Questões de Concurso Público Prefeitura de Almirante Tamandaré - PR 2015 para Enfermeiro

Foram encontradas 20 questões

Q1338989 Enfermagem
A estratégia brasileira para controle do câncer de mama está definida no Documento de Consenso publicado e divulgado pelo Instituto Nacional do Câncer e Ministério da Saúde em 2004. Conforme o Consenso, a mamografia e o exame clínico das mamas (ECM) são os métodos preconizados para o rastreamento desse câncer na rotina de atenção integral à saúde da mulher. Sobre a faixa etária e a periodicidade desses exames, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1338990 Enfermagem
Com relação à consulta de enfermagem a gestante de baixo risco, na atenção ao Pré-Natal, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) A palpação obstétrica deve ser realizada após a medida da altura uterina. ( ) A palpação obstétrica objetiva identificar a situação e a apresentação fetal. ( ) As manobras de Rupold consistem em um método palpatório do abdome da gestante em 4 passos. ( ) Na palpação obstétrica, pode-se estimar a quantidade de líquido amniótico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas
Q1338991 Enfermagem
O Boletim Epidemiológico AIDS/DST, divulgado pelo Ministério da Saúde em dezembro de 2010, apresenta queda na incidência de casos de AIDS em crianças menores de cinco anos. O resultado confirma a eficácia da política de redução da transmissão vertical do HIV instituída no Brasil. Sobre o assunto, identifique como verdadeiros (V) ou falsos (F) os seguintes fatores de risco para a transmissão vertical:
( ) Fatores virais, tais como a carga viral, o genótipo e o fenótipo fúngico. ( ) Fatores maternos, incluindo o estado clínico e imunológico, a presença de DST e outras coinfecções, bem como o estado nutricional materno. ( ) Fatores obstétricos, tais como a duração da ruptura das membranas amnióticas, a via de parto e a presença de hemorragia intraparto. ( ) Fatores inerentes ao recém-nascido, tais como alto peso ao nascer.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas
Q1338992 Enfermagem
Com relação à Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), instituída pela Portaria MS/GM nº 3.088, de 23/12/2011, considere os seguintes objetivos:
1. Promover a reabilitação e a reinserção das pessoas com transtornos mentais e com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas por meio do acesso ao trabalho, à renda e à moradia solidária. 2. Direcionar o trabalho no território adscrito à rede. 3. Promover cuidados em saúde especialmente a grupos mais vulneráveis, como crianças, adolescentes, jovens, pessoas em situação de rua e populações indígenas. 4. Organizar a Unidade Básica de Saúde.
São objetivo da RAPS:
Alternativas
Q1338993 Enfermagem
Os fatores de risco para o uso de álcool e outras drogas são características ou atributos de um indivíduo, grupo ou ambiente de convívio social que contribuem para aumentar a probabilidade da ocorrência desse uso. São fatores de risco:
Alternativas
Q1338994 Enfermagem
O Sistema Internacional de Classificação das Úlceras por Pressão NPUAP/EPUAP (National Pressure Ulcer Advisory Panel/European Pressure Ulcer Advisory Panel) define-as como “lesão localizada na pele e/ou tecido subjacente, normalmente sobre uma proeminência óssea, em resultado da pressão ou de uma combinação entre esta e forças de torção”. Ela precisa ser criteriosamente avaliada pelo enfermeiro, de maneira que o tratamento selecionado permita condições favoráveis ao processo de cicatrização. Com relação a esse tema, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) A suspeita de lesão nos tecidos profundos, em que base da úlcera está coberta por tecido desvitalizado e/ou necrótico no leito da ferida, define a perda total da espessura desses tecidos. Até que seja removido o tecido desvitalizado e/ou necrótico suficiente, não se pode determinar o verdadeiro grau ou categoria. ( ) Durante a inspeção da pele, avaliar as áreas de eritema em indivíduos que foram identificados como risco de desenvolver úlceras por pressão. Para diferenciar se o eritema da pele é ou não desse tipo, o enfermeiro pode aplicar o método da pressão com os dedos sobre o eritema durante três segundos. Se o branqueamento persistir, indica úlcera por pressão de grau 1. ( ) Uma vez diagnosticada úlcera por pressão de grau 1, o enfermeiro deverá prescrever massagem no local como medida preventiva, pois esse estímulo produz efeitos sobre os sistemas nervoso, muscular, circulatório e linfático, entre outros. O resultado na úlcera é a diminuição da dor provocada pela pressão e vasodilatação local, que permite um maior aporte sanguíneo na região isquêmica. ( ) O reposicionamento e a mobilização precoce na cama do indivíduo com úlcera por pressão ou com risco de desenvolvê-la devem ser rigorosamente realizados pela equipe de enfermagem. Para tanto, se a condição clínica permitir, recomenda-se utilizar uma inclinação de 30° para posições laterais e evitar decúbito lateral a 90° ou deixar o paciente semirreclinado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas
Q1338995 Enfermagem
O cuidado de enfermagem à pessoa com ferida incorpora todas as estratégias de prevenção e tratamento. Com relação ao tratamento de feridas, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1338996 Enfermagem
No trauma crânio-encefálico, uma hemorragia epidural pode causar herniação, forçando o lobo temporal em direção ao terceiro par de nervos cranianos, comprimindo-o. Nessa situação, a vítima apresenta:
Alternativas
Q1338997 Enfermagem
As vias de administração de fármacos dependem das características da droga, das características da pessoa e das respostas desejadas. Com relação à farmacoterapia, considere as seguintes afirmativas:
1. Na prática clínica, é importante conhecer os níveis séricos de uma droga, pois as que têm índice terapêutico baixo indicam pequena margem de segurança, uma vez que suas doses terapêuticas são semelhantes às doses tóxicas, como digoxina, antibióticos aminoglicosídeos e teofilina. 2. Quando comprimidos ou cápsulas são tomadas com as refeições, ou logo após, dissolvem-se mais rapidamente, devido ao aumento da circulação sanguínea no local, razão pela qual as moléculas da droga chegam mais rapidamente aos locais de absorção no intestino delgado. 3. As drogas administradas por via sistêmica não precisam ser absorvidas para exercer seu efeito, porque são introduzidas diretamente na corrente sanguínea. 4. Os medicamentos líquidos administrados por via oral são absorvidos mais rapidamente do que os comprimidos ou cápsulas administrados pela mesma via.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1338998 Enfermagem
Com relação aos sinais vitais, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) O uso incorreto do manguito pode resultar em erro de mensuração da pressão arterial em cerca de 30 mmHg. Se o manguito for muito estreito, a leitura estará erroneamente elevada. ( ) Na dor neuropática, é muito comum a presença de alodinia, definida por uma sensação dolorosa de intensidade anormal após um estímulo nocivo. ( ) Os fatores que influenciam na temperatura corporal são idade, temperatura do ambiente, hormônios, exercício físico, estresse e emoções e ritmo circadiano. ( ) Os sinais e sintomas do colapso circulatório agudo são: taquipneia, taquicardia, pulso filiforme, oligúria e dispneia. ( ) A respiração do tipo Cheyne-Stokes é definida como períodos de respiração de igual profundidade alternando-se com períodos de apneia. As causas desse tipo de respiração incluem a depressão respiratória e a lesão cerebelar em nível bulbar.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas
Q1338999 Enfermagem
As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) são doenças multifatoriais que se desenvolvem no decorrer da vida e têm longa duração. As quatro DCNT de maior impacto mundial são: doenças cardiovasculares, diabetes, câncer e doenças respiratórias crônicas. Com relação às DCNT, considere as afirmativas abaixo:
1. A ulceração do pé é uma complicação decorrente do diabetes mellitus que pode levar à incapacidade e possível amputação do membro afetado. As úlceras isquêmicas do pé diabético têm as seguintes características: ausência de pulso, dedo em garra, pé de Charcot, paresia, formação de calosidades, temperatura fria nos pés e localização frequente na superfície plantar. 2. A asma é uma doença inflamatória crônica, caracterizada por hiper-responsividade das vias aéreas superiores, manifestando-se clinicamente por episódios recorrentes de sibilância, dispneia, aperto no peito e tosse. Os agonistas beta de ação curta inaláveis (brometo de ipatrópio e bromidrato de fenoterol) são os medicamentos de escolha para o alívio rápido dos sinais e sintomas clínicos. 3. O Escore de Framingham estima a probabilidade de ocorrer infarto do miocárdio ou morte por doença coronária no período de 10 anos em indivíduos sem diagnóstico prévio de aterosclerose clínica. A partir do risco calculado, o indivíduo pode ser classificado como de risco baixo, médio ou alto para o desenvolvimento de doença arterial coronariana. 4. Um indicador utilizado para avaliar o alto débito cardíaco é o índice da pressão proporcional de pulso (PPP). A PPP é avaliada por meio da seguinte fórmula: PAS/PAD, em que PAS é a pressão arterial sistólica e PAD, a pressão arterial diastólica.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1339000 Enfermagem
As diretrizes internacionais de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) da Associação Americana do Coração (American Heart Association – AHA) de 2010 modificaram significativamente as recomendações anteriores para o atendimento à vítima de parada cardiorrespiratória (PCR). A respeito das diretrizes de 2010 da AHA para RCP, considere as seguintes afirmativas:
1. O número de compressões torácicas aplicadas por minuto durante a RCP é um fator determinante do retorno da circulação espontânea e da sobrevivência com boa função neurológica. A aplicação de mais compressões torácicas está relacionada a maior sobrevivência, motivo pelo qual a recomendação é que a frequência mínima seja de 100 compressões por minuto, minimizando-se também as interrupções. 2. A sequência de RCP em adultos deve iniciar com a abertura das vias aéreas (A- vias aéreas – airway), seguida da verificação quanto à presença de respiração normal e, após, da aplicação de duas ventilações de resgate (B- respiração – breathing), acompanhadas de trinta compressões torácicas (C- circulação – circulation). 3. Ao presenciar uma PCR extra-hospitalar, em havendo um desfibrilador externo automático (DEA) prontamente disponível no local, o socorrista deverá iniciar a RCP com compressões torácicas e usar o DEA o quanto antes. 4. A atropina não deve ser utilizada de rotina no atendimento à PCR, pois as evidências disponíveis sugerem ser improvável que produza benefícios terapêuticos.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1339001 Enfermagem
Em um acidente automobilístico, o trauma abdominal pode ser bastante grave, mesmo que não apresente sinais externos óbvios de lesão. A biomecânica da lesão e o cenário podem auxiliar na compreensão do que pode ter ocorrido. Na avaliação da vítima de trauma abdominal, quando esta evolui com queda da pressão arterial e inconsciência, o profissional de saúde deve manter elevado nível de suspeita para:
Alternativas
Q1339002 Enfermagem
Na avaliação neurológica da vítima de trauma, utiliza-se a Escala de Coma de Glasgow como um dos parâmetros para se identificar a gravidade da situação. Com relação a essa escala, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1339003 Enfermagem
Em acidentes de carro, é bastante comum que o condutor sofra um trauma torácico ao se chocar contra o volante do veículo. Em relação ao assunto, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1339004 Enfermagem
O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem leva em consideração a necessidade e o direito de assistência em enfermagem da população e os interesses do profissional. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1339005 Enfermagem
A Lei 8.080 dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Em relação a essa lei, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) As populações indígenas têm direito a participar dos organismos colegiados de formulação, acompanhamento e avaliação das políticas de saúde, tais como o Conselho Nacional de Saúde e os Conselhos Estaduais e Municipais de Saúde. ( ) Os servidores que legalmente acumulam dois cargos ou empregos poderão exercer suas atividades em apenas um estabelecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). ( ) Os serviços públicos que integram o Sistema Único de Saúde (SUS) constituem campo de prática para ensino e pesquisa, mediante normas específicas, elaboradas conjuntamente com o sistema educacional. ( ) Em casos específicos, os serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), da rede própria ou conveniada, podem permitir a presença, junto à parturiente, de acompanhante durante o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato. ( ) O atendimento e a internação domiciliares só poderão ser realizados por indicação médica, com expressa concordância do paciente e de sua família.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas
Q1339006 Enfermagem
Em relação ao Sistema Nacional de Vigilância dos Eventos Adversos Pós-Vacinação, considere as seguintes afirmativas:
1. Para fins de vigilância epidemiológica, o tempo máximo para se iniciar uma investigação de campo em tempo oportuno é de 96 horas após a notificação. 2. Os serviços públicos e privados de saúde devem realizar notificação obrigatória de eventos adversos pós-vacinação. 3. Um evento adverso pós-vacinação pode ser qualquer evento indesejável ou não intencional, isto é, sintoma, doença ou um achado laboratorial anormal. 4. Todos os eventos adversos graves e/ou inusitados devem ser notificados imediatamente, dentro das primeiras 48 horas, por meio de telefone, e-mail ou fax, ao nível hierárquico superior. 5. É considerado Evento Adverso Grave quando requer hospitalização por pelo menos 24 horas ou prolongamento de hospitalização já existente.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1339007 Enfermagem
A monitoração ambulatorial da pressão arterial em crianças e adolescentes é um método valioso de avaliação e tratamento de hipertensão. Um fator importante na medida acurada da pressão arterial é o tamanho do manguito. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1339008 Enfermagem

Com relação aos reflexos primitivos, numere a Coluna II de acordo com a Coluna I.


Coluna I

1. Rotação da cabeça em direção a um estímulo próximo à boca.

2. Os braços são elevados e soltos repentinamente e se abrem para os lados com as palmas para cima e os polegares flexionados.

3. Extensão do hálux e afastamento dos outros dedos ao se pressionar a sola do pé.

4. Aplica-se um estímulo com o dedo paralelamente à coluna, desde a última costela à crista ilíaca. A resposta consiste em flexão lateral na direção do estímulo.


Coluna II

( ) Reflexos de Babinski.

( ) Reflexo de Galant.

( ) Pontos cardeais.

( ) Reflexo de Moro.


Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna II, de cima para baixo.

Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: B
4: A
5: A
6: C
7: D
8: D
9: B
10: E
11: A
12: D
13: B
14: A
15: C
16: A
17: E
18: A
19: C
20: B