( ) Postula que toda a intenção, ou propósito de reação, é acompanhada de uma modificação do tônus postural, que tende a favorecer os movimentos, a fim de obter os objetivos e a inibir os movimentos contrários. ( ) Indica sempre uma polaridade entre dois extremos: entre a contração e o relaxamento. Pode ser estático ou dinâmico. ( ) Baseada nas diferenças estruturais entre os dois hemisférios cerebrais que são orgânicas e também determinantes e independentes na constituição psíquica do indivíduo.
Marque a sequência CORRETA, na ordem de cima para baixo:
Neste sentido, analise as respostas abaixo e marque a opção INCORRETA:
Levando em consideração a assertiva anterior, marque a alternativa CORRETA:
( ) O psicólogo nem sempre está preparado tecnicamente para usar os instrumentos escolhidos.
( ) Existe a falta de interesse ou conhecimento adequado por parte dos profissionais para identificar a permissão do uso de determinados testes.
( ) O que mais interfere no processo são as condições ambientais usadas para a aplicação da avaliação.
( ) As pessoas que participam de uma avaliação psicológica pouco contribuem para que o processo se desenvolva.
( ) Poucos profissionais possuem domínio sobre os construtos de uma avaliação psicológica, mesmo sendo uma das etapas de finalização do processo.
A sequência está correta em
O(A) ______________ tem por objetivo identificar, descrever, qualificar e mensurar características psicológicas, por meio de procedimentos sistemáticos de observação e descrição do comportamento humano, nas suas diversas formas de expressão, acordados pela comunidade científica.
I. Reconhecer o caráter processual da avaliação psicológica. II. Ter domínio do campo da Psicopatologia, para poder identificar problemas graves de saúde mental ao realizar diagnósticos. III. Ter conhecimentos de Psicometria, mais especificamente sobre as questões de validade, precisão e normas dos testes, e ser capaz de escolher e trabalhar de acordo com os propósitos e contextos de cada teste. IV. Elaborar documentos psicológicos decorrentes da avaliação psicológica e saber comunicar os resultados advindos da avaliação, por meio de entrevista devolutiva.
São competências específicas para o trabalho do psicólogo na realização de avaliação psicológica as contidas nas afirmativas:
( ) Uma simples aplicação de um teste deve ser compreendida como psicodiagnóstico. ( ) O psicodiagnóstico deve limitar-se a uma avaliação de sinais e sintomas, tendo como resultado apenas um diagnóstico nosológico. ( ) O termo psicodiagnóstico deve ser usado para descrever um procedimento complexo, interventivo, baseado na coleta de múltiplas informações, que possibilite a elaboração de uma hipótese diagnóstica alicerçada em uma compreensão teórica. ( ) Não se sugere a adoção do termo psicodiagnóstico para situações avaliativas em contextos jurídicos ou organizacionais uma vez que, nessas situações, estão presentes outras variáveis geralmente não encontradas no contexto clínico, como a simulação e a dissimulação conscientes.
A sequência correta é