Questões de Concurso Público Prefeitura de Esmeraldas - MG 2016 para Técnico em Nível Superior em Biblioteconomia

Foram encontradas 9 questões

Q1371150 Pedagogia
A partir das décadas de 60 e 70, diversos teóricos, por diferentes caminhos, chegam à conclusão que a escola está de tal forma condicionada pela sociedade, dividida em classes, que, ao invés de democratizar, reproduz as diferenças sociais, perpetuando o status quo. (ARANHA,1996, p. 176)
Essa teoria está representada na concepção:
Alternativas
Q1371151 Pedagogia
O mundo contemporâneo deve grande parte de sua formação ao desenvolvimento da ciência e da técnica, que determinaram uma nova maneira de pensar e agir. Com o avanço da tecnologia, é exigida a formação de técnicos especializados, que sejam capazes de atender à demanda do mundo industrializado. Nas escolas, começa-se a esboçar a tendência tecnicista, de influência norte-americana, cuja proposta consistia em:

I- Interação e construção do conhecimento.
II- Submissão do plano pedagógico ao administrativo.
III- Parcelamento do trabalho, com especialização das funções.
IV-Experiência e descobertas para o desenvolvimento autônomo.
V- Planejamento e organização racional da atividade pedagógica.
Está CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Q1371152 Pedagogia
No Brasil, as tendências pedagógicas foram influenciadas pelo momento cultural e político da sociedade e trazidas à luz, graças aos movimentos sociais. Algumas tendências tiveram maior repercussão e acabaram suscitando muitas críticas no século XX. Uma delas foi a tendência ____________________________, que enfatiza a formação de atitudes. O método adotado é baseado na facilitação da aprendizagem, em que aprender é modificar as percepções da realidade. O Professor, nesse sentido, é auxiliar das experiências, pois procura desenvolver a inteligência, priorizando o sujeito, considerando-o inserido numa situação social.
A opção que completa corretamente a lacuna do texto acima, é:
Alternativas
Q1371153 Pedagogia
Educar é um desafio social. Sabemos que a prática educativa pode tornar-se um instrumento mobilizador da sociedade ou ainda ser um meio de alienação dela. Sabemos também que os interesses políticos, sociais e econômicos que coordenam a ação pedagógica são inúmeros e fazem da educação sinônimo de acomodação.
“Criticar ou contradizer qualquer que seja o trabalho político desenvolvido é motivo de repressão, de anarquia e/ou vandalismo. Ao povo é preciso aceitar a situação de pobreza, dominação e exploração, pois opor-se é ser revolucionário. Portanto, é preciso que o homem cidadão busque no seu passado um princípio filosófico de vida para que assim seja capaz de refletir a atualidade”.
(Disponível em:< http://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao.>. Acesso em: 17 nov. 2016)
A concepção teórica presente no pensamento acima é:
Alternativas
Q1371154 Pedagogia
Segundo Lück (2010), nas estruturas democráticas, as decisões são tomadas com a participação de todos aqueles que fazem parte da organização, implicando a responsabilidade de todos nas decisões e ações de uma organização. Dentre os desafios apresentados na gestão escolar, a liderança é um tema relevante devido ao papel fundamental que o líder representa na eficácia do grupo e da organização e destaca que a liderança apresenta diferentes enfoques.
O enfoque de liderança que se realiza a partir do princípio segundo o qual as responsabilidades e funções dos diferentes cargos de gestão escolar se sobrepõem, ocorrendo o mesmo em relação à liderança, demanda uma articulação especial dos profissionais e o desenvolvimento de habilidades especiais, exercida a partir do entendimento e orientação baseada na missão e visão da escola, nos seus objetivos formadores e valores orientadores de ação é:
Alternativas
Q1371156 Pedagogia
A Lei 10.639/03 estabelece o ensino obrigatório da História e Cultura Afro-Brasileira e determina que os conteúdos serão ministrados em todo o currículo escolar. A professora Manuela, sabendo disso, decidiu selecionar algumas literaturas que poderiam auxiliar no desenvolvimento da leitura de seus alunos do 4º ano e propiciar um debate em sala de aula sobre as relações étnico-raciais. Estavam disponíveis as seguintes obras:
I- Ou isto ou aquilo (Cecília Meireles).
II- A Revolução dos Bichos (George Orwell).
III- A centopeia que sonhava (Herbert de Souza).
IV- Menina Bonita do Laço de Fita (Ana Maria Machado).
V- Chica da Silva, a mulher que inventou o mar (Lia Vieira).

Desse material, ela percebeu que apenas dois livros eram pertinentes ao tema. São eles:
Alternativas
Q1371157 Pedagogia
Em uma escola da rede municipal de educação, a elaboração de seu projeto político-pedagógico foi feita com a participação articulada de seus diretores, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais, professores, representantes dos funcionários, bem como de representantes dos alunos, de seus familiares e até mesmo da comunidade que vive no seu entorno. Nessa perspectiva, reuniram-se durante algum tempo, quando então formularam as principais diretrizes e estratégias que norteariam o trabalho da escola, indicando também os resultados esperados. Uma maior integração e/ou articulação entre os diferentes conteúdos programáticos e entre eles e os conhecimentos sociais de referência era um dos resultados esperados, e por esse motivo o grupo estabeleceu que a escola desenvolveria um trabalho centrado na metodologia de projetos de trabalho, com ênfase na pesquisa realizada pelos alunos, a partir de temas e questões formuladas com a colaboração dos próprios alunos.
Nesse caso, a possibilidade desse projeto político-pedagógico ser vitorioso é:
Alternativas
Q1371158 Pedagogia
A gestão democrática, no sentido lato, pode ser entendida como espaço de participação, de descentralização do poder e de exercício de cidadania. Nesse sentido, a democratização da gestão escolar implica a superação dos processos centralizados de decisão e a vivência da gestão colegiada, na qual as decisões nasçam das discussões coletivas, envolvendo todos os segmentos da escola num processo pedagógico.
São considerados mecanismos de participação e gestão democrática:

I- Participação padronizada das práticas, (as práticas são polissêmicas).
II- Exigência de planos de carreira para o magistério público.
III- Definição de diretrizes gerais de controle para a supervisão da educação nacional.
IV-Planejamento e coordenação descentralizados dos processos de decisão e de execução.
V- Fortalecimento das unidades escolares por meio da efetivação da autonomia das unidades escolares.

Está CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q1371159 Pedagogia

Analise os textos a seguir.

 TEXTO 1

Imagem associada para resolução da questão

Operários – Tarsila do Amara

(Disponível em: < http://www.pinturasemtela.com.br/>. Acesso em: 17 nov.

2016)


TEXTO 2

Os novos paradigmas educacionais que despontaram com o século XXI, reconhecem que os desenvolvimentos das ações empreendidas para a melhoria da gestão educacional ao longo dos anos foram feitas sem a devida preocupação de interpretar, analisar e registrar seus resultados, corroborando para a descontinuidade desse processo. A escola do século XXI deve ser reestruturada para abranger a formação do indivíduo para a vida, cuja vivência denote democracia, tomando por base a cidadania e o respeito para com o próximo. [...] Escola esta que terá como função emancipar pessoas, com políticas consistentes e definidas; já que ela é a nossa instituição mais representativa da democracia. Sendo assim, os registros das ações empreendidas tornam-se imprescindíveis para a continuidade dos processos educativos.


(SILVA, Ana Maria. Gestão participativa na escola e os desafios a

serem alcançados. Disponível em

<http://www.portaleducacao.com.br/administracao/artigos/48709/gesta

o-participativa-na-escola-e-os-desafios-a-serem-alcancados>. Acesso

em: abr. 2016.)





O processo de organização educacional dispõe de elementos constitutivos que são, na verdade, instrumentos de ação mobilizados para atingir os objetivos escolares.

Considerando-se os elementos constitutivos do processo de organização educacional, analise as assertivas a seguir e marque (V) para Verdadeiro e (F) para Falso.


(  ) Prescrição detalhada de funções e comunicação linear baseada em normas e regras.

( ) A atividade de coordenação/direção prescinde do esforço coletivo do pessoal da escola.

( ) O setor técnico-administrativo responde pelas atividades-fins que asseguram o atendimento dos objetivos e funções da escola.

(  ) O planejamento é um processo de explicitação de objetivos e antecipação de decisões para orientar a instituição, prevendo-se o que se deve fazer para atingi-los.

( ) Ações de capacitação e aperfeiçoamento dos profissionais da escola para que realizem com competência suas tarefas e se desenvolvam pessoal e profissionalmente.

( ) A organização de atividades é o processo por meio do qual se dá a racionalização dos recursos, criando e viabilizando as condições e modos para se realizar o que foi planejado. 


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: C
4: A
5: B
6: D
7: B
8: D
9: C