Questões de Concurso Público DATAPREV 2023 para Analista de Tecnologia da Informação - Perfil: Contabilidade
Foram encontradas 43 questões
Agências, autarquias e fundações estão compreendidas no conceito de entidades do setor público.
A propriedade legal é uma característica essencial para que um recurso seja definido como ativo no setor público.
As entidades do setor público podem obter ativos por intermédio de transações com ou sem contraprestação.
A situação patrimonial líquida do setor público pode ser um montante residual negativo.
Uma obrigação no setor público pode ser definida como um passivo independentemente se a sua liquidação ou extinção exigir uma saída de recursos.
A apuração do resultado patrimonial do setor público é feita pela diferença entre variações patrimoniais qualitativas e quantitativas.
Além de afetarem o resultado, as variações patrimoniais aumentativas e diminutivas promovem alterações nos elementos patrimoniais do setor público.
Uma variação patrimonial quantitativa deve ser registrada quando houver a incorporação de um bem recebido em doação.
O valor justo de terrenos e edifícios é normalmente determinado com base no custo histórico.
Um mesmo método deve ser usado para alocar de forma sistemática o valor depreciável de um ativo ao longo da sua vida útil.
Para evitar que apenas alguns ativos sejam reavaliados, os itens de uma classe de ativos intangíveis devem ser reavaliados simultaneamente.
O aumento no valor contábil da classe do ativo decorrente de uma reavaliação terá como contrapartida uma conta de variação patrimonial aumentativa no resultado do exercício.
O instrumento da redução ao valor recuperável deve ser usado para adequar o valor contábil de um ativo à sua real capacidade de retorno econômico.
O ente federado deve possuir uma única tabela de depreciação, para que seus bens sejam depreciados a uma mesma taxa de depreciação.
Quando o pagamento de um passivo contingente se tornar provável, deve ser reconhecida uma provisão sobre esse valor nas demonstrações contábeis do período em que houver a mudança dessa probabilidade.
Uma provisão deve ser registrada quando houver incerteza sobre o valor a ser desembolsado para extinção de uma obrigação.
As provisões devem ser divulgadas como parte das contas a pagar.
A divulgação dos passivos contingentes é dispensada se a saída de recursos para seu pagamento for considerada remota.
Cabe à alta administração definir e estruturar seus centros de responsabilidade.
A utilização do PCASP é obrigatória para as entidades da administração indireta dos entes da Federação, incluídos seus fundos, autarquias, fundações e empresas estatais, dependentes ou independentes.