Questões de Concurso
Sobre terapia ocupacional na educação e inclusão escolar em terapia ocupacional
Foram encontradas 76 questões
(__)A atuação da terapia ocupacional em processos educacionais no Brasil começou somente na década de 2000.
(__)A participação do Brasil na "Conferência Mundial da Educação" na Tailândia em 1990 e na "Conferência Mundial sobre Necessidades Educacionais Especiais: Acesso e Qualidade" em Salamanca, Espanha, em 1994, foi fundamental para promover mudanças legislativas no país em relação à educação de pessoas com necessidades especiais.
(__)A terapia ocupacional desempenha um papel importante nas equipes de apoio à inclusão escolar, ajudando a reconhecer a diversidade e a favorecer a funcionalidade dos indivíduos a partir de suas potencialidades.
Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta:
Durante consultoria colaborativa em escola de ensino médio, terapeuta ocupacional avalia processo de inclusão de estudante (16 anos) com paralisia cerebral:
Na análise das barreiras à participação, identifica-se:
• Ausência de tecnologia assistiva específica;
• Exclusão em trabalhos em grupo;
• Mobiliário inadequado;
• Acessibilidade arquitetônica parcial.
A intervenção deve contemplar:
Em processo de inclusão escolar de criança com Transtorno do Espectro Autista (6 anos) no 1º ano do ensino fundamental, observa-se:
•Dificuldade na organização espacial e temporal;
•Interesse restrito por temas específicos;
•Participação reduzida em atividades grupais;
•Habilidades preservadas em matemática;
•Comportamentos disruptivos durante transições.
Na avaliação do contexto escolar pelo terapeuta ocupacional, identifica-se:
•Professora sem formação em educação especial;
•Ausência de mediador;
•Recursos pedagógicos limitados;
•Pátio sem estruturação visual.
A intervenção deve priorizar:
Para Lopes e Silva (2007), muitos terapeutas ocupacionais têm se relacionado com o setor da educação de múltiplas formas e elegido a escola como um foco de atenção para o desenvolvimento de suas ações. No Brasil, em 2016, houve a criação do Grupo de Trabalho de Terapia Ocupacional e Educação no IV Seminário Nacional de Pesquisa de Terapia Ocupacional, organizado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em Terapia Ocupacional, e, em dezembro de 2018, o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional aprovou a resolução nº 500, que reconhece e disciplina a especialidade do que denominou “Terapia Ocupacional no Contexto Escolar”.
É CORRETO afirmar que o exercício do Terapeuta Ocupacional Especialista no Contexto Escolar envolve conhecimento em várias áreas, quais sejam:
I- Todas as ações educacionais devem considerar as características e potencialidades de cada estudante e utilizar as línguas e meios de comunicação mais favoráveis ao desenvolvimento acadêmico, profissional e de projetos de vida.
II- A escola deve ser pautada na garantia da participação com acolhimento, por meio de práticas pedagógicas equitativas e inclusivas que promovam a aprendizagem para todos e com aprendizado ao longo da vida.
III- O processo educacional é comprometido com ações que promovam superação ou minimização das desvantagens decorrentes de barreiras existentes, permanentes ou temporárias, no ambiente escolar, profissional ou social.
IV- A acessibilidade plena requer a eliminação de barreiras pedagógicas e arquitetônicas, as quais possam restringir ou impedir o pleno acesso, a participação e a aprendizagem dos educandos.
É CORRETO o que se afirma em:
A atuação do Terapeuta Ocupacional no Contexto Escolar visa melhorar o desempenho ocupacional do aluno nos diversos ambientes de aprendizagem, desenvolvendo algumas ações, exceto:
A síndrome de Down é caracterizada por características físicas e dificuldades de aprendizado. No contexto educacional, o Terapeuta Ocupacional auxilia o indivíduo a desenvolver um novo conjunto de habilidades, tais como:
I. Habilidades de jogo e lazer.
II. Habilidades motoras finas e grossas.
III. Habilidades de autocuidado.
É correto o que se afirma em:
A atuação do terapeuta ocupacional especialista em contexto escolar se caracteriza pelo exercício profissional em todas as modalidades, etapas e níveis de ensino, em todas as fases do desenvolvimento ontogênico, com ações de prevenção, promoção, proteção, educação e intervenção. Tais serviços são oferecidos ao estudante e à comunidade educativa, na escola especial,
Estão entre as atribuições do terapeuta ocupacional especialista em contexto escolar:
I. Nesse caso, são importantes a avaliação e a intervenção precoce, de forma que se possa determinar se o estudante apresenta incapacidade, e se a incapacidade afeta de maneira adversa o desempenho educacional, e identificar a necessidade de suporte.
II. Nas ocupações relacionadas ao processo educativo, o terapeuta ocupacional deve observar se o estudante participa do ambiente educacional, incluindo-se as atividades acadêmicas, não acadêmicas, atividades pós-escolares, pré-profissionalizantes e profissionalizantes.
III. No que se refere à Participação Social, o terapeuta ocupacional deve avaliar/abordar as interações com colegas, professores e outros profissionais do sistema educacional durante as atividades acadêmicas e não acadêmicas, incluindo as extracurriculares e a preparação para atividades de trabalho.
Estão CORRETOS:
Especialmente sobre instrumentos de avaliação no campo da infância e adolescência, é inevitável que o terapeuta ocupacional deve se atentar às particularidades dessa população, onde as mudanças ocorrem de forma mais acelerada quando comparadas a outras fases da vida, repercutindo em todas as áreas do desenvolvimento, o que leva a compreender que um instrumento de avaliação precisa ser sensível a essas mudanças e que a necessidade de reavaliação é constante. Obviamente não é possível capturar todo o dinamismo do fazer humano em processos de avaliação, porém, deve-se optar pelo que é bom o bastante ou o suficiente para substanciar o raciocínio clínico do terapeuta ocupacional, questionando como determinado instrumento irá contribuir para o entendimento global da função ocupacional do sujeito.
I A TA oferece recursos que favorecem a comunicação, a adequação postural e mobilidade, o acesso independente ao computador, a escrita alternativa e o acesso diferenciado ao texto.
II A CAA é uma estratégia elaborada para auxiliar o processo de reabilitação das pessoas com fala ou escrita funcional.
III A CAA pode acontecer sem auxílios externos e, neste caso, ela valoriza a expressão do sujeito, a partir de outros canais de comunicação diferentes da fala.
IV O terapeuta ocupacional, no âmbito de sua atuação profissional, é competente para atuar nas práticas e nos serviços de TA em suas diferentes áreas de aplicação.
Estão corretos os itens
Com relação aos recursos empregáveis em situações que envolvam déficit de oralidade e(ou) de letramento, julgue o item que se segue.
A comunicação é considerada alternativa, quando o
indivíduo possui alguma forma de comunicação, mas esta
não é suficiente para manter os elos comunicativos e
estabelecer trocas sociais; ou ampliada, quando o indivíduo
apresenta comunicação por meio da língua brasileira de
sinais (LIBRAS).