Questões de Concurso Sobre terapia ocupacional na educação e inclusão escolar em terapia ocupacional

Foram encontradas 76 questões

Q3156595 Terapia Ocupacional
Na implementação do Matched Assistive Technology to Child Assessment (MATCH) para criança com paralisia cerebral discinética usuária de comunicação alternativa, o principal preditor de abandono do dispositivo de alta tecnologia no ambiente escolar é:
Alternativas
Q3107162 Terapia Ocupacional
Os processos de inclusão social envolvem a implementação de políticas públicas, programas comunitários e iniciativas educacionais que abordem as barreiras físicas, sociais e culturais que impedem a plena participação de indivíduos e grupos marginalizados. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(__)A atuação da terapia ocupacional em processos educacionais no Brasil começou somente na década de 2000.
(__)A participação do Brasil na "Conferência Mundial da Educação" na Tailândia em 1990 e na "Conferência Mundial sobre Necessidades Educacionais Especiais: Acesso e Qualidade" em Salamanca, Espanha, em 1994, foi fundamental para promover mudanças legislativas no país em relação à educação de pessoas com necessidades especiais.
(__)A terapia ocupacional desempenha um papel importante nas equipes de apoio à inclusão escolar, ajudando a reconhecer a diversidade e a favorecer a funcionalidade dos indivíduos a partir de suas potencialidades.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta:
Alternativas
Q3103414 Terapia Ocupacional

Durante consultoria colaborativa em escola de ensino médio, terapeuta ocupacional avalia processo de inclusão de estudante (16 anos) com paralisia cerebral:



•GMFCS nível III; Cognição preservada; •   Disartria moderada; •   Uso de notebook adaptado; •   Dificuldades em práticas laboratoriais; •   Interesse em curso superior na área de ciências.


Na análise das barreiras à participação, identifica-se:


•   Resistência docente quanto a adaptações;
•   Ausência de tecnologia assistiva específica;
•   Exclusão em trabalhos em grupo;
•   Mobiliário inadequado;
•   Acessibilidade arquitetônica parcial.


A intervenção deve contemplar:

Alternativas
Q3103413 Terapia Ocupacional

Em processo de inclusão escolar de criança com Transtorno do Espectro Autista (6 anos) no 1º ano do ensino fundamental, observa-se:


•Hipersensibilidade auditiva;
•Dificuldade na organização espacial e temporal;
•Interesse restrito por temas específicos;
•Participação reduzida em atividades grupais;
•Habilidades preservadas em matemática;
•Comportamentos disruptivos durante transições.


Na avaliação do contexto escolar pelo terapeuta ocupacional, identifica-se:


•Sala com 28 alunos;
•Professora sem formação em educação especial;
•Ausência de mediador;
•Recursos pedagógicos limitados;
•Pátio sem estruturação visual.


A intervenção deve priorizar:

Alternativas
Q3090766 Terapia Ocupacional
A criação de grupos de trabalho voltados à educação se intensificaram, a partir de dezembro de 2018, quando o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, reconhece e disciplina a especialidade “Terapia Ocupacional no Contexto Escolar”. Podemos afirmar como possibilidades de estratégias no contexto da educação, da escola e dos processos de escolarização que:
Alternativas
Q3090765 Terapia Ocupacional
A relação Terapia Ocupacional e Escola, cada vez mais vem sendo requerida, a partir da perspectiva inclusiva, visando apoiar os educadores em ações direcionadas, especificamente, para alunos com deficiências. Nesse sentido, é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q3070579 Terapia Ocupacional
Segundo o Programa Saúde na Escola (PSE), instituído pelo Decreto nº 6.286/2007, o ambiente escolar pode ser um espaço para: 
Alternativas
Q3043469 Terapia Ocupacional

Para Lopes e Silva (2007), muitos terapeutas ocupacionais têm se relacionado com o setor da educação de múltiplas formas e elegido a escola como um foco de atenção para o desenvolvimento de suas ações. No Brasil, em 2016, houve a criação do Grupo de Trabalho de Terapia Ocupacional e Educação no IV Seminário Nacional de Pesquisa de Terapia Ocupacional, organizado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em Terapia Ocupacional, e, em dezembro de 2018, o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional aprovou a resolução nº 500, que reconhece e disciplina a especialidade do que denominou “Terapia Ocupacional no Contexto Escolar”.


É CORRETO afirmar que o exercício do Terapeuta Ocupacional Especialista no Contexto Escolar envolve conhecimento em várias áreas, quais sejam:

Alternativas
Q2648212 Terapia Ocupacional
A compreensão do Terapeuta Ocupacional sobre a Política Nacional de Educação Especial (PNEE, 2020) é fundamental para o seu trabalho no contexto da educação. Um dos elementos caros desta política é a questão da inclusão na vida cultural, acadêmica, profissional e política do educando, que só será possível se for garantido a ele o direito: 
Alternativas
Q2648211 Terapia Ocupacional
A educação especial no Brasil tem uma trajetória de avanços significativos sobre o seu público-alvo, as metodologias específicas e a indicação de uma rede especializada para este atendimento, por exemplo. Considerando as ideias que norteiam os princípios da Política Nacional de Educação Especial (PNEE, 2020), analise as assertivas abaixo.


I- Todas as ações educacionais devem considerar as características e potencialidades de cada estudante e utilizar as línguas e meios de comunicação mais favoráveis ao desenvolvimento acadêmico, profissional e de projetos de vida.

II- A escola deve ser pautada na garantia da participação com acolhimento, por meio de práticas pedagógicas equitativas e inclusivas que promovam a aprendizagem para todos e com aprendizado ao longo da vida.

III- O processo educacional é comprometido com ações que promovam superação ou minimização das desvantagens decorrentes de barreiras existentes, permanentes ou temporárias, no ambiente escolar, profissional ou social.

IV- A acessibilidade plena requer a eliminação de barreiras pedagógicas e arquitetônicas, as quais possam restringir ou impedir o pleno acesso, a participação e a aprendizagem dos educandos.


É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q2648210 Terapia Ocupacional
O profissional da terapia ocupacional pode desenvolver suas atividades em diversos ambientes e atender diversos perfis de pessoas. Porém, em função da demanda do cliente/paciente/usuário, fazem-se necessários conhecimentos específicos por parte deste profissional. Assim, para atender/acompanhar uma criança ou adolescente com transtorno do espectro autista - TEA, indica-se que este profissional tenha conhecimento específico em: 
Alternativas
Q2592935 Terapia Ocupacional

A atuação do Terapeuta Ocupacional no Contexto Escolar visa melhorar o desempenho ocupacional do aluno nos diversos ambientes de aprendizagem, desenvolvendo algumas ações, exceto:

Alternativas
Q2592933 Terapia Ocupacional

A síndrome de Down é caracterizada por características físicas e dificuldades de aprendizado. No contexto educacional, o Terapeuta Ocupacional auxilia o indivíduo a desenvolver um novo conjunto de habilidades, tais como:


I. Habilidades de jogo e lazer.

II. Habilidades motoras finas e grossas.

III. Habilidades de autocuidado.


É correto o que se afirma em:

Alternativas
Q2581008 Terapia Ocupacional

A atuação do terapeuta ocupacional especialista em contexto escolar se caracteriza pelo exercício profissional em todas as modalidades, etapas e níveis de ensino, em todas as fases do desenvolvimento ontogênico, com ações de prevenção, promoção, proteção, educação e intervenção. Tais serviços são oferecidos ao estudante e à comunidade educativa, na escola especial,

Alternativas
Q2581004 Terapia Ocupacional

Estão entre as atribuições do terapeuta ocupacional especialista em contexto escolar:

Alternativas
Q2558625 Terapia Ocupacional
Vários fatores afetam o processo de Terapia Ocupacional em ambientes educacionais. Em especial, no que se refere à tomada de decisão da equipe relativa às crianças com deficiência, analisar os itens abaixo:

I. Nesse caso, são importantes a avaliação e a intervenção precoce, de forma que se possa determinar se o estudante apresenta incapacidade, e se a incapacidade afeta de maneira adversa o desempenho educacional, e identificar a necessidade de suporte.

II. Nas ocupações relacionadas ao processo educativo, o terapeuta ocupacional deve observar se o estudante participa do ambiente educacional, incluindo-se as atividades acadêmicas, não acadêmicas, atividades pós-escolares, pré-profissionalizantes e profissionalizantes.

III. No que se refere à Participação Social, o terapeuta ocupacional deve avaliar/abordar as interações com colegas, professores e outros profissionais do sistema educacional durante as atividades acadêmicas e não acadêmicas, incluindo as extracurriculares e a preparação para atividades de trabalho.


Estão CORRETOS:
Alternativas
Q2550401 Terapia Ocupacional
Julgue o item que se segue. 

Especialmente sobre instrumentos de avaliação no campo da infância e adolescência, é inevitável que o terapeuta ocupacional deve se atentar às particularidades dessa população, onde as mudanças ocorrem de forma mais acelerada quando comparadas a outras fases da vida, repercutindo em todas as áreas do desenvolvimento, o que leva a compreender que um instrumento de avaliação precisa ser sensível a essas mudanças e que a necessidade de reavaliação é constante. Obviamente não é possível capturar todo o dinamismo do fazer humano em processos de avaliação, porém, deve-se optar pelo que é bom o bastante ou o suficiente para substanciar o raciocínio clínico do terapeuta ocupacional, questionando como determinado instrumento irá contribuir para o entendimento global da função ocupacional do sujeito. 
Alternativas
Q2505404 Terapia Ocupacional
Na prática clínica do especialista “Terapia Ocupacional no Contexto Escolar”, a respeito dos Recursos de Comunicação Aumentativa/Complementar ou Alternativa (CAA) e Tecnologia Assistiva (TA), julgue os itens a seguir.

I     A TA oferece recursos que favorecem a comunicação, a adequação postural e mobilidade, o acesso independente ao computador, a escrita alternativa e o acesso diferenciado ao texto.
II     A CAA é uma estratégia elaborada para auxiliar o processo de reabilitação das pessoas com fala ou escrita funcional.
III     A CAA pode acontecer sem auxílios externos e, neste caso, ela valoriza a expressão do sujeito, a partir de outros canais de comunicação diferentes da fala.
IV     O terapeuta ocupacional, no âmbito de sua atuação profissional, é competente para atuar nas práticas e nos serviços de TA em suas diferentes áreas de aplicação.

Estão corretos os itens
Alternativas
Q2503778 Terapia Ocupacional
Qual das abordagens abaixo é considerada mais eficaz pela terapia ocupacional no auxílio ao desenvolvimento acadêmico e participação em atividades escolares de crianças com dificuldade de aprendizagem?
Alternativas
Q2487917 Terapia Ocupacional

Com relação aos recursos empregáveis em situações que envolvam déficit de oralidade e(ou) de letramento, julgue o item que se segue.  


A comunicação é considerada alternativa, quando o indivíduo possui alguma forma de comunicação, mas esta não é suficiente para manter os elos comunicativos e estabelecer trocas sociais; ou ampliada, quando o indivíduo apresenta comunicação por meio da língua brasileira de sinais (LIBRAS).

Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: D
4: C
5: B
6: C
7: B
8: B
9: A
10: C
11: D
12: E
13: E
14: A
15: A
16: D
17: C
18: C
19: B
20: E