Questões de Concurso Público Prefeitura de Massapê - CE 2019 para Professor - História
Foram encontradas 29 questões
A tabela abaixo obedece em cada coluna uma determinada sequência lógica diferente.
1 2 3
10 4 9
100 16 27
x y z
Observando a sequência a soma de x + y + z é igual a:
Marque a opção de uma das determinações do AI-1.
( ) Em Esparta desenvolveram-se manifestações como o laconismo, a xenofobia e a xenelasia; ( ) Atenas foi fundada pelos dórios no século IX a.C. em uma planície do Peloponeso; ( ) Esparta, por sua posição geográfica se transformou em importante centro comercial. Poderosos, negociantes e artesão começaram a ter maior importância social; ( ) Em Atenas, um legislador chamado Drácon criou ainda a Bulé, um conselho de quatrocentos cidadãos, e instituiu um sistema de participação política baseado na riqueza.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
COLUNA I I. Egito; II. Mesopotâmia.
COLUNA II ( ) Ficava a meio caminho entre o norte da África e a Ásia central; ( ) Os deuses eram representados sob forma humana, simbolizavam as forças da natureza e os astros do céu; ( ) Acreditavam em vários deuses, geralmente representados na forma humana e animal; ( ) O conhecimento de Matemática e de Geometria tinha uma finalidade de uso: a construção civil. Praticavam a raiz quadrada e as frações; calculavam também a área do círculo e a do trapézio.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
( ) O insatisfação dos fazendeiros e comerciantes contra o presidente nomeado pelo poder central para a província do Amapá e a miséria da população, deu início à Cabanagem; ( ) A Sabinada começou em novembro de 1837 com a sublevação das tropas e a fuga do governador, tinha o envolvimento da elite e ocorreu dois anos antes da Revolta dos Malês; ( ) A Balaiada ocorreu no Maranhão, em 1838. Um dos grupos era liderado por Manuel Balaio, de cujo nome derivaria o termo Balaiada. Nas fazendas, muitos escravos aproveitaram-se da agitação para fugir e formar quilombos; ( ) A Rebelião Farroupilha teve como causa, os anseios de autonomia e ideais republicanos de setores das elites do Rio Grande do Sul e o descontentamento generalizado da população rio-grandense com os pesados impostos sobre produtos como o charque.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Analise as afirmativas acerca do texto:
I. O narrador-personagem, não satisfeito em observar a beleza da flor no habitat original, leva-a para casa e tenta conservá-la, no entanto, ao perceber que não conseguira, resolve, como forma de dirimir sua culpa, devolvê-la à natureza;
II. No texto há predomínio de sequências dissertativas, uma vez que traz várias reflexões a serem feitas pelo leitor;
III. “Nem apelar para o médico de flores.” O elemento coesivo “nem” tem valor semântico de adição;
IV. O porteiro, no final do conto, mostra que percebeu o furto da flor e repreende o narrador-personagem pelo ato cometido por ele.
Estão corretas:
Os Estados Unidos são o país com maior número de pesquisadores mencionados, 2.639 ao todo; em seguida aparece o Reino Unido, com 546 Doze pesquisadores brasileiros estão entre os cientistas mais influentes do mundo em suas respectivas áreas de conhecimento. A lista, produzida anualmente pela empresa de consultoria Clarivate Analytics, desde 2014, considera o número de citações por artigos publicados em um período de dez anos. Os selecionados pertencem ao grupo de 1% de pesquisadores que mantiveram as mais altas médias de citações durante o período. Ao todo, foram selecionados cerca de 6 mil pesquisadores, em 21 áreas do conhecimento, além de campos transversais.
https://www.terra.com.br/noticias/ciencia
Considere as afirmações sobre o texto, julgando-as (V) verdadeiras ou (F) falsas:
( ) Pelas características, o gênero do texto é notícia; ( ) A função de linguagem predominante no texto é a conativa; ( ) As palavras “país” e “média” são acentuadas pela mesma regra gramatical; ( ) Em, “Os Estados Unidos são o país com maior número de pesquisadores mencionados”, a concordância verbal está correta, pois quando se trata de nomes que só existem no plural, a concordância deve ser feita levando-se em conta a ausência ou presença de artigo, no caso, concorda com o artigo “os”.
A sequência correta, de cima para baixo, é: