Questões de Concurso Público CISSUL - MG 2017 para Médico do Trabalho
Foram encontradas 15 questões
Em agosto de 2014, Dr. Ademir foi contratado como Médico do Trabalho de um hospital privado de uma cidade no Sul de Minas e passou a assumir o Serviço de Saúde Ocupacional daquela instituição, sendo o responsável pelo PCMSO e por todas as demais funções a que competem o cargo. Em meados de 2016, Dr. Ademir tomou conhecimento do caso de que uma ex-funcionária, demitida em outubro de 2015, que estava movendo uma ação trabalhista contra esse hospital na Justiça do Trabalho. Ela trabalhou no CTI do hospital como técnica de enfermagem por 4 anos e alega que adquiriu um problema na coluna lombar em razão de suas atividades laborais, como manejar os pacientes de macas para camas, banhos de leito, etc. O Juiz do caso convocou Dr. Ademir para ser o perito oficial nessa ação.
Diante dessa situação, está CORRETO afirmar que Dr. Ademir deveria:
A exposição a níveis elevados de pressão sonora no ambiente pode causar alterações estruturais na orelha interna, que determinam a ocorrência da Perda Auditiva Induzida por Ruído Ocupacional (PAIRO), e é o motivo de agravo mais frequente à saúde dos trabalhadores. Entende-se por Limite de Tolerância a concentração ou intensidade máxima ou mínima, relacionada com a natureza e o tempo de exposição ao agente, que não causará danos à saúde do trabalhador, durante a sua vida laboral. Considera-se como Nível de Ação o valor acima do qual devem ser iniciadas ações preventivas de forma a minimizar a probabilidade de que as exposições a agentes ambientais ultrapassem os limites de exposição. Para o agente ruído, avalie as afirmativas abaixo:
I. Os tempos de exposição aos níveis de ruído, conforme determinação da NR15 – anexo nº1, não devem exceder os limites de tolerância, que é de 80db(a).
II. O trabalhador exposto a ruído acima do nível de ação tem direito a pagamento de adicional de insalubridade de 20%.
III. No Brasil, utiliza-se, seguindo critérios legais (NR15 – Portaria nº 3.214/78), como Incremento de Duplicação de Dose (q) para ruído o valor 5, e não 3, como faz a Fundacentro e a maior parte dos países europeus.
IV. A utilização de Equipamento de Proteção Individual (EPI) para ruído pode até neutralizar esse agente de risco, mas não de maneira a cessar o pagamento de insalubridade. Para tanto, são necessárias medidas de controle coletivo.
V. O Nível de Exposição Normalizado (NEN) serve para converter o nível de exposição para uma jornada padrão de 8 horas diárias, a fim de se comparar o limite de exposição.
Das afirmativas acima, está CORRETO afirmar que:
Com relação à classificação das doenças, segundo sua relação com o trabalho, correlacione a COLUNA I de acordo com a COLUNA II.
COLUNA I
1- Trabalho como causa necessária.
2- Trabalho como fator de risco contributivo ou adicional, mas não necessário.
3- Trabalho como provocador de um distúrbio latente, ou agravador de doença já estabelecida.
COLUNA II
( ) Asma.
( ) Varizes dos membros inferiores.
( ) Intoxicação por chumbo.
( ) Doença coronariana.
( ) Doenças mentais
( ) Silicose
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Sobre os riscos ambientais, correlacione a COLUNA I com a COLUNA II.
COLUNA I
1- Risco Físico.
2- Risco Químico.
3- Risco Biológico.
COLUNA II
( ) Calor.
( ) Vapores de benzeno.
( ) Bactérias.
( ) Fumos metálicos.
( ) Poeira de madeira.
( ) Radiação ionizante.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Joaquim, 21 anos, conseguiu seu primeiro emprego como auxiliar de produção em uma mineradora do interior de Minas Gerais e está empregado nessa empresa há quase 10 meses. No mês de agosto/2016, ao longo de 4 dias, Joaquim queixou-se de dores abdominais, náuseas e hiporexia e, justamente no seu dia de folga, amanheceu com piora dos sintomas, tendo evoluído com febre, prostração e inapetência. Procurou o hospital e foi diagnosticado com apendicite aguda supurada, tendo sido submetido à apendicectomia de urgência. Permaneceu internado por 10 dias e, após alta hospitalar, teve recomendação de repouso no domicílio por mais 20 dias.
Sobre o caso de Joaquim, é CORRETO afirmar que:
Sobre as doenças ocupacionais, correlacione a COLUNA I com a COLUNA II.
COLUNA I
1- Bissinose.
2- Siderose.
3- Silicose.
4- Asbestose
5- Saturnismo
COLUNA II( ) Partículas de ferro.
( ) Fabricação de fibrocimento, especialmente telhas e caixas d’água..
( ) Exposição ao chumbo.
( ) Poeira das fibras de algodão.
( ) Extração e beneficiamento de granito
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.