Questões de Concurso Público Prefeitura de Astolfo Dutra - MG 2023 para Fisioterapeuta

Foram encontradas 10 questões

Q2301665 Fisioterapia
Após anos do diagnóstico de diabetes mellitus, obesidade e hipertensão, uma senhora de 63 anos desenvolveu osteomielite na fíbula e tíbia direita; recebeu antibioticoterapia, mas, recentemente, foi necessário amputação transfemural. Em 2019, o Ministério da Saúde – Secretaria de Atenção Especializada à Saúde, Departamento de Atenção Especializada e Temática Brasília-DF publicou o “guia para prescrição, concessão, adaptação e manutenção de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção” que serve de roteiro aos profissionais envolvidos com a reabilitação desses pacientes. Por meio da formulação de políticas públicas, o Estado brasileiro tem buscado garantir a autonomia e a ampliação do acesso à saúde, com o objetivo de melhorar as condições de vida das pessoas com deficiência. Nesse sentido, o Brasil promulgou a Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, por meio do Decreto nº 6.949/2009, resultando em uma mudança paradigmática das condutas oferecidas às pessoas com deficiência. Ao receber tal paciente em questão para reabilitação pós-amputação no âmbito do SUS, analise as afirmativas a seguir.

I. Ao realizar uma amputação, deve-se ter cuidadosa consideração à escolha do nível. Em geral, a conduta não é preservar tanto comprimento quanto possível. Deve ser escolhido um nível que assegurará boa cicatrização, com adequada cobertura da pele e sensibilidade preservada. O nível será tanto mais adequado quanto melhor se prestar a adaptação a uma prótese funcional, uma vez tendo sido satisfeitas as exigências relativas à sua escolha de acordo com a idade, etiologia e necessidade da amputação.

II. Dentre os recursos de tecnologia assistiva disponíveis para garantir igualdade de oportunidades à pessoa com deficiência, destacam-se as Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção (OPM). A efetividade destes dispositivos perpassa por um processo responsável e qualificado de (1) Avaliação; (2) Prescrição; (3) Confecção; (4) Dispensação; (5) Preparação; (6) Treino para o uso; (7) Acompanhamento; (8) Adequação; e, (9) Manutenção.

III. Pesquisadores afirmam a existência do gerador de padrão central, que seria uma rede de neurônios e interneurônios capazes de estabelecer uma sinergia muscular reflexa, resultando em um padrão de locomoção. Estes neurônios permitem que o movimento da marcha seja realizado automaticamente sem a necessidade da pessoa pensar qual músculo deverá ser ativado, em que momento, e com quais tipo e força de contração. Eles atuam iniciando e finalizando o movimento, e, ainda, determinando sua velocidade.

IV. A fase de apoio, durante a qual o membro inferior está apoiado no solo, compreende as seguintes subfases: o contato inicial (toque do calcanhar ou golpe do calcanhar); a resposta à carga (pé plano ou contato total do pé); o médio apoio; o apoio terminal; e, o pré-balanço (retirada do calcanhar ou calcanhar fora ou elevação do retropé). Esta fase representa 80% do ciclo da marcha.

V. A prescrição de prótese para MMII deve equilibrar a necessidade individual de estabilidade, segurança, mobilidade, durabilidade e estética. A disponibilidade de acesso a uma oficina ortopédica ou serviço protético também deve ser considerada, já que alguns componentes requerem manutenção mais frequente. Objetivamente, na avaliação do tipo de prótese, sempre devem ser considerados: condições clínicas, idade, nível de atividade física, peso e estatura, atividade profissional e fatores ambientais que influenciam na conservação do equipamento.

Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q2301666 Fisioterapia
Os reflexos vestíbulo-ocular (RVO) e vestíbulo-espinhal (RVE) são estimulados pelo SNC durante os movimentos da cabeça. O bom equilíbrio corporal está vinculado com a execução correta de todos os sistemas que se integram. A ausência de equilíbrio gera influências negativas aos indivíduos devido à redução da autonomia, às limitações funcionais e ao prejuízo no desempenho profissional. Sendo assim, a função do RVO é: 
Alternativas
Q2301667 Fisioterapia
O desenvolvimento psicomotor torna-se importante no processo de alfabetização, sendo essencial na prevenção de problemas de aprendizagem, como a má concentração, confusão no reconhecimento das palavras, confusão com as letras e sílabas e outras dificuldades relacionadas à alfabetização. A grafia assume um lugar de grande importância no desenvolvimento da criança e do processo de alfabetização. Segundo Le Boulch (1982, apud Porto et al., 1999, p. 120), a evolução do grafismo está relacionada com a evolução perceptiva e com a compreensão da atividade simbólica. E, então, os processos registrados nesse estágio fazem com que a criança seja capaz de representar, através de signos convencionais, formas geométricas, letras e de avançar na construção gráfica, viabilizando o processo de aquisição da linguagem escrita. Diante deste contexto, assinale a afirmativa que melhor representa a fase pré-silábica de uma criança.
Alternativas
Q2301668 Fisioterapia
O conhecimento dos fatores associados às alterações de equilíbrio corporal dos idosos é de fundamental importância, uma vez que auxilia na adoção de estratégias preventivas mais adequadas e específicas voltadas para atenuar os efeitos deletérios de certos determinantes. O equilíbrio corporal é fator primordial para a orientação do indivíduo no espaço circundante. É um processo automático que possibilita ao indivíduo se mover no meio ambiente e resistir à desestabilização da gravidade. Nele, o Sistema Nervoso Central (SNC) precisa de acurada percepção do senso interno da posição dos segmentos corporais; uns em relação aos outros e destes em relação ao espaço. O processo fisiológico do envelhecimento compromete, dentre outros sistemas corporais, a habilidade do SNC em realizar o processamento dos sinais vestibulares, visuais e proprioceptivos responsáveis pela manutenção do equilíbrio corporal, bem como diminuir a capacidade de modificações dos reflexos adaptativos. Esses processos degenerativos são responsáveis pela ocorrência de vertigem e/ou tontura e de desequilíbrio na população idosa. O conceito de fragilidade não é novo, mas é recente a sistematização de informações que possibilitam a observação de que um idoso está frágil e, consequentemente, vulnerável aos efeitos adversos de estresses. Em geral, os idosos percebidos como frágeis são aqueles que apresentam riscos mais elevados para desfechos clínicos adversos, tais como: dependência; institucionalização; quedas; piora do quadro de doenças crônicas; doenças agudas; hospitalização; lenta ou ausente recuperação de um quadro clínico; e, morte. Os sinais e sintomas de fragilidade são preditores de diversas complicações futuras em sua saúde, o que torna esta condição um importante problema de saúde pública. A fragilidade em idosos é caracterizada como uma síndrome clínica que envolve cinco componentes; assinale-os. 
Alternativas
Q2301669 Fisioterapia
A asma pode ser definida como uma condição causada por broncoconstrições episódicas e reversíveis, secundária a inflamação da via aérea, que pode ocorrer por vários fatores, como infecções, alérgenos ambientais e irritantes. É uma condição imunomediada e multifatorial que se apresenta com uma clínica bastante variada e complexa. Sobre a fisiopatologia, assinale a afirmativa em DESACORDO com as orientações do GINA 2021.
Alternativas
Q2301670 Fisioterapia
Resoluções ressaltam o compromisso do COFFITO com a proteção social e as prerrogativas para um exercício profissional de excelência. Entre as resoluções atuais de significativa importância para a atividade profissional, NÃO está de acordo com tais prerrogativas:
Alternativas
Q2301671 Fisioterapia
A marcha eficiente pode ser dividida em cinco componentes principais: absorção da energia mecânica na fase de apoio ao corpo; promoção de apoio do corpo; manutenção do equilíbrio postural; elevação do pé na fase de balanço; e, geração de propulsão para efetuar a progressão para frente. As alterações neuromusculares e as estratégias de compensação decorrentes da hemiparesia interferem diretamente na função coordenativa em indivíduos hemiparéticos, que podem apresentar deficits em quaisquer dos componentes essenciais da locomoção ou uma associação deles, dependendo do grau e do tempo da lesão. Ao elaborar um protocolo de treinamento de marcha para um paciente com hemiparesia decorrente de Acidente Vascular Cerebral (AVC), diversas situações devem ser reconhecidas; analise-as.

I. O hemiparético apresenta marcha com restrições angulares em tornozelo, joelho e quadril; porém, há uma restrição do movimento de flexão plantar que será ineficaz durante a fase de balanço e apoio, gerando, assim, a impossibilidade de o calcanhar contatar o chão na fase inicial da marcha. Estas alterações estão associadas com um padrão complexo de disfunções incluindo a espasticidade, a fraqueza muscular, o controle sensório-motor e as alterações mecânicas nos músculos e nas articulações.

II. Com a instabilidade do membro inferior parético durante a fase do apoio, altera-se o equilíbrio, ocasionando aumento da velocidade na fase de oscilação do membro não parético. As estratégias adotadas por um indivíduo ao realizar a marcha podem ser diferentes e, quanto maior a deficiência do membro inferior acometido, maior será o gasto energético.

III. Os principais fatores que influenciam o deficit na marcha são as atrofias musculares e suas mudanças fisiológicas no metabolismo e nas fibras musculares tipo I consequentes ao uso excessivo, alterações no suprimento sanguíneo do membro afetado.

IV. Alterações na marcha de indivíduos hemiparéticos são explicadas pela perda dos efeitos tróficos centrais; atrofia neurogênica; perda das unidades motoras; alterações na ordem de recrutamento e na condução dos nervos periféricos – dados que devem ser considerados no planejamento estratégico de uma sessão terapêutica de treino de marcha.

V. As unidades motoras do lado parético são mais fadigáveis, levando a um deficit de resistência decorrente da diminuição de recrutamento de unidades motoras e ativação de fibras glicolíticas tipo II, ao invés do recrutamento de fibra tipo I, durante a atividade dinâmica, reduzindo a capacidade oxidativa dos músculos paréticos com o aumento da produção de lactato na utilização de glicogênio muscular.

Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q2301672 Fisioterapia
A ATM, classificada como a mais complexa do organismo humano, pode ser acometida pelas mesmas doenças e desordens que afetam outras articulações do sistema músculo-esquelético, como os deslocamentos de disco; doenças articulares degenerativas (osteoartrite); artrites inflamatórias; e, sinovites. Desordens temporomandibulares acometem uma grande porcentagem populacional que retém, porém não sabe que a possui, mas a procura prévia pelo profissional idôneo de fisioterapia, adjunto a uma equipe multidisciplinar, pode interferir positivamente em seu prognóstico. A fisioterapia possibilita não somente o tratamento convencional como abundantes recursos terapêuticos incluindo a eletrotermofototerapia. Assim, a eletrotermofototerapia engloba recursos fisioterápicos que podem ser usados no controle da dor miofascial, comum às DTMs, e que podem melhorar a qualidade de vida dos pacientes portadores desta disfunção da ATM. Considerando assugestões terapêuticas e os referidos recursos, assinale a opção correta para o tratamento da dor miofascial destes pacientes.
Alternativas
Q2301673 Fisioterapia
As lesões mais comuns na prática esportiva ocorrem na articulação do joelho. Alguns estudos têm identificado os possíveis fatores biomecânicos relacionados às lesões e que são passíveis de intervenção fisioterapêutica. O mau alinhamento do joelho no plano frontal durante atividades funcionais, como a aterrissagem de um salto e o agachamento, gera uma sobrecarga no sistema musculoesquelético. A alteração do alinhamento dinâmico do joelho no plano frontal é caracterizada por adução e rotação medial do quadril associadas à abdução e rotação lateral do joelho, denominado valgismo dinâmico. Sobre o valgismo dinâmico, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2301674 Fisioterapia
Para a avaliação do teste de levantar e sentar da cadeira comumente empregado no cenário clínico, considera-se a versão com cinco repetições a mais popular, pois evidencia bons preditores para diversos desfechos em saúde, como disfunção do equilíbrio; distúrbios vestibulares; risco de quedas; risco de incapacidade funcional; sarcopenia; e, fraqueza muscular dos membros inferiores. Em idosos, o TLS é considerado um teste válido e os pontos de corte variam de:
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: C
4: C
5: D
6: B
7: D
8: B
9: A
10: C