Questões Militares
Sobre psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem em pedagogia
Foram encontradas 43 questões
Leia o excerto extraído de Guaresi (REVISTA DA FAEEBA, 2014) a respeito das articulações entre os avanços na neurociência e a linguística:
“As pesquisas mostram que muito daquilo que aprendemos, aprendemos sem que queiramos, aprendemos indiretamente, incidentalmente. Floriani (2005) e Guaresi (2012), cada investigação com suas especificidades, verificaram em experimento que participantes com leitura frequente de textos com frases na voz passiva tendiam a utilizar com mais frequência frases com essa estrutura sem qualquer ensino explícito. Esses resultados mostram que muito daquilo que aprendemos, aprendemos fora do ensino direto, explícito, consciente. Construções presentes na aquisição da fala como fazeu, fazi, sabo, por exemplo, são resultado de abstrações das regularidades da língua e não do ensino de alguém”.
(https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/issue/view/65)
Para o autor, esses elementos reforçam a importância
Pimenta (2010) pontua como a popularização da discussão sobre o conceito de professor reflexivo tem sido marcada pelo “oferecimento de treinamento para que o professor torne-se reflexivo”. Nesse contexto, a autora trata do “mercado do conceito”, destacando que este entende a reflexão como
Um professor tem pensado a respeito da dificuldade de parte de seus alunos com a leitura, o que fica ainda mais evidente em situações de leitura em voz alta, em frente ao grupo. Conversando com uma colega bastante experiente, esta indicou ao professor que consultasse a obra de Moreira (2023), em especial quando o autor apresenta os princípios de aprendizagem de Rogers. O professor passou, então, a promover um ambiente de apoio e compreensão, sem atribuir notas à atividade da leitura em voz alta. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, qual princípio específico de Rogers esse encaminhamento segue, de acordo com Moreira (2023).
() Um neurônio pode disparar impulsos seguidamente, dezenas de vezes por segundos. Mas a informação, para ser transmitida para outra célula, depende de uma estrutura que ocorre geralmente nas porções iniciais do prolongamento neuronal que leva o nome de axônio. Esses locais, onde ocorre a passagem da informação entre as células, são denominadas dendritos, e a comunicação é feita pela liberação de uma substância química, um neurotransmissor.
() Ao longo da evolução animal, o encéfalo, que é a região do sistema nervoso que fica na extremidade em que se localiza a cabeça dos vertebrados, sofreu um processo de enorme crescimento. Essa expansão foi causada pelo acúmulo de neurônios que se associaram, formando circuitos cada vez mais complexos. Esses circuitos acrescentaram, pouco a pouco, capacidades e habilidades novas na interação com o meio ambiente.
() O cérebro recebe também informações que vêm do interior do corpo. Temos sensações viscerais como, por exemplo, a dor visceral que nos informa que algo não vai bem em nosso organismo. Boa parte das sensações viscerais chega ao córtex cerebral e, por isso, torna-se consciente. Por exemplo, uma queda de pressão sanguínea é captada por receptores especiais e informada ao sistema nervoso por circuitos específicos. Isso permite que ele promova uma constrição dos vasos sanguíneos para corrigir O problema.
() Se a cadeia neuronal for interrompida, o córtex deixará de ser informado e, portanto, não será possível perceber a estimulação dos receptores na região agora desconectada do restante do sistema. É o que acontece quando a medula espinhal de uma pessoa é lesada. Neste caso, ela perderá a sensibilidade nas regiões do corpo agora separadas de sua ligação com o córtex cerebral.
() As cadeias neuronais que constituem as vias sensoriais e motoras são cruzadas no sistema nervoso, de tal forma que o hemisfério cerebral esquerdo recebe informações e comanda o lado direito do corpo, ocorrendo o inverso com o hemisfério direito. Um derrame cerebral que ocorra no lado esquerdo do cérebro poderá trazer deficiências sensoriais e motoras do lado direito do corpo.
TEÓRICOS
I- Franz Joseph Gall.
Il- Alessandro Volta.
III- J. Hughlings.
IV- Luigi Galvani.
V- Luigi Rolando.
VI- Galeno.
VIl- Andreas Vesalius.
TEORIAS
(.) Afirmou que não estava nos ventrículos a capacidade intelectual do homem.
( ) Seu estudo de localização cerebral denominava-se cranioscopia.
( ) Foi responsável pela primeira estimulação de um nervo no tecido cerebelar.
( ) Foi o primeiro a investigar experimentalmente o fenômeno sobre a bioeletricidade.
( ) Estudou a epilepsia motora.
Ao final desta disciplina, o aluno deverá ser capaz de identificar os métodos para a investigação da constituição de solos.