Questões de Concurso Público Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos - SP 2018 para Professor de Educação Básica II - Arte

Foram encontradas 22 questões

Q1153295 Educação Artística
Segundo Ana Mae Barbosa (A imagem no ensino da Arte, p. 84), o primeiro museu a criar a função de arte-educador em 1852 foi o
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Q1153296 Educação Artística
No livro John Dewey e o ensino da Arte no Brasil (p. 40-41), Barbosa elabora um quadro que denomina “cronologia da dependência”, no qual indica características do ensino artístico no Brasil ao longo dos séculos. No que diz respeito aos anos 1914-1927, a autora definiu esse período como marcado por
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Q1153297 Educação Artística
Para Bredariolli (em Barbosa e Cunha, Abordagem Triangular no ensino das artes e culturas visuais, p. 29), um dos fundamentos da Abordagem Triangular no ensino de Arte é
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Q1153298 Educação Artística
“A Abordagem Triangular não é uma metodologia, como às vezes é chamada. Os três eixos de aprendizagem artística que a compõem delimitam claramente conjuntos possíveis de ações complementares e interconectadas. Ações que podem se manifestar em redes intermináveis de relações”.

(Regina Stela Machado em Barbosa e Cunha, Abordagem Triangular no ensino das artes e culturas visuais, p. 64)

Os três eixos indicados pela autora são:
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Q1153299 Educação Artística

Observe a imagem.


Imagem associada para resolução da questão

A pintura de Anita Malfatti Torso/Ritmo (1915/1916) demonstra a influência de seu mestre Homer Boss, pintor americano que foi seu professor na Art Students League, em Nova York. O trabalho pode ser caracterizado por

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Q1153300 Educação Artística
Segundo Costa (Questões de Arte), a performance é um tipo de arte que integra várias linguagens como dança, música e interpretação. Tem caráter experimental e reduzido a um pequeno número de apresentações, ainda que, nos dias de hoje, utilize o suporte do vídeo e da televisão. Para a autora, a performance foi criada nos anos
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Q1153301 Educação Artística
Segundo Jorge Coli (O que é Arte), os “happenings” (do verbo inglês to happen, acontecer) foram organizados pela primeira vez nos anos sessenta, por Allan Kaprow, em galerias de pintura de Nova York. A definição lapidar do “happening” foi dada por Salvador Dali: “realizar um ‘happening’ é criar uma situação que não pode se repetir”. Com outras palavras, é, num lugar determinado, a reunião de pessoas que fazem acontecer coisas através do gesto, da voz, de atitudes diversas – tudo baseado no impulso instintivo, irracional, inconsciente, com a utilização eventual de drogas do tipo LSD, desenvolvendo uma nova forma de percepção, novos modos de relação com outrem e com as coisas.
Para o autor, o “happening” é um exemplo de manifestação artística contemporânea que se caracteriza por ser
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Q1153302 Educação Artística
Segundo A. M. Barbosa, em A imagem no ensino da Arte, Edmund Burke Feldman desenvolve em 1970 proposta de metodologia de leitura da obra de arte denominada “método comparativo de análise” que supõe as seguintes etapas:
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Q1153306 Educação Artística
Costa, em Questões de Arte, afirma que a ideia de uma arte sem a finalidade de produção de objetos, mas com uma relação legítima e ativa com o público caracteriza a produção do movimento
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Q1153308 Educação Artística

Observe a imagem.


Imagem associada para resolução da questão

(enciclopedia.itaucultural.org.br/obra24762/a-soma-de-nossos-dias)


Ana Mae Barbosa (A imagem no ensino da Arte) descreve e comenta a recepção crítica que as crianças visitantes do Museu de Arte Contemporânea (MAC-USP) demonstravam sobre a escultura A Soma de Nossos Dias (1954-55). Essa obra é de autoria de

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Q1153309 Educação Artística
Heinrich Wölfflin (1864-1945), na virada do século XIX para o XX, tenta construir uma metodologia rigorosa no interior da história da Arte, comparando obras dos períodos do Renascimento/Clássico e Barroco. Seu método
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Q1153310 Educação Artística
Segundo Coli (O que é Arte), o princípio de uma inter-relação de constantes formais no interior da obra de arte define a noção de
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Q1153311 Educação Artística
“Mas logo se evidenciou a coerência formal de um núcleo mais reduzido. Caillebotte, Monet, Pissarro, Sisley e uma boa parte da produção de Renoir recusam o desenho que estrutura, privilegiam o gesto espontâneo e preferem pintar ao ar livre, diante do motivo, tomando como preocupação central os efeitos produzidos pelos fenômenos puramente luminosos (reflexos, transparências, fumaças, brumas) sobre os volumes. O assunto do quadro tinha pouca importância: o organizador do catálogo da exposição de 1874 desconsola-se ao receber a lista dos títulos de Monet: eram Entrada de aldeia, Saída de aldeia, Tarde na aldeia, Manhã na aldeia, Marinha, a não mais acabar. E quando ele pinta sua série de Freixos, de Montes de feno, ou a catedral de Ruão ao meio-dia ou no crepúsculo, mostra bem que seu interesse reside não na representação das árvores, do feno ou da catedral, mas nas variações de efeitos luminosos sobre esses volumes, que funcionam essencialmente como suportes.”
(Jorge Coli. O que é Arte, p. 32-33. Adaptado)

O trecho de Coli descreve as características visuais do movimento

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Q1153312 Educação Artística

Observe a imagem.


Imagem associada para resolução da questão

Alexander Calder. The hostess, 1928.


(https://www.moma.org/collection/works/81349)


Ana Mae Barbosa (A imagem no ensino da Arte) apresenta a perspectiva de Edmund Feldman a partir do livro Becoming Human Through Art: Aesthetic Experience in the School (1970). Nele, o autor aponta para o entendimento da obra de arte do ponto de vista da relação entre os elementos visuais. Para Feldman, a obra “The hostess” serve para mostrar a diferença entre a construção por massa e a construção por

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Q1153313 Educação Artística
Segundo Costa (Questões de Arte), o debate que contestou a influência da mídia na sociedade contemporânea e que usou as próprias imagens da indústria cultural foi proposto pela produção artística
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Q1153314 Educação Artística
De acordo com Fonterrada (De tramas e fios), Freischutz, ópera nacional e símbolo das aspirações germânicas, lida com temáticas típicas da escola artística daquele período: patriotismo, histórias populares, lendas germânicas, cenas na floresta, danças campestres. Freischutz é de autoria de Carl Maria von Weber e representativa do movimento musical
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Q1153319 Educação Artística
Segundo Marques (Dançando na escola, p. 31), o interesse primordial das teorias e práticas propostas por Rudolf Laban era
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Q1153320 Educação Artística
“Os conteúdos específicos da Dança, portanto, podem ser agrupados em três aspectos principais que serão elencados e/ou privilegiados de acordo com as necessidades dos alunos e o contexto sociopolítico e cultural em que se encontram”.
(PCN – Arte, 1998, p. 74)

São eles:
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Q1153321 Educação Artística
De acordo com os PCN – Arte (1998), “Embora se costume dizer que o ‘brasileiro tem samba no pé’, que aqui já ‘se nasce dançando’, que o Brasil é um ‘país que dança’, ainda existem muitas dúvidas, desacordos e até mesmo falta de conhecimento a respeito da dança como conteúdo escolar. As justificativas mais frequentemente apresentadas para que a dança esteja presente no currículo das escolas fundamentais também passa pela afirmação de que todos têm o ‘dom natural e espontâneo de dançar’ (que acaba sendo ‘reprimido pela escola’), pois, no dia a dia, o corpo e o movimento estão sempre presentes. Essas afirmações, ao contrário do que se pensaria, acabam levando
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Q1153322 Educação Artística
Para os PCN – Arte (1998, p. 72), se o aluno foi introduzido na Dança nos primeiros ciclos do ensino fundamenal, nos terceiro e quarto ciclos, o aluno terá domínio elementar das habilidades básicas do corpo e dos elementos da dança. O documento sugere que, nesse instante, o professor deve deter-se no aperfeiçoamento dessas habilidades e gerar propostas mais complexas que desafiem as descobertas corporais iniciadas nos primeiros ciclos. Esse aperfeiçoamento deverá atentar, principalmente, para as relações entre os elementos que se estabelecem nos corpos ao se dançar, que são:
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Respostas
1: C
2: D
3: A
4: B
5: E
6: C
7: E
8: D
9: D
10: B
11: B
12: C
13: A
14: A
15: D
16: C
17: C
18: C
19: B
20: A