Questões de Concurso Público Prefeitura de João Alfredo - PE 2025 para Psicopedagogo - Aplicação em 05/04/2025
Foram encontradas 40 questões
Uma escola de educação básica implementou oficinas psicopedagógicas voltadas para a inclusão de crianças com diferentes necessidades educacionais. Durante a aplicação desses workshops, alguns alunos demonstraram insegurança na interação em grupo, gerando certo isolamento. Assinale a alternativa que apresenta uma estratégia psicopedagógica para fortalecer o vínculo socioafetivo e favorecer a participação coletiva.
I. O conceito de “inteligência aprisionada” destaca a influência das vivências emocionais na forma como o aluno se relaciona com o conhecimento, podendo gerar bloqueios ou nervosismo durante a aprendizagem.
II. A superação de dificuldades de aprendizagem depende prioritariamente de estratégias mecânicas de estudo, prescindindo de análise afetiva ou emocional.
III. Bloqueios cognitivos podem estar relacionados a experiências emocionais negativas, levando o sujeito a resistir a conteúdos que despertem insegurança.
IV. A proposta de Fernández prioriza a avaliação psicométrica como pilar fundamental da intervenção, relegando os fatores socioafetivos para um segundo plano.
V. A análise do desejo, das relações familiares e das emoções constitui parte essencial da compreensão integral do percurso de aprendizagem de cada sujeito.
Está CORRETO o que se afirma em:
I. Contempla elementos cognitivos e emocionais, envolvendo diferentes setores da escola na coleta de dados.
II. Restringir-se a mapear apenas o perfil de liderança, sem aprofundar a participação de docentes e discentes.
III. Prioriza a aplicação pontual de questionários rápidos, sem aprofundar a escuta de docentes e alunos, resultando em uma análise restrita.
IV. Permite planejar intervenções sistêmicas, contemplando aspectos cognitivos, afetivos e socioculturais da comunidade escolar.
V. Prioriza os relatórios quantitativos de desempenho escolar dispensando o apoio de especialistas de diferentes áreas no contexto institucional.
Está CORRETO o que se afirma em:
I. Criar estratégias de avaliação elaborando adaptações e flexibilizações que respeitem a singularidade dos estudantes com necessidades educacionais especiais.
II. Oferecer orientações específicas às famílias, contemplando estratégias de acompanhamento escolar em casa, limitando a adaptação curricular em casos específicos de deficiência física.
III. Fomentar o uso de tecnologias assistivas como, softwares de voz, plataformas interativas, pranchas de comunicação alternativas, para potencializar a participação de cada aluno.
IV. Realizar formações continuadas junto à equipe docente, garantindo o uso de metodologias inclusivas, mantendo a avaliação final sem adaptações usando critérios unificados de correção.
V. Estimular a atuação conjunta de profissionais de diferentes áreas, psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, criando um plano de atendimento multidisciplinar.
Está CORRETO o que se afirma em:
( ) O conhecimento emerge, em grande parte, da ação ativa do sujeito no ambiente, implicando reorganizações constantes de esquemas cognitivos.
( ) A construção do saber depende principalmente de processos inatos, superando a influência do meio social, da interação com pares e do contexto cultural.
( ) As etapas de assimilação e acomodação exigem que o aprendiz integre novas informações a partir de hipóteses e correções progressivas, reforçando a construção de sentido.
( ) O contexto histórico-cultural do indivíduo é fundamental para a estruturação dos esquemas mentais, mas não gera alterações significativas na maturação neurológica , de modo que uma intervenção psicopedagógica deve concentrar-se prioritariamente em fatores biológicos.
( ) O psicopedagogo deve valorizar a experiência prévia e a subjetividade do aluno, desenvolvendo estratégias de mediação que estimulem a reflexão, autonomia e a autorregulação.
A sequência CORRETA de cima para baixo é:
Em um centro de apoio psicopedagógico, constatou-se que determinados alunos demonstraram bloqueios emocionais, evidenciados pela dificuldade em arriscar novas hipóteses e pela ansiedade diante do erro. Nesse contexto, a intervenção psicopedagógica CORRETA, é:
Em um programa de reeducação psicopedagógica, constatou-se que alguns estudantes apresentavam desempenho significativamente baixo em áreas escolares tradicionais, como leitura, escrita e resolução de problemas matemáticos, embora demonstrassem habilidades e interesse notáveis em atividades extracurriculares como oficinas artísticas. Considerando esse contexto, de acordo com Visca (2002), para a compreensão do sintoma escolar, é necessário:
I. A mediação psicopedagógica favorece a identificação de barreiras pedagógicas, permitindo adaptações nos materiais e metodologias de ensino.
II. O estímulo à autonomia do aprendiz com deficiência deve ser acompanhado de estratégias contextuais que envolvam família e equipe escolar.
III. O atendimento especializado deve ser conduzido sem a colaboração de outros profissionais, quando a atuação do psicopedagogo supre todas as áreas de intervenção.
IV. O trabalho colaborativo entre equipe multidisciplinar, incluindo profissionais de saúde e educação, otimiza as possibilidades de desenvolvimento global do estudante.
Está CORRETO o que se afirma em:
Em uma avaliação psicopedagógica, constatou-se que certos alunos conseguem executar com facilidade tarefas que não dependem exclusivamente da memória de trabalho, mas demonstram dificuldades ao conectar informações de leitura com conhecimentos prévios, apresentando problemas na elaboração de inferências. A equipe suspeita de possíveis desequilíbrios em funções neurolinguísticas e metacognitivas, que parecem prejudicar a compreensão textual.
Nesse contexto, e considerando os fundamentos neuropsicológicos, é CORRETO afirmar que: