Questões de Concurso Público Petrobras 2014 para Médico(a) do Trabalho Júnior

Foram encontradas 37 questões

Q454382 Segurança e Saúde no Trabalho
A Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, instituída por Portaria em 23 de agosto de 2012, define os princípios, as diretrizes e as estratégias a serem observados pelas três esferas de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), para o desenvolvimento da atenção integral à saúde do trabalhador.

Segundo essa política, entre os princípios e as diretrizes por ela definidos, incluem-se os seguintes:
Alternativas
Q454383 Segurança e Saúde no Trabalho
Relacionados à questão da saúde do trabalhador para populações com maior vulnerabilidade, têm-se os trabalhos infantil e o de adolescentes, que devem ser uma preocupação dos serviços de saúde do trabalhador.

Nesse grupo populacional,
Alternativas
Q454384 Segurança e Saúde no Trabalho
Qual aspecto deve ser considerado como característica das relações saúde-trabalho, no Brasil contemporâneo?
Alternativas
Q454385 Segurança e Saúde no Trabalho
Nos locais de trabalho onde são executadas atividades que exigem solicitação intelectual e atenção constantes, tais como salas de controle, laboratórios, escritórios, salas de desenvolvimento ou análise de projetos, é recomendada, por norma regulamentadora (NR17), a seguinte condição de conforto:
Alternativas
Q454386 Segurança e Saúde no Trabalho
As ações de vigilância em saúde do trabalhador são influenciadas, diretamente, pela medicina social latino-americana e pela experiência italiana de reforma sanitária.

Uma das características norteadoras dessas ações é a(o)
Alternativas
Q454387 Segurança e Saúde no Trabalho
As pneumoconioses são doenças pulmonares relacionadas etiologicamente à inalação de poeiras em ambientes de trabalho. Podem ter, no seu mecanismo fisiopatogênico, o aparecimento ou não de fibrose.

Entre as pneumoconioses que cursam sem fibrose, têm-se as seguintes:
Alternativas
Q454388 Segurança e Saúde no Trabalho
De acordo com o INMETRO, a ficha de informações de segurança de produtos químicos deve conter, dentre outras, as seguintes informações:
Alternativas
Q454389 Segurança e Saúde no Trabalho
As doenças infecciosas e parasitárias (DIP) relacionadas ao trabalho apresentam algumas características que as distinguem dos demais grupos.

São exclusivamente DIP que possam ser relacionadas ao trabalho, conforme a portaria publicada pelo Ministério da Saúde, as seguintes doenças:
Alternativas
Q454390 Segurança e Saúde no Trabalho
São considerados pela literatura médica os seguintes fatores de risco posturais e/ou ocupacionais para os ombros:
Alternativas
Q454391 Segurança e Saúde no Trabalho
Representam pressupostos da promoção à saúde e ambientes e a processos de trabalho saudáveis, EXCETO a(o)
Alternativas
Q454392 Segurança e Saúde no Trabalho
As ocupações que envolvem manipulação ou exposição à gasolina, aos solventes, às colas, às tintas, aos vernizes e aos solventes de borracha, entre outros, podem apresentar um número grande de alterações laboratoriais inespecíficas.

Dentre as alterações mais frequentes, encontram-se
Alternativas
Q454393 Segurança e Saúde no Trabalho
Com relação à Análise Ergonômica do Trabalho, considere as afirmações a seguir:

I - A análise da tarefa compreende a identificação e a compreensão do trabalho prescrito e dos requisitos físicos para execução da tarefa.

II - A análise da atividade abrange a etapa de observação do trabalho realmente realizado, por meio da observação das atividades físicas e mentais do trabalhador.

III - A análise de demanda é a etapa de entendimento da situação, que passa pela contextualização do problema proposto pela tarefa em análise, nos cenários interno e externo à empresa.

IV - A análise de diagnóstico corresponde à etapa de confrontação da tarefa com a atividade, cujo objetivo é verificar as diferenças entre o trabalho prescrito e o trabalho realizado, e determinar as incorreções da tarefa frente às potencialidades e às limitações do ser humano.

É correto o que se afirma em
Alternativas
Q454394 Segurança e Saúde no Trabalho
A imunização ocupacional é uma das principais aliadas aos serviços de saúde do trabalhador por ser de baixo custo e de alto impacto na prevenção de doenças infecciosas, especialmente em trabalhadores viajantes.

Nesse caso, uma indicação de imunização ocupacional é vacinar os trabalhadores viajantes
Alternativas
Q454396 Segurança e Saúde no Trabalho
O protocolo de investigação de dano em trabalhadores expostos ao benzeno deve conter as seguintes informações e/ou procedimentos, EXCETO:
Alternativas
Q454397 Segurança e Saúde no Trabalho
Conforme os procedimentos técnicos para a notificação compulsória de agravos à saúde do trabalhador, pertencem, exclusivamente, ao grupo de agravos de notificação compulsória, os seguintes:
Alternativas
Q454398 Segurança e Saúde no Trabalho
Os veículos motorizados poluem a atmosfera por meio do processo de combustão incompleta, ou seja, quando o combustível injetado no cilindro não encontra quantidade suficiente de ar para sua queima.

Esses poluentes são denominados primários. Dois poluentes que fazem parte desse grupo são:
Alternativas
Q454400 Segurança e Saúde no Trabalho
A Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, instituída por Portaria em 23 de agosto de 2012 apresenta, em um dos seus objetivos, o fortalecimento da Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) e a integração com os demais componentes da Vigilância em Saúde.

São pressupostos da VISAT, à EXCEÇÃO de:
Alternativas
Q454401 Segurança e Saúde no Trabalho
O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) é uma ferramenta rotineira, no campo da higiene ocupacional, para o médico do trabalho.

Dentro dessa programação, são avaliações integrantes do PCMSO as seguintes atividades:
Alternativas
Q454402 Segurança e Saúde no Trabalho
Uma significativa parcela de trabalhadores em turnos rodiziantes sofre com o desconforto e o mal-estar provocados por jornadas de trabalho noturnas, não só pela dessincronização interna dos ritmos biológicos intrínsecos ao organismo, que pode agravar doenças já em curso, como também pelos conflitos sociofamiliares que proporcionam.

Em face do exposto, são considerados inaptos para o trabalho em turnos rodiziantes os trabalhadores com diagnóstico em
Alternativas
Q454403 Segurança e Saúde no Trabalho
Um trabalhador sofreu acidente de trabalho, com ferramenta manual elétrica de corte, que resultou em lesão perfurocontundente extensa na mão D. Após esse evento, e mesmo com a ferida satisfatoriamente cicatrizada e sem sequelas, passou a apresentar irritabilidade, distúrbios do sono com pesadelos que reviviam o acidente sofrido e a dor suportada, tensão emocional com sobressaltos ao ruído da ferramenta, acompanhada de mal-estar, sudorese e taquicardia.

Nesse caso, um diagnóstico provável é o de
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: B
4: D
5: E
6: C
7: D
8: C
9: A
10: E
11: A
12: C
13: D
14: E
15: C
16: E
17: D
18: E
19: C
20: E