Questões de Concurso Público CISCOPAR 2023 para Médico Cardiologista

Foram encontradas 28 questões

Q2299825 Medicina
De acordo com a Lei n.° 8.080/90, referente ao Sistema Único de Saúde (SUS), analise o enunciado abaixo:

As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no art. 198 da Constituição Federal, obedecendo ainda aos seguintes princípios, EXCETO:
Alternativas
Q2299826 Medicina
Sobre o Serviço Único de Saúde (SUS), é CORRETO afirmar: 
Alternativas
Q2299828 Medicina
Para o estabelecimento de valores a serem transferidos aos Estados, Distrito Federal e Municípios, conforme o Artigo 35º da Lei n.º 8.080/90, alguns critérios devem ser utilizados. Em relação aos critérios estabelecidos em Lei, julgue os itens atribuindo (V) para verdadeiro e (F) para falso.

(   ) Níveis de participação do setor de saúde nos orçamentos estaduais e municipais. (   ) Perfil sociológico do Estado. (   ) Perfil demográfico da região.

Julgados os itens, assinale a alternativa que agrupa a sequência CORRETA. 
Alternativas
Q2299829 Medicina
De acordo com o Decreto n.º 7.508, de 28 de junho de 2011, que regulamenta a Lei n.º 8.080, de 19 de setembro de 1990, para dispor sobre a organização do SUS, o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa, e dá outras providências, os serviços de saúde específicos para o atendimento da pessoa que, em razão de agravo ou de situação laboral, necessita de atendimento especial, refere-se a(o):
Alternativas
Q2299831 Medicina
De acordo com o artigo 4º da Lei n.º 8.142, de 28 de dezembro de 1990, dentre os requisitos necessários aos Municípios, Estados e Distrito Federal para o recebimento dos recursos financeiros do Fundo Nacional de Saúde para a cobertura das ações e serviços de saúde, é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q2299832 Medicina
Sobre a Lei n.° 8.142/90, que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Q2299833 Medicina
Em conformidade com o artigo n.º 7, da Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, as ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no art. 198 da Constituição Federal, obedecendo ainda aos seguintes princípios que são:
Alternativas
Q2299834 Medicina
A definição a seguir, refere-se a um princípio do SUS, conforme o ABC do SUS:

Assegurar ações e serviços de todos os níveis de acordo com a complexidade que cada caso requeira, more o cidadão onde morar, sem privilégios e sem barreiras, considerando que todo cidadão é igual perante o SUS e será atendido conforme suas necessidades até o limite do que o sistema puder oferecer para todos.

Sobre o tema, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2299835 Medicina
O tratamento da tosse crônica na infância é mais efetivo se dirigido à doença de base, evitando-se a utilização de medicamentos sintomáticos. Analisado o enunciado assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2299836 Medicina
A anamnese médica é um procedimento fundamental para estabelecer o diagnóstico preciso e instituir as condutas terapêuticas mais adequadas às condições clínicas do paciente. Sendo assim, essa prática deve ser embasada em conhecimentos científicos relacionados à abordagem do paciente, técnicas de entrevista, avaliação da linguagem não verbal, entre outras habilidades. Sobre o tema, assinale o item INCORRETO.
Alternativas
Q2299837 Medicina
A história da relação médico x paciente teve no período hipocrático a autoridade e o saber do médico como o centro desta relação. Hoje, o paciente e sua necessidade premente de recuperar a saúde, sua autonomia e bem-estar, são o fundamento essencial da prática clínica. Sobre o tema, analise os itens abaixo:

I- O paciente de hoje, consciente dos fundamentos civilizadores da dignidade e dos direitos humanos, exercitando princípios de autonomia e justiça, anseia por participar ativamente, junto a seu médico, na programação dos cuidados à sua saúde.

II- O paciente descobriu-se dono do seu corpo e do seu destino e quer participar ativamente das tomadas de decisões acerca do seu tratamento, embora isso ainda não seja possível e viável.

III- Ao lado disso, com a internet, o paciente, pela primeira vez na história humana, passou a ter acesso ao conhecimento médico. Antes, este saber era monopólio dos profissionais de saúde. Agora, democraticamente, todos têm possibilidade de acessar informações técnicas detalhadas sobre as possíveis razões do seu adoecimento e as possibilidades de tratamento.

IV- É o novo cenário da prática clínica a se desenhar neste século. É o tempo das decisões compartilhadas: médicos e pacientes tomam decisões juntos com base nas melhores evidências disponíveis. Em parceria com seu médico, pacientes são encorajados a considerar as opções diagnósticas ou terapêuticas disponíveis para o seu caso, quais os benefícios, riscos potenciais e custos.

Analisados os itens é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2299838 Medicina
Leia os itens abaixo e classifique-os como V (verdadeiro) ou F (falso):

(   ) Malformações que causam obstrução ao fluxo de saída do Ventrículo Esquerdo incluem estenose aórtica valvar congênita, discreta estenose subaórtica ou estenose aórtica supravalvar.

(   ) A válvula aórtica bicúspide congênita, que pode inicialmente ser funcionalmente normal, é uma das malformações congênitas mais comuns do coração e pode passar despercebida no início da vida.

(   ) O diagnóstico das estenoses aórticas congênitas é feito por ecocardiografia, que revela a morfologia da válvula aórtica e raiz aórtica e quantifica a gravidade da estenose ou regurgitação.

De acordo com a classificação dos itens acima, assinale a alternativa que agrupa a sequência CORRETA. 
Alternativas
Q2299839 Medicina
Sobre a endocardite infecciosa, leia os itens abaixo:

I- A endocardite pode ser classificada de acordo com a evolução temporal da doença, o local da infecção, a causa da infecção ou um fator de risco predisponente, como uso de drogas injetáveis.

II- A endocardite aguda é uma doença febril que rapidamente danifica as estruturas cardíacas e hematogênicamente semeia-se em locais extra cardíacos. 

III- Endocardite subaguda segue um curso indolente; causa cardíaca estrutural dano apenas lentamente, se é que ocorre; raramente metastatiza; e é gradualmente progressivo, a menos que seja complicado por um evento embólico ou aneurisma micótico rompido.

Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2299840 Medicina
Sobre a febre reumática leia os itens abaixo:

I- É uma doença multissistêmica resultante de uma reação autoimune à infecção com estreptococos do grupo A.

II- Embora muitas partes do corpo possam ser afetadas, quase todas as manifestações desaparecem completamente.

III- Todos os pacientes com febre reumática diagnosticada devem receber antibióticos suficientes para tratar a infecção por estreptococos do grupo A. A penicilina é a droga de escolha.

A partir da leitura dos itens acima, é CORRETO afirmar que: 
Alternativas
Q2299841 Medicina
Durante a monitorização cardíaca, deve-se analisar o ECG de forma sistemática para determinar o ritmo cardíaco do paciente e para detectar as arritmias e os distúrbios de condução. Sobre as arritmias, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2299842 Medicina
Leia os itens abaixo e classifique-os como V (verdadeiro) ou F (falso):

(    ) A doença de Chagas é uma zoonose causada pelo parasita protozoário T. cruzi.

(    ) A doença de Chagas aguda é geralmente uma doença febril leve que resulta da infecção inicial do organismo.

(    ) Após a resolução espontânea da doença aguda, a maioria dos infectados permanece por toda a vida na fase indeterminada da doença de Chagas crônica, que é caracterizada por parasitemia subpatente, anticorpos facilmente detectáveis para T. cruzi e ausência de sinais e sintomas associados.

De acordo com a classificação dos itens acima, a alternativa que apresenta a sequência CORRETA é:
Alternativas
Q2299843 Medicina
Sobre o tratamento da Doença de Chagas, leia e analise os itens a seguir:

I- Para o tratamento etiológico da doença de Chagas em qualquer fase, há dois medicamentos principais: benznidazol e nifurtimox.

II- Para tratar a fase aguda da doença em todas as faixas etárias no Brasil, recomenda-se como medicamento de primeira linha o nifurtimox.

III- Na fase Crônica cardíaca, caracterizada por cardiopatia chagásica em fases iniciais (casos com alterações no eletrocardiograma (ECG), com fração de ejeção (FE) > 40%, ausência de insuficiência cardíaca (IC) e ausência de arritmias graves), o tratamento é realizado com nifurtimox.

Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2299844 Medicina
Leia a seguinte definição:

“Caracterizado por hipoperfusão sistêmica devido à depressão grave do índice cardíaco (<2,2 [L / min] / m 2) e hipotensão arterial sistólica sustentada (<90 mmHg), apesar de uma pressão de enchimento elevada (pressão capilar pulmonar > 18 mmHg).”

Esta definição se refere a(o):
Alternativas
Q2299845 Medicina
Sobre Insuficiência Cardíaca (IC), assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2299846 Medicina
Sobre o tratamento farmacológico da insuficiência cardíaca, é CORRETO afirmar que: 
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: C
4: D
5: C
6: B
7: B
8: D
9: A
10: B
11: C
12: B
13: A
14: A
15: B
16: D
17: B
18: B
19: C
20: B