Questões de Concurso Público Prefeitura de Fortaleza - CE 2021 para Enfermeiro (SAMU)

Foram encontradas 30 questões

Q1783997 Enfermagem
A Resolução COFEN nº 564/2017 versa sobre a aprovação do novo Código de Ética Profissional da Enfermagem. Nesse novo código:
Alternativas
Q1783998 Enfermagem
O escore da Escala de Coma de Glasgow é calculado usando a melhor resposta observada quando se avaliam os olhos do paciente, a resposta verbal e a resposta motora. Sabendo disso, associe as informações a seguir.
I. Abertura ocular. II. Resposta verbal. III. Resposta motora. IV. Reatividade pupilar.
( ) Sua pontuação varia de 0 a 2 e essa será subtraída da soma das demais categorias. ( ) É a categoria com mais variações de pontuação. Nesta avaliação é possível observar postura de descerebração, por exemplo. ( ) Nesta avaliação pode ser utilizada uma questão do tipo "o que aconteceu com você?". ( ) Nesta categoria a pontuação pode variar de espontânea a ausente.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1783999 Enfermagem
A sequência da avaliação primária no trauma deve ser feita rapidamente e é utilizada independentemente do tipo de paciente. Todos os pacientes, incluindo idosos, crianças ou gestantes, são avaliados de modo semelhante para garantir que todos os componentes da avaliação sejam cobertos. Para ser lembrada, utiliza-se o mnemônico XABCDE. Associe cada letra ao seu significado.
( ) Manejo da via área. ( ) Incapacidades. ( ) Ambiente/Exposição. ( ) Hemorragia exsanguinante. ( ) Respiração. ( ) Circulação.
A sequência correta, de cima pra baixo, é:
Alternativas
Q1784000 Enfermagem
O mnemônico SAMPLE é um lembrete dos principais componentes da avaliação secundária no trauma. Sabendo disso, assinale o item que associa corretamente a letra ao seu significado.
Alternativas
Q1784001 Enfermagem
A comunicação entre os profissionais do atendimento pré e intra-hospitalar é uma parte fundamental dos cuidados de qualidade para o paciente. Analise as assertivas que se seguem e assinale o item INCORRETO.
Alternativas
Q1784002 Enfermagem
Acerca do atendimento pré-hospitalar das lesões musculoesqueléticas, julgue as assertivas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Se um osso estiver fraturado, a sua imobilização pode reduzir a dor. ( ) O enfermeiro deve saber que a primeira consideração no manejo de fraturas é controlar a hemorragia e tratar o choque. ( ) Na maioria dos casos, antes da imobilização, o membro lesado deve ser recolocado em sua posição anatômica normal, o que pode aliviar a compressão de artérias ou nervos, resultando em melhora da perfusão e do funcionamento neurológico. ( ) Como regra geral, as suspeitas de luxação devem ser imobilizadas após realinhamento.
O item que apresenta a sequência correta, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1784003 Enfermagem
De acordo com o artigo 6º da Portaria nº 1.010, de 21 de maio de 2012, as Unidades Móveis para atendimento de urgência podem ser das seguintes espécies, EXCETO:
Alternativas
Q1784004 Enfermagem
De acordo com as atualizações da American Heart Association (AHA) publicadas em 2020, a cadeia de sobrevivência no ambiente extra-hospitalar apresenta 6 etapas, as quais segue a sequência:
Alternativas
Q1784005 Enfermagem
Uma das emergências não traumáticas são as emergências cardiocirculatórias. Dentre elas, o choque é uma condição potencialmente letal, decorrente da redução de débito cardíaco, colapso circulatório e ineficiência da perfusão tissular, necessitando de intervenção imediata. O enfermeiro deve ter o conhecimento dos diferentes tipos de choque para saber qual conduta deve ser tomada no atendimento inicial.
1. Choque hipovolêmico. 2. Choque cardiogênico. 3. Choque obstrutivo. 4. Choque distributivo.
( ) Alteração do tônus vasomotor das arteríolas e inadequação na distribuição do volume sanguíneo. ( ) Impedimento mecânico do fluxo sanguíneo em múltiplos órgãos. ( ) Diminuição do volume sanguíneo circulante. ( ) Falha do coração como bomba e deterioração da função cardíaca. Assinale o item que corresponde à sequência correta, de cima para baixo:
Alternativas
Q1784006 Enfermagem
A triagem consiste na classificação das pessoas vitimadas pelo evento, baseando-se na gravidade do estado de saúde, com o intuito de beneficiar o maior número de pacientes. Existem vários métodos de triagem aplicáveis no serviço de atendimento extra-hospitalar, um deles é o método START. Sobre essa classificação por cores no método START, assinale o item CORRETO.
Alternativas
Q1784007 Enfermagem
Os acidentes mais frequentes com aranhas são provocados por 3 tipos desse aracnídeo. Considerando que o enfermeiro do SAMU deve ter conhecimento sobre acidentes com animais peçonhentos, assinale o item correto.
Alternativas
Q1784008 Enfermagem
A equipe do SAMU foi acionada para uma situação de PCR identificada por um transeunte na Praça do Ferreira. Você é o enfermeiro que prestou o primeiro atendimento à vítima e estudou recentemente acerca do algoritmo de PCR para adultos apresentado nas atualizações publicadas pela American Heart Association (AHA), em 2020, portanto, sabe que:
Alternativas
Q1784009 Enfermagem
O PHTLS - Prehospital Trauma Life Support, ou suporte de atendimento pré-hospitalar do trauma - em sua nona edição, explicita 14 princípios de ouro do atendimento pré-hospitalar ao trauma. A respeito disso, assinale o item INCORRETO.
Alternativas
Q1784010 Enfermagem
A Política Nacional de Atenção às Urgências foi reformulada pela Portaria nº 1600, de 7 de julho de 2011. Essa Portaria também instituiu a Rede de Atenção às Urgências no Sistema Único de Saúde (SUS). Assim:
Alternativas
Q1784011 Enfermagem
A Lei nº 7.498/86, de 25 de junho de 1986, dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem. Nesse documento:
Alternativas
Q1784012 Enfermagem
Sobre a avaliação primária no trauma, considere as seguintes assertivas.
I. Após estabelecer a segurança da cena e controlar hemorragia exsanguinante, o manejo da via aérea é a maior prioridade no tratamento de pacientes com lesão crítica. II. Após controle da perda sanguínea externa significativa, o profissional de atendimento pré-hospitalar descarta outras causas e complicações relacionadas ao choque. III. A hipotermia prejudica drasticamente a capacidade do sistema de coagulação sanguínea de obter hemostasia, por isso é importante manter o calor corporal com uso de cobertores e restaurá-lo com a reanimação e um ambiente aquecido na ambulância. IV. Somente ao médico é necessária a habilidade de imobilizar cabeça e pescoço, liberação da via aérea, manobras manuais para abrir a via aérea, aspiração e uso de cânulas orofaríngeas e nasofaríngeas.
Está correto o que se afirma no(s) item(ns):
Alternativas
Q1784013 Enfermagem
A lesão cerebral traumática (LCT) é considerada um problema de saúde pública mundial que afeta mais de 10 milhões de pessoas por ano. Por isso, o enfermeiro deve ter conhecimento sobre a sua fisiopatologia, com vistas a intervir corretamente no atendimento inicial. Assim sendo, avalie os itens e assinale o CORRETO.
Alternativas
Q1784014 Enfermagem
A lesão traumática da coluna é potencialmente fatal. Pode ainda ter efeitos profundos sobre a função física, no estilo de vida e na situação financeira. O enfermeiro do SAMU deve, portanto, ter em mente que:
Alternativas
Q1784015 Enfermagem
Para o eficiente atendimento pré-hospitalar, o enfermeiro deve ter conhecimento da fisiopatologia das condições que levam o paciente a necessitar de atendimento. Uma das condições comuns no cenário de trauma é o trauma torácico, que pode ser do tipo contuso ou penetrante. A esse respeito, assinale o item CORRETO.
Alternativas
Q1784016 Enfermagem
Acerca das lesões térmicas, considere as frases a seguir.
I. Queimaduras superficiais envolvem apenas a epiderme e se caracterizam por serem vermelhas e dolorosas. Queimaduras dessa profundidade não são incluídas para cálculo da área de superfície corporal queimada nem são usadas para administração de fluidos. II. Se considerarmos uma mulher de 60 kg que sofreu queimaduras de terceiro grau em 40% de sua área de superfície corporal (ASC) total e que é manejada na cena logo após a lesão, o volume de líquido total em 24h, para reposição seria de 9.600 ml. III. Há vários métodos de avaliação da extensão da queimadura, com estimativa da porcentagem da superfície corporal queimada (SCQ). No atendimento pré-hospitalar, o método mais amplamente usado é a regra dos nove, de Wallace e Pulaski.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: A
4: B
5: D
6: D
7: A
8: B
9: B
10: C
11: B
12: A
13: B
14: B
15: A
16: D
17: C
18: A
19: A
20: D