Questões de Concurso Público SEE-AC 2023 para EDUCAÇÃO ESPECIAL: PROFESSOR P1 - MEDIADOR
Foram encontradas 30 questões
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
De acordo com a figura, analise as afirmativas abaixo.
I. A distribuição etária da população do Acre, diferente da distribuição etária do Brasil, possui uma população mais envelhecida, com visível dominância da população masculina.
II. O Brasil, de modo geral, possui uma base da pirâmide etária mais larga que a do Acre, o que indica distribuição etária mais jovem da população, com uma população rural menor do que a do estado do Acre.
III. A pirâmide etária do estado do Acre possui um topo mais alargado do que o do Brasil, o que indica uma maior proporção da população adulta e idosa.
IV. A base mais larga da pirâmide etária do Acre em comparação com a brasileira representa uma população acreana mais jovem do que a brasileira, com maior proporção de população abaixo dos 14 anos de idade.
V. A pirâmide etária brasileira apresenta maior proporção de adultos do que a distribuição etária do Acre, com uma população urbana visivelmente maior.
Estão corretas as afirmativas:
( ) Os solos acreanos são de origem vulcânica e abrigam uma vegetação natural composta basicamente de florestas, divididas em dois tipos: Tropical Submontana e Tropical Estacional.
( ) Sua hidrografia é bastante simples e a drenagem, mal distribuída. É formada pelas bacias hidrográficas dos rios Madeira e do sistema Tocantins-Araguaia, afluentes da margem direita do rio Solimões.
( ) O clima é do tipo equatorial quente e úmido, caracterizado por altas temperaturas, elevados índices de precipitação pluviométrica e alta umidade relativa do ar. A temperatura média anual está em torno de 24,5 ºC, enquanto a máxima fica em torno de 32 ºC.
( ) No Acre, predominam duas grandes Regiões Fitoecológicas: a Floresta Ombrófila Densa e a Floresta Ombrófila Aberta. Em uma pequena extensão existe também uma terceira Região Fitoecológica, a da Campinarana, restrita à parte noroeste do estado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
I. É direito da criança e do adolescente ser criado e educado no seio de sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente que garanta seu desenvolvimento integral.
II. A permanência da criança e do adolescente em programa de acolhimento institucional não se prolongará por mais de 18 (dezoito meses), salvo comprovada necessidade que atenda ao seu superior interesse, devidamente fundamentada pela autoridade judiciária.
III. Será garantida a convivência integral da criança com a mãe adolescente que estiver em acolhimento institucional.
Estão corretas as afirmativas:
( ) A educação escolar compõe-se de educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, e educação superior.
( ) A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.
( ) Não é possível adequar o calendário escolar às peculiaridades locais, sejam climáticas ou econômicas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
I. Para atuação no Atendimento Educacional Especializado (AEE) é desnecessário que o professor tenha formação inicial que o habilite para o exercício da docência e formação específica.
II. A Educação Especial se realiza em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, tendo o Atendimento Educacional Especializado (AEE) como parte integrante do processo educacional.
III. Em casos de Atendimento Educacional Especializado em ambiente hospitalar ou domiciliar, será ofertada aos alunos, pelo respectivo sistema de ensino, a Educação Especial de forma complementar ou suplementar.
Estão corretas as afirmativas:
Diante do exposto, assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
( ) A Educação Básica é uma atribuição compulsória dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. A oferta do Ensino Fundamental é responsabilidade compartilhada dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, sendo o Ensino Médio uma atribuição específica dos Estados e do Distrito Federal e a Educação Infantil uma atribuição dos Municípios.
( ) A LDB prevê formas de educação que podem ocorrer em diferentes etapas da educação as quais são chamadas de modalidades. São elas: a Educação de Jovens e Adultos (Art. 37 e 38), a Educação Profissional (Art. 39 a 42) e a Educação Especial (Art. 58 a 60).
( ) Embora a LDB não trate a Educação a Distância (Art. 80) como uma modalidade de ensino, pela sua relevância na oferta escolar em todos os níveis é oportuno considerá-la como tal. Esta é, a propósito, a interpretação do Plano Nacional de Educação (PNE), que fala das seguintes modalidades de ensino: Educação de Jovens e Adultos, Educação a Distância e Tecnologias Educacionais, Educação Tecnológica e Formação Profissional, Educação Especial e Educação Indígena (PNE, 2001, p. 103 – 147).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) Na década de 1970 surgiu o princípio da normalização nos países escandinavos, que influenciaram muito a Educação Especial principalmente na Dinamarca, oferecendo grande subsídio legal e filosófico que se opunha às alternativas e modalidades de atendimento de caráter segregativo e centralizado. O conceito de deficiência estático e permanente cedeu lugar a uma visão mais dinâmica e humanística da deficiência. Uma das consequências fundamentais da normalização é a integração. Embora severas críticas venham sendo feitas ao processo de integração do aluno com deficiência na sociedade, Sassaki afirma (1997, p. 28), “a respeito dos princípios de normalização e integração [que] foram importantes elementos na aquisição de conhecimentos e experiências de integração”.
( ) Tanto o princípio da normalização como o processo de integração foram importantes elementos na aquisição de conhecimentos e experiências de integração para o surgimento do paradigma da inclusão (Sassaki, 1997). O conceito de integração já pode ser considerado ultrapassado; a proposta atual é da educação inclusiva.
( ) A ideia é oferecer às pessoas com necessidades especiais condições de vida semelhantes à do resto da sociedade. A normalização se refere às condições do ambiente no qual vivem as pessoas deficientes, que deverá ser semelhante ao das pessoas em geral, e não à normalização da pessoa deficiente. Segundo Mantoan (1997, p. 120), “a normalização visa tornar acessível às pessoas socialmente desvalorizadas as condições e os modelos de vidaanálogos aos que são disponíveis, de modo geral, ao conjunto de pessoas de um dado meio ou sociedade”.
( ) Uma das grandes estratégias decorrentes da normalização e integração relaciona-se com o mainstreaming. “Mainstreaming se refere à integração temporal, instrucional e social da pessoa com necessidade especial elegível com crianças normais, de forma progressiva, baseada em estudos e avaliações individuais” (Cerqueira, 2003).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.