Questões de Concurso Público Prefeitura de Nonoai - RS 2018 para Pedagogo
Foram encontradas 18 questões
Os currículos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos (1ª parte). O Ensino Fundamental obrigatório, com duração de nove anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos seis anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante, entre outros, o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social (2ª parte).
A sentença está:
I - Consciência política e histórica da diversidade. II - Fortalecimento de identidades e de direitos. III - Ações educativas de combate ao racismo e a discriminações.
Estão CORRETOS:
( ) O currículo do Ensino Fundamental tem uma base nacional comum, complementada em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar por uma parte diversificada. A base nacional comum e a parte diversificada do currículo do Ensino Fundamental constituem um todo integrado e não podem ser consideradas como dois blocos distintos. ( ) Os conteúdos curriculares que compõem a parte diversificada do currículo serão definidos pelos sistemas de ensino e pelas escolas, de modo a complementar e enriquecer o currículo, assegurando a contextualização dos conhecimentos escolares em face das diferentes realidades.
As dificuldades de aprendizagem podem ser qualificadas, entre outras, como generalizadas, por afetar quase todas as aprendizagens (escolares e não escolares), e como graves, por serem afetados vários e importantes aspectos do desenvolvimento da pessoa (motores, linguísticos, cognitivos etc.) (1ª parte). A causa das dificuldades de aprendizagem costuma ser atribuída, entre outras coisas, a circunstâncias ambientais nas quais se dá o desenvolvimento e/ou aprendizagem (como, por exemplo, ambientes familiares e educativos pobres, projetos instrucionais inadequados etc.) (2ª parte).
A sentença está:
I - Facilmente insidiosa: sobretudo quando se produzem escalonamentos dos alunos e se colocam a público, declara-se uma possível corrida pelos primeiros lugares, passando a valer mais o prestígio do que a aprendizagem. II - Sempre justa: existe a possibilidade de avaliar seres humanos por outros seres humanos de forma justa, porque é viável estabelecer padrões unitários de pano de fundo normativo.
( ) O aluno tem de se assumir como um ser (mente num corpo com alma) que observa o mundo e se observa a si, se questiona e procura atribuir sentido aos objetos, aos acontecimentos e às interações. Tem de se convencer de que tem que ir à procura do saber; buscar ajuda nos livros, nas discussões, nas conversas, no pensamento, no professor. ( ) A sala de aula deixou de ser um espaço onde se transmitem conhecimentos, passando a ser um espaço onde se procura e onde se produz conhecimento.
I - Para que a escola consiga avançar na relação entre saberes escolares/realidade social/diversidade étnicocultural, é preciso que os(as) educadores(as) compreendam que o processo educacional também é formado por dimensões como a ética, as diferentes identidades, a diversidade, a sexualidade, a cultura, as relações raciais, entre outras. E trabalhar com essas dimensões não significa transformá-las em conteúdos escolares ou temas transversais, mas ter a sensibilidade para perceber como esses processos constituintes da nossa formação humana se manifestam na nossa vida e no próprio cotidiano escolar. II - O entendimento conceptual sobre o que é racismo, discriminação racial e preconceito poderia ajudar os(as) educadores(as) a compreenderem a especificidade do racismo brasileiro e auxiliá-los a identificar o que é uma prática racista e quando esta acontece no interior da escola.
I - Para prevenir o fracasso escolar, necessita-se trabalhar “em” e “com” a escola, ou seja, realizar um trabalho para que o professor possa conectar-se com sua própria autoria e, portanto, seu aluno possa aprender com prazer, denunciar a violência encoberta e aberta instalada no sistema educativo. II - Tanto no fracasso escolar quanto no problema de aprendizagem, o aluno mostra que não aprende, mas, no primeiro caso, a patologia está instalada nas modalidades de ensino da escola, e esse é o lugar sobre qual se deve, prioritariamente, intervir.
________ queria a reforma da sociedade através da educação das classes populares. Ele próprio colocou-se a serviço de suas ideias criando um instituto para crianças órfãs das camadas populares, onde ministrava uma educação em contato imediato, seguindo objetiva, progressiva e gradualmente um método natural e harmonioso.
O que há de maravilhoso no faz de conta é a possibilidade de transferir o acontecimento real para uma ideia que pode ser jogada no pensamento, sem leis, compromissos ou riscos, na mais absoluta liberdade que o ser humano possui que é a de pensar (1ª parte). A atividade lúdica não permite ao indivíduo o conhecimento. As hipóteses verdadeiras são testadas no brincar, infantil ou científico e depois confirmadas pela realidade (2ª parte). O brincar, portanto, está na base do aprender, do conhecer-se, do sentir-se e ser alguém no mundo (3ª parte).
A sentença está:
Está(ão) CORRETO(S):
I - Alguns educadores(as), ao trabalhar com a questão racial, poderiam tomar conhecimento das lutas, demandas e conquistas do Movimento Negro. Porém este movimento não atua para o benefício da inclusão da temática racional na escola brasileira e o reconhecimento da sua inclusão no currículo. II - Pensar na inserção política e pedagógica da questão racial nas escolas significa muito mais do que ler livros e manuais informativos. Representa alterar os valores, a dinâmica, a lógica, o tempo, o espaço, o ritmo e a estrutura das escolas.
( ) Pesquisa-ação. ( ) Aprendizagem experiencial. ( ) Abordagem humanista.
I - É dinâmica construtiva de fora para dentro. II - Aprendizagem e conhecimento não são sinônimos.
( ) Orientação profissional. ( ) Condições de integração. ( ) Comparação entre alunos.