Questões Militares
Para psicologia
Foram encontradas 994 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Analise as afirmativas relacionadas ao tema Cultura Organizacional e marque a opção CORRETA na ordem de cima para baixo:
I. As subculturas são grupos de pessoas com um padrão especial ou peculiar de valores, mas que não são inconsistentes com os valores dominantes na organização.
II. Quando os valores de determinadas unidades setoriais se tornam desalinhadas com a cultura hegemônica ou dominante da organização, produz-se uma dinâmica cultural antagônica denominada contracultura.
III. Compreender a cultura exige decodificar as razões encobertas dos comportamentos individuais e coletivos.
IV. As divergências teóricas em torno da definição de cultura e a dificuldade de investigação dos valores que regem as organizações determinaram a inviabilidade de estudos científicos sobre o tema.
(1) Ego (2) Ideal do ego (3) Identificação (4) Libido
( ) Expressão extraída da teoria das emoções; instinto que tem a ver com tudo o que pode ser abrangido pela palavra amor que constituem expressão dos mesmos impulsos instintuais; se liga à satisfação das grandes necessidades vitais.
( ) Constitui a forma mais remota de laço emocional com uma pessoa; desempenha um papel no complexo de Édipo; é ambivalente desde seus primórdios; participa da estrutura e formação de um sintoma neurótico.
( ) Na melancolia mostra-se dividido, separado em duas partes onde uma é extremamente cruel com a segunda em determinadas situações uma dessas partes se coloca em atitude extremamente cruel com a outra; abrange também a consciência, uma instância crítica dentro de si.
( ) Tem como função a auto-observação, consciência moral, a censura dos sonhos e a principal influência na repressão; é considerado um herdeiro do narcisismo original.
Marque a opção CORRETA na ordem de cima para baixo:
I. Uma igreja e um exército guardam entre si uma série de traços em comum, em especial, que prevalece a mesma ilusão de um líder que ama todos os indivíduos do grupo igualmente e que sua essência reside em laços libidinais com o líder e com os demais membros do grupo.
II. O pânico seria uma reação ao relaxamento na estrutura libidinal do grupo que liga os indivíduos ao líder e aos seus camaradas, podendo-se refutar a interpretação contrária de que os laços libidinais seriam destruídos devido ao medo em face ao perigo.
III. Os grupos nunca ansiaram pela verdade, pois, exigindo ilusões e não podendo passar sem elas, frequentemente, dão ao que é irreal precedência sobre o real, quase tão intensamente influenciados pelo que é falso quanto pelo que é verdadeiro, com uma tendência evidente de não distinguir entre as duas coisas.
IV. A identificação parcial, baseada na percepção de uma qualidade comum partilhada, propicia um novo laço grupal. Esse laço mútuo entre seus membros encontra-se na natureza do laço com o líder.
( ) Os instintos do ego e os institutos sexuais se distinguem nitidamente, sendo que os primeiros, de caráter conservador e voltados a uma compulsão à repetição, exercem uma pressão no sentido da morte, e os últimos, que visam à coalescência de duas células germinais, exercem, por sua vez, uma pressão no sentido de prolongamento da vida.
( ) A compulsão à repetição traz à luz e atualiza apenas experiências passadas que não incluem nenhuma possibilidade de prazer e que nunca, mesmo há longo tempo, trouxeram satisfação.
( ) A liberação do reprimido potencialmente produz desprazer, cuja evitação é buscada pela resistência do ego consciente e inconsciente, que funciona sob a influência do princípio de prazer.
( ) A resistência, durante o tratamento psicanalítico, não decorre do inconsciente (ou seja, o “reprimido”), mas sim dos mesmos estratos e sistemas mais elevados da mente que originalmente provocaram a repressão.
Marque a opção CORRETA na ordem de cima para baixo:
Considerando as especificidades da avaliação psicológica no contexto hospitalar marque a opção CORRETA:
Considerando os critérios amplos para escolha do teste psicológico, qual das opções a seguir está INCORRETA:
1) Precisão ou Fidedignidade 2) Validade 3) Padronização 4) Normatização
( ) Corresponde ao grau em que o teste de fato avalia o que se propõe a medir, ou seja, demonstra tão congruente o resultado do teste é com a propriedade que ele se propõe a mensurar ou avaliar.
( ) Corresponde a consistência dos resultados obtidos pelo sujeito, ou seja, o grau em que os achados se mantém em diferentes momentos de aplicação, utilizando-se o mesmo teste, em diferentes momentos ou testes equivalentes, na mesma ocasião.
( ) Diz respeito à interpretação dos resultados, ou seja, à forma como os resultados de um teste devem ser compreendidos. Os resultados brutos de um teste só irão adquirir sentido quando contextualizados. Também tem por objetivo a uniformidade de processo na avaliação do teste, permitindo que se possa comparar o resultado de um sujeito com o outro.
( ) Refere-se aos cuidados e a preparação necessária que o psicólogo deve ter antes e durante a aplicação de um instrumento com evidências de validade. Envolve a instrução para a utilização de cada instrumento, questões relativas ao ambiente ideal de testagem, características do avaliador e do testando.
Marque a opção CORRETA na ordem de cima para baixo:
( ) Os psicólogos do trabalho e das organizações podem desenvolver intervenções em saúde nos níveis primário, secundário e terciário.
( ) Os processos diagnósticos em saúde mental e trabalho ignoram entrevistas diretas com os trabalhadores devido as características subjetivas do procedimento.
( ) Estratégias voltadas à reabilitação e reinserção social do trabalhador são classificadas no nível Terciário de prevenção e promoção de saúde.
( ) A atuação do psicólogo nos processos diagnósticos deve ser pautada pela identificação da lógica de causa e efeito, baseada na queixa do paciente.
( ) O olhar para as questões relacionadas a saúde mental do trabalhador deve ser incorporada pelo psicólogo independentemente de sua área de atuação.
Assinale a sequência CORRETA na ordem de cima para baixo:
( ) As “Patologias da Atividade” surgem quando o sujeito é impedido de exercer o controle sobre seu trabalho.
( ) Encontramos focos de sofrimento nos diversos processos de ruptura das trajetórias profissionais como, por exemplo, na situação de desemprego.
( ) A organização do trabalho não se apresenta como elemento a ser investigado nos processos de adoecimento do trabalhador.
( ) O stress, o burnout e a fadiga são exemplos de sofrimento categorizados como “Patologias da Solidão”.
( ) O sofrimento psíquico associado às situações de violência no trabalho surge quando os sujeitos, sem a mediação coletiva, são expostos a relações assimétricas de poder.
Assinale a sequência CORRETA na ordem de cima para baixo:
Sobre as teorias referentes às clínicas do trabalho é CORRETO afirmar:
1) Psicodinâmica do Trabalho 2) Clínica da Atividade 3) Psicossociologia 4) Ergologia
( ) Busca investigar as reciprocidades entre o individual e o coletivo, o psíquico e o social, assim como a compreensão dos processos grupais.
( ) Reconhece que o coletivo regula a ação individual e que o trabalho permeia, simultaneamente, a dimensão da história singular e a história de um ofício.
( ) Considera que os jogos de reconhecimento são capazes de transformar o sofrimento em prazer nas atividades de trabalho.
( ) Entende a atividade como direcionada por um universo instável de valores e normas, constantemente reformulados e transgredidos.
A sequência CORRETA na ordem de cima para baixo é:
Marque como verdadeiro (V) ou falso (F) e, a seguir, responda o que se pede.
( ) Os médicos do trabalho, na prática da fábrica, encontram às vezes este fenômeno se traduz pela recusa de certos operários em aceitar as paralisações de trabalho prescritas pelo médico que o está tratando. Este "presenteísmo" pode ter outras origens (de ordem salarial), mas há casos em que a causa é a luta individual para preservar um condicionamento produtivo arduamente adquirido.
( ) Se levarmos em conta o custo financeiro das atividades fora do trabalho (esporte, cultura, formação profissional) e do tempo absorvido pelas atividades inelásticas (tarefas domésticas, deslocamentos), poucos são os trabalhadores e as trabalhadoras que podem organizar o lazer de acordo com seus desejos e suas necessidades fisiológicas.
( ) O tempo fora do trabalho é desagregado do tempo despendido no trabalho, ao se deslocar para suas vidas pessoais os trabalhadores são, novamente livres e, enquanto artesãos de suas atividades alguns desenvolvem estereótipos comportamentais como resíduos anedóticos desenvolvidos ativamente nos ambientes de trabalho, mostrando o desenvolvimento de um vínculo psíquico com sofrimento.
( ) Assim, o ritmo ativo e cronometrado do tempo fora do trabalho não é somente uma contaminação, mas antes uma estratégia, destinada a manter eficazmente a repressão dos comportamentos espontâneos que marcariam uma brecha no condicionamento produtivo.
Marque a alternativa CORRETA:
Considerando os mecanismos de defesa em relação ao medo no ambiente de trabalho, marque a alternativa INCORRETA: