Questões de Concurso Público Prefeitura de Sonora - MS 2019 para Fisioterapeuta

Foram encontradas 20 questões

Q1024571 Fisioterapia
Um conjunto de situações e fatores com potencial de agir sinergicamente para a expansão e o fortalecimento do Método Canguru em todo o país pode ser identificado na análise dos últimos cinco anos. Dentre eles, podem ser destacados, exceto:
Alternativas
Q1024572 Fisioterapia
O Método Canguru é um modelo de atenção perinatal voltado para a atenção qualificada e humanizada que reúne estratégias de intervenção biopsicossocial, com uma ambiência que favoreça o cuidado ao recém-nascido (RN) e à sua família. A respeito disso, analise as afirmações a seguir: I- A primeira etapa tem início na internação do recém-nascido na UTI neonatal e/ou na Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo). II- A segunda etapa é realizada na Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (UCINCa), garantindo todos os processos de cuidado já iniciados na primeira etapa, com especial atenção ao aleitamento materno. O recém-nascido permanece de maneira contínua com sua mãe e a posição canguru será realizada pelo maior tempo possível. III- Os RNs pré-termo e/ou de baixo peso (RNBP) na terceira etapa receberão alta hospitalar e serão acompanhados de forma compartilhada pela equipe do hospital e da atenção básica do método canguru. Marque a alternativa correta:
Alternativas
Q1024573 Fisioterapia
São critérios de elegibilidade para a segunda etapa do Método Canguru, exceto:
Alternativas
Q1024574 Fisioterapia
Apneia é definida como interrupção do fluxo gasoso pelas vias aéreas, secundária à obstrução ou à parada da respiração por 20 segundos ou mais, ou em tempo menor, porém seguida de bradicardia menor ou igual a 100 bpm, cianose ou palidez. Quando ocorre em recém-nascidos com idade gestacional menor que 37 semanas de gestação, sem uma causa específica definida, é chamada de apneia da prematuridade. Analise os itens seguintes: I-. Hipóxia; II- Hipercapnia; III- Reflexos pulmonares imaturos; IV- Redução do tônus muscular da hipofaringe; V- Obstrução nasal por edema provocado por tempo prolongado de uso de sonda nasogástrica ou sucções repetidas. São fatores associados ao aparecimento e exacerbação dos episódios de apneia:
Alternativas
Q1024575 Fisioterapia
A displasia broncopulmonar, também conceituada como Doença Pulmonar Crônica (DPC), é uma doença decorrente da associação da prematuridade e da assistência respiratória, notadamente a ventilação mecânica, a que esses recém-nascidos possam, porventura, ter sido submetidos, causando uma alteração estrutural pulmonar com necessidade do uso prolongado da oxigenioterapia. Nas suas formas mais graves, pode levar a óbito ou a alterações futuras do crescimento e do neurodesenvolvimento. Sobre a função respiratória, em longo prazo, desses pacientes, marque a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: B
4: D
5: A