Questões de Concurso Público UFT 2019 para Residência Médica - Pediatria

Foram encontradas 40 questões

Q1089051 Medicina
Acerca do tratamento da emergência hipertensiva em pediatria, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1089052 Medicina
Adolescente, 13 anos, sexo masculino, apresenta perda da consciência durante partida de futebol com os colegas. Assinale a alternativa que contempla os passos corretos do Suporte Básico de Vida em Pediatria feito por socorrista médico:
Alternativas
Q1089053 Medicina
O fechamento funcional do canal arterial, geralmente, ocorre até 96h de vida no recém-nascido a termo, e o fechamento anatômico pode ocorrer em até meses. Podemos afirmar que, dentre os principais fatores que podem contribuir para a Persistência do Canal Arterial (PCA) em recém-nascido prematuro, temos:
Alternativas
Q1089054 Medicina
Mãe, primigesta, diagnóstico de depressão durante a gestação, e uso de fluoxetina. Diagnóstico de DHEG com 20 semanas de idade gestacional, mas com uso irregular de medicações prescritas, evoluiu (na 39° semana de gestação) com PA 210/130 mmHg, apresentando crises convulsivas de difícil controle. Neste caso, foi indicada cesariana de urgência. RN de apresentação cefálica, sexo masculino, presença de mecônio espesso, nasceu deprimido e foi reanimado até intubação em sala de parto - Apgar 7/7. Em seguida, foi encaminhado para UTI neonatal. Na UTI neonatal, foram ajustados parâmetros ventilatórios, mas o RN continuou com queda na saturação e piora do padrão respiratório, além de diferença de saturação pré e pós ductal (pré-ductal 88% e pós ductal 70%). Realizado Rx de tórax, evidenciado pneumotórax hipertensivo à direita.
É CORRETO afirmar:
Alternativas
Q1089055 Medicina
Lactente, 1 ano, sexo feminino, é levada pela mãe à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), com quadro de vômitos e diarreia há 48h. Mãe refere vários episódios, e que a criança apresentava-se muito “molinha”. Ao exame físico, paciente encontra-se torporosa, olhos encovados, turgor de pele aumentado, mucosas secas, frequência cardíaca de 170 bpm, pulsos centrais cheios e periféricos filiformes, pele fria e moteada.
O provável diagnóstico e conduta são:
Alternativas
Q1089056 Medicina
Na sala de parto, você está para auxiliar o nascimento de um recém-nascido de termo cuja mãe não apresentou nenhuma alteração ao pré-natal. O parto é uma cesariana por falha na dilatação, o recém-nascido encontra-se com boa vitalidade e não foi realizado qualquer procedimento via vaginal. O obstetra faz a incisão no útero e retira a criança que se apresenta com lesões em ambas as pernas. Após o joelho, a criança se apresenta sem a pele das pernas. Você percebe a alteração e pensa no diagnóstico possível de epidermólise bolhosa.
Neste caso, qual das condutas abaixo é recomendada?
Alternativas
Q1089057 Medicina
Recém-nascido, com 24 horas de vida, mãe apresentou na gestação exame de toxoplasmose com 12 semanas, IgG negativo e IgM positivo. Com 22 semanas, a nova sorologia deu IgG negativo e IgM positivo, e a avidez não pôde ser realizada. Desse momento em diante, não foram mais colhidos exames e o obstetra optou por não tratar toxoplasmose. Levando em consideração esses exames, qual a conduta adequada nesta criança?
Alternativas
Q1089058 Medicina
Sobre as principais complicações das pneumonias bacterianas, podemos afirmar:
Alternativas
Q1089059 Medicina
Paciente de 1 ano, masculino, vem ao pronto atendimento com quadro de dor em membro inferior e febre. Ao exame físico, você observa uma área endurada e eritematosa mal delimitada no membro inferior direito, envolvendo a perna e o pé. O pé encontra-se doloroso ao toque e com aumento de temperatura. Observa-se um ponto com saída de secreção purulenta no dorso do pé. Baseado nesta clínica, a conduta é:
Alternativas
Q1089060 Medicina
Escolar, 8 anos, sexo masculino, internado na unidade de terapia intensiva pediátrica há 48 horas, devido a um quadro de pneumonia comunitária grave que evoluiu para Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo grave. A criança se apresenta em ventilação mecânica, sedada e sem aminas vasoativas.
Assinale a melhor estratégia ventilatória para essa patologia:
Alternativas
Q1089061 Medicina
Criança de 3 anos, feminina, com quadro de febre há 72 horas, associado ao surgimento de aftas dolorosas e feridas periorais, vem ao pronto atendimento. A criança encontra-se com sudorese importante, porém com pele fria, frequência cardíaca de 120 bpm. Observa-se, ainda, lesões vesiculares alongadas em mãos e pés, como formato de grão de arroz sobre a pele. A criança está aceitando dieta líquida e não apresenta sinais de desidratação.
A conduta neste caso é:
Alternativas
Q1089062 Medicina
RN prematuro, com 29 semanas de idade gestacional ao nascer, pesando 950 g, sexo masculino, mãe com perda de líquido amniótico 12 horas antes do parto, evolui imediatamente após o nascimento com desconforto respiratório grave, com batimentos de asas nasais, gemido expiratório audível à distância, retrações torácicas esternais, subcostais e intercostais, entubado em sala de parto e transferido para a UTI Neonatal para suporte ventilatório. O padrão radiológico é de infiltrado retículo-granular difuso distribuído uniformemente nos campos pulmonares, além da presença de broncogramas aéreos e aumento de líquido pulmonar.
Este quadro clínico-radiológico sugere o diagnóstico de:
Alternativas
Q1089063 Medicina
A Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1990, definiu cuidados paliativos como: “o cuidado ativo total dos pacientes cuja doença não responde mais ao tratamento curativo”. São considerados cuidados paliativos mais importantes para o paciente:
Alternativas
Q1089064 Medicina
Menino de 6 anos, portador de asma, em acompanhamento com especialista, faz uso regular de corticoide inalatório em dose moderada. Chega ao PS com história de tosse, dor torácica e dispneia há algumas horas. Mãe administrou beta 2 de curta dose adequada há menos de 30min, conforme orientação médica, mas como a criança não apresentou melhora, trouxe à emergência para avaliação. Ao exame, encontra-se taquidispneico, MV diminuído globalmente, o plantonista administra corticoide oral, beta 2 de curta associado a brometo de ipatrópio a cada 20min. Após, passada 1 hora, a criança mantém desconforto respiratório, com sibilância difusa, sat=96%. Diante desse quadro clínico e evolução, qual a próxima conduta a ser adotada?
Alternativas
Q1089065 Medicina
Os eventos macrocirculatórios no recém-nascido podem ser avaliados por técnicas não invasivas e modelos experimentais, os quais indicam que a sepse pode ser caracterizada de três formas.
Com relação às formas que a sepse se manifesta clinicamente, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1089066 Medicina
Paciente de 6 meses, feminino, encaminhado ao ambulatório de pediatria para avaliação de alergia. A mãe menciona, desde o primeiro mês, ter percebido que a pele do recém-nascido era áspera e que ele tinha um sono mais difícil, com choro frequente e muito irritado. Desde os 4 meses, iniciou com manchas/placas eritematosas em face, na região malar e fronte, que poupavam a região nasal, e que demoravam para melhorar. Fez uso de várias medicações, porém persiste com a lesão em face com frequência, sendo que foi levantada a possibilidade de alergia à proteína de leite de vaca. A mãe realizou a suspensão do aleitamento, por orientação do médico do posto, e iniciou uma fórmula extensamente hidrolisada, e após fórmula de aminoácidos, sem alteração no quadro. O corpo, apesar da pele ser áspera, não apresenta lesões importantes, sendo a face o local que mais apresenta eritema, porém sem sinais de gravidade no momento.
Sobre essa criança, qual a conduta adequada neste momento:
Alternativas
Q1089067 Medicina
Os testes de triagem, implementados no período neonatal, vieram trazer seus diagnósticos antes que as doenças se manifestassem, podendo alterar o curso da doença, ao longo do tempo.
Sabendo que 30% dos bebês com cardiopatia têm alta da maternidade sem diagnóstico, torna-se imprescindível que se faça um teste de alta sensibilidade para que o diagnóstico seja fortemente suspeitado e confirmado por teste de maior especificidade.
Assim, a alternativa INCORRETA é:
Alternativas
Q1089068 Medicina
Criança com seis anos de idade encaminhada da UBS (unidade básica de saúde), devido à dificuldade de ganho pondero estatural e dispneia aos grandes esforços. Ao exame físico, apresenta ausculta pulmonar normal, saturação de O2 em ar ambiente de 98%, discreta proeminência precordial à esquerda, RR 2T, com B2 desdobrada constante e fixa, sopro sistólico discreto 2+/6+ no foco pulmonar, sem frêmito, fígado no rebordo costal direito, pulsos com boa amplitude nos quatro membros, enchimento capilar periférico de 2 segundos.
Qual a cardiopatia congênita mais provavelmente associada a este quadro clínico?
Alternativas
Q1089069 Medicina
A importância da implementação de protocolos gerenciados para sepse deve-se à elevada prevalência, elevada taxa de morbidade e mortalidade da sepse, além dos elevados custos. Estudos recentes demonstraram que metade das crianças sépticas que falecem morrem na 1ª semana de doença, de choque refratário. Muitas crianças, com sepse, evoluem a óbito, antes mesmo da admissão na UTIP.
Com relação ao pacote de ressuscitação e estabilização, podemos afirmar que:
Alternativas
Q1089070 Medicina
Praticamente todos os recém-nascidos com idade gestacional inferior a 28 semanas, apresentam episódios de dessaturação e bradicardia, durante a internação na unidade de tratamento intensivo neonatal.
Com base neste enunciado, podemos afirmar que:
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: A
4: C
5: D
6: D
7: A
8: D
9: C
10: B
11: A
12: C
13: E
14: A
15: B
16: C
17: B
18: B
19: C
20: A