Questões de Concurso Público Prefeitura de Porto Alegre - RS 2024 para Auditor de Controle Interno

Foram encontradas 18 questões

Q2449395 Contabilidade Pública
Segundo o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (2023, p. 196): “A melhor evidência de valor justo é dada por preços correntes em mercado ativo de propriedades semelhantes no mesmo local e condição ou sujeitas a arrendamentos mercantis e a outros contratos semelhantes”. Na ausência de preços correntes em mercado ativo, outras fontes devem ser utilizadas, tais como:

I. Preços correntes em mercado ativo de propriedades de diferente natureza, condição ou localização, ajustados para refletir essas diferenças.
II. Preços recentes de propriedades semelhantes em mercados menos ativos, com ajustes para refletir quaisquer alterações nas condições econômicas desde a data das transações que ocorreram sob esses preços.
III. Projeções de fluxos de caixa descontados com base em estimativas confiáveis de fluxos de caixa pretéritos, utilizando taxas de desconto que reflitam avaliações passadas de mercado quanto à certeza na quantia e no prazo dos fluxos de caixa.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q2449397 Contabilidade Pública
Ao realizar inspeção nos demonstrativos do ente Delta, o servidor do Controle Interno Municipal deparou-se com o seguinte conceito: “descentralização dos recursos financeiros vinculados ao orçamento, recebidos anteriormente sob a forma de cota, realizada pelos órgãos setoriais da programação financeira, que os transfere para uma entidade da administração indireta a eles vinculada ou para outro órgão, secretaria ou ministério”. Trata-se do(a):
Alternativas
Q2449398 Contabilidade Pública
Segundo o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (2023, p. 95), trata-se de “Despesas com estudos e projetos; início, prosseguimento e conclusão de obras; pagamento de pessoal temporário não pertencente ao quadro da entidade e necessário à realização das mesmas; pagamento de obras contratadas; instalações que sejam incorporáveis ou inerentes ao imóvel, tais como: elevadores, aparelhagem para ar-condicionado central, etc.”. O elemento de despesa orçamentária que aloca corretamente os gastos descritos é classificado como: 
Alternativas
Q2449399 Contabilidade Pública
Considerando as Normas de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, assinale a alternativa correta quanto à classificação orçamentária das despesas. 
Alternativas
Q2449400 Contabilidade Pública
Com base na estrutura da Demonstração das Variações Patrimoniais (DVP), assinale a alternativa que apresenta um exemplo de Variação Patrimonial Diminutiva.
Alternativas
Q2449401 Contabilidade Pública
Em observância às diretrizes do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, assinale a alternativa que apresenta o lançamento para contabilização do ajuste de perdas de estoques para adequação ao valor realizável líquido, com a natureza da informação patrimonial.
Alternativas
Q2449402 Contabilidade Pública
Segundo o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (2023, p. 334), “O Fundeb, caracterizado como fundo especial de natureza contábil, de âmbito estadual (um fundo por estado e Distrito Federal, num total de vinte e sete fundos) destina-se à manutenção e ao desenvolvimento da educação básica pública e à valorização dos trabalhadores em educação, incluindo sua condigna remuneração”. Sobre o tema, o lançamento de recebimento das transferências do Fundeb pelos Estados, Distrito Federal e Municípios, com a natureza da informação de controle é:
Alternativas
Q2449403 Contabilidade Pública
Um servidor do Controle Interno foi questionado formalmente a respeito do montante de créditos suplementares e especiais abertos pelo Executivo Municipal com suporte no superávit financeiro do exercício anterior. Com base no Art. 43, §1º, I da Lei Federal nº 4.320/1964, assinale a alternativa que apresenta o demonstrativo contábil no qual é apurado o superávit em questão. 
Alternativas
Q2449404 Contabilidade Pública
Conforme o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (2023, p. 520), “Reserva de _________ é a destinação de parte das receitas orçamentárias para o atendimento de passivos contingentes e outros riscos, bem como eventos fiscais imprevistos, inclusive para a abertura de créditos adicionais”.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Alternativas
Q2449405 Contabilidade Pública
Segundo Shimamura e Horta (2023, p. 09), “O Spending Review (SR), também conhecido como Revisão Periódica de Gastos (RPG), trata da institucionalização de um processo de reavaliação periódica de programas, ações, vinculações orçamentárias, gastos tributários e subsídios existentes, com o objetivo de aumentar o gasto em programas com maiores resultados para a população”. Considerando o escopo do SR, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as dimensões aos respectivos itens abrangidos por elas.

Coluna 1
1. Foco.
2. Cobertura.
3. Abrangência.

Coluna 2
( ) Escopo seletivo, quando há uma lista pré-definida de tópicos, ou abrangente, quando não está vinculado a uma lista pré-determinada de tópicos.
( ) Economia de eficiência, economia estratégica ou ambos os tipos.
( ) Gastos autorizados no orçamento ou gastos obrigatórios.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2449406 Contabilidade Pública
Ao realizar verificação de rotina nos demonstrativos da Despesa Total com Pessoal da Prefeitura Municipal de BMY, o servidor do Controle Interno constatou que foram contabilizados R$ 141.000.000,00 (cento e quarenta e um milhões de reais) nas respectivas rubricas. Com base na Lei de Responsabilidade Fiscal e considerando que a Receita Corrente Líquida, no período de apuração, totalizou R$ 283.500.000,00, conclui-se que o Executivo Municipal está:
Alternativas
Q2449407 Contabilidade Pública
Com base na Norma Brasileira de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (NBC TSP) – Estrutura Conceitual, assinale a alternativa correta quanto à base de mensuração para os ativos.
Alternativas
Q2449408 Contabilidade Pública
Segundo o Manual de Demonstrativos Fiscais (MDF), 14ª edição (2023, p. 61), “a gestão de riscos fiscais não se resume à elaboração do Anexo de Riscos Fiscais, mas é composta por seis funções necessárias”. Nos termos do MDF, o Anexo de Riscos Fiscais dá transparência às funções:

I. Identificação do tipo de risco e da exposição ao risco.
II. Mensuração ou quantificação dessa exposição.
III. Estimativa do grau de tolerância das contas públicas ao comportamento frente ao risco. 
IV. Decisão estratégica sobre as opções para enfrentar o risco.
V. Implementação de condutas de mitigação do risco e de mecanismos de controle para prevenir perdas decorrentes do risco.
VI. Monitoramento contínuo da exposição ao longo do tempo, preferencialmente através de sistemas institucionalizados (controle interno).

Quais estão corretas?
Alternativas
Q2449409 Contabilidade Pública
De acordo com o Manual de Demonstrativos Fiscais (MDF), 14ª edição (2023, p. 360), “o fato de determinada despesa integrar as atribuições do SUS conforme estabelece o Art. 200 da CF e a Lei nº 8.080/1990 não garante, por si só, que possa ser contabilizada no rol das ações e serviços públicos de saúde, para fins de aplicação da LC nº 141/2012”. Assinale a alternativa que traz exemplos de despesas passíveis de serem consideradas no cálculo de ASPS.
Alternativas
Q2449410 Contabilidade Pública
Com base no Manual de Demonstrativos Fiscais (MDF) 14ª edição, assinale a alternativa INCORRETA quanto ao conteúdo do Demonstrativo da Dívida Consolidada Líquida (DCL).
Alternativas
Q2449412 Contabilidade Pública
Segundo o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – 10ª edição, são exemplos de itens que devem ser excluídos para fins de elaboração das demonstrações contábeis consolidadas: 

I. As participações nas empresas estatais dependentes.
II. As transações e saldos exclusivos de cada entidade.
III. As parcelas dos resultados do exercício, do lucro/prejuízo acumulado e do custo dos ativos que corresponderem a resultados já realizados.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q2449413 Contabilidade Pública
Para a resolução da questão, considere os dados da tabela a seguir, bem como que o ente público Alfa possui participação nas empresas Beta e Certa, sobre as quais tem influência, e que, no período em questão, ambas tenham tido o resultado do período como única mutação de patrimônio líquido.

Com base nos dados acima, pode-se afirmar que a Equivalência Patrimonial da Empresa Beta totalizou _______________, perfazendo um Saldo Contábil Final de ______________.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Q2449414 Contabilidade Pública
Para a resolução da questão, considere os dados da tabela a seguir, bem como que o ente público Alfa possui participação nas empresas Beta e Certa, sobre as quais tem influência, e que, no período em questão, ambas tenham tido o resultado do período como única mutação de patrimônio líquido.

Qual é o lançamento contábil, no ente público Alfa, relativo às variações patrimoniais da empresa Certa, considerando a natureza da informação patrimonial e o uso do Método da Equivalência Patrimonial? 
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: D
4: E
5: C
6: B
7: C
8: E
9: A
10: E
11: B
12: D
13: B
14: D
15: A
16: A
17: B
18: B