Questões de Concurso Público Prefeitura de Fortaleza - CE 2021 para Enfermeiro (SAMU)
Foram encontradas 30 questões
I. Abertura ocular. II. Resposta verbal. III. Resposta motora. IV. Reatividade pupilar.
( ) Sua pontuação varia de 0 a 2 e essa será subtraída da soma das demais categorias. ( ) É a categoria com mais variações de pontuação. Nesta avaliação é possível observar postura de descerebração, por exemplo. ( ) Nesta avaliação pode ser utilizada uma questão do tipo "o que aconteceu com você?". ( ) Nesta categoria a pontuação pode variar de espontânea a ausente.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
( ) Manejo da via área. ( ) Incapacidades. ( ) Ambiente/Exposição. ( ) Hemorragia exsanguinante. ( ) Respiração. ( ) Circulação.
A sequência correta, de cima pra baixo, é:
( ) Se um osso estiver fraturado, a sua imobilização pode reduzir a dor. ( ) O enfermeiro deve saber que a primeira consideração no manejo de fraturas é controlar a hemorragia e tratar o choque. ( ) Na maioria dos casos, antes da imobilização, o membro lesado deve ser recolocado em sua posição anatômica normal, o que pode aliviar a compressão de artérias ou nervos, resultando em melhora da perfusão e do funcionamento neurológico. ( ) Como regra geral, as suspeitas de luxação devem ser imobilizadas após realinhamento.
O item que apresenta a sequência correta, de cima para baixo, é:
1. Choque hipovolêmico. 2. Choque cardiogênico. 3. Choque obstrutivo. 4. Choque distributivo.
( ) Alteração do tônus vasomotor das arteríolas e inadequação na distribuição do volume sanguíneo. ( ) Impedimento mecânico do fluxo sanguíneo em múltiplos órgãos. ( ) Diminuição do volume sanguíneo circulante. ( ) Falha do coração como bomba e deterioração da função cardíaca. Assinale o item que corresponde à sequência correta, de cima para baixo:
I. Após estabelecer a segurança da cena e controlar hemorragia exsanguinante, o manejo da via aérea é a maior prioridade no tratamento de pacientes com lesão crítica. II. Após controle da perda sanguínea externa significativa, o profissional de atendimento pré-hospitalar descarta outras causas e complicações relacionadas ao choque. III. A hipotermia prejudica drasticamente a capacidade do sistema de coagulação sanguínea de obter hemostasia, por isso é importante manter o calor corporal com uso de cobertores e restaurá-lo com a reanimação e um ambiente aquecido na ambulância. IV. Somente ao médico é necessária a habilidade de imobilizar cabeça e pescoço, liberação da via aérea, manobras manuais para abrir a via aérea, aspiração e uso de cânulas orofaríngeas e nasofaríngeas.
Está correto o que se afirma no(s) item(ns):
I. Queimaduras superficiais envolvem apenas a epiderme e se caracterizam por serem vermelhas e dolorosas. Queimaduras dessa profundidade não são incluídas para cálculo da área de superfície corporal queimada nem são usadas para administração de fluidos. II. Se considerarmos uma mulher de 60 kg que sofreu queimaduras de terceiro grau em 40% de sua área de superfície corporal (ASC) total e que é manejada na cena logo após a lesão, o volume de líquido total em 24h, para reposição seria de 9.600 ml. III. Há vários métodos de avaliação da extensão da queimadura, com estimativa da porcentagem da superfície corporal queimada (SCQ). No atendimento pré-hospitalar, o método mais amplamente usado é a regra dos nove, de Wallace e Pulaski.
Está correto o que se afirma em: