Questões de Concurso Sobre parentesco em direito civil

Foram encontradas 178 questões

Q3100523 Direito Civil
Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3095758 Direito Civil

À luz do Código Civil, julgue o item a seguir, acerca das relações de parentesco.


São ineficazes a condição e o termo apostos ao ato de reconhecimento do filho.

Alternativas
Q3095756 Direito Civil

À luz do Código Civil, julgue o item a seguir, acerca das relações de parentesco.


A filiação prova‑se pela certidão do termo de nascimento registrada no registro civil.

Alternativas
Q3095754 Direito Civil

À luz do Código Civil, julgue o item a seguir, acerca das relações de parentesco.


Cada cônjuge ou companheiro é aliado aos parentes do outro pelo vínculo da consanguinidade.

Alternativas
Q3095752 Direito Civil

À luz do Código Civil, julgue o item a seguir, acerca das relações de parentesco.


São parentes em linha colateral ou transversal, até o quinto grau, as pessoas provenientes de um só tronco, sem descenderem uma da outra.

Alternativas
Q3095751 Direito Civil

À luz do Código Civil, julgue o item a seguir, acerca das relações de parentesco.


São parentes em linha reta as pessoas que estão umas para com as outras na relação de ascendentes e descendentes.

Alternativas
Q2926828 Direito Civil

Sobre o direito de reconhecimento de filiação, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Q2909720 Direito Civil
Supondo que Asnésio possua uma linhagem familiar completa, é correto afirmar que, na linha colateral, são seus parentes naturais de quarto grau
Alternativas
Q2825076 Direito Civil

O reconhecimento dos filhos havidos fora do casamento pode ser feito no registro de nascimento, por escritura pública ou particular arquivada no cartório, ou por testamento, ou por manifestação direta e expressa perante o juiz. Conforme determina o art. 1.610 do Código Civil (2002), o reconhecimento é

Alternativas
Q2729900 Direito Civil

A guarda compartilhada é um dispositivo que vem como um direito das crianças de serem educadas por ambos os pais, nesse sentido compreende que esse tipo de guarda traduz uma validação social para o exercício da paternidade e da maternidade mesmo após o rompimento conjugal. Assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Ano: 2022 Banca: IDECAN Órgão: TJ-PI Prova: IDECAN - 2022 - TJ-PI - Assistente Social |
Q2674832 Direito Civil

A Lei 11.698/2008 alterou alguns artigos do Código Civil de 10 de janeiro de 2002 para instituir e disciplinar a guarda compartilhada. Em 2014, com a aprovação da Lei 13.058, algumas correções foram realizadas, principalmente no tocante à obrigatoriedade do magistrado em observar e aplicar a guarda compartilhada, com prioridade, mesmo que não haja consenso entre os genitores, desde que ambos estejam aptos a exercer o poder familiar e que nenhum deles declare que não deseja a guarda do filho. Ainda de acordo com a nova lei, analise as afirmativas a seguir:

-

I. Para estabelecer as atribuições do pai e da mãe e os períodos de convivência sob guarda compartilhada, o juiz, de ofício ou a requerimento do Ministério Público, deverá basear-se na oitiva dos filhos, visando à divisão equilibrada do tempo com o pai e com a mãe.

II. Qualquer estabelecimento público ou privado é obrigado a prestar informações a qualquer dos genitores sobre os filhos destes, sob pena de multa de R$ 500,00 (quinhentos reais) a R$ 1.000,00 (mil reais) por dia pelo não atendimento da solicitação.

III. A guarda unilateral obriga o pai ou a mãe que não a detenha a supervisionar os interesses dos filhos, e, para possibilitar tal supervisão, qualquer dos genitores sempre será parte legitima para solicitar informações e/ou prestação de contas, objetivas ou subjetivas, em assuntos ou situações que direta ou indiretamente afetem a saúde física e psicológica e a educação de seus filhos.

IV. A alteração não autorizada ou o descumprimento imotivado de cláusula de guarda unilateral ou compartilhada implicará perda da guarda atribuída ao seu detentor.

-

Assinale

Alternativas
Q2307541 Direito Civil
No processo de habilitação para casamento de Denis e Maria, o primo de um dos nubentes arguiu que, embora Denis fosse divorciado, a partilha dos bens do seu casamento anterior ainda não havia sido decidida.

Esse fato:
Alternativas
Q2287485 Direito Civil
Com base no Código Civil, assinale a alternativa correta, quanto às relações de parentesco.
Alternativas
Q2261421 Direito Civil
O primo de “A”, filho do irmão do pai de “A”, é parente de “A” em:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: TJ-RJ Prova: VUNESP - 2023 - TJ-RJ - Juiz Substituto |
Q2254948 Direito Civil
José, com 18 anos, era registrado como filho de Pedro. Entretanto, descobriu que sua mãe Maria, no período de sua concepção, estava separada de fato de Pedro e teria tido um relacionamento amoroso com Isaías, falecido há dois anos. Isaías tinha características físicas muito semelhantes a José. Este, então, propôs ação de reconhecimento de paternidade contra os sucessores de Isaías, cumulada com petição de herança. Pedro subscreveu declaração escrita onde afirmou que concorda com a pretensão de José de buscar o seu verdadeiro vínculo biológico; declarou, ainda, que pretende manter sua condição de pai de José, em razão da afetividade que possui com ele. Acerca do caso narrado, pode-se corretamente afirmar que
Alternativas
Q2219070 Direito Civil

A partir do que dispõe o Código Civil, julgue o item.


O parentesco por afinidade limita-se aos ascendentes, aos descendentes e aos irmãos do cônjuge ou do companheiro e extingue-se com a dissolução do casamento ou da união estável. 

Alternativas
Q2208481 Direito Civil
É entendimento dominante e atual do Supremo Tribunal Federal: 
Alternativas
Q2207292 Direito Civil



Rômulo e Moema são casados por três anos, até que Moema conhece César e passa a integrar um triângulo amoroso.

Nesse interim, Moema engravida, o que causa muita desconfiança a Rômulo que, àquela altura, já se sabia portador de doença que diminui significativamente a capacidade para conceber.

Confronta, então, Moema que, depois de assumir o affair, lhe jura amor eterno e rigorosa fidelidade doravante. Diz mais: que sentia em seu coração que Bento, o bebê em sua barriga, era de Rômulo.

Rômulo registra o filho como seu. Todavia, anos depois, quando do divórcio, ingressa com ação negatória de paternidade.

Nesse caso, a Defensoria Pública que atua em favor de Rômulo deverá:

Alternativas
Q2169536 Direito Civil
Hugo tem um primo chamado Bernardo. Bernardo é filho do irmão do genitor de Hugo. O Código Civil, ao regulamentar o Direito de Família, enquadra essa situação de parentesco que popularmente conhecemos por “primo-irmão” como parentesco por
Alternativas
Q2099012 Direito Civil
O parentesco entre as pessoas naturais poderá ser civil, natural ou por afinidade. Por isso, é correto afirmar que
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: C
4: E
5: E
6: C
7: C
8: C
9: B
10: E
11: C
12: B
13: B
14: A
15: B
16: E
17: B
18: E
19: E
20: D