Questões de Concurso Público Prefeitura de Biguaçu - SC 2024 para Professor II - Ensino Fundamental - Anos Iniciais

Foram encontradas 9 questões

Q3129135 Pedagogia
De acordo com Currículo da Rede Municipal de Educação (BIGUAÇU, 2022, p.19) ao longo da Educação Básica, as aprendizagens essenciais definidas na BNCC devem concorrer para assegurar aos estudantes o desenvolvimento de dez competências gerais, que consubstanciam, no âmbito pedagógico, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento. Na BNCC competência é definida como:

I. A mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

II. A mobilização das habilidades (conceitos e procedimentos), conhecimentos (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas simples da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e da aptidão para o mercado de trabalho.

III. A imobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do limitado exercício da cidadania e de lazer.

IV. Uma das formas de sugerir a aquisição de notícias (conceitos e procedimentos), agilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), costumes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e da preparação para o mercado de trabalho.  


A alternativa correta é:  
Alternativas
Q3129137 Pedagogia
A área da MATEMÁTICA, que também é um componente curricular, traz as compreensões sobre as habilidades de raciocinar, de representar, de comunicar e de argumentar matematicamente, que são fundamentais para a compreensão e a atuação no mundo e perceber o caráter de jogo intelectual da matemática, como aspecto que favorece o desenvolvimento do raciocínio lógico e crítico.). O documento prevê que as competências e habilidades indicadas na BNCC sejam desenvolvidas em nível teórico, por meio da revelação e da modelação da relação nuclear dos conceitos e dos sistemas conceituais, nos quais os objetos de conhecimento estão inseridos, a partir de experimentos objetais (práticos). (BIGUAÇU, 2022, p. 245 – 248). Neste sentido podemos afirmar que:

I. Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.

II. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

III. Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos presentes nas práticas sociais e culturais, de modo a investigar, organizar, representar e comunicar informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las crítica e eticamente, produzindo argumentos convincentes.

IV. Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados.


A alternativa correta é:
Alternativas
Q3129138 Pedagogia
 Um grande desafio a ser superado quando tratamos do tema planejamento é encontrar equilíbrio entre o entendimento de que o trabalho é dinâmico e que planejamento é meramente formal. Tal questão é recorrente nas discussões e reflexões realizadas em encontros com os (as) professores (as) e Ostetto (2000, p.177 apud BIGUAÇU, 2022, p.140) A) se propõe a ponderar essa questão quando coloca que o planejamento:

I. Não pode ser confundido com uma ficha preenchida formalmente com uma lista do que se pretende fazer na sala de aula.

II. Deve ser assumido no cotidiano como um processo de reflexão, pois, mais do que ser um papel preenchido, é atitude e envolve todas as ações e situações do educador no cotidiano do seu trabalho pedagógico.

III. É uma ficha preenchida formalmente com uma lista do que se pretende fazer na sala de aula.

IV. Deve ser reconhecido como um documento simples e direto, sem necessidade de reflexão, pois não é mais do que um mero registro, sem influência nas  ações e situações cotidianas do professor em seu trabalho pedagógico.

A alternativa correta é:
Alternativas
Q3129139 Pedagogia
Nas Ciências da Natureza, precisaremos observar a relação com o conhecimento científico. A construção das competências específicas dessa área, no Ensino Fundamental, subsidiará a compreensão de fenômenos que nos têm acompanhado por toda a vida. (BIGUAÇU, 2022, p. 257). Desse modo algumas dessas ações para desenvolver essas competências são:

I. Compreender as Ciências da Natureza como empreendimento humano, e o conhecimento científico como provisório, cultural e histórico.

II. Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos relativos ao mundo natural, social e tecnológico (incluindo o digital), como também as relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade para fazer perguntas, buscar respostas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das Ciências da Natureza.

III. Utilizar diferentes linguagens e tecnologias digitais de informação e comunicação para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos e resolver problemas das Ciências da Natureza de forma crítica, significativa, reflexiva e ética.

IV. Conhecer, apreciar e não necessariamente cuidar de si, do seu corpo e bem-estar, onde em alguns momentos se faz respeitar e respeitando o outro, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza e às suas tecnologias.



A alternativa correta é: 
Alternativas
Q3129140 Pedagogia
De acordo com o Currículo da Rede Municipal de Educação (BIGUAÇU, 2022, p.26 - 27) na BNCC as concepções pedagógicas e os currículos têm papeis integradores e complementares para assegurar as aprendizagens essenciais definidas para cada etapa da Educação Básica, uma vez que tais aprendizagens só se materializam mediante o conjunto de decisões que caracterizam o currículo em ação. São essas decisões que vão adequar as proposições da BNCC à realidade local, considerando a autonomia dos sistemas, ou das redes de ensino e das instituições escolares, como também o contexto e as características dos estudantes. Essas decisões, que resultam de um processo de envolvimento e participação das famílias e da comunidade, referem-se, entre outras ações, a: 

I. Contextualizar os conteúdos dos componentes curriculares, identificando estratégias para apresentá-los, representá-los, exemplificá-los, conectá-los e torná-los significativos, com base na realidade do lugar e do tempo nos quais as aprendizagens estão situadas; decidir sobre formas de organização interdisciplinar dos componentes curriculares e fortalecer a competência pedagógica das equipes escolares para adotar estratégias mais dinâmicas, interativas e colaborativas em relação à gestão do ensino e da aprendizagem;

II. Selecionar e aplicar metodologias e estratégias didático-pedagógicas diversificadas, recorrendo a ritmos diferenciados e a conteúdos complementares, se necessário, para trabalhar com as necessidades de diferentes grupos de alunos, suas famílias e cultura de origem, suas comunidades, seus grupos de socialização etc.;

III. Construir e aplicar procedimentos de avaliação formativa de processo, ou de resultado que levem em conta os contextos e as condições de aprendizagem, tomando tais registros como referência para melhorar o desempenho da escola, dos professores e dos alunos;

IV. Conceber e pôr em prática situações e procedimentos para motivar e engajar os alunos nas aprendizagens.

A alternativa correta é: 
Alternativas
Q3129141 Pedagogia
Em relação à compreensão de ser humano, o Documento Norteador (2002) a traz em duas perspectivas, a do “ser humano em si”, como “resultado de um processo histórico, social e cultural, ao mesmo tempo em que é capaz de agir sobre os processos que o fazem” (BIGUAÇU, 2002, p. 22). E a dos “seres humanos que se quer formar” (BIGUAÇU, 2022, p. 101 – 102). Portanto é verdadeiro dizer que:

I. Sujeitos autônomos, ativos, criativos, perspicazes, que lutem por seus ideais, que saibam superar os obstáculos

II. Sujeitos que encontram em seu meio social, críticos e ativos em relação aos problemas sociopolítico-econômicos, democráticos, solidários, justos, éticos, tolerantes, comprometidos com ações que transformem a realidade, capazes de influenciar para a construção de uma sociedade mais justa e que ofereça oportunidades iguais para todos, competentes como profissionais, capazes de interagir com os outros e com a natureza, utilizando a natureza e a emoção;

III. Um sujeito alfabetizado em condições de fazer a leitura sobre a dinâmica das contradições sociais.

IV. Um indivíduo capacitado para ler, interpretar e transformar a realidade e inserido na luta constante por um bem-estar material para si e sua família. (BIGUAÇU, 2002, p. 23).


A alternativa correta é: 
Alternativas
Q3129142 Pedagogia
De acordo com o Currículo da Rede Municipal de Educação (BIGUAÇU, 2022, p.44), a diversidade é considerada como elemento fundante da atualização curricular. Neste sentido a concepção da Educação Básica como direito vem acompanhada de duas outras dimensões, que são imprescindíveis para a sua realização. Portanto é verdadeiro:

I. A ideia de uma educação comum e a do respeito às diferenças.

II. É fundamental vivenciar uma estrutura escolar, que acolha os sujeitos em seus tempos, seus pertencimentos, sua cultura e seus valores.

III. O conceito de uma educação diferenciada, visto a hierarquia social.

IV. A qualidade da educação também é observada nas práticas para o respeito às diferenças e a equidade.


A alternativa correta é: 
Alternativas
Q3129143 Pedagogia
A avaliação requer processos contínuos que permitem analisar aspectos de intervenção, ou seja, auxiliem no planejamento de atividades e no redimensionamento das ações pedagógicas. Melhorar os resultados das avaliações exige reflexão de todos os que participam desse processo. Isso requer dos professores uma postura crítica e investigativa de sua prática pedagógica. (BIGUAÇU, 2022, p. 212). Nessa perspectiva acerca da avaliação do processo de ensino e aprendizagem da área linguagem – língua portuguesa, é correto afirmar:

I. Considera-se importante a utilização de diferentes instrumentos de avaliação e os respectivos critérios, a fim de proporcionar situações que possibilitem a efetivação da prática textual, leitura e interpretação sem, no entanto, estas se constituírem como atividades estabelecidas somente para fixar normas.

II. Considera-se redundante a utilização de instrumentos iguais de avaliação e os respectivos critérios, a fim de proporcionar situações que possibilitem a efetivação da prática textual, leitura e interpretação primando para que estas atividades sejam para fixar normas.

III. Salienta-se ainda que é preciso saber intervir nas produções textuais, leitura, oralidade, interpretações e análises, para que o profissional tenha condições de refletir sobre suas produções, adquirindo heteronomia de ação e elaborando conceitos da área.

IV. Salienta-se ainda que é preciso saber intervir nas produções textuais, leitura, oralidade, interpretações e análises, para que o aluno tenha condições de refletir sobre suas produções, adquirindo autonomia de ação e elaborando conceitos da área.


A alternativa correta é: 
Alternativas
Q3129144 Pedagogia
Segundo a Lei Complementar Nº 54/2012 De: 04 de julho de 2012, que dispõe sobre o novo Estatuto dos Profissionais do Magistério do município de Biguaçu e dá outras providências, encontramos que Nº Art 255, o servidor perderá:

I. A remuneração do dia, senão comparecer ao serviço, salvo motivo legal ou moléstia comprovada através da emissão de laudo médico expedido por Junta Médica Funcional;

II. 1/3 da remuneração diária, quando se retirar antes de findo o prazo de trabalho, sem motivo justificado e autorização da chefia imediata;

III. Toda a remuneração durante o período de afastamento em virtude de condenação por crime de corrupção ou tráfico de drogas, por sentença definitiva;

IV. Todo o vencimento ou remuneração durante o período de afastamento em virtude de prisão preventiva, temporária, em flagrante ou em razão de cumprimento de pena privativa de liberdade, independentemente da natureza do delito.


A alternativa correta é:
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: C
4: A
5: D
6: D
7: B
8: C
9: A