Questões de Concurso Público Prefeitura de Sonora - MS 2019 para Fisioterapeuta

Foram encontradas 20 questões

Q1024571 Fisioterapia
Um conjunto de situações e fatores com potencial de agir sinergicamente para a expansão e o fortalecimento do Método Canguru em todo o país pode ser identificado na análise dos últimos cinco anos. Dentre eles, podem ser destacados, exceto:
Alternativas
Q1024572 Fisioterapia
O Método Canguru é um modelo de atenção perinatal voltado para a atenção qualificada e humanizada que reúne estratégias de intervenção biopsicossocial, com uma ambiência que favoreça o cuidado ao recém-nascido (RN) e à sua família. A respeito disso, analise as afirmações a seguir: I- A primeira etapa tem início na internação do recém-nascido na UTI neonatal e/ou na Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo). II- A segunda etapa é realizada na Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (UCINCa), garantindo todos os processos de cuidado já iniciados na primeira etapa, com especial atenção ao aleitamento materno. O recém-nascido permanece de maneira contínua com sua mãe e a posição canguru será realizada pelo maior tempo possível. III- Os RNs pré-termo e/ou de baixo peso (RNBP) na terceira etapa receberão alta hospitalar e serão acompanhados de forma compartilhada pela equipe do hospital e da atenção básica do método canguru. Marque a alternativa correta:
Alternativas
Q1024573 Fisioterapia
São critérios de elegibilidade para a segunda etapa do Método Canguru, exceto:
Alternativas
Q1024574 Fisioterapia
Apneia é definida como interrupção do fluxo gasoso pelas vias aéreas, secundária à obstrução ou à parada da respiração por 20 segundos ou mais, ou em tempo menor, porém seguida de bradicardia menor ou igual a 100 bpm, cianose ou palidez. Quando ocorre em recém-nascidos com idade gestacional menor que 37 semanas de gestação, sem uma causa específica definida, é chamada de apneia da prematuridade. Analise os itens seguintes: I-. Hipóxia; II- Hipercapnia; III- Reflexos pulmonares imaturos; IV- Redução do tônus muscular da hipofaringe; V- Obstrução nasal por edema provocado por tempo prolongado de uso de sonda nasogástrica ou sucções repetidas. São fatores associados ao aparecimento e exacerbação dos episódios de apneia:
Alternativas
Q1024575 Fisioterapia
A displasia broncopulmonar, também conceituada como Doença Pulmonar Crônica (DPC), é uma doença decorrente da associação da prematuridade e da assistência respiratória, notadamente a ventilação mecânica, a que esses recém-nascidos possam, porventura, ter sido submetidos, causando uma alteração estrutural pulmonar com necessidade do uso prolongado da oxigenioterapia. Nas suas formas mais graves, pode levar a óbito ou a alterações futuras do crescimento e do neurodesenvolvimento. Sobre a função respiratória, em longo prazo, desses pacientes, marque a alternativa correta.
Alternativas
Q1024576 Fisioterapia
Na teoria síncrono-ativa do desenvolvimento, os comportamentos dos recém-nascidos são analisados de acordo com cinco subsistemas. A teoria é chamada de síncrono-ativa porque, durante cada estágio do desenvolvimento, os subsistemas desenvolvem-se independentemente e, ao mesmo tempo, interagem continuamente um com o outro e com o meio ambiente. O processo do desenvolvimento é descrito como uma série de círculos concêntricos, com cada um dos subsistemas continuamente promovendo retroalimentação para os demais. Sobre esta teoria, relacione a primeira coluna de acordo com a segunda:
Subsistema (1ª coluna): 1- Autônomo 2- Motor 3- Estado comportamental 4- Atenção e interação 5- Regulador
Característica do subsistema (2ª coluna): ( ) Este subsistema compreende níveis de consciência, que vão do sono profundo ao choro, podendo ser avaliado pela escala de Brazelton. ( ) Implica a capacidade de o recém-nascido permanecer no estado de alerta, apreender as informações do meio e comunicar-se usando alguns comportamentos, como a capacidade de se fixar o olhar por um período curto de tempo. ( ) Compreende as funções neurovegetativas e sempre que o equilíbrio for afetado por demandas, neste sistema ou nos demais, poderão surgir sinais de estresse e estafa da criança, variando de uma leve alteração de cor, passando por pausas respiratórias e até mesmo apneia. ( ) Compreende o tônus muscular, a postura e os movimentos voluntários e involuntários. Comportamentos que refletem estabilidade desse subsistema incluem postura harmoniosa e movimentos sincrônicos e harmoniosos dos membros, como segurar as próprias mãos, agarrar objetos, levar a mão à boca ou à face, sugar o dedo ou realizar movimentos bucais solicitando sucção. ( ) Engloba as estratégias que o recém-nascido utiliza para manter ou retornar a uma integração equilibrada, relativamente estável e relaxada dos subsistemas. Pode também envolver o tipo e a quantidade de facilitação que o RN necessita receber do meio.
A ordem correta, de cima para baixo é:
Alternativas
Q1024577 Fisioterapia

O fisioterapeuta está atendendo uma paciente de 65 anos que se encontra internada em uma UTI, em processo de desmame ventilatório após 20 dias de ventilação mecânica. Após 15 minutos de teste de respiração espontânea (TRE) em tubo T, a paciente queixa-se de leve dificuldade respiratória. O ECG no monitor multiparamétrico demonstra aumento na frequência cardíaca, inversão de ondas T e elevação aguda do segmento ST.

Em relação às alterações eletrocardiográficas apresentadas, assinale verdadeiro (V) ou falso (F) e, posteriormente, assinale a alternativa correta:

( ) As ondas T invertidas e a elevação aguda do segmento ST sugerem que o coração está experimentando hipóxia aguda, provavelmente causada pelo estresse do desmame.

( ) Mudanças na relação ventilação/perfusão pulmonar estão provavelmente causando hipoxemia aguda e oxigenação tecidual inadequada.

( ) O aumento da FC indica que a paciente não está tolerando o desmame.

( ) A ventilação mecânica deve ser reinstituída e a paciente deve ser monitorizada rigorosamente.

( ) A paciente não precisa ser sedada obrigatoriamente, para melhora da relação ventilação/perfusão, após o retorno à ventilação mecânica.

Alternativas
Q1024578 Fisioterapia
Paciente do sexo masculino, 65 anos, 60 kg (peso predito 55 kg), 1,58 m, com antecedentes clínicos de hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus. Deu entrada na UTI de um hospital público em virtude de rebaixamento do nível de consciência (ECG 7), sendo prontamente submetido à ventilação mecânica invasiva, com os seguintes parâmetros: modo A/C-VCV, VC = 330 ml; FR 18 ipm; Fluxo inspiratório = 40 l/min; PEEP = 8 cmH2O; FiO2 = 40%. Aos exames laboratoriais, observou-se alterações do sódio (Na+ 170 mEq/L) e potássio (K+ 10,0 mEq/L). A gasometria arterial inicial demonstrou os seguintes valores: pH = 7,13; PaCO2 = 34 mmHg; PaO2 = 90 mmHg; HCO3- = 12 mEq/ml; BE = - 14 mEq/L. Considerando os exames apresentados, pode-se dizer que o paciente apresenta, respectivamente:
Alternativas
Q1024579 Fisioterapia
Sobre as características e funcionamento dos ventiladores mecânicos invasivos, assinale (V) verdadeiro ou (F) falso e assinale a alternativa correta: ( ) O circuito ventilatório normalmente possui dois tubos, e ambos com detector de temperatura e fluxo bilateral, conectados respectivamente às válvulas de pressão e exalação, e no extremo oposto a um conector tipo “T”, onde é conectado o tubo endotraqueal. ( ) A fase inspiratória é ciclagem do ventilador, acompanhada com o disparo automaticamente. ( ) A sensibilidade da ventilação é determinada somente por pressão. ( ) No disparo do ventilador, a válvula de exalação habitualmente permanece aberta durante a fase inspiratória e despressuriza o circuito ao término da inspiração. ( ) Durante a segunda etapa do ciclo ventilatório, na exalação, a válvula exalatória pode ser controlada de forma a manter uma pressão positiva ao final da inspiração.
Alternativas
Q1024580 Fisioterapia
Sobre ventilação mecânica em pacientes com SDRA grave, assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto seguinte: “Ao ventilar com pequenos volumes, ou Vminuto = Vc x Fr __________, podemos esperar resultados associados à hipoventilação na gasometria arterial. O paciente deve________________, entregue à ventilação proposta, até mesmo com bloqueio neuromuscular para evitar assincronia paciente/VM.”
Alternativas
Q1024581 Fisioterapia
Quanto ao desmame da ventilação mecânica e aos critérios obrigatórios que avaliamos para iniciar o processo de desmame, leia os itens: (23) Se foi resolvido o que levou à necessidade da ventilação. (35) Estabilidade hemodinâmica e sem isquemia miocárdica onde se sugere que a pressão arterial sistólica esteja estável < 195 mmHg e > 90 mmHg, drogas vasopressoras como a dobutamina, noradrenalina, dopamina e outras em processo de desmame e doses baixas. Boa perfusão tecidual, ausência de insuficiência coronariana descompensada ou arritmias com repercussão hemodinâmica. (38) Adequada troca gasosa: sem sinais de hipoxemia, relação PaO2/FiO2 ≥ 200 mmHg. (42) Um dos critérios será quando o paciente consegue respirar em Pressão de Suporte (PSV). A soma exata dos itens corretos é:
Alternativas
Q1024582 Fisioterapia
Paciente do sexo feminino, 55 anos, admitido na UTI, com diagnóstico de lesão medular, nível C6 e C7, pós queda de uma cachoeira. Submetido à artrodese de coluna, procedimento cirúrgico com sucesso e sem intercorrências. Chega na UTI intubado e é extubado logo no POI. No momento, encontra-se estável, consciente, confortável, quadro motor com tetraplegia incompleta, máscara de oxigênio 8 l/min, sat. O2 95% e solicitada avaliação da fisioterapia. Acerca disso, julgue os itens com (V) quando a afirmação for verdadeira ou (F) quando a afirmação for falsa e assinale a alternativa correta: ( ) Paciente sem sinais de hipoxemia, não há necessidade de avaliação e monitoramento da força muscular respiratória, de volumes e capacidades pulmonares. ( ) Paciente com CV menor que 30 ml/kg, não tem indicação terapêutica com ventilação mecânica não invasiva. ( ) Paciente com CV menor que 30ml/kg, poderá ter maior risco de acumular secreção nas vias aéreas e, consequentemente, atelectasias.
Alternativas
Q1024583 Fisioterapia
Sobre as suturas e pontos antropométricos do crânio, podemos afirmar:
Alternativas
Q1024584 Fisioterapia
Em relação aos tipos de alavancas do corpo humano, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1024585 Fisioterapia
Em relação à LASERTERAPIA, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1024586 Fisioterapia
O eletrocardiograma registra a atividade elétrica do coração. Esse registro mostra a variação do potencial elétrico no tempo, que gera uma imagem linear, em ondas. Em relação à classificação das ondas, marque a alternativa correta.
Alternativas
Q1024587 Fisioterapia
Em relação aos tipos de amputações, marque a incorreta.
Alternativas
Q1024588 Fisioterapia
Assinale a alternativa correta em relação aos testes ortopédicos e/ou neurológicos.
Alternativas
Q1024589 Fisioterapia
Em relação aos nervos cranianos, marque a alternativa correta.
Alternativas
Q1024590 Fisioterapia
Em relação às marchas patológicas, marque a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: B
4: D
5: A
6: A
7: B
8: D
9: B
10: D
11: C
12: D
13: B
14: A
15: D
16: A
17: B
18: B
19: B
20: C