Questões de Concurso Público MPO 2013 para Todos os Cargos, Conhecimentos Básicos
Foram encontradas 15 questões
No trecho “que ocupam os patamares inferiores da pirâmide social” (l.19-20), o pronome “que” introduz uma oração que restringe a significação do antecedente “os” (l.19).
De acordo com o texto, a competição por status e bens materiais estabelece um alto grau de desigualdade no interior dos países capitalistas, o que corrói a riqueza por eles acumulada.
Na linha 2, o sinal de dois-pontos foi empregado em virtude da extensão do período e da apresentação de uma ideia pleonástica com isolamento sintático e semântico.
No trecho “o conceito se aplica tanto aos países ricos quanto aos pobres” (l.2-3), o termo “quanto”, em correlação com o advérbio “tanto”, introduz o segundo elemento de uma comparação de igualdade.
Seriam mantidos a correção gramatical e o sentido do texto, caso o termo “portanto” (l.7) fosse substituído por pois, empregado com valor explicativo.
A expressão “esses critérios” (l.11) retoma, por coesão sequencial, o trecho “renda per capita e PIB” (l.6).
No texto, os termos “no máximo” (l.8-9) e “sem aviso” (l.12) estão isolados por vírgulas porque ambos exercem função adverbial nas orações a que pertencem e foram deslocados de suas posições originais, ou seja, não estão em ordem direta.
Mantendo-se a correção gramatical, o trecho “e isso o deixava muito atrapalhado” (l.16-17) poderia, antecedido por vírgula, ser assim reescrito: o que o deixava muito atrapalhado.
No trecho “ele até se espantava ao ver que não avançava no curso” (l.12-13), o uso da ênclise com o infinitivo manteria a correção gramatical e o sentido do texto na reescrita seguinte: ele até espantava ao ver-se que não avançava no curso.
Na linha 27, o emprego do sinal indicativo de crase justifica-se pela fusão de preposição e artigo feminino na locução adverbial de modo.
A oração “que, em nossos tempos de crise, eles voltem mais uma vez a constituir essa força em um Ocidente sitiado e incerto” (l.19-21) complementa o significado do adjetivo “possível” (l.19).
Segundo o texto, no mundo moderno, mesmo as sociedades consideradas contraintelectuais dependem da alta tecnologia e do desenvolvimento científico.
Infere-se da argumentação do autor que, atualmente, a reforma política e a mudança social apresentam relação direta com a instrução universitária
Pela mesma regra de acentuação gráfica, justifica-se o acento gráfico nos vocábulos “países”, “possível” e “difícil”.
Não acarretaria prejuízo para o sentido original nem para a coesão textual a substituição de “dilema” por conjuntura na seguinte reescritura do último período do texto: É essa a conjuntura do século XXI.