Questões de Concurso Público UFAL 2016 para Médico Veterinário - Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais

Foram encontradas 25 questões

Q835305 Veterinária

Sabe-se que o choque em pequenos animais pode ser definido por uma severa insuficiência da perfusão capilar, incapaz de manter a função normal das células. Dessa hipoperfusão sobrevém várias alterações funcionais que, quando somadas e não corrigidas, conduzem a irreversibilidade da síndrome.


Em relação à terapia do choque em pequenos animais assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q835306 Veterinária

A laparoscopia em pequenos animais vem ganhando destaque nos últimos anos em clínicas e hospitais veterinários. As vantagens da sua utilização incluem: possibilidade de realizar procedimentos diagnóstico e terapêutico em uma única intervenção, realização de incisões menores provocando um menor traumatismo tecidual, menor manipulação das vísceras abdominais, redução da dor no pós-operatório e períodos reduzidos de convalescença hospitalar, quando comparado com os métodos cirúrgicos tradicionais.


Em relação ao acesso laparoscópico à cavidade peritoneal de cães e gatos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q835307 Veterinária

O princípio da cicatrização é comum a todos os tecidos; porém, cada um deles apresenta particularidades próprias. É importante que o cirurgião reconheça tais particularidades para planejar adequadamente o ato operatório.


Dadas as afirmativas em relação aos conhecimentos dos tipos de cicatrização e a aplicação cirúrgica nos tecidos em pequenos animais,


I. Na cirurgia de tendões, preconiza-se minimizar a formação de fibras transversas, através de manejo atraumático. Nesse caso, deve-se evitar o pinçamento do tendão, repará-lo com agulhas retas para manipulação e, para síntese, utilizar fio inabsorvível e padrões de sutura tipo Bünell ou Kessler.

II. A cicatrização do peritônio ocorre por proliferação endotelial a partir das bordas da ferida e se dá entre 8 a 15 dias.

III. A capacidade de regeneração do músculo é menor quando sua continuidade não for totalmente interrompida, como acontece em contusões ou esmagamentos.

IV. A osteogênese ocorre a partir do periósteo e endósteo e envolve as seguintes fases: formação, vascularização, ossificação e remodelação do calo ósseo.


verifica-se que estão corretas apenas

Alternativas
Q835308 Veterinária

As ceratites ulcerativas consistem na perda de uma ou mais camadas da córnea, e estão entre as doenças oculares mais comuns em pequenos animais. Úlceras não complicadas (superficiais) cicatrizam rapidamente e com mínima formação de cicatriz, ao passo que úlceras profundas complicadas podem prejudicar a visão devido à cicatrização corneal.


Dadas as afirmativas em relação aos conhecimentos relacionados à córnea e às suas lesões ulcerativas superficiais e profundas em pequenos animais,


I. A córnea possui características peculiares com importância cirúrgica prática, o que inclui ser transparente, brilhante, lisa e vascular.

II. A dor é mais acentuada nas úlceras superficiais, pois nessa parte da córnea as terminações nociceptivas são mais numerosas.

III. Úlceras não complicadas (superficiais) cicatrizam lentamente, em torno de 40 dias, e podem prejudicar a visão devido à cicatrização corneal.

IV. A ceratite ulcerativa grave (profunda) pode levar a perda do olho devido à endoftalmite, glaucoma, perfuração e Phthisis bulbi secundários.


verifica-se que estão corretas apenas

Alternativas
Q835309 Veterinária

A escolha do método de osteossíntese para as fraturas em pequenos animais deve ser feita baseando-se em alguns critérios precedentes, dentre eles as forças atuantes na fratura, que são a flexão, rotação, cisalhamento e aposição de fragmentos.


Dadas as afirmativas sobre as forças atuantes em fraturas de ossos longos em cães,


I. O uso de um único pino intramedular neutraliza as forças de flexão e cisalhamento.

II. A aplicação de um fixador esquelético externo neutralizará as forças de rotação, flexão e cisalhamento.

III. O uso de mais de um pino intramedular neutralizará as forças de rotação e flexão.

IV. O uso de uma placa óssea não neutralizará a força de aposição de fragmentos.


verifica-se que estão corretas apenas

Alternativas
Q835310 Veterinária
Sobre as técnicas de herniorrafia perineal, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q835311 Veterinária

Os procedimentos cirúrgicos e anestésicos representam diferentes graus de agressão ao paciente. A intensidade da resposta orgânica está relacionada à severidade dessa agressão e às condições físicas do animal. É importante considerar que indivíduos com alterações fisiológicas importantes apresentem elevado risco anestésico/cirúrgico. Nesses casos, é importante calcular o momento mais adequado para realização da cirurgia.


Em relação à fluidoterapia pré e transoperatórias em pequenos animais, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q835312 Veterinária

A acidose em pequenos animais pode ser respiratória, quando houver algum problema com a ventilação pulmonar, ou metabólica, nos casos de acúmulo de catabólitos ácidos decorrentes do metabolismo tecidual anaeróbico.


Sobre a reposição intravenosa do bicarbonato de sódio, em cães que se encontrem em acidose metabólica, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q835313 Veterinária
Dependendo de sua causa, o manejo de feridas exige tratamentos diferenciados. Dadas as alternativas, assinale a correta.
Alternativas
Q835314 Veterinária
É muito importante que o cirurgião de pequenos animais estime a dor associada à intervenção operatória que irá executar para que seu paciente receba o melhor protocolo analgésico que atenda às necessidades trans e pós-operatórias. Assinale a alternativa que corresponde à técnica cirúrgica a ser realizada e à intensidade dolorosa.
Alternativas
Q835315 Veterinária
Sobre os princípios de cirurgia plástica e reconstrutiva em cães e gatos, em relação às técnicas de remoção de defeitos cutâneos irregulares, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q835316 Veterinária
Em relação a redução cirúrgica de hérnias diafragmática, qual a alternativa correta?
Alternativas
Q835317 Veterinária

As infecções cirúrgicas na Medicina Veterinária representam um grande desafio, pois um elevado percentual de pacientes é afetado por infecções de tipo e severidade variáveis. Mesmo com o avanço dos antibióticos não somente permaneceu o problema das infecções adquiridas, em feridas cirúrgicas e ambientes hospitalares, como aumentaram as dificuldades relacionadas à prevenção e o controle das infecções cirúrgicas consequentes ao uso desordenado desses fármacos.


Dentre os principais micro-organismos isolados em cada sistema corporal, assinale a alternativa que relacione o tipo de cirurgia aos principais patógenos mais comumente encontrados.

Alternativas
Q835318 Veterinária
Sobre as características dos fios de sutura comumente utilizados nas cirurgias abdominais, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q835319 Veterinária
Sobre as afecções oftalmológicas, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q835320 Veterinária
A escolha da melhor abordagem para toracotomia intercostal depende da exposição exigida e do processo patológico subjacente. Assinale o acesso cirúrgico recomendado para o processo patológico correspondente.
Alternativas
Q835321 Veterinária
Baseado no Código de Ética do Médico Veterinário, é considerada uma infração grave:
Alternativas
Q835322 Veterinária

Os animais de raças braquicefálicas muitas vezes apresentam condições de partos distócicos, que podem ser atribuídos a problemas de origem materna ou fetal. Dadas as afirmativas quanto às diversas causas de distocia em cadelas,


I. A inércia uterina pode ser observada em situações com número muito pequeno de filhotes (síndrome do feto-único), não havendo estímulo suficiente para o início do trabalho de parto, ou devido a um número excessivo de fetos, gerando uma distensão excessiva do miométrio.

II. Nos casos de inércia uterina secundária, mas não na primária, a administração de agentes tocolíticos pode auxiliar na expulsão dos fetos, caso a cesariana não seja a opção de escolha.

III. Fêmeas muito jovens tendem a apresentar como causa de distocia primária a desproporção materna fetal absoluta, mas não a relativa.

IV. Especificamente em raças braquicefálicas, a redução do diâmetro bi-ilíaco materno, associada ao tamanho da cabeça dos fetos é um fator predisponente à distocia.


verifica-se que estão corretas apenas

Alternativas
Q835323 Veterinária

A causa mais comum de peritonite em cães é deiscência de feridas cirúrgicas gastrointestinais; já em gatos, a perfuração ou abcesso de processos neoplásicos são os mais frequentes. Dadas as afirmativas referentes à peritonite,


I. No diagnóstico de peritonite, recomenda-se análise citológica e cultura do líquido obtido por abdominocentese ou lavagem peritoneal de diagnóstico, sendo preferível amostras provenientes de abdominocentese.

II. O tratamento dos animais com peritonite deve incluir estabilização, administração de agentes antimicrobianos apropriados, correção do problema subjacente e drenagem da cavidade abdominal, conforme necessário.

III. Peritonite está presente se o fluido do lavado contém mais de 1.000 (inflamação leve a moderada) a 2.000 (peritonite marcada) glóbulos brancos / mL de fluido com presença de células degeneradas ou bactérias.

IV. Parâmetros bioquímicos utilizados para avaliar a presença de peritonite séptica são a concentração de glicose e lactato do fluido abdominal, sendo a concentração de glicose superior à glicemia, e a concentração de lactato, inferior à sérica.


verifica-se que estão corretas apenas

Alternativas
Q835324 Veterinária

Dadas as afirmativas sobre as neoplasias nasais e frontais em cães,


I. No sistema respiratório, os tumores são mais frequentes na região intranasal e paranasal, sendo a maioria dos tumores intranasais malignos.

II. O tratamento cirúrgico por meio de trepanação tem intenção em promover desobstrução e mais conforto respiratório, porém as recidivas são frequentes.

III. A radioterapia é o tratamento de escolha dos carcinomas intranasais.

IV. Nos carcinomas intranasais, o procedimento cirúrgico possibilita a remoção completa e um prolongamento na sobrevida do paciente.


verifica-se que estão corretas apenas

Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: B
4: C
5: D
6: D
7: C
8: D
9: C
10: B
11: C
12: D
13: C
14: E
15: B
16: D
17: D
18: B
19: D
20: A