Questões de Concurso
Sobre conceito, objeto (delito, delinquente e vítima), método, origem e história da criminologia. em criminologia
Foram encontradas 236 questões
Acerca das teorias criminológicas, analise as afirmativas a seguir.
I. A teoria ecológica do delito foi criada no contexto da Escola de Chicago e consiste na sustentação, baseada em pesquisas empíricas, da correlação entre o ambiente comunitário e a formação de determinados padrões infracionais.
II. A teoria da associação diferencial, também chamada de teoria da aprendizagem social, preconiza que as racionalidades motivacionais e metodológicas que envolvem o cometimento de ilicitudes podem ter origem genética, mas são principalmente transmitidas em circunstâncias específicas no curso da convivência grupal.
III. Os chamados crimes do colarinho branco são infrações praticadas por indivíduos dotados de elevado status socioeconômico no curso de atividades filantrópicas, sendo a razão pela qual as cifras negras não incidem sobre tais comportamentos ilícitos.
Está correto o que se afirma em
As respostas às indagações clássicas do Heptâmetro de Quintiliano podem ser encontradas a partir das hipóteses obtidas dos juízos formulados, após o necessário processo de comprovação. Que indagação se aproxima mais dos objetivos da Criminologia?
I. Ajuda os profissionais da área a compreenderem que o delinquente é nato e a predisposição estará sempre favorável ao crime, podendo ser fruto de um desenvolvimento de um transtorno, sem retorno.
II. Auxilia os profissionais atuantes nesse âmbito a aprofundarem seus entendimentos a respeito dos perfis criminosos existentes, podendo aumentar a eficiência nas investigações e resoluções de casos criminais.
III. Ajuda analisar a quantidade de indivíduos delinquentes em determinadas regiões investigadas e ajuda no planilhamento mais detalhado de cada caso.
IV. Auxilia no levantamento dos aspectos externos importantes como a desigualdade social e seus derivados, entendendo como evoluiu essas raízes claramente eugênicas e preconceituosas.
Estão corretas as afirmativas:
Maria foi casada com João por dez anos. Em uma década de coabitação, o casal teve discussões constantes, com xingamentos e agressões verbais, especialmente por parte de João. Houve algumas separações esporádicas e de curta duração, nas quais Maria chegou a se envolver amorosamente com outras pessoas. Todavia, sempre retornou ao convívio de João, em uma situação de dependência emocional. Recentemente, após mais uma briga, Maria decidiu pedir divórcio e dar fim à relação. João, ao ser comunicado da decisão, não a aceitando, agrediu sua esposa e foi processado criminalmente por isso. Julgue o item a seguir.
O ciclo da violência doméstica contra a mulher é comumente descrito pela teoria criminológica como possuindo três fases
– a tensão; o ato de violência; e, a lua de mel, que costumam se suceder nessa ordem.
I. Configura hipótese de revitimização a atitude do policial que ao atender a vítima de um crime sexual procura saber se a vítima estava bêbada.
II. Não configura caso de revitimização o ato de a defesa do acusado de crimes sexuais acusar a vítima de agir de forma provocativa, diante do princípio da ampla defesa.
III. Não configura revitimização questionar à vítima se ela se dispunha a satisfazer os desejos sexuais do seu marido para aferir se houve ou não crime sexual no âmbito das relações domésticas.
Está correto o que se afirma em:
Na hipótese em que a vítima de um crime praticado com abuso de poder deixa de acionar os órgãos competentes por medo de represália, está-se diante da denominada
Em relação ao tema, assinale a afirmativa incorreta.
É correto afirmar que o enunciado se refere à