Questões de Concurso
Para técnico em patrimônio
Foram encontradas 51 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Na abertura da Copa do Mundo, fiquei comovido quando vi a seleção da África do Sul cantando e dançando na saída do vestiário, antes do jogo contra o México. Foi a primeira impressão, e vou guardar.
Os jogadores se preparavam para entrar em campo, e eu imaginava a torcida inteira cantando. Imaginava todos dançando. Que adversário não se abalaria?
Mas dentro do estádio globalizado, um som monótono surge, abafando todos os demais. A vuvuzela.
Nenhum canto se ouviu, nenhuma voz se levantou. Nem Mandela, por uma fatalidade, apareceu. E a África me pareceu menos alegre.
Talvez eu não tenha entendido o sentido. Não tenha captado a mensagem subliminar por trás do zumbido incessante. O ato revolucionário. Confesso que não vi.
Poderia imaginar uma conspiração de ultradireita. Uma sórdida distribuição de milhões de vuvuzelas. Um plano diabólico contra a Mãe África. Uma conspiração monoteísta. Mas não imaginei.
Talvez uma nova forma de comunicação, uma língua universal. Coliseu futurista de “Guerra nas Estrelas”. Insetos mutantes. Nada.
A Copa esquentou e, aos poucos, vou me acostumando. Só tenho ouvidos para o sopro das cornetas. Meu corpo acorda trêmulo, e só relaxo quando tomo um gole de café com vuvuzelas matinais. Meu coração anestesiado já joga do lado dos vencedores.
Atordoado e confuso me rendi. O som da vuvuzela é o som do Universo. Um mantra cósmico embalando o mundo da bola. Da bola Jabulani. Milagre tecnológico e triunfo da ciência sobre os goleiros.
A zebra nunca correu tão solta, e a América do Sul parece um rolo compressor. As holandesas continuam lindas, e os árbitros errando.
O mundo inteiro pode ver, rever, discutir.
A Fifa tem uma parafernália digital à disposição de todos. Nada escapa aos olhos do Big Brother. Mas ao árbitro nada. Precisamos de alguém para levar a culpa, e a culpa é do juiz, do goleiro ou do Dunga.
Mas a culpa pode ser minha, caso não vista a mesma camisa em todos os jogos. E, refém da minha razão esotérica, paro de escrever e vou procurá-la, no meio de outros panos desprovidos de valor sobrenatural.
Não sei se o Brasil venceu a Holanda. Não posso prever o futuro, nem me atrevo a dar palpite. Os deuses do futebol são imprevisíveis, e a verdade virá no apito final.
No dia 11 de julho, um país vai levantar a taça e a história vai falar dos vencedores, dos artilheiros das grandes jogadas.
Heróis serão recebidos por uma massa. Festa por todos os cantos de algum país campeão do mundo.
E a vida segue.
Mas na memória também fica a nobreza africana codificada pelo canto dos Bafana Bafana.
(Rodrigo Maranhão/Revista O Globo, 24/07/2010)
Sobre o texto “A vuvuzela é o som do universo”, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) Precisamos de alguém para levar a culpa, e a culpa é do juiz, do goleiro ou do Dunga.
( ) A seleção da África do Sul cantou e dançou na saída do vestiário, antes do jogo contra o México.
( ) As holandesas continuam lindas, e os árbitros errando.
A sequência está correta em:
Grupo A: Itens que possuem um valor de demanda ou consumo alto; Grupo B: Itens que possuem em valor de demanda ou consumo intermediário; Grupo C: Itens que possuem um valor de demanda ou consumo baixo;
Marque a opção correta:
Coluna 1 1. Emissor. 2. Receptor. 3. Mensagem. 4. Código. 5. Canal de comunicação. 6. Contexto. 7. Ruído na comunicação.
Coluna 2
( ) Conjunto de sinais que são utilizados para transmitir a mensagem, podendo ser de várias formas. ( ) Elemento fundamental da comunicação, utilizado para transmitir informações, ou seja, representa o conteúdo anunciado pelo locutor. ( ) Quando a mensagem não é identificada de forma correta pelo interlocutor; representa qualquer elemento que interfira na transmissão de uma mensagem. ( ) É a pessoa que enuncia a mensagem para um ou mais receptores, no ato da comunicação. ( ) A situação comunicativa em que estão inseridos o receptor e o emissor. ( ) Meio físico ou virtual onde a mensagem será transmitida. ( ) Também chamado de interlocutor ou ouvinte, recebe a mensagem emitida.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
I. Classifica-se como interna correspondências mantidas entre as unidades do órgão; II. Classifica-se com externa correspondências mantidas entre os órgãos ou entidades da administração municipal, estadual e federal; III. Classifica-se como particular a correspondência de espécie formal de comunicação mantida entre os órgãos ou entidades da administração pública municipal, estadual ou federal ou destes para outros órgãos públicos ou empresas privadas; IV. Classifica-se como particular a correspondência de espécie informal de comunicação utilizada entre autoridades ou servidores e instituições ou pessoas estranhas à Administração Pública Municipal, Estadual ou Federal; V. Classifica-se como recebida a correspondência de origem externa recebida pelo protocolo geral do órgão ou entidade.
Estão corretos, apenas:
( ) O modal ferroviário, bastante utilizado no Brasil, é considerado muito ágil e de fácil gerenciamento, entretanto possui uma limitação de armazenamento, obtendo um custo de transporte elevado e a carga pode demorar mais tempo para ser entregue dependendo da distância; ( ) O modal rodoviário é bastante lento e de difícil gerenciamento, no entanto tem uma grande capacidade de armazenamento, obtendo um menor custo de transporte; ( ) O modal aquaviário comporta uma maior quantidade de carga e percorre maiores distâncias em relação ao rodoviário, no entanto precisa de terminais apropriados e o tempo de viagem é geralmente longo; ( ) O modal dutoviário é utilizado no transporte de produtos a granel por longas distâncias, possui um baixo custo operacional. Esse meio de transporte de carga precisa de muitas licenças ambientais e o seu deslocamento por duto pode ser externo, subterrâneo ou submarino, tendo capacidade para transportar diversos matérias, como: gás natural, gasolina, álcool e outro.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Estilos de Liderança 1. Liderança Autocrática 2. Liderança Democrática 3. Liderança Liberal
Conceitos ( ) O líder acredita que os subordinados não precisam tanto dele, pois possuem um nível elevado de maturidade; ( ) O líder possui responsabilidades como: motivação, delegação de tarefas, organização, mas entende que pode deixar o grupo livre sem acompanhamento constante, o que pode causar à equipe uma baixa produtividade e falta de direcionamento; ( ) O líder mantém uma postura centralizadora, e todas as decisões estratégicas são tomadas por ele. Os colaboradores estão sujeitos a regras muito bem definidas, e quase não têm abertura para questionamentos ou sugestões; ( ) O líder está sempre preocupado com o bem-estar, satisfação e motivação dos colaboradores, prezando pelo desenvolvimento dos profissionais, comunicação aberta e bom relacionamento.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
De Acordo com a Consolidação das Resoluções do CFP (Conselho Federal de Psicologia), a respeito dos métodos e as técnicas psicológicas utilizados no exercício das funções privativas do psicólogo, analise e assinale as assertivas em “C” para correta e “E” para errada:
( ) Técnica é o conjunto sistemático de procedimentos orientados para fins de produção ou aplicação de conhecimentos;
( ) Métodos psicológicos são um conjunto sistemático de procedimentos aplicados à compreensão e intervenção em fenômenos psíquicos;
( ) Orientação profissional é o processo por meio do qual se investigam os interesses aptidões do consultante;
( ) Método é toda atividade específica coerente com os princípios gerais estabelecidos.
A sequência correta, de cima para baixo, é: