Questões de Concurso Público Prefeitura de Vila Velha - ES 2020 para Professor - Educação Especial Bilíngue
Foram encontradas 17 questões
Notícias sobre atos violentos e de intolerância chegam o tempo todo e, infelizmente, muitas delas vêm de dentro das escolas. A educação tem um papel importante como ponto de partida da evolução e revolução da sociedade, mas, muitas vezes, é palco de discussões ou ainda agressões em casos mais graves.
A finalidade da mediação de conflitos escolares é a construção de uma atmosfera de cooperação, em que os alunos tornem-se efetivamente parte de uma comunidade e contribuam para que o ambiente seja amigo, acolhedor e democrático.
O trabalho que se propõe às escolas não deve se resumir apenas à própria resolução de conflitos.
É imprescindível criar:
O projeto político-pedagógico é um documento que define diretrizes, metas e métodos para que a instituição de ensino atinja os objetivos a que se propõe.
O documento deve trazer, em detalhes, todos os objetivos, diretrizes e ações que serão valorizados durante o processo educativo, fim último da escola. Nesse sentido, o PPP precisa expressar claramente a síntese das exigências sociais e legais da instituição e os indicadores e expectativas de toda a comunidade escolar.
O PPP funciona como um guia para as ações a serem desenvolvidas na escola. Fundamentalmente, devem constar, com clareza, os valores da instituição, sua situação presente e os caminhos que serão tomados para superar o que ainda não estiver bom.
Nesse documento, deverá ficar assegurada a:
O Conselho Escolar se constitui como órgão colegiado, com representatividade de todos os segmentos da comunidade escolar, que tem por objetivo fortalecer e ampliar a participação da comunidade, família, alunos, professores e funcionários para o bom funcionamento da escola.
Cabe aos conselheiros, contribuir tanto para a
organização e aplicação de recursos, como também para:
"A língua materna, seu vocabulário e sua estrutura gramatical, não conhecemos por meio de dicionários ou manuais de gramática, mas graças aos enunciados concretos que ouvimos e reproduzimos na comunicação efetiva com as pessoas que nos rodeiam", escreveu o filósofo.
Segundo essa concepção, a Língua só existe em função do uso que locutores e interlocutores fazem dela em situações de comunicação. O ensinar, o aprender e o empregar a linguagem passam necessariamente pelo sujeito, o agente das relações sociais e o responsável pela composição e pelo estilo dos discursos. Esse sujeito se vale do conhecimento de enunciados anteriores para formular suas falas e redigir seus textos. Além disso, para o autor, um enunciado é sempre modulado pelo falante:
Sem dúvida, a educação contemporânea, em muitos aspectos, se tornou mais complexa, porém a escola não deixou de se submeter às exigências de uma racionalidade marcada pela técnica, pela funcionalidade, pela objetividade e pela hierarquia. A partir da segunda metade do século XX, vários pesquisadores têm denunciado essa lógica que concebe tempo e espaço como categorias que são objetivadas e controladas a critério dos interesses de classes, com as evidentes ampliação e disseminação da literatura, produzida, sobretudo, no âmbito:
I – Plano do AEE: identificação das necessidades educacionais específicas dos alunos, definição dos recursos necessários e das atividades a serem desenvolvidas; II – Professores para o exercício da docência do AEE III – Matrícula no AEE de alunos matriculados no ensino regular da própria escola ou de outra escola; IV – Elaboração do PEI em conformidade com as condições de atendimentos dos alunos; V – O acompanhamento dos pais e/ou responsáveis durante os atendimento, de modo a efetivar a participação da família do andamento escolar.
Dos itens acima mencionados, estão corretos apenas:
I - Organizar os tempos e espaços para poderem conversar a respeito do planejamento do AEE e verificar possibilidade de adaptação ou de rever atividades e propostas. II – Elaboração de atividades de reforço pelo professor do Ensino Regular e do professor do AEE em parceria, para ser aplicado durante o atendimento no contraturno. III- Projetos Pedagógicos em parceria do professor do Ensino Regular com o professor da Educação Especial, com o objetivo de demonstrar estratégias que podem ser utilizados com todos. IV – O professor do Ensino Regular e o professor do AEE atuam na correção das atividades planejadas para que juntos observem as dificuldades enfrentadas pelos alunos inclusos, bem como os objetivos atingidos. V- As aulas ministradas pelo Professor do Ensino Regular serão definidas pelo professor do AEE, para que assim as adaptações necessárias aos alunos sejam garantidas sem perdas.
Dos itens acima mencionados, estão corretos, apenas:
I - nasce da própria realidade, tendo suporte a explicitação das causas, dos problemas e das situações nas quais tais problemas aparecem; II - é exequível e prevê as condições necessárias ao desenvolvimento e à avaliação; III - implica a ação articulada de todos os envolvidos com a realidade da escola; IV - é construído em cada ano letivo e se mantém no decorrer dele, pois durante a sua elaboração, já são conhecidas as realidades e estruturas a quem se destina o projeto.
Dos itens acima citados, estão corretos, apenas: