Questões de Concurso Público Prefeitura de Itapemirim - ES 2019 para Médico Veterinário
Foram encontradas 15 questões
I. Os dados Demográficos permitem quantificar grupos populacionais, com vistas à definição de denominadores para o cálculo de taxas. Dados a respeito do número de habitantes, de nascimentos e de óbitos devem ser discriminados segundo características de distribuição por sexo, idade, escolaridade e etc. II. Os dados de morbidade correspondem à distribuição de casos segundo a condição de portadores de infecções ou de patologias específicas. Trata-se, em geral, de dados oriundos da notificação de casos e surtos, da população de serviços ambulatoriais e hospitalares, de investigações epidemiológicas, da busca ativa de casos, de estudos amostrais, entre outras formas. III. Os dados de mortalidade são de fundamental importância como indicadores da gravidade do fenômeno vigiado, sendo ainda, no caso particular de doenças de maior letalidade, mais válidos do que os dados de morbidade, por se referirem a fatos vitais bem marcantes e razoavelmente registrados. Sua obtenção provém de declarações de óbitos, padronizadas e processadas nacionalmente.
Das afirmativas acima são consideradas corretas:
I. O gossipol é um pigmento fenólico de coloração amarela que é produzido pelas glândulas de pigmento encontradas nas raízes, nos talos, nas folhas e nas sementes do algodoeiro. II. A intoxicação natural pelo gossipol ocorre em decorrência da ingestão prolongada, uma vez que os níveis dessa substância no algodão não se elevam suficientemente para promover intoxicação aguda. III. O extrato de soja é conhecido como inibidor das proteases, e por isso, são importantes fatores responsáveis pela limitação do uso da soja crua para alimentação animal.
Das afirmativas acima são consideradas corretas:
I. Apresença de alimento especialmente proteínas, estimula a secreção dos hormônios gastrina e histamina pelas células no epitélio gástrico. A gastrina e a histamina estimulam as células parietais nas glândulas gástricas para secretar ácido clorídrico. II. A secreção de muco que reveste o epitélio do estômago, é estimulada por prostaglandinas. Fármacos antiiflamatórios não-esteróides (como o ácido acetilsalicílico e a fenilbutazona inibem a síntese de prostaglandinas. III. A regulação da secreção do suco gástrico é realizada em duas fases: cefálica e gástrica.
São consideradas corretas, apenas:
I. Na auto-infecção externa: o homem elimina proglotes e os ovos de sua própria tênia que são levados à boca pelas mãos contaminadas ou pela coprofagia. II. Na auto-infecção interna: durante vômitos ou movimentos retroperistálticos do intestino, ao proglotes da T.solium poderiam ir até o estômago e depois voltariam ao intestino delgado, liberando as oncosferas. III. Na Heteroinfecção: o homem ingere, juntamente com os alimentos contaminados, os ovos da T. solium, de outro paciente.
Das afirmativas acima, são consideradas corretas:
I. O preparo do alimento um ou mais dias antes de seu consumo pode facilitar a ocorrência desta intoxicação. II. A conservação inadequada do alimento e a ingestão de sobras de alimentos em refeições posteriores pode contribuir com a ocorrência desta intoxicação. III. O Consumo do alimento logo após o seu preparo pode evitar sua intoxicação.
Das afirmativas acima, são consideradas corretas:
I. Gordura, Acidez Titulável, Densidade Relativa, Índice Crioscópico, Sólidos Não Gordurosos e Alizarol são realizadas diariamente ou quantas vezes for necessário. II. Contagem Padrão em Placas: é feita uma média geométrica sobre um período de 03 (três) meses, com pelo menos 01 (uma) análise mensal, em Unidade Operacional da Rede Brasileira de Laboratórios para Controle da Qualidade do Leite, independentemente das análises realizadas na frequência estipulada pelo Programa de Controle de Qualidade interno da Granja Leiteira. III. Contagem de Células Somáticas: média geométrica sobre um período de 03 (três) meses, com pelo menos 01 (uma) análise mensal em Unidade Operacional da Rede Brasileira de Laboratórios para Controle da Qualidade do Leite, independentemente das análises realizadas na frequência estipulada pelo Programa de Controle de Qualidade interno da Granja Leiteira.
Das afirmativas acima, são consideradas corretas:
I. A penetração da leptospirose ocorre ativamente através somente das mucosas (ocular, digestiva, respiratória), da pele escarificada e inclusive da pele íntegra, como ocorre quando da permanência por tempo prolongado em coleções de água contaminada. II. A eliminação da leptospira ocorre através da urina, de forma intermitente, podendo persistir por períodos de tempo de longa duração, variáveis com as espécies animais e a variante sorológica da leptospira envolvida. III. Devido à uretra constituir-se na via comum para eliminação de urina e sêmen, é possível que este último também venha a ser contaminado por leptospira, o que torna possível a transmissão venérea por leptospirose animal, tanto pela monta natural, como através da inseminação artificial.
Das afirmativas acima, são consideradas corretas:
I. no exame ante mortem o animal esteja febril. II. apresentem lesões miliares ou perláceas de parênquimas ou serosas. III. apresentem lesões caseosas concomitantes em órgãos ou serosas do tórax e do abdômen. IV. sejam acompanhadas de caquexia.
Dos itens acima são consideradas corretas: