Questões de Concurso Público Prefeitura de Guabiruba - SC 2019 para Técnico de Enfermagem
Foram encontradas 22 questões
Em uma situação de parada cardiorrespiratória em paciente adulto, avalie as afirmações quanto à qualidade das manobras de Reanimação Cardiopulmonar (RCP):
I- A compressão do tórax deve ser de pelo menos 5cm.
II- São indicadas de 60 a 100 compressões por minuto.
III- Com via aérea avançada, a relação compressão-ventilação é de 30:2.
IV- É importante minimizar as interrupções entre as compressões.
V- Pressão intra-arterial: se pressão na fase diastólica < 20mmHg, tente melhorar a qualidade da RCP.
Assinale a alternativa correta:
Com relação aos cuidados a estados convulsivos, assinale V, para as afirmações verdadeiras, e F, para as afirmações falsas:
( ) Mensurar pressão arterial, frequência respiratória e temperatura corporal.
( ) Avaliar pupilas (simetria e fotoreagência).
( ) É importante manter vias aéreas pérvias, utilizar qualquer objeto disponível para manter abertura das vias aéreas.
( ) A contenção mecânica deve ser realizada para evitar ferimentos e traumas.
( ) Deve-se lateralizar a pessoa para evitar aspirações.
( ) Administrar flumazenil intramuscular.
Assinale a alternativa correta:
O objetivo do acompanhamento pré-natal é assegurar o desenvolvimento da gestação, permitindo o parto de um recém-nascido saudável, sem impacto para a saúde materna, inclusive abordando aspectos psicossociais e as atividades educativas e preventivas (Ministério da Saúde, 2012). Com relação às atribuições do profissional auxiliar/técnico de enfermagem na assistência ao pré-natal, avalie as afirmações:
I- Orientar as mulheres e suas famílias sobre a importância do pré-natal, da amamentação e da vacinação.
II- Verificar o peso e a pressão arterial e anotar os dados no Cartão da Gestante.
III- Verificar/realizar o cadastramento das gestantes no SisPreNatal.
IV- Fornecer medicação mediante receita, assim como os medicamentos padronizados para o programa de pré-natal (ácido fólico e ciprofloxacino).
V- Aplicar vacinas tríplice viral e dupla adulto.
VI- Realizar visitas domiciliares durante o período gestacional e puerperal, acompanhar o processo de aleitamento, orientar a mulher e seu companheiro sobre o planejamento familiar.
Assinale a alternativa correta:
A flebite é uma das complicações mais frequentes no uso de cateteres venosos periféricos (CVP) e caracteriza-se por uma inflamação aguda da veia, que causa edema, dor, desconforto, eritema ao redor da punção e um "cordão" palpável ao longo do trajeto. Quando não tratada precocemente, a flebite pode ocasionar septicemia, e está frequentemente relacionada à má-técnica de assepsia ou contaminação do cateter durante a fabricação, estocagem ou uso. Em relação às estratégias de prevenção para as complicações relacionadas ao acesso venoso, assinale V, para afirmações verdadeiras e F, para as afirmações falsas:
( ) Higienizar as mãos antes e após a inserção de cateteres e para qualquer tipo de manipulação dos dispositivos.
( ) Para atender à necessidade da terapia intravenosa, devem ser selecionados cateteres de menor calibre e comprimento de cânula.
( ) Agulha de aço deve ser utilizada para coleta de amostra sanguínea e administração de medicamento que não excedam 48 horas de permanência no sítio de inserção.
( ) O cateter periférico deve ser utilizado em até 2 tentativas de punção no mesmo paciente.
( ) Realizar fricção da pele com solução a base de álcool: gliconato de clorexidina > 0,5%, iodopovidona – PVP-I alcoólico 10% ou álcool 70%. Tempo de aplicação da clorexidina é de 30 segundos enquanto o do PVPI é de 1,5 a 2,0 minutos. Indica-se que a aplicação da clorexidina deva ser realizada por meio de movimentos de vai e vem e do PVPI com movimentos circulares (dentro para fora). Aguarde a secagem espontânea do antisséptico antes de proceder à punção.
( ) A estabilização do cateter deve ser realizada utilizando técnica asséptica. São indicados uso de fitas adesivas como esparadrapo comum e fitas do tipo microporosa.
( ) O cateter periférico instalado em situação de emergência com comprometimento da técnica asséptica deve ser trocado por conseguinte tão logo quanto possível.
Assinale a alternativa correta:
Com relação ao tratamento de lesões e os cuidados de enfermagem com curativos, avalie as afirmações:
I- Esfacelo é um tecido inviável de consistência delgada, mucoide e macia; firme ou frouxamente aderida ao leito ou bordas da lesão; com coloração amarela, branca ou acinzentada.
II- Lesões por pressão de grau IV apresentam perda da espessura total da pele com exposição de tecido adiposo, sem exposição óssea, tensão ou músculo.
III- A limpeza da lesão deve ser realizada com soro fisiológico 0,9%.
IV- A limpeza deve ser realizada primeiro no local mais contaminado, trocar luvas e limpar o local menos contaminado.
V- A lesão deve ser mantida seca, para evitar maceração e proliferação de microrganismos.
VI- O tecido perilesional deve sempre ser hidratado com hidrogel.
Assinale a alternativa correta:
Com relação ao Diabetes Mellitus (DM), avalie as afirmações:
I- O diabetes mellitus tipo 1 é uma doença autoimune, poligênica, decorrente de destruição das células β pancreáticas, ocasionando deficiência completa na produção de insulina.
II- O controle da glicemia reduz de forma significativa as complicações do diabetes mellitus (DM). Assim, métodos que avaliam a frequência e a magnitude da hiperglicemia e das hipoglicemias são essenciais no acompanhamento do DM, visando a ajustes no tratamento.
III- A via usual para aplicação de insulina é a intradérmica. A extensa rede de capilares possibilita a absorção gradativa da insulina e garante o perfil farmacocinético descrito pelo fabricante.
IV- Quando sob refrigeração, a insulina em uso deve ser retirada da geladeira imediatamente antes da aplicação, para manter a preservação do produto, garantir seu efeito na administração e reduzir dor.
V- Ao administrar insulina em adultos com agulhas de 4mm de comprimento, é dispensável a realização de pregas cutâneas, exceto em indivíduos com escassez de tecido subcutâneo no local da aplicação.
VI- O rodízio dos pontos de aplicação é fator decisivo para um tratamento insulínico seguro e eficaz, prevenindo hipo ou hiperfisectomia e descontrole glicêmico.
Assinale a alternativa correta:
A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial (PA). Associa-se frequentemente a alterações funcionais e/ou estruturais dos órgãos-alvo (coração, encéfalo, rins e vasos sanguíneos) e a alterações metabólicas, com consequente aumento do risco de eventos cardiovasculares fatais e não fatais. Com relação a HAS, avalie as afirmações:
I- São considerados fatores de risco para HAS: idade, sexo, etnia, ingestão de álcool, sedentarismo, fatores socioeconômicos e genética.
II- Para mensuração da PA, é necessário certificar-se de que o paciente não está com a bexiga cheia, não praticou exercícios físicos há pelo menos 60 minutos e não fumou nos 30 minutos anteriores.
III- Para mensuração da PA, o paciente deve estar sentado, com pernas cruzadas, dorso recostado na cadeira e relaxado. O braço deve estar apoiado sobre a perna, com a palma da mão voltada para cima. Não é necessário retirar as roupas que garroteiam o membro.
IV- Para selecionar o manguito para mensuração da PA, é necessário determinar a circunferência do braço no ponto médio entre acrômio e olécrano.
V- Considera-se normotensão quando as medidas de PA são ≤ 130/90 mmHg.
Assinale a alternativa correta: