Questões de Concurso Público UDESC 2015 para Técnico Universitário de Desenvolvimento - Engenheiro

Foram encontradas 50 questões

Q924757 Português

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo.


O que nosso cérebro faz de nós




Fonte: Caderno PrOA - http://www.clicrbs.com.br – acesso em 29-9-2015 – texto adaptado
Considerando a grafia das palavras, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas das linhas 07, 12, 36 e 43.
Alternativas
Q924758 Português

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo.


O que nosso cérebro faz de nós




Fonte: Caderno PrOA - http://www.clicrbs.com.br – acesso em 29-9-2015 – texto adaptado
Analise as seguintes afirmações acerca de determinadas formas verbais do texto:
I. As ocorrências da forma verbal (linhas 17 e 29) podem ser substituídas, respectivamente, por fazem e existe, sem que em nenhum dos casos haja incorreção gramatical. II. toma conhecimento substituiria adequadamente aprende (l. 32), havendo, no entanto, necessidade de ajustes na estrutura da frase. III. Na linha 39, dê explicações sobre substitui corretamente explique sem necessidade de ajustes estruturais na frase.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q924759 Português

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo.


O que nosso cérebro faz de nós




Fonte: Caderno PrOA - http://www.clicrbs.com.br – acesso em 29-9-2015 – texto adaptado
Analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, sobre determinados vocábulo do texto.
( ) Na frase que nosso humor é adaptável ao contexto. (l. 14), ocorrem dois vocábulos com mais letras que fonemas. ( ) Na linha 24, no fragmento a realidade nua e crua, as palavras em negrito têm o mesmo número de sílabas e de fonemas. ( ) Sobre o fragmento associando-os à mímica facial (l. 33), é correto dizer que ocorre um pronome e uma contração.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q924760 Português

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo.


O que nosso cérebro faz de nós




Fonte: Caderno PrOA - http://www.clicrbs.com.br – acesso em 29-9-2015 – texto adaptado
Quanto à pontuação em situações textuais e à acentuação gráfica de determinados vocábulos, avalie as afirmações que são feitas a seguir:
I. A vírgula da linha 03 separa um adjunto adverbial deslocado, assim como a da linha 08. II. As vírgulas da linha 18 separam orações reduzidas, as quais exercem funções distintas em relação à forma verbal fazem (l. 19). III. As ocorrências da palavra circuitos (l. 05 e 12) foram incorretamente grafadas no texto, visto apresentarem as condições exigidas para acentuação do i: ser tônico, formar sílaba sozinho, apresentando, portanto, um hiato. IV. Na linha 24, conhecê-lo recebe acento gráfico por tratar-se de um vocábulo terminado em e; no caso, um verbo no infinitivo, seguido de pronome.
Quais estão INCORRETAS?
Alternativas
Q924761 Português

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo.


O que nosso cérebro faz de nós




Fonte: Caderno PrOA - http://www.clicrbs.com.br – acesso em 29-9-2015 – texto adaptado
Avalie as seguintes afirmações a respeito de passagens do texto:
I. Se o vocábulo Se (l. 03) fosse substituído por Mesmo que, o sentido manter-se-ia o mesmo, havendo, no entanto, necessidade de ajuste na estrutura frasal. II. Ao usar a expressão No entanto (l. 16), o autor do texto informa que a ideia a ser apresentada a seguir se somará à anteriormente citada. III. Os fragmentos um dia (l. 40) e Daí pra diante (l. 41) funcionam como marcadores temporais; entretanto, nenhum deles faz referência a um tempo preciso.
Quais estão INCORRETAS?
Alternativas
Q924762 Legislação Estadual
Conforme a Lei nº 6.745, que dispõe sobre o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de Santa Catarina, analise as seguintes assertivas em relação às determinações sobre a Movimentação Funcional:
I. Recondução é a volta do funcionário ao cargo por ele anteriormente ocupado, em consequência de reintegração decretada em favor de outrem ou, sendo estável, quando inabilitado no estágio probatório em outro cargo efetivo para o qual tenha sido nomeado, ou, ainda, quando for declarada indevida a transferência, a promoção por antiguidade e o acesso. II. Substituição é o retorno ao serviço ativo do funcionário que se encontrava em disponibilidade e que foi aproveitado; deve realizar-se em cargo semelhante àquele anteriormente ocupado e de forma prioritária, antes mesmo de realizar concurso para aquele cargo. III. Readaptação funcional dar-se-á quando, não sendo possível a transferência, ocorrer modificação do estado físico ou das condições de saúde do funcionário, que aconselhe o seu aproveitamento em atribuições diferentes, compatíveis com a sua condição funcional. IV. Redistribuição é o deslocamento motivado de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central de pessoal, observados os seguintes requisitos: interesse da Administração; equivalência de vencimentos; manutenção da essência das atribuições do cargo; vinculação entre os graus de responsabilidade e complexidade das atividades; mesmo nível de escolaridade, especialidade ou habilitação profissional; e compatibilidade entre as atribuições do cargo e as finalidades institucionais do órgão ou entidade.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q924763 Legislação Estadual
De acordo com a Lei nº 6.745, são concedidas gratificações ao funcionário, EXCETO:
Alternativas
Q924764 Legislação Estadual
A UDESC tem por fim a produção, preservação e difusão do conhecimento científico, tecnológico, artístico, desportivo e cultural, por intermédio do fomento das atividades de ensino, pesquisa e extensão. São finalidades da UDESC, EXCETO:
Alternativas
Q924765 Legislação Estadual
De acordo com o Regimento Geral da UDESC, aprovado pela Resolução nº 044/2007, são conselhos que fazem parte da estrutura organizacional da UDESC, EXCETO:
Alternativas
Q924766 Legislação Estadual
Conforme a Lei Complementar nº 345, que dispõe sobre o Plano de Carreiras dos servidores da Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, o servidor não terá direito a quaisquer das modalidades de progressão nas seguintes situações:
I. Tiver recebido pena de suspensão disciplinar no período aquisitivo de cada progressão. II. Possuir falta injustificada superior a cinco dias no período aquisitivo de cada progressão. III. Sofrer prisão no período aquisitivo de cada progressão. IV. Estiver, na data da progressão, em licença para concorrer ou exercendo cargo eletivo.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q924767 Raciocínio Lógico
Considere a seguinte proposição composta:
Se Ana não está com a carteira de habilitação vencida então ela pode dirigir seu carro.
Temos uma sentença proposicional composta falsa quando:
Alternativas
Q924768 Raciocínio Lógico
Considere a figura associada à tabela-verdade inicial da fórmula (P → ~RS) , onde apresentamos as colunas iniciais das interpretações do valor-lógico dos símbolos proposicionais P, R e S. A avaliação correta da última coluna da correspondente tabela- verdade, onde ~ representa o conetivo da negação, → representa o conetivo do condicional e ⋁ representa o conetivo da disjunção, é:
Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q924769 Raciocínio Lógico
Sejam A, B e C proposições simples e ~A, ~B e ~C as respectivas negações, os conetivos da conjunção, disjunção e condicional são, respectivamente, representados por: ⋀, ⋁, → . Assim, a fórmula proposicional ~(A ⋁ ~B ) → ~C é equivalente a:
Alternativas
Q924770 Matemática
Quantos números naturais ímpares de quatro algarismos distintos existem?
Alternativas
Q924771 Matemática
Gabriel e Anita são funcionários de uma empresa com um total de 16 funcionários, dos quais 7 são homens e 9 são mulheres. Todos os funcionários se reuniram para formar a Brigada de Combate ao Incêndio que deve ter 4 funcionários. O número de brigadas distintas onde o Gabriel, obrigatoriamente, participa e Anita não participa é:
Alternativas
Q924772 Conhecimentos Gerais
Leia a seguinte reportagem: “SC gastou R$ 563 milhões para reformar a ponte, diz o Ministério Público de Contas de Santa Catarina (MPTC). A estrutura está há 30 anos em revitalização, sem previsão de conclusão. Segundo o MPTC, com o valor, era possível fazer três pontes estaiadas. Desde 1982 em reforma, a ponte em Florianópolis, já custou R$ 563,5 milhões aos cofres públicos, informou o MPTC. Conforme o órgão, com o valor seria possível fazer três pontes estaiadas, nos moldes da inaugurada em Laguna, no Sul catarinense, para substituir a estrutura. Inaugurada em 13 de maio de 1926, a ponte foi a única ligação entre a Ilha de Santa Catarina e a parte continental de Florianópolis até 1975”.
Texto adaptado. Fonte: g1.globo.com, de 29/09/2015, disponível em: http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2015/09/sc-gastou-meio-bilhao-em-reforma-da-ponte-hercilio-luz-diz- mptc.html
A qual ponte se refere o texto acima, considerada um dos grandes patrimônios culturais de Santa Catarina?
Alternativas
Q924773 Conhecimentos Gerais
Conforme consta nos Relatórios de Gestão da UDESC, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação, divulgou, em 2013, o Índice Geral de Cursos (IGC) das Instituições de Educação Superior de 2012. A UDESC obteve conceito 4, sendo que o máximo é 5, classificando-a como a:
Alternativas
Q924774 Conhecimentos Gerais
“Após vetar a mudança no cálculo do fator previdenciário, aprovada no Congresso Nacional, a presidente Dilma Rousseff editou uma medida provisória com uma proposta alternativa, na qual a fórmula para calcular a aposentadoria varia progressivamente com a expectativa de vida da população. Pelo texto, o segurado que preencher o requisito para se aposentar por tempo de contribuição poderá abrir mão do fator previdenciário e optar pela fórmula – mas ela será acrescida em 1 ponto em diferentes datas, a partir de 2017 – atrasando um pouco mais o acesso ao benefício”.
Texto adaptado. Fonte: g1.globo.com, de 18/06/2015 disponível em: http://g1.globo.com/economia/noticia/2015/06/entenda-o- calculo-progressivo-que-muda-o-fator-previdenciario.html

A fórmula citada acima significa que o trabalhador pode se aposentar com 100% do benefício quando a soma da idade e do tempo de contribuição for igual a ___, no caso das mulheres, e de ___, no caso dos homens (em 2015 e 2016). O tempo mínimo de contribuição para as mulheres é de ___ anos e, para os homens, de ___ anos.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Q924775 Conhecimentos Gerais
“Em 1º de outubro de 1990, por meio da Lei nº 8.092, a Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina foi transformada em Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina, mantendo a sigla UDESC. Essa lei caracterizou a universidade como ente jurídico, com patrimônio e receitas próprios, autonomia didático-científica, administrativa, financeira, pedagógica e disciplinar. Prevaleceu a estrutura multicampi e a atuação vocacionada para o perfil socioeconômico e cultural das regiões onde a universidade se insere, visando sempre o fortalecimento das vocações regionais. Assinale abaixo a alternativa que cita corretamente alguns dos municípios que a UDESC apresenta em sua distribuição geográfica, conforme disposto nos Relatórios de Gestão.
Alternativas
Q924776 Conhecimentos Gerais
“Recentemente, o ministro da Saúde, defendeu uma nova proposta de contribuição, que serviria, segundo ele, para custear tanto a Previdência Social quanto a saúde. A contribuição seria permanente e cobrada duas vezes, sem aumento da alíquota. Pela proposta do governo, enviada ao Congresso Nacional, a arrecadação da contribuição seria de 0,2% e cobrada apenas uma vez em cada operação financeira. Os recursos arrecadados serão destinados para cobrir gastos com a Previdência. O ministro propõe, porém, que o tributo seja cobrado nas operações de débito e crédito”.
Texto adaptado. Fonte: noticias.terra.com.br, de 02/10/2015, disponível em: http://noticias.terra.com.br/brasil/politica/novo-ministro-da-saude-propoe-cpmf-para-operacoes-de-credito-e- debito,e94fda6b04ceda4f6c13a5e848fc7b5e3wikmoe7.html
Qual a contribuição explorada pelo texto acima?
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: A
4: C
5: D
6: C
7: A
8: D
9: E
10: E
11: B
12: A
13: D
14: E
15: B
16: C
17: D
18: D
19: E
20: A