Questões de Concurso Público Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe - PE 2024 para Médico Vascular
Foram encontradas 20 questões
Sobre a diretriz citada no enunciado, o paciente que cursa com lesões estenosantes unilaterais ou bilaterais de artéria ilíaca comum (AIC) ou estenose única curta (≤ 3 cm) de artéria ilíaca externa (AIE), pode ser classificado como
I. A intensidade das alterações hemodinâmicas e ventilatórias da embolia pulmonar depende, principalmente, da extensão da obstrução vascular pulmonar e da existência ou não de cardiopatia ou pneumopatia preexistente.
II. O Cor pulmonale agudo é resultante da obstrução de mais de 80% do leito vascular pulmonar, sendo o quadro clínico geralmente grave e muito frequente, com repercussão hemodinâmica importante, levando ao colapso circulatório.
III. Na radiografia simples de tórax do paciente que cursa com TEP sem infarto é possível observar oligoemia com a área pulmonar afetada apresentando hipertransparência (sinal de Palla).
Mediante a análise dos itens supracitados, assinale a alternativa correta.
( ) Pacientes em coagulopatia, acidose metabólica (base excesso ≤ 10 ou pH < 7,1) e hipotermia, com necessidade de reconstrução vascular, possuem indicações para controle de danos em trauma vascular.
( ) Nos traumas cervicais contusos, as lesões de grau II e III das artérias carótidas e vertebrais podem ser conduzidas exclusivamente com antiagregação plaquetária e/ou anticoagulação.
( ) A cervicotomia continua sendo a opção preferencial para lesões com acesso cirúrgico menos complexo, como as lesões carotídeas em zona cervical 2.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta obtida no sentido de cima para baixo.
Acerca das anomalias do arco aórtico, correlacione as colunas a seguir:
I – Coarctação de aorta.
II – Canal arterial patente.
III – Arco aórtico duplo.
( ) Quando a aorta dorsal direita após a sétima intersegmentar não regride, forma-se um anel vascular envolvendo o esôfago e a traqueia.
( ) Um estreitamento da aorta pode ocorrer ao nível do ligamento arterial, podendo ser pré-ductal ou pós-ductal.
( ) É a anomalia vascular mais comum, decorrente da não
regressão ao nascimento.
I. O hemangioma é mais comum em mulheres e é o tumor mais frequente da criança.
II. A síndrome de Klippel e Trenaunay é caracterizada pela tríade: hemangioma, varizes de membro inferior (unilaterais) e aumento do comprimento e do volume do membro.
III. Nas MAV venosas, pode-se fazer escleroterapia, preferencialmente com álcool absoluto, e nas linfáticas, com bleiomicina ou OK 432.
Mediante a análise dos itens supracitados, analise a alternativa correta.
I. Pode-se considerar um linfedema grau 3 aquele que não melhora com menos de 48 h de repouso.
II. Pé cavo familiar e doença de Milroy são consideradas causas secundárias de linfedema.
III. Os medicamentos que podem ser usados no tratamento dos linfedemas são as drogas chamadas de linfocinéticos; entre os cumarínicos, o mais usado é a 5,6-alfabenzopirona.
Mediante a análise dos itens supracitados, analise a alternativa correta.
I – A ausência de dor ou sua pouca intensidade e a localização próxima ao maléolo medial são achados frequentes desse tipo de úlcera.
II – Tais úlceras mostram borda bem delimitada e base seca, que pode estar, por vezes, recoberta por restos necróticos, tendem a ser muito dolorosas, especialmente à noite.
III – Frequentes sob a primeira articulação metatarsofalangiana, base do quinto metatarso e calcâneo; caracterizam-se por serem indolores, profundas, com halo de hiperceratose.
( ) Úlcera arterial. ( ) Úlcera neuropática. ( ) Úlcera venosa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta obtida no sentido de cima para baixo.