Questões Militares de Medicina - Oftalmologia

Foram encontradas 534 questões

Q3035990 Medicina
Paciente, sexo masculino, 20 anos, comparece ao ambulatório com queixas de dificuldade de concentração e alterações de movimento. Ao realizar exame oftalmológico com lâmpada de fenda, o médico observa o achado da foto abaixo.
Imagem associada para resolução da questão
Fonte: Kanski, 2016.

Marque a opção que apresenta o achado e a patologia associada.
Alternativas
Q3035989 Medicina
Associe as colunas relacionando os nervos cranianos com os possíveis acometimentos ao serem lesados.
Nervos cranianos (1) Nervo óptico (2) Nervo oculomotor (3) Nervo troclear (4) Nervo abducente

Possíveis acometimentos ao serem lesados  ( ) Diplopia vertical na ausência de ptose combinada com postura característica da cabeça. ( ) Discromatopsia. ( ) Esotropiana posição primária. ( ) Ptose palpebral completa.

A sequência correta dessa associação é: 
Alternativas
Q3035988 Medicina
Paciente, sexo feminino, 24 anos, sem comorbidades ou uso contínuo de medicações, iniciou com quadro de turvação visual em ambos os olhos associado a escotomaparacentral. Ao exame fundoscópico, apresentava lesões maculares marrom-avermelhadas em forma de cunha apontadas para a fóvea. À Tomografia de Coerência Óptica, havia a presença de lesão hiperreflectiva em feixe papilo macular. Qual o diagnóstico da paciente e uma possível associação, respectivamente? 
Alternativas
Q3035987 Medicina
O albinismo é um grupo heterogêneo de distúrbios da síntese de melanina que pode ser dividido em albinismo ocular e albinismo oculocutâneo. Sobre essa condição genética, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) Geralmente há redução na acuidade visual devido à hipoplasia da fóvea.
( ) A atividade da tirosinase pode ser avaliada pelo teste de incubação do folículo piloso, que é confiável a partir dos 2 anos de idade.
( ) As mulheres portadoras do albinismo ocular geralmente são assintomáticas, ao passo que os homens geralmente apresentam íris e fundo de olho hipopigmentados.
( ) No albinismo oculocutâneo tirosinase-positivo há a incapacidade total na produção de melanina, enquanto os albinos tirosinase-negativos sintetizam quantidades variáveis de melanina.
Alternativas
Q3035986 Medicina
Marque a opção que não apresenta uma lente de gonioscopia de visualização indireta?
Alternativas
Q3035985 Medicina
Associe as colunas relacionando as alterações nos reflexos pupilares com suas respectivas definições.
Alterações nos reflexos pupilares (1) Pupila de Adie (2) Pupila de ArgyllRobertso (3) Pupila de Marcus-Gunn (4) Síndrome de Horner

Definições  ( ) Reflexofotomotor direto abolido no olho lesado e reflexo consensual presente. Geralmente associada à neurite óptica. ( ) Distúrbio autonômico que gera midríase unilateral associada ao turvamento visual para perto. Reflexo fotomotor direto ausente ou preguiçoso. ( ) Lesão de via simpática que gera miose, associada à ptose ligeira, anisocoria que se acentua com a luz tênue. ( ) Dissociação luz-perto associada à neurossífilis, na qual há miose na acomodação e ausência de miose na luz.

A sequência correta dessa associação é:
Alternativas
Q3035984 Medicina
Paciente jovem comparece ao pronto atendimento com quadro de taquicardia supraventricular paroxística. Como forma de reverter o quadro, o médico realiza uma Manobra de Valsalva. Subitamente, ele observa uma coleção de sangue circunscrita entre a conjuntiva e esclera do paciente. Qual o diagnóstico e a conduta, respectivamente?
Alternativas
Q3035983 Medicina
Preencha as lacunas abaixo.
Paciente, 18 anos, chega ao atendimento queixando-se de úlceras aftosas orais recorrentes, úlceras genitais, lesões nodulares e acneiformes na pele, dor e inflamação nas articulações, além de presença de hiperemia conjuntival, dor ocular e fotofobia.
O diagnóstico sindrômico mais provável é ___________ e a manifestação ocular apresentada é __________.

A sequência de palavras que preenche corretamente as lacunas é:
Alternativas
Q3035982 Medicina
Analise as afirmativas abaixo acerca do estrabismo.
I. O estrabismo fixo geralmente é unilateral.
II. O estrabismo divergente é mais comum que o convergente.
III. O estrabismo frequentemente é familiar, embora não tenha padrão hereditário conhecido.
IV. A exotropia de início precoce frequentemente cursa com anomalias neurológicas, ao contrário da esotropia do lactente.
V. Quanto mais precoce o aparecimento do estrabismo, maior a chance de acomodação visual e resolução espontânea.

Estão corretas apenas as afirmativas
Alternativas
Q3035981 Medicina
Paciente no 2º dia de pós-operatório de blefaroplastia relata dor intensa, fotofobia, blefaroespasmo, hiperemia e lacrimejamento no olho direito. Qual o acometimento mais provável?
Alternativas
Q3035980 Medicina
Paciente, sexo masculino, 20 anos, comparece ao servico de oftalmologia com queixa de baixa acuidade visual no olho esquerdo, com 3 dias de evolução. Nega sintomas associados. Paciente desconhece comorbidades prévias e nega uso de medicamentos. Ao exame, apresenta acuidade visual no OE 20/100 e presença de lesões sub-retinianas amarelo-pálidas. OD sem alterações ao exame. Imagens do OCT do paciente abaixo.

Imagem associada para resolução da questão
Fonte: Banca Examinadora, 2024.
Durante propedêutica laboratorial, o paciente mostrou-se reagente à sorologia específica para uma doença. Qual doença sistêmica provavelmente o paciente apresenta que poderia levar a esse acometimento oftalmológico? 
Alternativas
Q3035979 Medicina
Associe as colunas relacionando as malformações congênitas das pálpebras com suas respectivas características.
Malformações congênitas (1) Coloboma (2) Euribléfaro (3) Epibléfaro (4) Telecanto

Características  ( ) É uma dobra horizontal extra de pele que se estende ao longo da margem palpebral anterior, gerando verticalização dos cílios. ( ) Consiste no aumento da distância entre os cantos mediais dos olhos. ( ) Desenvolvimento incompleto das pálpebras devido à falha na migração do ectoderma da pálpebra. ( ) Alargamento horizontal da fissura palpebral com mau posicionamento do canto lateral, geralmente associado a ectrópio.

A sequência correta dessa associação é:
Alternativas
Q3035978 Medicina
Criança, 6 anos de idade, apresenta queixa de baixa acuidade visual, vermelhidão e fotofobia. Mãe relata atraso no desenvolvimento, baixa audição e dentes pequenos. Não sabe informar bem sobre o passado obstétrico, pois a criança é adotada. Ao exame ocular, observa-se mancha salmão, uveíte anterior granulomatosa e “vasos fantasmas”. Qual o provável diagnóstico?
Alternativas
Q3035977 Medicina
Sobre o glaucoma, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) O aumento da pressão intraocular acima de 21 mmHg define essa condição.
( ) O glaucoma primário de ângulo fechado é a forma clínica mais comum dessa doença.
( ) Pelo fato de a maioria dos pacientes serem assintomáticos inicialmente, estes demoram a procurar atendimento oftalmológico.
( ) A miopia constitui-se como um fator de risco para o glaucoma primário de ângulo aberto, ao passo que no glaucoma de ângulo fechado, a hipermetropia contribui para o aparecimento da doença.
Alternativas
Q3035976 Medicina
Marque a opção que apresenta uma patologia que não deve ser considerada no diagnóstico diferencial de um lactente com leucocoria.
Alternativas
Q3035975 Medicina
A cirurgia de facoemulsificação para extração da catarata consiste em uma série de etapas que devem ser realizadas após preparação inicial com técnicas de paramentação, antissepsia e anestesia. Com base na indicação dos termos a seguir, preencha os parênteses na ordem sequencial em que ocorrem as etapas abaixo.
( ) Fracionamento do núcleo. ( ) Incisão da córnea. ( ) Hidrodissecção. ( ) Capsulorrexe.

A sequência correta em que ocorrem as etapas acima é:
Alternativas
Q3035974 Medicina
Paciente, 65 anos, hipertenso e diabético, comparece ao pronto atendimento referindo perda súbita da visão no olho esquerdo ao acordar. Ao exame de fundo de olho, observa-se disco óptico com presença de edema e hiperemia difusa, associado à presença de hemorragias em farpa peripapilares. Qual o diagnóstico clínico mais provável?
Alternativas
Q3035973 Medicina
Preencha as lacunas abaixo.
Criança de 8 anos comparece ao ambulatório com sua mãe, que relata febre baixa, hiperemia e edema ocular. Ao exame, observa-se a presença de conjuntivite granulomatosa unilateral com folículos à volta e linfadenopatia pré-auricular ipslateral.
O quadro clinico é sugestivo de ___________ e o agente etiológico mais comumente associado é ___________ .

A sequência de palavras que preenche corretamente as lacunas é:
Alternativas
Q3035972 Medicina
Analise as afirmativas abaixo sobre a obstrução do ducto nasolacrimal na população pediátrica.
I. Cerca de 20% dos recém-nascidos apresentam epífora. II. A resolução espontânea até 1 ano de idade ocorre em cerca de 50% dos pacientes. III. A ocorrência de refluxo mucopurulento sugere conjuntivite bacteriana. IV. Na maior parte das vezes em que ocorre o lacrimejamento é bilateral. V. O teste do desaparecimento da fluoresceína é altamente específico para esse quadro.

Estão corretas apenas as afirmativas
Alternativas
Q3035971 Medicina
Uma criança chega ao atendimento oftalmológico com queixa de proptose ocular, diplopia, dor à movimentação ocular, quemose, oftalmoplegia e febre há 4 dias. Qual a principal hipótese diagnóstica?
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: C
4: A
5: D
6: B
7: A
8: B
9: D
10: B
11: A
12: A
13: A
14: A
15: C
16: C
17: D
18: D
19: B
20: A