Questões de Concurso
Foram encontradas 48 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
I. apenas os brasileiros natos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular ou de interesse coletivo ou geral; II. os documentos de valor permanente são inalienáveis e imprescritíveis; III. está sujeito à responsabilidade penal, civil e administrativa, aquele que desfigurar ou destruir documentos de valor permanente ou considerado como de interesse público e social.
Das afirmações acima, está(ão) correta(s) apenas
Dados os itens sobre medidas de controle da tuberculose,
I. Classificação clínica dos casos (multibacilares e paucibacilares).
II. Vacinação com BCG.
III. Pesquisa de Comunicantes.
IV. Quimioprofilaxia.
V. Ações educativas.
verifica-se que está(ão) correto(s) apenas
Denomina-se “Caso de Tuberculose” todo indivíduo com diagnóstico confirmado por baciloscopia ou cultura e aquele em que o médico, com base nos dados clínico -epidemiológicos e no resultado de exames complementares, firma o diagnóstico de Tuberculose. “Caso Novo” é o doente com tuberculose que nunca usou ou usou por menos de um mês drogas antituberculosas. A prevenção para esta doença é feita, principalmente, através da vacina B.C.G. (Bacilo Calmette e Guérin) recomendada para:
I. recém-nascidos, sempre que possível na maternidade, desde que tenham peso igual ou inferior a 2kg e sem interferências clínicas;
II. recém-nascidos, filhos de mães com aids;
III. crianças soropositivas para HIV ou filhos de mães com aids, desde que sejam tuberculino-negativas e que não apresentem os sintomas dessa síndrome;
IV. contatos de doentes com hanseníase. Nesses casos, deve-se seguir as normas estabelecidas pelo Programa de Controle da Hanseníase.
Dos itens acima, verifica-se que está(ão) correto(s)
A questão refere-se ao texto abaixo.
“Art. 2 – A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.
§ 1 – O dever do Estado de garantir a saúde consiste na formulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos e no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.
§ 2 – O dever do Estado não exclui o das pessoas, da família, das empresas e da sociedade.”
O artigo citado, e seus respectivos parágrafos, faz parte do
texto da Lei / Norma / Lei Complementar:
Dados os itens sobre aconselhamento durante o planejamento familiar,
I. Identificação e acolhimento da demanda do indivíduo ou casal, entendida como suas necessidades, dúvidas, preocupações, medos e angústias entre outras, relacionadas às questões de planejamento familiar e prevenção das DST/AIDS.
II. Avaliação de risco individual ou do casal, para a infecção pelo HIV e outras DST.
III. Reconhecimento pelo profissional de que o sucesso a ser alcançado depende da ação conjunta dos interlocutores (profissional e indivíduo ou casal). verifica-se que está(ão) correto(s)
Dados os itens sobre situações temporárias para não amamentação,
I. Bebês com doenças metabólicas raras como a fenilcetonúria e a galactosemia.
II. Herpes com lesões mamárias.
III. Tuberculose não tratada.
verifica-se que está(ão) correto(s)
O leite materno é um alimento vivo, completo e natural, adequado para quase todos os recém-nascidos, salvo raras exceções. Dadas as afirmativas sobre as vantagens do aleitamento materno,
I. O leite materno previne infecções gastrintestinais, respiratórias e urinárias.
II. O leite materno tem um efeito protetor sobre as alergias, nomeadamente as específicas para as proteínas do leite de vaca.
III. O leite materno faz com que os bebês tenham uma melhor adaptação a outros alimentos.
IV. A longo prazo, podemos referir, também, a importância do aleitamento materno na prevenção da diabetes e de linfomas.
verifica-se que está(ão) correta(s)
A equipe mínima de Saúde da Família é constituída por um médico, um enfermeiro, um a dois auxiliares de enfermagem e quatro a seis agentes de saúde, devendo atuar, de forma integrada e com níveis de competência bem estabelecidos. Dados os itens sobre as atribuições do agente comunitário de saúde, nos casos de hipertensão arterial,
I. Esclarecer a comunidade sobre os fatores de risco para as doenças cardiovasculares, orientando-a sobre as medidas de prevenção.
II. Rastrear a hipertensão arterial em indivíduos com mais de 20 anos, pelo menos, uma vez ao ano, mesmo naqueles sem queixa.
III. Encaminhar à consulta de enfermagem os indivíduos rastreados como suspeitos de serem portadores de hipertensão.
IV. Verificar o comparecimento dos pacientes hipertensos às consultas agendadas na unidade de saúde.
verifica-se que está(ão) correto(s)