Questões de Concurso
Sobre sistema de vigilância alimentar e nutricional - sisvan em direito sanitário
Foram encontradas 57 questões
(__) A Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN) consiste em uma das diretrizes da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) do Ministério da Saúde.
(__) A VAN tem como objetivo a análise permanente da situação de saúde da população para a organização e a execução de práticas mais adequadas para o agravamento e negligência de todas as formas de má nutrição, incluindo a desnutrição, o excesso de peso e a obesidade e outros agravos relacionados à alimentação e nutrição com as doenças crônicas.
(__) A VAN fornece subsídios para as decisões políticas, para auxiliar no planejamento, no monitoramento e no gerenciamento de programas relacionados com a melhoria dos padrões de consumo alimentar e do estado nutricional da população.
Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/glossario/vigilancia-alimentar-e-nutricional
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA.
I – A água utilizada como ingrediente na fabricação de gelados comestíveis deve atender ao padrão de potabilidade, porém não é obrigatório apresentação de laudos laboratoriais.
II – A mistura para fabricação de gelados comestíveis elaborada com leite, constituintes do leite, produtos lácteos, ovos e ou produtos de ovos deve ser, obrigatoriamente, submetida à pasteurização.
III – A responsabilidade pelo processamento deve ser exercida por funcionário devidamente capacitado em curso com carga horária mínima de 40 horas, abordando, no mínimo, os seguintes temas: Microbiologia de Alimentos; Boas Práticas de Fabricação; Processamento Tecnológico e Pasteurização de Gelados Comestíveis; Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle.
Agora, assinale a alternativa CORRETA.
( ) A detecção da Salmonella ocorre a partir do isolamento do agente coletado, através do teste de escarro de BAAR.
( ) Uma forma de identificação da doença, em pacientes com infecção ativa, é através da coleta de fezes ou vômito. Para crianças ou indivíduos com dificuldade de obtenção de amostras, deve ser priorizada a utilização de swabs retais.
( ) A pesquisa de Salmonella Typhi nas fezes é indicada para pacientes com suspeita de febre tifoide a partir da segunda semana do surgimento dos sintomas da doença, assim como na fase de convalescença e na detecção de portadores.
( ) Uma forma de detecção da Salmonella é através da análise dos alimentos com suspeita de contaminação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando as assertivas de cima para baixo.
O botulismo é uma doença neuroparalítica grave, rara, não contagiosa, causada pela ação de uma potente do Clostridium botulinum (C botulinum). A doença pode levar à morte por paralisia da musculatura respiratória.
Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/botulismo/>. Acesso em: mar. 2024.
Como ocorre a contaminação?
Boas Práticas são normas de procedimentos para atingir um determinado padrão de identidade e qualidade de um produto e/ou serviço, entre os quais a produção de alimentos. Logo, são regras que, quando praticadas, ajudam a prevenir perigo. O manipulador não treinado pode contaminar o alimento em qualquer etapa da cadeia produtiva.
Disponível em: < https://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/seguranca_alimentar/boasprat icasbancoalimentos.pdf>. Acesso em: 26 mar. 2024.
Para uma conduta adequada de manipulador a fim de que não haja contaminação dos alimentos, os manipuladores
A alimentação dentro dos padrões higiênicos satisfatórios é uma das condições essenciais para a promoção e manutenção da saúde; a deficiência nesse controle é responsável pela ocorrência de surtos de DTA. A Organização Mundial de Saúde (OMS) define DTA como doenças de origem infecciosa ou tóxica causadas pelo consumo de água ou alimento contaminado.
Disponível em: < https://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/seguranca_alimentar/boasprat icasbancoalimentos.pdf>. Acesso em: 26 mar. 2024.
A patologia cujo sintomas clínicos estão relacionados ao trato digestivo, como náuseas, vômitos e diarreias e causada pelo consumo de alimentos contaminados por bactérias, fungos, vírus e outros microrganismos ou sua toxina, é definida como
Os alimentos tornam-se suscetíveis à contaminação ao longo da cadeia produtiva, desde o recebimento até a distribuição, podendo transmitir doenças e causar, até mesmo, a morte de quem os venha a consumir.
Disponível em: < https://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/seguranca_alimentar/boasprat icasbancoalimentos.pdf>. Acesso em: 26 mar. 2024.
Quais os tipos de perigo que podem contrariar a segurança alimentar e podem ter alto risco de consumo?