Questões de Concurso Público SES-DF 2020 para Neurofisiologia Clínica
Foram encontradas 120 questões
Na avaliação das ondas do EEG, o ritmo alfa é mais encontrado nas regiões cerebrais posteriores, sendo que a abertura ocular pode bloquear ou atenuar a sua atividade
O sono e a privação do sono podem revelar anormalidades ausentes no traçado do EEG obtido exclusivamente em vigília, além de poderem ativar o aparecimento de atividade epileptiforme em 80% dos pacientes com epilepsia.
O EEG pode ser utilizado no diagnóstico da doença de Creutzfeldt-Jakob, em que documenta um padrão gráfico sugestivo com a presença de ondas periódicas, bi ou trifásicas, máximas nas regiões anteriores.
Presença de proteína 14-3-3 no líquor é considerado um biomarcador para doença priônica, como a síndrome de Gerstmann-Straussler-Scheinker.
O potencial evocado somatosensitivo (PESS) pode ser utilizado na investigação de idosos com suspeita de quadros demenciais e em crianças com TDAH.
Na avaliação eletroneuromiográfica da paralisia facial periférica, a presença, na primeira semana, de reflexo do piscamento e uma redução do PAMC menor que 90% são indicativos de melhor prognóstico.
A eletroneuromiografia de fibra única é muito útil na avaliação de miopatias.
No Doppler transcraniano, é possível avaliar o sifão carotídeo e a artéria oftálmica por meio da janela oftálmica.
Na paresia do músculo oblíquo superior (inervado oculomotor), ocorre desvio da cabeça para o lado contralateral ao músculo lesado e abaixamento do queixo (sinal de Bielschowsky).
A síndrome do seio cavernoso por lesão localizada no seio cavernoso pode levar a comprometimento dos seguintes nervos cranianos: II, III, IV, V e VI.
A presença de pupilas médio-fixas que não respondem à luz ocorre nas lesões da porção ventral do mesencéfalo (pré-tectal), com comprometimento das vias simpáticas e parassimpáticas.
Na parafasia semântica, há erro fonético, e a palavra pronunciada é semelhante à correta.
No protocolo de ME, serão realizados dois exames clínicos, sendo um dos médicos responsável pelo exame clínico necessariamente da especialidade neurologia, neuropediatria ou neurocirurgia.
Quando a causa primária do quadro de ME for encefalopatia hipoxicoisquêmica, o período entre o tratamento e a observação hospitalar deverá ser de, no mínimo, 24 horas.
No protocolo de ME, está indicada a manutenção da pressão arterial sistólica maior ou igual a 100 mmHg ou da pressão arterial média maior ou igual a 65 mmHg.
O protocolo de ME somente poderá ser aberto após aquecimento do paciente com TAX retal > 36 ºC.
A presença de atitude de descerebração ou decorticação invalida o diagnóstico de ME.
Na presença do uso de drogas depressoras do sistema nervoso central ou de distúrbios metabólicos, exames que detectam a presença de perfusão cerebral, como angiografia cerebral e Doppler transcraniano, são os mais indicados no protocolo de ME.
O teste de apneia é considerado inconclusivo quando a PaCO2 final for menor que 56 mmHg na ausência de movimentos respiratórios.
A presença de hipernatremia grave refratária ao tratamento sempre inviabiliza a determinação de ME.