Questões de Concurso Sobre plano nacional de gerenciamento costeiro - lei nº 7.661 de 1988 em direito ambiental

Foram encontradas 14 questões

Q2406968 Direito Ambiental
Nos termos da Lei nº 7.661/1988, o Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro será elaborado e executado observando normas, critérios e padrões relativos ao controle e à manutenção da qualidade do meio ambiente estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente, que contemplem, entre outros, os seguintes aspectos: urbanização, ocupação e uso do solo, do subsolo e das águas; parcelamento e remembramento do solo; prevenção e controle de erosão marítima, erosão fluvial de municípios da zona costeira e inundação costeira; sistema viário e de transporte; sistema de produção, transmissão e distribuição de energia; habitação e saneamento básico; turismo, recreação e lazer; patrimônio natural, histórico, étnico, cultural e paisagístico.
Alternativas
Q1163360 Direito Ambiental
Sobre o Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro e as regras sobre uso e ocupação da zona costeira, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2017 Banca: FCC Órgão: TJ-SC Prova: FCC - 2017 - TJ-SC - Juiz Substituto |
Q823037 Direito Ambiental
Segundo o Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro, os
Alternativas
Q1083502 Direito Ambiental
Sobre o Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro (PNGC), é correto afirmar que
Alternativas
Q361614 Direito Ambiental
     Pedro é proprietário de um imóvel situado em município com mais de cinquenta mil habitantes. Sua propriedade é próxima da zona costeira, o que o obriga a cumprir algumas limitações administrativas municipais impostas pelo município no que tange à proteção ambiental da zona costeira.

Considerando essa situação hipotética, as normas aplicáveis e a jurisprudência, julgue os itens a seguir em relação à política urbana.

Caso Pedro obtenha autorização administrativa para explorar um camping em sua propriedade, não cabe o encerramento da atividade comercial em face de dano ambiental decorrente da disposição de resíduos na zona costeira.
Alternativas
Q308364 Direito Ambiental
ANALISE CADA UM DOS ENUNCIADOS DAS QUESTÕES
ABAIXO E ASSINALE
“CERTO” - (C) OU “ERRADO” - (E)
Conforme a Lei 7.661/88, normas e diretrizes sobre o uso do solo, do subsolo e das águas, bem como limitações à utilização de imóveis, poderão ser estabelecidas nos Planos de Gerenciamento Costeiro, Nacional, Estadual e Municipal, prevalecendo sempre as disposições de natureza mais restritiva.
Alternativas
Ano: 2013 Banca: FCC Órgão: TJ-PE Prova: FCC - 2013 - TJ-PE - Juiz |
Q300516 Direito Ambiental
As praias marítimas definem-se legalmente como
Alternativas
Q239632 Direito Ambiental
I – A Lei n. 7.661/88, que Institui o Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro, considera Zona Costeira, o espaço geográfico contemplando o ar, o mar e terra, incluindo seus recursos renováveis ou não, abrangendo tão somente a faixa terrestre, definida pelo Plano.

II – O Plano de Gerenciamento Costeiro, para evitar a degradação ou o uso indevido dos ecossistemas, do patrimônio e dos recursos naturais da Zona Costeira, poderá prever a criação de unidades de conservação permanente.

III – Compete ao CONAMA, segundo a Lei n. 6.938/81, homologar acordos visando à transformação de penalidades pecuniárias na obrigação de executar medidas de interesse para a proteção ambiental.

IV – De acordo com a Lei n. 6.938/81, cabe ao CONAMA, estabelecer, privativamente, normas e padrões nacionais de controle da poluição por veículos automotores, aeronaves e embarcações, mediante audiência dos Ministérios competentes; bem como, ainda privativamente, estabelecer normas, critérios e padrões relativos ao controle e à manutenção da qualidade do meio ambiente com vistas ao uso racional dos recursos ambientais, principalmente os hídricos.

V - São instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente: as penalidades disciplinares ou compensatórias ao não cumprimento das medidas necessárias à preservação ou correção da degradação ambiental e instrumentos econômicos, como concessão florestal, servidão ambiental, seguro ambiental e outros.
Alternativas
Q2812467 Direito Ambiental

O planejamento territorial urbano, intensamente renovado no Brasil nos últimos anos, tem como novos princípios constitutivos a inclusão e a participação. O Estatuto das Cidades, marco legal dessa nova perspectiva de planejamento urbano, estabelece instrumentos de controle do uso e ocupação do solo a serem implementados. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.

O zoneamento de usos e atividades na zona costeira é definido pelo Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro (PNGC), instituído em lei específica.

Alternativas
Q60135 Direito Ambiental
Acerca do gerenciamento costeiro, assinale a opção correta à luz da Lei n.º 7.661/1988.
Alternativas
Q2920446 Direito Ambiental

Em um levantamento de ictiofauna feito em manguezais de uma baía onde desemboca um rio, encontrou-se grande quantidade de espécies marinhas de interesse comercial. Em um levantamento simultâneo de dados físico-químicos da água, foi constatada alta mortalidade de peixes em uma das reentrâncias no fundo da baía.

Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

A região citada deve estar abrangida por zoneamento de usos e atividades da zona costeira.
Alternativas
Q2893546 Direito Ambiental

De acordo com o Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro II, a zona costeira brasileira é formada por uma faixa marítima de 12 milhas náuticas de largura, e por uma faixa terrestre composta pelo território dos municípios que sofrem influência direta dos fenômenos ocorrentes na zona costeira. Com relação a esse tema, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Q2936647 Direito Ambiental

A partir das informações do texto acima, julgue os itens a seguir.

Na divisão da costa paraense feita pelo gerenciamento costeiro (GERCO), a região retratada pertence ao setor insular estuarino.
Alternativas
Q2922530 Direito Ambiental

No que se refere aos recursos hídricos subterrâneos, as atividades antrópicas devem ser gerenciadas principalmente quanto aos volumes de água extraídos e aos perigos de contaminação desses recursos. Em relação ao processo de extração de água, qualquer bombeamento de um poço causa alguma descida nos níveis do aqüífero. Caso a extração seja limitada, o nível de água se equilibra em função do balanço entre a extração e a recarga. Entretanto, se a extração for continuamente superior à capacidade de reposição de água no aqüífero, o nível hidráulico continuará caindo ao longo dos anos e poderá comprometer seriamente tanto o volume de água do recurso subterrâneo como sua estrutura física. Em relação à contaminação, qualquer alteração na composição da água pode colocar em risco a saúde e o bem-estar de uma população.

Tendo as informações do texto acima como referência inicial, julgue os itens subseqüentes.

Em áreas costeiras, o bombeamento descontrolado de poços de aqüíferos que descarregam suas águas no mar pode ocasionar o fenômeno da intrusão salina, ou seja, a invasão da água marinha salina para o interior do aqüífero, o que pode provocar a degradação dessa reserva hídrica terrestre.

Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: A
4: D
5: E
6: C
7: C
8: D
9: C
10: B
11: C
12: B
13: C
14: C