Questões Militares Sobre tecnologia de produtos de origem animal (tpoa) em veterinária

Foram encontradas 21 questões

Q1883948 Veterinária
De acordo com o escopo de referência para análise de produtos de origem animal para ensaios físico-químicos, considerando o tipo de produto (matriz), a determinação e a técnica preconizada, assinale V para afirmativa com correspondência verdadeira e F para afirmativa com correspondência falsa:

( ) Matriz: carnes e produtos cárneos; Determinação: cálcio em base seca; Técnica: Espectrometria de absorção atômica.
( ) Matriz: pescado; Determinação: potássio e sódio; Técnica: Emissão Atômica.
( ) Matriz: carnes e pescado ; Determinação: nitritos e nitratos; Técnica: cromatografia gasosa.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q1883944 Veterinária
Com relação às substâncias e amostras analisadas para pesquisa de resíduos e contaminantes em Produtos de Origem Animal – POA, conforme o Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes – PNCRC (MAPA, 2010), assinale V para afirmativa com correspondência verdadeira e F para afirmativa com correspondência falsa.

( ) Substância: Pesticidas Organoclorados. Amostra: gordura (bovina, suína, aves e equina), urina, leite, mel e pescado (peixe e camarão).
( ) Substância: Corantes. Amostra: pescado (peixe e camarão).
( ) Substância: Micotoxinas. Amostra: carnes (bovina e aves), pescado (Peixe e Camarão) e leite.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q1883941 Veterinária
As análises do Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes em Produtos de Origem Animal – PNCRC são executadas nos laboratórios da Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária, que inclui os Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária – LFDAs e os laboratórios credenciados pelo MAPA, sendo que todos os laboratórios devem ser acreditados na ISO/IEC 17.025, que no Brasil é concedido pelo Instituto Brasileiro de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO (MAPA, 2019). Sobre o controle de resíduos e contaminantes em produtos de origem animal, relacione as substâncias listadas abaixo com sua permissão/proibição em matérias-primas e produtos de origem animal: 

1. Substância permitida
2. Substância proibida
( ) Tilosina, Lincomicina e Tiamulina (como aditivo melhorador de desempenho).
( ) Tetraciclinas e B-Lactâmicos (penicilinas e cefalosporinas).
( ) Quinolonas e Sulfonamidas sistêmicas.
( ) Violeta de Genciana.
( ) Cloranfenicol e Nitrofuranos.

Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.
Alternativas
Q1883939 Veterinária
A comercialização de produtos de origem animal adulterados está sujeita a sanções penais, como apreensão do produto, aplicação de multa, entre outros.

Sobre esta temática, assinale V para afirmativa com correspondência verdadeira e F para afirmativa com correspondência falsa:

( ) Segundo o RIISPOA (BRASIL, 2020), os produtos de origem animal podem ser considerados alterados ou adulterados quando apresentarem não conformidade que possa incorrer em risco à saúde ou aos interesses do consumidor.
( ) Os produtos alterados são aqueles não apresentam condições higiênico-sanitárias adequadas para consumo, podendo trazer agravos à saúde dos consumidores.
( ) Os produtos adulterados, sofrem alteração, geralmente por má fé, visando o lucro econômico.
( ) Nem toda matéria-prima ou o produto de origem animal que apresente adulteração é considerado impróprio para o consumo humano.


As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q1883931 Veterinária
Sobre a inspeção post-mortem de carnes e pescado acometidos por parasitos, assinale V para afirmativa verdadeira e F para afirmativa falsa.

( ) As carcaças de ovinos e caprinos parasitados por Coenurus cerebralis (cenurose) quando acompanhadas de caquexia devem ser destinadas ao aproveitamento condicional pelo uso do frio ou da salga.
( ) As carcaças de suídeos acometidas de Trichinella spirallis (Triquinelose) devem ser destinadas ao aproveitamento condicional, por meio de tratamento pelo frio.
( ) Pescados com infestação por endoparasitos da família Anisakidae deverão ser condenados.

As afirmativas são, respectivamente, 
Alternativas
Ano: 2021 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2021 - EsFCEx - Veterinário |
Q1820531 Veterinária
No roteiro de inspeções de um processo de produção de alimentos, o item que atende às recomendações de boas práticas de fabricação e controle e que pode influir em grau não crítico na qualidade ou segurança dos produtos e dos trabalhadores em sua interação com os produtos e processos é considerado como
Alternativas
Q1045423 Veterinária
O Catálogo de Especificações dos Artigos de Subsistência (Ceas) tem como objetivo estabelecer, de forma objetiva e pormenorizada, as características e especificações técnicas (Padrões de Identidade e Qualidade) para os gêneros alimentícios, víveres e forragens (artigos de Classe I), adquiridos pela logística de subsistência. Com base no Capítulo I, referente a produtos de origem animal, é correto afirmar que
Alternativas
Q673258 Veterinária
Salsichas, mortadela e patês são considerados como produtos cárneos
Alternativas
Ano: 2012 Banca: UEPA Órgão: PM-PA Prova: UEPA - 2012 - PM-PA - Médico veterinário |
Q652650 Veterinária
Levando-se em consideração os principais fatores que influenciam a vida útil das carnes armazenadas sobre refrigeração é INCORRETO afirmar:
Alternativas
Ano: 2012 Banca: UEPA Órgão: PM-PA Prova: UEPA - 2012 - PM-PA - Médico veterinário |
Q652649 Veterinária
A conservação de carnes é fundamental nas indústrias de carnes e a refrigeração é o método mais utilizado para prolongar a vida útil da carne, neste sentido é INCORRETO afirmar:
Alternativas
Q636869 Veterinária

Analise o trecho abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.

“A Portaria Nº 711/1995, sobre Abate e Industrialização de Suínos, indica que o abate de suínos não liberados da pocilga de sequestro, após o exame clínico, deve ser efetuado depois da matança normal”.

Alternativas
Q636867 Veterinária

Analise as afirmativas abaixo sobre perigos microbiológicos e análise de risco em carnes.

I. A principal bactéria patogênica incorporada na linha de abate pelo próprio animal é do gênero Salmonella.

II. As espécies Clostridium botulinum, Listeria monocytogenes e Escherichia coli são as mais encontradas na superfície de carcaças e representam os principais riscos do consumo de carne para a saúde pública.

III. A principal fonte de Compylobacter sp para o homem tem sido a carne de suínos.

IV. A ocorrência de Staphylococcus aureus como consequência da operação de abate, também vem sendo observada nas etapas que envolvem intensa manipulação da carcaça ou da carne pelos operários.

Das afirmativas acima estão corretas.

Alternativas
Q636865 Veterinária
O estabelecimento dos Limites Máximos de Resíduos (LMR) de medicamentos de uso veterinário ou de seus metabólitos em carne, leite e ovos se baseia na
Alternativas
Q635012 Veterinária

No âmbito do abate de suínos e aves, o método da exposição à atmosfera controlada com dióxido de carbono, garante o bem-estar dos animais e a qualidade da carne. Analise as afirmativas, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F, quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Os efeitos produzidos pelo CO2 são concentração-dependente, assim de 5% a 8% promovem sedação, de 10 a 12% causam estupor, e de 25 a 30% produzem completa anestesia.

( ) A concentração de CO2 recomendada para insensibilização é de 70% e 30% para aves e suínos, respectivamente.

( ) A eutanásia por CO2, de maneira geral, leva um tempo menor que a maioria de outros agentes empregados para essa finalidade, pois os animais são colocados em grupos.

Alternativas
Q587418 Veterinária
Correlacione os componentes da Avaliação de Risco Microbiológico relacionados à segurança alimentar na coluna da esquerda com o respectivo elemento do processo definido pelo Codex, na coluna da direita. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 

1. Avaliação de Risco                       ( ) Política da avaliação de risco.

2. Gerenciamento de Risco              ( ) Caracterização do perigo.

3. Comunicação de Risco                 ( ) Intercâmbio interativo de informações

                                                              e opiniões.

                                                         ( ) Realização do perfil do risco.

                                                         ( ) Identificação do perigo

                                                         ( ) Caracterização do risco 


Alternativas
Q267528 Veterinária
Na determinação de índice de peróxido em produtos cárneos a reação é titulada com tiossulfato de sódio pentahidratado 0,01N, utilizando como indicador a seguinte substância:
Alternativas
Q267526 Veterinária
Assinale a alternativa que completa adequadamente a lacuna abaixo:
Na determinação da acidez da manteiga utiliza-se solução alcoólica de fenolftaleína a 1%, solução de hidróxido de sódio 0,1 N, além de solução de álcool etílico e ___________ (1+2) neutralizada.
Alternativas
Q245942 Veterinária
É correto calcular a riqueza de colágeno nos produtos cárneos, determinando-se o seguinte aminoácido:
Alternativas
Q245940 Veterinária
Segundo Legislação do Ministério da Agricultura, as linguiças quando cozidas devem apresentar teor de cálcio (base seca) de:
Alternativas
Q179263 Veterinária
O mel de abelhas não deve ter indícios de fermentação e deve apresentar acidez máxima de (em equivalência por quilograma):
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: E
4: A
5: E
6: C
7: C
8: C
9: E
10: D
11: E
12: B
13: B
14: B
15: E
16: A
17: A
18: C
19: D
20: A