Questões de Concurso Público UFSC 2010 para Professor - Artes Visuais
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I. A carga horária mínima anual será de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias letivos de efetivo trabalho escolar, excluindo o tempo reservado aos exames finais, quando houver.
II. Será considerado aprovado o aluno que obtiver no mínimo, setenta e cinco por cento de frequência ou a média mínima estipulada no regimento escolar.
III. A escola poderá oferecer estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento, a serem disciplinados pelas instituições de ensino em seus regimentos.
IV. A carga horária mínima anual será de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias letivos de efetivo trabalho escolar, incluindo o tempo reservado aos exames finais, quando houver.
V. A avaliação do desempenho do aluno será contínua e cumulativa, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.
Assinale a alternativa CORRETA.
( ) esta modalidade de educação escolar deverá ser oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para alunos portadores de necessidades especiais.
( ) haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela de educação especial.
( ) os alunos que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do Ensino Fundamental e Médio, em virtude de suas deficiências, terão garantida a terminalidade específica.
( ) currículos, métodos, técnicas e recursos educativos deverão ter organização específica para atender às necessidades dos alunos com necessidades especiais.
( ) haverá professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses alunos nas classes comuns.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
I. instrumento seletivo, para medir, com vistas a reprovar ou permitir a continuidade dos estudos.
II. reflexão permanente sobre a realidade e acompanhamento, passo a passo, do educando na sua trajetória de construção do conhecimento.
III. processo contínuo no qual o professor pode acompanhar a construção do conhecimento, verificando os vários estágios do desenvolvimento do aluno e julgando-o em determinado momento.
IV. processo sistemático e intencional de acompanhamento da relação entre o planejamento, o ensino e a aprendizagem, para compreender as necessidades dos alunos com a preocupação de dar ao professor informações para criar e recriar situações didáticas provocadoras de aprendizagens.
V. prática concebida como julgamento de resultados predeterminados, baseando-se na autoridade e respeito do professor.
Assinale a alternativa CORRETA.
De acordo com Veiga, currículo é um importante elemento constitutivo da organização escolar e implica necessariamente a interação entre sujeitos que têm um mesmo objetivo e a opção por um referencial teórico que o sustente (2002, p.26). Numa perspectiva crítica mais abrangente e visando a transformação social que deve se traduzir em propostas de intervenção na sociedade, entende-se como currículo:
I. alternativa pedagógica que se caracteriza por romper as barreiras entre as disciplinas, respeitando a verdade e a relatividade de cada uma.
II. alternativa pedagógica que consiste num trabalho comum tendo em vista a interação das disciplinas científicas, de seus conceitos diretrizes, de sua metodologia, de seus procedimentos, de seus dados e da organização do seu ensino.
III. aglutinação dos conteúdos de diversas disciplinas tendo em vista suas eventuais aproximações.
IV. forma de enfatizar a socialização do saber elaborado como pressuposto básico para a democratização do ensino.
V. forma de promover a coparticipação, reciprocidade, mutualidade, diálogo – elementos que caracterizam a integração não apenas das disciplinas, mas de todos os fatores envolvidos no processo educativo.
Assinale a alternativa CORRETA.
Relacione as descrições apresentadas na coluna 2 com os respectivos artistas catarinenses enumerados na coluna 1.
Coluna 1
I. Victor Meirelles
II. Julia Amaral
III. Martinho de Haro
IV. Meyer Filho
V. Franklin Cascaes
VI. Eli Heil
VII. Fernando Lindote
VIII. Hassis
Coluna 2
( ) A folha da bananeira é um dos elementos de suas composições.
( ) Pesquisa o próprio corpo como um problema recorrente a ser investigado.
( ) Apresenta retratos, cenas históricas, paisagens e panoramas.
( ) Possui sede de criação, um mundo abriga seu acervo.
( ) Poeta da cor, criou e recriou a cidade com alguma liberdade e muita poesia.
( ) Como modernista, persegue uma singularidade, e suas imagens se cruzam na via de um erotismo que desconhece proibições.
( ) Mito vivo da ilha, seus desenhos e esculturas integram o acervo do Museu Oswaldo Rodrigues Cabral.
( ) Insere arte no dia a dia das pessoas e da cidade; paredes, pedras e árvores gritam em sua obra.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
Maria Christina Rizzi, em Reflexões sobre a Abordagem Triangular do ensino da Arte (BARBOSA (org.) 2008, p. 335-348), aponta que uma das mais constantes críticas que a Abordagem Triangular tem recebido é a de entender a proposta como uma simples tradução do americano Discipline Based Art Education - DBAE. Rizzi afirma que a própria autora, Ana Mae Barbosa, discorda dessa compreensão, uma vez que a equipe americana propunha a disciplinarização do ensino da arte como postura epistemológica, enquanto Ana Mae sistematiza uma postura:
Com relação à etapa Realismo intelectual de Luquet, é CORRETO afirmar que:
( ) Os elementos visuais apresentam-se sempre articulados expressivamente e em situações compositivas indicadas por: movimentos, direções, ritmos, contrastes, tensões, proporção etc.
( ) A linha é resultante do deslocamento de uma forma e vai concretizar-se em direções e extensões. Sendo bidimensionais, as linhas se articulam virtualmente.
( ) As texturas são aparências visuais resultantes da materialidade das superfícies ou dos tratamentos gráfico-plásticos dados aos espaços visivos.
( ) O valor exato de cada cor dependerá do conjunto em que é vista, de um contexto colorístico. De acordo com as relações colorísticas, a mesma cor pode definir o espaço de maneiras diferentes.
( ) As formas superpostas nos permitem perceber melhor espaços bidimensionais estáticos. Além disso, ordenam os movimentos visuais em direção horizontal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
Disponível em: www.itaucultural.org.br Acesso em: 13 maio 2010.
Com relação às Teorias do desenvolvimento estético, é CORRETO afirmar que:
Com relação à autora e a sua proposta, é CORRETO afirmar que:
A perspectiva da educação para a compreensão crítica da cultura visual pressupõe:
A presença da imagem na sala de aula e a leitura de imagens presente no cotidiano escolar requerem preparo dos professores para proporem abordagens e ações que promovam a educação estética. Metodologias de leitura vêm contribuindo nesse sentido, como a apresentada por Edmund Burke Feldman (1970), cujo processo de leitura envolve:
Explorar imagens produzidas anteriormente como referências para criação do trabalho artístico, tornando explícito para o observador o uso dessas imagens, é uma das características da arte contemporânea, conhecida como:
I. Se a realidade continua a ser missão das artes, o propósito da arte-educação, então, é contribuir para o entendimento dos panoramas social e cultural habitados pelo indivíduo.
II. As compreensões cultivadas por meio do estudo da arte são formas de deliberação que podem preparar os fundamentos para uma liberdade cultural e uma ação social.
III. A capacidade para fazer julgamentos amadurece quando, no ensino, intencionalmente se organizam situações que provoquem o desenvolvimento mental, incluindo a imaginação, por meio da criação e da reflexão.
Assinale a alternativa CORRETA.
Coluna 1
I. Objetivos educacionais em Arte.
II. Conteúdos escolares em Arte.
III. Métodos de ensino e aprendizagem em Arte.
IV. Meios de comunicação escolares em Arte.
Coluna 2
( ) São as metas a serem atingidas a curto, médio e longo prazos.
( ) São os diversos materiais didáticos e mídias, contendo informações e possibilitando comunicações.
( ) São os caminhos educativos a serem percorridos pelos alunos.
( ) São os “modos pedagógicos de fazer”, de forma que os alunos vivenciem processos de produção e de entendimento sensível-cognitivos.
( ) Explicitam as ações culturais mais essenciais e abrangentes que os alunos devem ser capazes de praticar.
( ) São selecionados para uso comunicacional durante a relação educativa.
( ) São os assuntos substantivos em arte a serem trabalhados.
( ) São aspectos essenciais selecionados pelos professores, dentre os conhecimentos artísticos e estéticos histórico-culturalmente produzidos e em produção pela humanidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
Ana Mae Barbosa, em seu livro Tópicos e Utópicos (1998), ao abordar A Multiculturalidade e os Parâmetros Curriculares Nacionais de 97/98, critica a proposta de transversalidade presente nos PCN, declarando que não se trata de problema transversal, mas básico para uma educação democrática. Aponta como uma das principais questões que norteiam a atitude multiculturalista no ensino da arte: