Questões de Concurso Comentadas para prefeitura de aragoiânia - go

Foram encontradas 37 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3078910 Conhecimentos Gerais
"Um grupo de especialistas da Unesco chegou ao Rio Grande do Sul, na quarta-feira (10), para auxiliar nos trabalhos de reconstrução de obras de arte e patrimônios históricos atingidos pela enchente. [...] A organização também planeja realizar iniciativas que capacitem as comunidades para o resgate de itens de acervo, obras de arte e prédios históricos."
(Texto adptado de: https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2024/07/11/especialistas-da-unesco-chegam-ao-rspara-auxiliar-no-restauro-de-obras-de-arte-atingidas-pela-enchente.ghtml)

A notícia acima apresenta uma iniciativa realizada pela Unesco, sigla em inglês que, em sua tradução, significa:
Alternativas
Q3078909 Conhecimentos Gerais
“O Brasil vai ter mais um feriado nacional a partir do ano que vem. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nesta quinta-feira (21) o Projeto de Lei que declara o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra como feriado em todo o país.”
(Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/brasil-vai-ter-mais-um-feriado-nacional-dia-de-zumbi-e-consciencia-negra/)

Considerando a criação do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra e sua importância para a história e resistência das narrativas afro-brasileiras, assinale a alternativa que melhor descreve a figura de Zumbi dos Palmares:
Alternativas
Q3078907 Noções de Informática
No Microsoft Excel 2007, qual é a função correta que calcula o número de células em intervalo que não estão vazias?
Alternativas
Q3078906 Noções de Informática
Para organizar seus e-mails no Mozilla Thunderbird, é possível utilizar etiquetas. Qual das alternativas a seguir descreve corretamente como aplicar uma etiqueta a uma mensagem de e-mail?
Alternativas
Q3078901 Pedagogia
São áreas inerentes às Altas Habilidades/Superdotação: 
Alternativas
Q3078900 Serviço Social
Acerca das atribuições da(o) assistente social nas redes de educação básica, julgue as assertivas a seguir e, depois, marque a alternativa verdadeira.

I. Possibilita contribuir com o direito à educação, bem como o direito ao acesso e permanência na escola com a finalidade da formação dos estudantes para o exercício da cidadania, preparação para o trabalho e sua participação na sociedade.
II. Possibilita contribuir para a garantia da qualidade dos serviços aos (às) estudantes, garantindo o pleno desenvolvimento da criança e do (a) adolescente, contribuindo assim para sua formação, como sujeitos de direitos.
III. Possibilita contribuir para o recuo no fortalecimento da relação da escola com a família e a comunidade, na perspectiva de fazer subsumir a sua participação na escola.
IV. Possibilita a criação de estratégias de intervenção frente a impasses e dificuldades escolares que se apresentam a partir de situações de violência, uso abusivo de drogas, gravidez na adolescência, assim como situações de risco, reflexos da questão social que perpassam o cotidiano escolar.
V. Possibilita a garantia de exclusividade destes profissionais na formação continuada de profissionais da rede pública de educação básica. 
Alternativas
Q3078898 Atualidades
O frequente crescimento da despesa governamental geral com Serviços Públicos Gerais tem crescido nos últimos anos de maneira preocupante. Por exemplo, entre 2020 e 2022, a despesa do governo geral com Serviços Públicos Gerais passou de 8,8% do PIB para 10,9%. Este aumento tem sido impulsionado 
Alternativas
Q3078897 Conhecimentos Gerais
Deverá ser registrada e protegida em todas as suas modalidades, como bem de natureza imaterial e de formação de identidade cultural brasileira:
Alternativas
Q3078895 Serviço Social
Ao integrar trabalho interdisciplinar em equipe, com vistas a situar o indivíduo nas relações sociais que têm papel determinante nas suas condições de vida, de modo a não o responsabilizar pela sua condição socioeconômica, estará a(o) assistente social orientando-se pela perspectiva:
Alternativas
Q3078894 Serviço Social
Com fulcro na Lei nº 8.213/1991, é correto afirmar que o pagamento do salário-família é condicionado à apresentação:
Alternativas
Q3078893 Serviço Social
Na forma da LDB, Lei nº 9.394/1996, de qual maneira a educação escolar NÃO poderá ser organizada?
Alternativas
Q3078892 Serviço Social
Considerando que a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394/1996, estabelece percentuais mínimos de frequência dos estudantes da educação básica, deverá ser remetida ao Conselho Tutelar do Município, a título de notificação, a relação dos alunos que apresentem uma determinada quantidade de faltas. Esta notificação deverá incluir os estudantes com faltas:
Alternativas
Q3078891 Serviço Social
A manutenção da família como beneficiária no Programa Bolsa Família (PBF) dependerá, da frequência escolar mínima, entre outros aspectos. Tal frequência mínima deverá ser de
Alternativas
Q3078890 Pedagogia
É um nível da educação básica brasileira:
Alternativas
Q3078883 Matemática
Qual é a expressão algébrica que representa o volume de um paralelepípedo reto retângulo que possui comprimento, largura e altura medindo n, 2nImagem associada para resolução da questão respectivamente?
Alternativas
Q3078877 Português
No trecho “Os passes vendidos dão acesso a diferentes partes da programação”, o termo em destaque na oração exerce a função sintática de:
Alternativas
Q3078874 Português
Assinale a alternativa que justifica corretamente o uso de aspas duplas neste contexto:

“A definição de saúde é de um bem-estar físico, mental e social. Comer passa por isso”, diz Sophie, pesquisadora da USP, ao analisar os perigos da dietas ‘infalíveis’ divulgadas na internet.”
Disponível em: https://veja.abril.com.br/saude/profissionais-de-saude-se-mobilizam-contra-dietas-infaliveis-da-internet/. Acesso em: 21 maio 2024.
Alternativas
Ano: 2015 Banca: Itame Órgão: Prefeitura de Aragoiânia - GO
Q1211248 Fonoaudiologia
Possíveis causas da disartria:
(I) Traumatismo crânio cervical (II) Tumor cerebral, cerebelo ou no tronco cerebral (III) Acidente vascular encefálico. (IV) Enfermidades infecciosas, metabólicas, tóxica ou degenerativa do sistema nervoso.
Alternativas
Ano: 2015 Banca: Itame Órgão: Prefeitura de Aragoiânia - GO
Q1211148 Psiquiatria
Sobre a Doença de Parkinson é falso:
Alternativas
Ano: 2015 Banca: Itame Órgão: Prefeitura de Aragoiânia - GO
Q1188540 Direito Tributário
 Com base no imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana, o contribuinte do imposto é:
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: B
4: C
5: A
6: B
7: D
8: C
9: D
10: D
11: A
12: A
13: D
14: A
15: C
16: B
17: D
18: A
19: C
20: D