Questões de Concurso Público Prefeitura de Itapevi - SP 2019 para Analista Documental - Arquivologia
Foram encontradas 50 questões
Ano: 2019
Banca:
VUNESP
Órgão:
Prefeitura de Itapevi - SP
Provas:
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Auditor Fiscal Tributário
|
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Engenheiro Civil |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Arquiteto |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Médico - Estratégia Saúde da Família - ESF |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Médico - Dermatologia |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista Ambiental |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista de Gestão de Pessoas |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista Documental - Arquivologia |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista Documental - Biblioteconomia |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista em Tecnologia da Informação e Comunicação |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Assistente Social |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Cirurgião-Dentista Bucomaxilofacial |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Cirurgião-Dentista |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Contador |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Educador Desportivo |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Enfermeiro |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Engenheiro de Tráfego e Trânsito |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fiscal Municipal de Obras |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Engenheiro do Trabalho |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Engenheiro Elétrico |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fiscal Municipal de Posturas |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fiscal Municipal de Vigilância Sanitária |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fisioterapeuta - Geral |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fisioterapeuta - Neurológico |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fonoaudiólogo |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fisioterapeuta - Ortopédico |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Médico Clínico - UBS |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Médico - Psiquiatria |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Nutricionista |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Médico Veterinário |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Psicólogo |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Terapeuta Ocupacional |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Médico do Trabalho |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista em Gestão Pública |
Q984748
Português
Texto associado
Leia o texto para responder à questão.
“Tire suas próprias conclusões”
Essa é a frase que mais tenho ouvido recentemente. Passada a euforia de uma notícia qualificada como “bomba”, logo
os atores de uma das partes corriam a público para disponibilizar a íntegra daquilo que antes foi veiculado em partes.
É preciso saber de tudo e entender de tudo. É preciso
tirar as próprias conclusões para não depender de ninguém,
e é esse o grande e contraditório imperativo dos nossos tempos. É uma ordem a uma experimentação libertária, e uma
quase contradição do termo. O imperativo que liberta também aprisiona: você só passa a ser, ou a pertencer, se tiver
uma conclusão. Sobre qualquer coisa.
Nas últimas décadas psicanalistas se debruçaram sobre
as mudanças nos arranjos produtivos e sociais de cada
período histórico para compreender e nomear as formas
de sofrimento decorrentes delas. A revolução industrial, a
divisão social do trabalho, a urbanização desenfreada e as
guerras, por exemplo, fizeram explodir o número de sujeitos
impacientes, irritadiços e perturbados com a velocidade das
transformações e suas consequentes perdas de referências
simbólicas.
Pensando sobre o imperativo “Leia/Veja/Assista” e “Tire
suas próprias conclusões”, começo a desconfiar de que estamos diante de uma nova forma de sofrimento relacionado a
um mal-estar ainda não nomeado.
Afinal, que tipo de sujeito está surgindo de nossa nova
organização social? O que a vida em rede diz sobre as formas
como nos relacionamos com o mundo? Que tipos de valores
surgem dali? E, finalmente, que tipo de sofrimento essa vida
em rede tem causado?
Vou arriscar e sair correndo, já sob o risco de percorrer
um campo que não é meu: estamos vendo surgir o sujeito
preso à ideia da obrigação de ter algo a dizer. Ao longo dos
séculos essa angústia era comum aos chamados formadores
de opinião e artistas, responsáveis por reinterpretar o mundo.
Hoje basta ter um celular com conexão 3G para ser chamado a opinar sobre qualquer coisa. Pensamos estar pensando
mesmo quando estamos apenas terceirizando convicções ao
compartilhar aquilo que não escrevemos.
É uma nova versão de um conflito descrito por Clarice Lispector a respeito da insuficiência da linguagem. Algo
como: “Não só não consigo dizer o que penso como o que
penso passa a ser o que digo”. Se vivesse nas redes que
atribuem a ela frases que jamais disse, o “dizer” e o “pensar”
teriam a interlocução de um outro verbo: “compartilhar”.
(Matheus Pichonelli, Carta Capital. 18.03.2016.
www.cartacapital.com.br. Adaptado)
Na opinião do autor, o mal-estar provado pelos indivíduos
atualmente está relacionado com
Ano: 2019
Banca:
VUNESP
Órgão:
Prefeitura de Itapevi - SP
Provas:
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Auditor Fiscal Tributário
|
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Engenheiro Civil |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Arquiteto |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Médico - Estratégia Saúde da Família - ESF |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Médico - Dermatologia |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista Ambiental |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista de Gestão de Pessoas |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista Documental - Arquivologia |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista Documental - Biblioteconomia |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista em Tecnologia da Informação e Comunicação |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Assistente Social |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Cirurgião-Dentista Bucomaxilofacial |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Cirurgião-Dentista |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Contador |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Educador Desportivo |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Enfermeiro |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Engenheiro de Tráfego e Trânsito |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fiscal Municipal de Obras |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Engenheiro do Trabalho |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Engenheiro Elétrico |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fiscal Municipal de Posturas |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fiscal Municipal de Vigilância Sanitária |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fisioterapeuta - Geral |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fisioterapeuta - Neurológico |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fonoaudiólogo |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fisioterapeuta - Ortopédico |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Médico Clínico - UBS |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Médico - Psiquiatria |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Nutricionista |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Médico Veterinário |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Psicólogo |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Terapeuta Ocupacional |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Médico do Trabalho |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista em Gestão Pública |
Q984749
Português
Texto associado
Leia o texto para responder à questão.
“Tire suas próprias conclusões”
Essa é a frase que mais tenho ouvido recentemente. Passada a euforia de uma notícia qualificada como “bomba”, logo
os atores de uma das partes corriam a público para disponibilizar a íntegra daquilo que antes foi veiculado em partes.
É preciso saber de tudo e entender de tudo. É preciso
tirar as próprias conclusões para não depender de ninguém,
e é esse o grande e contraditório imperativo dos nossos tempos. É uma ordem a uma experimentação libertária, e uma
quase contradição do termo. O imperativo que liberta também aprisiona: você só passa a ser, ou a pertencer, se tiver
uma conclusão. Sobre qualquer coisa.
Nas últimas décadas psicanalistas se debruçaram sobre
as mudanças nos arranjos produtivos e sociais de cada
período histórico para compreender e nomear as formas
de sofrimento decorrentes delas. A revolução industrial, a
divisão social do trabalho, a urbanização desenfreada e as
guerras, por exemplo, fizeram explodir o número de sujeitos
impacientes, irritadiços e perturbados com a velocidade das
transformações e suas consequentes perdas de referências
simbólicas.
Pensando sobre o imperativo “Leia/Veja/Assista” e “Tire
suas próprias conclusões”, começo a desconfiar de que estamos diante de uma nova forma de sofrimento relacionado a
um mal-estar ainda não nomeado.
Afinal, que tipo de sujeito está surgindo de nossa nova
organização social? O que a vida em rede diz sobre as formas
como nos relacionamos com o mundo? Que tipos de valores
surgem dali? E, finalmente, que tipo de sofrimento essa vida
em rede tem causado?
Vou arriscar e sair correndo, já sob o risco de percorrer
um campo que não é meu: estamos vendo surgir o sujeito
preso à ideia da obrigação de ter algo a dizer. Ao longo dos
séculos essa angústia era comum aos chamados formadores
de opinião e artistas, responsáveis por reinterpretar o mundo.
Hoje basta ter um celular com conexão 3G para ser chamado a opinar sobre qualquer coisa. Pensamos estar pensando
mesmo quando estamos apenas terceirizando convicções ao
compartilhar aquilo que não escrevemos.
É uma nova versão de um conflito descrito por Clarice Lispector a respeito da insuficiência da linguagem. Algo
como: “Não só não consigo dizer o que penso como o que
penso passa a ser o que digo”. Se vivesse nas redes que
atribuem a ela frases que jamais disse, o “dizer” e o “pensar”
teriam a interlocução de um outro verbo: “compartilhar”.
(Matheus Pichonelli, Carta Capital. 18.03.2016.
www.cartacapital.com.br. Adaptado)
No contexto do segundo parágrafo, a “experimentação
libertária” refere-se
Ano: 2019
Banca:
VUNESP
Órgão:
Prefeitura de Itapevi - SP
Provas:
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Auditor Fiscal Tributário
|
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Engenheiro Civil |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Arquiteto |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Médico - Estratégia Saúde da Família - ESF |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Médico - Dermatologia |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista Ambiental |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista de Gestão de Pessoas |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista Documental - Arquivologia |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista Documental - Biblioteconomia |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista em Tecnologia da Informação e Comunicação |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Assistente Social |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Cirurgião-Dentista Bucomaxilofacial |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Cirurgião-Dentista |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Contador |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Educador Desportivo |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Enfermeiro |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Engenheiro de Tráfego e Trânsito |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fiscal Municipal de Obras |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Engenheiro do Trabalho |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Engenheiro Elétrico |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fiscal Municipal de Posturas |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fiscal Municipal de Vigilância Sanitária |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fisioterapeuta - Geral |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fisioterapeuta - Neurológico |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fonoaudiólogo |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fisioterapeuta - Ortopédico |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Médico Clínico - UBS |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Médico - Psiquiatria |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Nutricionista |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Médico Veterinário |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Psicólogo |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Terapeuta Ocupacional |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Médico do Trabalho |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista em Gestão Pública |
Q984750
Português
Texto associado
Leia o texto para responder à questão.
“Tire suas próprias conclusões”
Essa é a frase que mais tenho ouvido recentemente. Passada a euforia de uma notícia qualificada como “bomba”, logo
os atores de uma das partes corriam a público para disponibilizar a íntegra daquilo que antes foi veiculado em partes.
É preciso saber de tudo e entender de tudo. É preciso
tirar as próprias conclusões para não depender de ninguém,
e é esse o grande e contraditório imperativo dos nossos tempos. É uma ordem a uma experimentação libertária, e uma
quase contradição do termo. O imperativo que liberta também aprisiona: você só passa a ser, ou a pertencer, se tiver
uma conclusão. Sobre qualquer coisa.
Nas últimas décadas psicanalistas se debruçaram sobre
as mudanças nos arranjos produtivos e sociais de cada
período histórico para compreender e nomear as formas
de sofrimento decorrentes delas. A revolução industrial, a
divisão social do trabalho, a urbanização desenfreada e as
guerras, por exemplo, fizeram explodir o número de sujeitos
impacientes, irritadiços e perturbados com a velocidade das
transformações e suas consequentes perdas de referências
simbólicas.
Pensando sobre o imperativo “Leia/Veja/Assista” e “Tire
suas próprias conclusões”, começo a desconfiar de que estamos diante de uma nova forma de sofrimento relacionado a
um mal-estar ainda não nomeado.
Afinal, que tipo de sujeito está surgindo de nossa nova
organização social? O que a vida em rede diz sobre as formas
como nos relacionamos com o mundo? Que tipos de valores
surgem dali? E, finalmente, que tipo de sofrimento essa vida
em rede tem causado?
Vou arriscar e sair correndo, já sob o risco de percorrer
um campo que não é meu: estamos vendo surgir o sujeito
preso à ideia da obrigação de ter algo a dizer. Ao longo dos
séculos essa angústia era comum aos chamados formadores
de opinião e artistas, responsáveis por reinterpretar o mundo.
Hoje basta ter um celular com conexão 3G para ser chamado a opinar sobre qualquer coisa. Pensamos estar pensando
mesmo quando estamos apenas terceirizando convicções ao
compartilhar aquilo que não escrevemos.
É uma nova versão de um conflito descrito por Clarice Lispector a respeito da insuficiência da linguagem. Algo
como: “Não só não consigo dizer o que penso como o que
penso passa a ser o que digo”. Se vivesse nas redes que
atribuem a ela frases que jamais disse, o “dizer” e o “pensar”
teriam a interlocução de um outro verbo: “compartilhar”.
(Matheus Pichonelli, Carta Capital. 18.03.2016.
www.cartacapital.com.br. Adaptado)
No sexto parágrafo, o verbo pensar em “Pensamos estar
pensando...” veicula, em cada ocorrência respectivamente, sentidos que equivalem a
Ano: 2019
Banca:
VUNESP
Órgão:
Prefeitura de Itapevi - SP
Provas:
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Auditor Fiscal Tributário
|
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Engenheiro Civil |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Arquiteto |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Médico - Estratégia Saúde da Família - ESF |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Médico - Dermatologia |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista Ambiental |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista de Gestão de Pessoas |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista Documental - Arquivologia |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista Documental - Biblioteconomia |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista em Tecnologia da Informação e Comunicação |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Assistente Social |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Cirurgião-Dentista Bucomaxilofacial |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Cirurgião-Dentista |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Contador |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Educador Desportivo |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Enfermeiro |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Engenheiro de Tráfego e Trânsito |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fiscal Municipal de Obras |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Engenheiro do Trabalho |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Engenheiro Elétrico |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fiscal Municipal de Posturas |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fiscal Municipal de Vigilância Sanitária |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fisioterapeuta - Geral |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fisioterapeuta - Neurológico |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fonoaudiólogo |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fisioterapeuta - Ortopédico |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Médico Clínico - UBS |
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VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Médico Veterinário |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Psicólogo |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Terapeuta Ocupacional |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Médico do Trabalho |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista em Gestão Pública |
Q984751
Português
Texto associado
Leia o texto para responder à questão.
“Tire suas próprias conclusões”
Essa é a frase que mais tenho ouvido recentemente. Passada a euforia de uma notícia qualificada como “bomba”, logo
os atores de uma das partes corriam a público para disponibilizar a íntegra daquilo que antes foi veiculado em partes.
É preciso saber de tudo e entender de tudo. É preciso
tirar as próprias conclusões para não depender de ninguém,
e é esse o grande e contraditório imperativo dos nossos tempos. É uma ordem a uma experimentação libertária, e uma
quase contradição do termo. O imperativo que liberta também aprisiona: você só passa a ser, ou a pertencer, se tiver
uma conclusão. Sobre qualquer coisa.
Nas últimas décadas psicanalistas se debruçaram sobre
as mudanças nos arranjos produtivos e sociais de cada
período histórico para compreender e nomear as formas
de sofrimento decorrentes delas. A revolução industrial, a
divisão social do trabalho, a urbanização desenfreada e as
guerras, por exemplo, fizeram explodir o número de sujeitos
impacientes, irritadiços e perturbados com a velocidade das
transformações e suas consequentes perdas de referências
simbólicas.
Pensando sobre o imperativo “Leia/Veja/Assista” e “Tire
suas próprias conclusões”, começo a desconfiar de que estamos diante de uma nova forma de sofrimento relacionado a
um mal-estar ainda não nomeado.
Afinal, que tipo de sujeito está surgindo de nossa nova
organização social? O que a vida em rede diz sobre as formas
como nos relacionamos com o mundo? Que tipos de valores
surgem dali? E, finalmente, que tipo de sofrimento essa vida
em rede tem causado?
Vou arriscar e sair correndo, já sob o risco de percorrer
um campo que não é meu: estamos vendo surgir o sujeito
preso à ideia da obrigação de ter algo a dizer. Ao longo dos
séculos essa angústia era comum aos chamados formadores
de opinião e artistas, responsáveis por reinterpretar o mundo.
Hoje basta ter um celular com conexão 3G para ser chamado a opinar sobre qualquer coisa. Pensamos estar pensando
mesmo quando estamos apenas terceirizando convicções ao
compartilhar aquilo que não escrevemos.
É uma nova versão de um conflito descrito por Clarice Lispector a respeito da insuficiência da linguagem. Algo
como: “Não só não consigo dizer o que penso como o que
penso passa a ser o que digo”. Se vivesse nas redes que
atribuem a ela frases que jamais disse, o “dizer” e o “pensar”
teriam a interlocução de um outro verbo: “compartilhar”.
(Matheus Pichonelli, Carta Capital. 18.03.2016.
www.cartacapital.com.br. Adaptado)
Da menção ao conflito descrito por Clarice Lispector, no
último parágrafo, deduz-se o seguinte:
Ano: 2019
Banca:
VUNESP
Órgão:
Prefeitura de Itapevi - SP
Provas:
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|
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VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Médico - Dermatologia |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista Ambiental |
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VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista Documental - Arquivologia |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista Documental - Biblioteconomia |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista em Tecnologia da Informação e Comunicação |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Assistente Social |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Cirurgião-Dentista Bucomaxilofacial |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Cirurgião-Dentista |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Contador |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Educador Desportivo |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Enfermeiro |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Engenheiro de Tráfego e Trânsito |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fiscal Municipal de Obras |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Engenheiro do Trabalho |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Engenheiro Elétrico |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fiscal Municipal de Posturas |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fiscal Municipal de Vigilância Sanitária |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fisioterapeuta - Geral |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fisioterapeuta - Neurológico |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fonoaudiólogo |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fisioterapeuta - Ortopédico |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Médico Clínico - UBS |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Médico - Psiquiatria |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Nutricionista |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Médico Veterinário |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Psicólogo |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Terapeuta Ocupacional |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Médico do Trabalho |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista em Gestão Pública |
Q984752
Português
Texto associado
Leia o texto para responder à questão.
“Tire suas próprias conclusões”
Essa é a frase que mais tenho ouvido recentemente. Passada a euforia de uma notícia qualificada como “bomba”, logo
os atores de uma das partes corriam a público para disponibilizar a íntegra daquilo que antes foi veiculado em partes.
É preciso saber de tudo e entender de tudo. É preciso
tirar as próprias conclusões para não depender de ninguém,
e é esse o grande e contraditório imperativo dos nossos tempos. É uma ordem a uma experimentação libertária, e uma
quase contradição do termo. O imperativo que liberta também aprisiona: você só passa a ser, ou a pertencer, se tiver
uma conclusão. Sobre qualquer coisa.
Nas últimas décadas psicanalistas se debruçaram sobre
as mudanças nos arranjos produtivos e sociais de cada
período histórico para compreender e nomear as formas
de sofrimento decorrentes delas. A revolução industrial, a
divisão social do trabalho, a urbanização desenfreada e as
guerras, por exemplo, fizeram explodir o número de sujeitos
impacientes, irritadiços e perturbados com a velocidade das
transformações e suas consequentes perdas de referências
simbólicas.
Pensando sobre o imperativo “Leia/Veja/Assista” e “Tire
suas próprias conclusões”, começo a desconfiar de que estamos diante de uma nova forma de sofrimento relacionado a
um mal-estar ainda não nomeado.
Afinal, que tipo de sujeito está surgindo de nossa nova
organização social? O que a vida em rede diz sobre as formas
como nos relacionamos com o mundo? Que tipos de valores
surgem dali? E, finalmente, que tipo de sofrimento essa vida
em rede tem causado?
Vou arriscar e sair correndo, já sob o risco de percorrer
um campo que não é meu: estamos vendo surgir o sujeito
preso à ideia da obrigação de ter algo a dizer. Ao longo dos
séculos essa angústia era comum aos chamados formadores
de opinião e artistas, responsáveis por reinterpretar o mundo.
Hoje basta ter um celular com conexão 3G para ser chamado a opinar sobre qualquer coisa. Pensamos estar pensando
mesmo quando estamos apenas terceirizando convicções ao
compartilhar aquilo que não escrevemos.
É uma nova versão de um conflito descrito por Clarice Lispector a respeito da insuficiência da linguagem. Algo
como: “Não só não consigo dizer o que penso como o que
penso passa a ser o que digo”. Se vivesse nas redes que
atribuem a ela frases que jamais disse, o “dizer” e o “pensar”
teriam a interlocução de um outro verbo: “compartilhar”.
(Matheus Pichonelli, Carta Capital. 18.03.2016.
www.cartacapital.com.br. Adaptado)
Assinale a alternativa em que a segunda expressão
destacada denota, no contexto, um evento posterior ao
designado pela primeira expressão destacada.
Ano: 2019
Banca:
VUNESP
Órgão:
Prefeitura de Itapevi - SP
Provas:
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Auditor Fiscal Tributário
|
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Engenheiro Civil |
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VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista Ambiental |
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VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista Documental - Biblioteconomia |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista em Tecnologia da Informação e Comunicação |
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VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Cirurgião-Dentista Bucomaxilofacial |
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VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Contador |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Educador Desportivo |
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VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Médico Veterinário |
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Q984753
Português
Texto associado
Leia o texto para responder à questão.
“Tire suas próprias conclusões”
Essa é a frase que mais tenho ouvido recentemente. Passada a euforia de uma notícia qualificada como “bomba”, logo
os atores de uma das partes corriam a público para disponibilizar a íntegra daquilo que antes foi veiculado em partes.
É preciso saber de tudo e entender de tudo. É preciso
tirar as próprias conclusões para não depender de ninguém,
e é esse o grande e contraditório imperativo dos nossos tempos. É uma ordem a uma experimentação libertária, e uma
quase contradição do termo. O imperativo que liberta também aprisiona: você só passa a ser, ou a pertencer, se tiver
uma conclusão. Sobre qualquer coisa.
Nas últimas décadas psicanalistas se debruçaram sobre
as mudanças nos arranjos produtivos e sociais de cada
período histórico para compreender e nomear as formas
de sofrimento decorrentes delas. A revolução industrial, a
divisão social do trabalho, a urbanização desenfreada e as
guerras, por exemplo, fizeram explodir o número de sujeitos
impacientes, irritadiços e perturbados com a velocidade das
transformações e suas consequentes perdas de referências
simbólicas.
Pensando sobre o imperativo “Leia/Veja/Assista” e “Tire
suas próprias conclusões”, começo a desconfiar de que estamos diante de uma nova forma de sofrimento relacionado a
um mal-estar ainda não nomeado.
Afinal, que tipo de sujeito está surgindo de nossa nova
organização social? O que a vida em rede diz sobre as formas
como nos relacionamos com o mundo? Que tipos de valores
surgem dali? E, finalmente, que tipo de sofrimento essa vida
em rede tem causado?
Vou arriscar e sair correndo, já sob o risco de percorrer
um campo que não é meu: estamos vendo surgir o sujeito
preso à ideia da obrigação de ter algo a dizer. Ao longo dos
séculos essa angústia era comum aos chamados formadores
de opinião e artistas, responsáveis por reinterpretar o mundo.
Hoje basta ter um celular com conexão 3G para ser chamado a opinar sobre qualquer coisa. Pensamos estar pensando
mesmo quando estamos apenas terceirizando convicções ao
compartilhar aquilo que não escrevemos.
É uma nova versão de um conflito descrito por Clarice Lispector a respeito da insuficiência da linguagem. Algo
como: “Não só não consigo dizer o que penso como o que
penso passa a ser o que digo”. Se vivesse nas redes que
atribuem a ela frases que jamais disse, o “dizer” e o “pensar”
teriam a interlocução de um outro verbo: “compartilhar”.
(Matheus Pichonelli, Carta Capital. 18.03.2016.
www.cartacapital.com.br. Adaptado)
No trecho – ... você só passa a ser, ou a pertencer, se
tiver uma conclusão. (2o
parágrafo) –, os vocábulos você,
só e se contêm, respectivamente, os seguintes sentidos:
Ano: 2019
Banca:
VUNESP
Órgão:
Prefeitura de Itapevi - SP
Provas:
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Q984754
Português
Texto associado
Leia o texto para responder à questão.
“Tire suas próprias conclusões”
Essa é a frase que mais tenho ouvido recentemente. Passada a euforia de uma notícia qualificada como “bomba”, logo
os atores de uma das partes corriam a público para disponibilizar a íntegra daquilo que antes foi veiculado em partes.
É preciso saber de tudo e entender de tudo. É preciso
tirar as próprias conclusões para não depender de ninguém,
e é esse o grande e contraditório imperativo dos nossos tempos. É uma ordem a uma experimentação libertária, e uma
quase contradição do termo. O imperativo que liberta também aprisiona: você só passa a ser, ou a pertencer, se tiver
uma conclusão. Sobre qualquer coisa.
Nas últimas décadas psicanalistas se debruçaram sobre
as mudanças nos arranjos produtivos e sociais de cada
período histórico para compreender e nomear as formas
de sofrimento decorrentes delas. A revolução industrial, a
divisão social do trabalho, a urbanização desenfreada e as
guerras, por exemplo, fizeram explodir o número de sujeitos
impacientes, irritadiços e perturbados com a velocidade das
transformações e suas consequentes perdas de referências
simbólicas.
Pensando sobre o imperativo “Leia/Veja/Assista” e “Tire
suas próprias conclusões”, começo a desconfiar de que estamos diante de uma nova forma de sofrimento relacionado a
um mal-estar ainda não nomeado.
Afinal, que tipo de sujeito está surgindo de nossa nova
organização social? O que a vida em rede diz sobre as formas
como nos relacionamos com o mundo? Que tipos de valores
surgem dali? E, finalmente, que tipo de sofrimento essa vida
em rede tem causado?
Vou arriscar e sair correndo, já sob o risco de percorrer
um campo que não é meu: estamos vendo surgir o sujeito
preso à ideia da obrigação de ter algo a dizer. Ao longo dos
séculos essa angústia era comum aos chamados formadores
de opinião e artistas, responsáveis por reinterpretar o mundo.
Hoje basta ter um celular com conexão 3G para ser chamado a opinar sobre qualquer coisa. Pensamos estar pensando
mesmo quando estamos apenas terceirizando convicções ao
compartilhar aquilo que não escrevemos.
É uma nova versão de um conflito descrito por Clarice Lispector a respeito da insuficiência da linguagem. Algo
como: “Não só não consigo dizer o que penso como o que
penso passa a ser o que digo”. Se vivesse nas redes que
atribuem a ela frases que jamais disse, o “dizer” e o “pensar”
teriam a interlocução de um outro verbo: “compartilhar”.
(Matheus Pichonelli, Carta Capital. 18.03.2016.
www.cartacapital.com.br. Adaptado)
A passagem do texto que, após o acréscimo da vírgula,
está de acordo com a norma-padrão é:
Ano: 2019
Banca:
VUNESP
Órgão:
Prefeitura de Itapevi - SP
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VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista em Gestão Pública |
Q984755
Português
Texto associado
Leia o texto para responder à questão.
“Tire suas próprias conclusões”
Essa é a frase que mais tenho ouvido recentemente. Passada a euforia de uma notícia qualificada como “bomba”, logo
os atores de uma das partes corriam a público para disponibilizar a íntegra daquilo que antes foi veiculado em partes.
É preciso saber de tudo e entender de tudo. É preciso
tirar as próprias conclusões para não depender de ninguém,
e é esse o grande e contraditório imperativo dos nossos tempos. É uma ordem a uma experimentação libertária, e uma
quase contradição do termo. O imperativo que liberta também aprisiona: você só passa a ser, ou a pertencer, se tiver
uma conclusão. Sobre qualquer coisa.
Nas últimas décadas psicanalistas se debruçaram sobre
as mudanças nos arranjos produtivos e sociais de cada
período histórico para compreender e nomear as formas
de sofrimento decorrentes delas. A revolução industrial, a
divisão social do trabalho, a urbanização desenfreada e as
guerras, por exemplo, fizeram explodir o número de sujeitos
impacientes, irritadiços e perturbados com a velocidade das
transformações e suas consequentes perdas de referências
simbólicas.
Pensando sobre o imperativo “Leia/Veja/Assista” e “Tire
suas próprias conclusões”, começo a desconfiar de que estamos diante de uma nova forma de sofrimento relacionado a
um mal-estar ainda não nomeado.
Afinal, que tipo de sujeito está surgindo de nossa nova
organização social? O que a vida em rede diz sobre as formas
como nos relacionamos com o mundo? Que tipos de valores
surgem dali? E, finalmente, que tipo de sofrimento essa vida
em rede tem causado?
Vou arriscar e sair correndo, já sob o risco de percorrer
um campo que não é meu: estamos vendo surgir o sujeito
preso à ideia da obrigação de ter algo a dizer. Ao longo dos
séculos essa angústia era comum aos chamados formadores
de opinião e artistas, responsáveis por reinterpretar o mundo.
Hoje basta ter um celular com conexão 3G para ser chamado a opinar sobre qualquer coisa. Pensamos estar pensando
mesmo quando estamos apenas terceirizando convicções ao
compartilhar aquilo que não escrevemos.
É uma nova versão de um conflito descrito por Clarice Lispector a respeito da insuficiência da linguagem. Algo
como: “Não só não consigo dizer o que penso como o que
penso passa a ser o que digo”. Se vivesse nas redes que
atribuem a ela frases que jamais disse, o “dizer” e o “pensar”
teriam a interlocução de um outro verbo: “compartilhar”.
(Matheus Pichonelli, Carta Capital. 18.03.2016.
www.cartacapital.com.br. Adaptado)
Assinale a alternativa em que o trecho entre colchetes
substitui o destacado, independentemente do sentido e
de acordo com a norma-padrão de concordância.
Ano: 2019
Banca:
VUNESP
Órgão:
Prefeitura de Itapevi - SP
Provas:
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|
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VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Engenheiro de Tráfego e Trânsito |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fiscal Municipal de Obras |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Engenheiro do Trabalho |
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Q984756
Português
Texto associado
Leia o texto para responder à questão.
“Tire suas próprias conclusões”
Essa é a frase que mais tenho ouvido recentemente. Passada a euforia de uma notícia qualificada como “bomba”, logo
os atores de uma das partes corriam a público para disponibilizar a íntegra daquilo que antes foi veiculado em partes.
É preciso saber de tudo e entender de tudo. É preciso
tirar as próprias conclusões para não depender de ninguém,
e é esse o grande e contraditório imperativo dos nossos tempos. É uma ordem a uma experimentação libertária, e uma
quase contradição do termo. O imperativo que liberta também aprisiona: você só passa a ser, ou a pertencer, se tiver
uma conclusão. Sobre qualquer coisa.
Nas últimas décadas psicanalistas se debruçaram sobre
as mudanças nos arranjos produtivos e sociais de cada
período histórico para compreender e nomear as formas
de sofrimento decorrentes delas. A revolução industrial, a
divisão social do trabalho, a urbanização desenfreada e as
guerras, por exemplo, fizeram explodir o número de sujeitos
impacientes, irritadiços e perturbados com a velocidade das
transformações e suas consequentes perdas de referências
simbólicas.
Pensando sobre o imperativo “Leia/Veja/Assista” e “Tire
suas próprias conclusões”, começo a desconfiar de que estamos diante de uma nova forma de sofrimento relacionado a
um mal-estar ainda não nomeado.
Afinal, que tipo de sujeito está surgindo de nossa nova
organização social? O que a vida em rede diz sobre as formas
como nos relacionamos com o mundo? Que tipos de valores
surgem dali? E, finalmente, que tipo de sofrimento essa vida
em rede tem causado?
Vou arriscar e sair correndo, já sob o risco de percorrer
um campo que não é meu: estamos vendo surgir o sujeito
preso à ideia da obrigação de ter algo a dizer. Ao longo dos
séculos essa angústia era comum aos chamados formadores
de opinião e artistas, responsáveis por reinterpretar o mundo.
Hoje basta ter um celular com conexão 3G para ser chamado a opinar sobre qualquer coisa. Pensamos estar pensando
mesmo quando estamos apenas terceirizando convicções ao
compartilhar aquilo que não escrevemos.
É uma nova versão de um conflito descrito por Clarice Lispector a respeito da insuficiência da linguagem. Algo
como: “Não só não consigo dizer o que penso como o que
penso passa a ser o que digo”. Se vivesse nas redes que
atribuem a ela frases que jamais disse, o “dizer” e o “pensar”
teriam a interlocução de um outro verbo: “compartilhar”.
(Matheus Pichonelli, Carta Capital. 18.03.2016.
www.cartacapital.com.br. Adaptado)
Considere o trecho: O imperativo que liberta também
aprisiona: você só passa a ser, ou a pertencer, se tiver
uma conclusão. Sobre qualquer coisa. (2o
parágrafo)
Respeitando-se as regras de regência nominal e preservando-se o sentido original, o vocábulo destacado pode ser substituído por
Respeitando-se as regras de regência nominal e preservando-se o sentido original, o vocábulo destacado pode ser substituído por
Ano: 2019
Banca:
VUNESP
Órgão:
Prefeitura de Itapevi - SP
Provas:
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|
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VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Médico - Dermatologia |
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VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Cirurgião-Dentista Bucomaxilofacial |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Cirurgião-Dentista |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Contador |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Educador Desportivo |
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VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fiscal Municipal de Obras |
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VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fiscal Municipal de Posturas |
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VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fisioterapeuta - Neurológico |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fonoaudiólogo |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fisioterapeuta - Ortopédico |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Médico Clínico - UBS |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Médico - Psiquiatria |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Nutricionista |
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VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Psicólogo |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Terapeuta Ocupacional |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Médico do Trabalho |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista em Gestão Pública |
Q984757
Português
Assinale a alternativa redigida em conformidade com a
norma-padrão quanto às regras de regência e à ocorrência da crase.
Ano: 2019
Banca:
VUNESP
Órgão:
Prefeitura de Itapevi - SP
Provas:
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Auditor Fiscal Tributário
|
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Engenheiro Civil |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Arquiteto |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista Ambiental |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista de Gestão de Pessoas |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista Documental - Arquivologia |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista Documental - Biblioteconomia |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista em Tecnologia da Informação e Comunicação |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Assistente Social |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Cirurgião-Dentista Bucomaxilofacial |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Cirurgião-Dentista |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Contador |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Educador Desportivo |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Enfermeiro |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Engenheiro de Tráfego e Trânsito |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fiscal Municipal de Obras |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Engenheiro do Trabalho |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Engenheiro Elétrico |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fiscal Municipal de Posturas |
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VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fisioterapeuta - Geral |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fisioterapeuta - Neurológico |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fonoaudiólogo |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fisioterapeuta - Ortopédico |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Nutricionista |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Médico Veterinário |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Psicólogo |
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VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista em Gestão Pública |
Q984758
Matemática
Um reservatório continha, inicialmente, x litros de água.
Com a adição de mais 150 litros, a quantidade de água inicial foi aumentada em 3/5 e passou a ser igual a 2/5 da
capacidade total do reservatório. A capacidade total desse reservatório é de
Ano: 2019
Banca:
VUNESP
Órgão:
Prefeitura de Itapevi - SP
Provas:
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Auditor Fiscal Tributário
|
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Engenheiro Civil |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Arquiteto |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista Ambiental |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista de Gestão de Pessoas |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista Documental - Arquivologia |
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Q984759
Matemática
A quantidade de metros de fio elétrico de um rolo, que
não chega a 40 m, deverá ser dividida em pedaços
iguais, de mesmo comprimento. Sabe-se que se os pedaços tiverem comprimento de 4 m, ou de 6 m, ou de 9 m,
sempre restarão 2 m de fio no rolo. Se o eletricista decidir
obter o número máximo de pedaços iguais, com 7,5 m de
comprimento cada um, a quantidade de fio que restará no
rolo será igual a
Ano: 2019
Banca:
VUNESP
Órgão:
Prefeitura de Itapevi - SP
Provas:
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|
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Q984760
Matemática
Determinada mistura é formada por 1,6 kg do componente A e por 0,9 kg do componente B. Sabendo-se que cada
200 gramas de A e cada 200 gramas de B custam, respectivamente, R$ 4,50 e R$ 6,00, é correto afirmar que o
custo de 0,75 kg dessa mistura é igual a
Ano: 2019
Banca:
VUNESP
Órgão:
Prefeitura de Itapevi - SP
Provas:
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|
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Q984761
Matemática
De acordo com o monitoramento por satélites feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, de agosto de
2017 a julho de 2018 foram desmatados 6675 km2
no
bioma Cerrado, configurando uma redução de 11% em
relação à área desmatada de agosto de 2016 a julho de
2017 que, por sua vez, havia apresentado um crescimento de 9% em relação à área desmatada de agosto de
2015 a julho de 2016.
A área desmatada no Cerrado, de agosto de 2015 a julho de 2016 foi de, aproximadamente,
A área desmatada no Cerrado, de agosto de 2015 a julho de 2016 foi de, aproximadamente,
Ano: 2019
Banca:
VUNESP
Órgão:
Prefeitura de Itapevi - SP
Provas:
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|
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Q984762
Matemática
No gráfico a seguir estão representados, em milhões de
vagas, os saldos anuais (criação menos fechamento) do
número de postos de trabalho com carteira assinada no
Brasil, referentes aos anos de 2014 a 2018.
(Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. O Estado de S.Paulo, 24.01.2019)
De acordo com os dados do gráfico, é correto afirmar que, no período considerado, o valor da média aritmética dos saldos anuais de postos de trabalho representa o fechamento de
(Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. O Estado de S.Paulo, 24.01.2019)
De acordo com os dados do gráfico, é correto afirmar que, no período considerado, o valor da média aritmética dos saldos anuais de postos de trabalho representa o fechamento de
Ano: 2019
Banca:
VUNESP
Órgão:
Prefeitura de Itapevi - SP
Provas:
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|
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Q984763
Matemática
Uma gleba destinada a reflorestamento tem a forma de um triângulo retângulo ABC, conforme mostra a figura.
Se a área dessa gleba é 0,96 km2 , então a medida do lado AC, indicada por x na figura, é igual a
Se a área dessa gleba é 0,96 km2 , então a medida do lado AC, indicada por x na figura, é igual a
Ano: 2019
Banca:
VUNESP
Órgão:
Prefeitura de Itapevi - SP
Provas:
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|
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Q984764
Matemática
Um jardim, de formato retangular, é formado por 4 canteiros distintos, C1, C2, C3 e C4, sendo C3 quadrado e C1,
C2 e C4, retangulares, conforme mostra a figura, cujas
dimensões indicadas estão em metros.
Sabe-se que a área do canteiro C4 é igual à metade da área do canteiro C1, e que a soma das áreas de ambos é igual a 18 m2 . Nessas condições, é correto afirmar que o perímetro desse jardim é igual a
Sabe-se que a área do canteiro C4 é igual à metade da área do canteiro C1, e que a soma das áreas de ambos é igual a 18 m2 . Nessas condições, é correto afirmar que o perímetro desse jardim é igual a
Ano: 2019
Banca:
VUNESP
Órgão:
Prefeitura de Itapevi - SP
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Q984765
Matemática
Ricardo abasteceu o tanque de combustível de seu carro
com gasolina e etanol, na razão de 1 para 4, nessa ordem.
Se ele tivesse colocado 4 litros de gasolina a mais e 4 litros
de etanol a menos, a razão entre o número de litros de gasolina e o número de litros de etanol passaria a ser 1/2.
O número total de litros de combustível colocados nesse abastecimento foi
O número total de litros de combustível colocados nesse abastecimento foi
Ano: 2019
Banca:
VUNESP
Órgão:
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VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Psicólogo |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Terapeuta Ocupacional |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista em Gestão Pública |
Q984766
Matemática
Uma comissão formada por professores de Matemática
e de Português, num total de 26 professores, elaborou
um total de 150 questões para treinamento de vestibulandos. Sabe-se que cada professor de português elaborou 7 questões e cada professor de Matemática elaborou
5 questões. Nessa comissão, o número de professores
de Português corresponde, do número de professores de
Matemática, a
Ano: 2019
Banca:
VUNESP
Órgão:
Prefeitura de Itapevi - SP
Provas:
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Auditor Fiscal Tributário
|
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Engenheiro Civil |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Arquiteto |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista Ambiental |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista de Gestão de Pessoas |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista Documental - Arquivologia |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista Documental - Biblioteconomia |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista em Tecnologia da Informação e Comunicação |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Assistente Social |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Cirurgião-Dentista Bucomaxilofacial |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Cirurgião-Dentista |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Contador |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Educador Desportivo |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Enfermeiro |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Engenheiro de Tráfego e Trânsito |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fiscal Municipal de Obras |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Engenheiro do Trabalho |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Engenheiro Elétrico |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fiscal Municipal de Posturas |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fiscal Municipal de Vigilância Sanitária |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fisioterapeuta - Geral |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fisioterapeuta - Neurológico |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fonoaudiólogo |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fisioterapeuta - Ortopédico |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Nutricionista |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Médico Veterinário |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Psicólogo |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Terapeuta Ocupacional |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista em Gestão Pública |
Q984767
Matemática
Considere um recipiente cúbico e um recipiente com formato de bloco reto retangular, ambos inicialmente vazios,
cujas medidas das arestas internas estão mostradas nas
figuras 1 e 2, respectivamente.
Com vazão constante, uma torneira enche totalmente o recipiente cúbico, sem transbordar, em 40 minutos. Aberta nas mesmas condições, essa mesma torneira irá encher totalmente o recipiente com formato de bloco retangular, sem transbordar, em
Com vazão constante, uma torneira enche totalmente o recipiente cúbico, sem transbordar, em 40 minutos. Aberta nas mesmas condições, essa mesma torneira irá encher totalmente o recipiente com formato de bloco retangular, sem transbordar, em