Questões de Concurso Público PC-PB 2009 para Perito Oficial Químico-Legal
Foram encontradas 26 questões
I Os fármacos, para apresentarem alta potência terapêutica, devem possuir alta afinidade pelos receptores celulares. II Os fármacos em alta concentração no tecido-alvo são capazes de gerar diferentes efeitos celulares, e estes são proporcionais ao grau de ocupação dos receptores das células. III A determinação de uma curva de dose e resposta de um fármaco permite comparar a potência de diferentes fármacos que causam efeitos qualitativamente similares. IV A determinação de uma curva de dose e resposta de um fármaco permite determinar a afinidade do fármaco pelos receptores celulares.
Estão certos apenas os itens
O gráfico acima representa a relação dose/resposta para uma substância hipotética em uma população homogênea, sendo que o efeito medido foi a letalidade. A respeito dessa análise toxicológica, em que DL50 é a dose que causou a morte de 50% dos indivíduos analisados, assinale a opção correta.
I Além da dopamina, o glutamato e as prostaglandinas são exemplos de mediadores químicos do SNC. II Os termos neuromodulador e neurotransmissor são similares no SNC. III No SNC, apenas os neurônios desempenham papel sinalizador com a liberação de mediadores químicos. IV Devido à complexidade das interconexões neuronais presentes no SNC, a interferência induzida por fármacos nesses sistemas pode apresentar diversos efeitos adversos. V No SNC, a dopamina age principalmente nos canais controlados por voltagem.
A quantidade de itens certos é igual a
I Com relação às substâncias psicoativas, os termos dependência e vício nomeiam situações similares. II As substâncias produtoras de dependência ativam a via dopaminérgica mesolímbica. III O aumento da produção da adenosina no SNC está associado aos processos de dependência de várias substâncias, como a cocaína. IV A dependência de fármacos está relacionada a alguns fatores genéticos, que são predisponentes à geração de tolerância.
Estão certos apenas os itens
I As anfetaminas inicialmente promovem um aumento na atividade mental e física do usuário como euforia, excitação e estimulação locomotora. II As anfetaminas apresentam ações parassimpatomiméticas periféricas como elevação da pressão arterial e inibição da motilidade gastrintestinal. III Os efeitos das anfetaminas observados são decorrentes da liberação de acetilcolina no cérebro. IV As anfetaminas, após uso prolongado, causam degeneração das terminações nervosas que contêm aminas. V Fármacos com mecanismos de ação semelhantes ao das anfetaminas causam acentuada anorexia após uso crônico e prolongado.
A quantidade de itens certos é igual a